Bomba de gasoleo TD5

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
Avatar do Utilizador
paulopt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 141
Registado: 10 fev 2009 23:12
Land Rover: defender TD5 2000
Sócio LCP: 2059
Localização: BRAGA
Contacto:

Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por paulopt »

Boas
A Bomba de gasoleo do meu TD5, faz uma chiadeira constante e ininterrupta desde que se liga a chave.
alguem dá dicas?
Avatar do Utilizador
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 534
Registado: 18 abr 2009 00:37
Land Rover: Ex. Defender 90 Td5 99
Ex. Range Rover Classic 95
Ex. Range Rover V8 93
Sócio LCP: 2133
Localização: Braga

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por Carlos Lro »

Infelizmente mais tarde ou mais cedo avaria de vez, e ai só bomba nova.
Problema bastante comum, no disco td5 tem acesso pela mala, no defender só desmontando o deposito, ou furando a mala.

Cumprimenttos
ImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por jpcme »

E verdade, mais tarde ou mais cedo essa bomba vai a vida.

As melhores coisas a fazer e nunca deixar o veiculo andar nos cascos, para a bomba nao ter de puxar o lodo que se vai depositando.

Quanto a substituicao, o que o Carlos disse e bem verdade, eu ja substitui algumas e as primeiras, desmontamos o deposito, o que e uma carga de trabalhos, depois algumas pessoas (proprietarios), disseram para cortar o chao da mala, colocar umas dobradicas, para posterior acesso a bomba...

Se o carro ja tem alguns anos, eu aconcelho a tirar fora o deposito, porque se aproveita e faz-se uma limpeza do mesmo.

Mas isso, fica ao julgamento de cada um...

Enquanto o carro andar e se nao se importar com o barulho, deixe andar, que algumas ainda duram muito tempo.

O problema e que nao se sabe o dia em que ela nao vai mais trabalhar e se nessa altura nos vai deixar ficar mal por diversas razoes, mais uma vez fica a consciencia de cada um.

Antigamente eram carissimas (quase 400 euros com IVA), mas hoje em dia, ja se encontram a melhor preco.

Cumps
JP
Carlos Lro Escreveu:Infelizmente mais tarde ou mais cedo avaria de vez, e ai só bomba nova.
Problema bastante comum, no disco td5 tem acesso pela mala, no defender só desmontando o deposito, ou furando a mala.

Cumprimenttos
Imagem
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por josecamorim »

Mais cedo ou mais tarde lá vai ela...

As bombas ainda continuam um pouco caras na origem, mas penso que será mesmo a melhor opção. A Allmakes comercializou uma serie delas e teve que as recolher porque todas deram problemas. Entretanto, penso que a Bearmach e a Britpart também tem, mas lá está, ficará ao critério/carteira de cada um. Eu preferiria sempre a de origem.

Muito Util este link:

http://www.roverworld.com/pompa_gasolio_td5.htm

Depois há também a "solução Bowler"....mas isso são outros Quinhentos :)

Abraço,
Amorim
Avatar do Utilizador
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 278
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401
RTI: 0
Localização: Em todo o lado e em lado nenhum!

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por pgoliveira2000 »

A solução Bowler, parece-me a mais interessante!
Sabes que já a testei e trabalhou (pelo menos parado no sitio)...hehehe. De qualquer modo julgo que a manter-se a de origem, eu no lugar de um proprietário de um Def 90td5, abria o buraquinho e voilá! Mas cada um sabe de si.

Voltando à solução Bowler, creio ser a mais eficaz, e de aplicação simples..e não são nada outros quinhentos!!!

abraço
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por nuno.1 »

A minha também fazia uma chinfrineira, depois o electricista deu-lhe um jeito e baixou o ruído.

Andou assim um ano, mas acabei por troca-la...
Imagem
Avatar do Utilizador
paulopt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 141
Registado: 10 fev 2009 23:12
Land Rover: defender TD5 2000
Sócio LCP: 2059
Localização: BRAGA
Contacto:

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por paulopt »

Obrigado pelas dicas,

Quanto á solução de substituir a Bomba (Bowler) qual o esquema de montagem, a pressão, e ou a referencia da substituta?

eu vendo bombas e devo ter cá algo barato para issso, Pois tenho n referencias para substituir Bosch, Marelli, Denso Etc.

Quando souber, posto aqui o Gasto...

Abraços
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por jpcme »

Pois tens razao, falam da solucao Bowler, bla, bla, bla

mas nao dizem nem mostram o que e...

so fiquei a saber que sao outros 500... mas 500 paus, 500 batatas, 500 euros, 500 milhoes??

Va la nao sejam assim

Facam como o Parola, partilhem a informacao ;) EU PARTILHO, E TU?

Cumps
JP
paulopt Escreveu:Obrigado pelas dicas,

Quanto á solução de substituir a Bomba (Bowler) qual o esquema de montagem, a pressão, e ou a referencia da substituta?

eu vendo bombas e devo ter cá algo barato para issso, Pois tenho n referencias para substituir Bosch, Marelli, Denso Etc.

Quando souber, posto aqui o Gasto...

Abraços
Imagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por jpcme »

Um dos problemas dos TD5, sao as bombas de combustivel, que com o tempo avariam, ela esta situada dentro do tanque. Este problema aparece, pois a sujidade vai-se acumulando no filtro ate o entupir, evitando que a bomba “puxe” o combustivel e fazendo com que o motor comece a trabalhar em sobrecarga.
A LAND ROVER, nao preveu nenhuma “porta” de visita, para manutencao deste equipamento, assim como neste deposito de plastic nao temos nenhum “Bujon”, para efectuar a purge do mesmo.
Desmontar o deposito nao e um operacao simples de todo.
Para isso eu resolve efectuar uma “caixa”de visita com acesso a bomba, por dentro da mala do carro.
O primeiro passo e tentar localizer a respective bomba, antes de comecar a furar e cortar.
Usei um espelho e comecei a picar aonde pensava ser a localizacao da bomba.
Ao ver o relevo, marquei os limites dessa localizacao e depois comecei a efectuar o corte da chapa do chao da mala.

Imagem

O corte foi efectuado parcialmente, sempre tendo atencao a maior area de corte.
Estas medidas sao para uma Defender110, num 90 ha que ter atencao e fazer os devidos calculos

Imagem

Imagem

Neste exmplo eu adoptei este formato, mas pode-se efectuar um corte rectangular

Coloca-se uma dobradica e um batente na outra ponta e ficamos com um acesso a bomba

Imagem

Imagem


Traducao e adaptacao selvagem de : http://www.roverworld.com/pompa_gasolio_td5.htm

Cumps
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 278
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401
RTI: 0
Localização: Em todo o lado e em lado nenhum!

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por pgoliveira2000 »

jpcme Escreveu:Pois tens razao, falam da solucao Bowler, bla, bla, bla

mas nao dizem nem mostram o que e...

so fiquei a saber que sao outros 500... mas 500 paus, 500 batatas, 500 euros, 500 milhoes??

Va la nao sejam assim

Facam como o Parola, partilhem a informacao ;) EU PARTILHO, E TU?

Cumps
JP
paulopt Escreveu:Obrigado pelas dicas,

Quanto á solução de substituir a Bomba (Bowler) qual o esquema de montagem, a pressão, e ou a referencia da substituta?

eu vendo bombas e devo ter cá algo barato para issso, Pois tenho n referencias para substituir Bosch, Marelli, Denso Etc.

Quando souber, posto aqui o Gasto...

Abraços
JP, andas muito amargo..não stresses :ok: eu por mim falo, nem sempre possso estar por aqui ...há quem tenha mais tempo! :D
Essa de partilhar pode ser, somente gosto de partilhar algo que eu já experiementei na pratica, o que ainda n sucedeu.
Quando eu tiver o meu bolide a rolar com essa solução posso falar por enquanto não!
De qualquer modo em termos de custos a bomba vai rondar sempre os 300€, mais o circuito do Tdi (suporte+filtro), mais tubagens, mais valvula anti-retorno, etc.
Do ponto de vista comercial e quem procura uma solução mais barata, esta porventura não será a melhor alternativa.
Vou dando novidades, se bem que existem mais pessoas por estas bandas a utilizar ou a implementar esta modificação.
Sobre este assuunto terei muito gosto em partilhar mais detalhes, do pouco que sei, mas é melhor ligarem.
Ou então Jp ligas-me, marcamos um cafezinho, e tu como guru das explicaçoes traduzes para aqui com mais rigor cientifico :D.

Abraço
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por jpcme »

Don't take this so personally...

Apenas me referi ao facto de aparecerem duas pessoas (eu disse duas pessoas) a falarem do mesmo tema, sem explicarem nada acerca disso.

mandam umas bojardas para o ar e depois ... bem mais isso sao outros 500, sao outros 500...

nao explicaram pq?

Porque nao sabem?

Por preguica?

ou e para fazer "caixinha"?

Mas ok, Tu jas destes uma Luz acerca do tema, porque o outro senhor, depois da provocacao, nada disse... valha-nos ao menos Tu!!!

Abraco
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Solucao Bowler

Mensagem por jpcme »

Em conversa com um amigo, que anda metido neste mundo, ele disse:

Paulo Bre: A solucao Bowler tambem deu barraca o melhor ainda é bomba dupla do tipo Mg3K2, mas tambem agora é so esperar pq esta para sair a M2 plus

Cumps
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Transformacao Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por jpcme »

Os problemas de bomba de combustivel que os TD5 dao, sao ja muito conhecidos. A contaninacao da bomba com residues, lava a que ela perca efeciencia e trabalho em esforco.
Alem disso, temos o problema de acesso a bomba, que dificulta enormemente a sua limpesa e manutencao.
Podemos limpar o filtro da bomba, mas o problema e que nao temos acesso facil, para chegar a bomba temos de desmontar o deposito, o que nao e pratico, nem faz sentido sempre que queremos fazer a devida manutencao.

Imagem

Nesta bomba que mostramos aqui, o filtro pode ser substituido sempre que ficar contaminado, pois esta bomba fica situada no exterior do deposito, facilitanto enormemente o acesso.
O filtro (fino) instalado na parte da succao, retem toda a sujidade que possa advir do deposito e como e muito facil de substituir, sera uma boa solucao.
Para sua aplicacao temos de anular a bomba original, mas mantendo o seu corpo, pois temos a “boia”, tubos de “pesca” e de retorno, essenciais para o funcionamento do motor.
As ligacoes serao efectuadas atraves dos LR-quick-locking mechanisms, ou de ligacoes tradicionais usadas para o efeito.
A instalacao tera de ser efectuada for a do tank e num sitio protegido, logicamente.

http://nakatanenga.de/

Cumps
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Sim, foram duas pessoas a falar do mesmo tema... O outro senhor, eu, infelizmente não pode passar a vida no Fórum e portanto não pode responder no momento seguinte. Está a responder agora, quando pode.

Disse que são "outros quinhentos" no sentido figurativo, pelo facto de ser pouco interessante para 99,9% do pessoal, porque é uma solução pouco comum, tanto ou mais dispendiosa que montar a original, implica mais alteraçõs e da qual também não tenho assim tantas informações. As duas pessoas que conheço que o vão fazer tem o carro em construção, sendo que uma delas já aqui falou do assunto...
Em vez de ter falado na solução Bowler, poderia ter falado na solução Sparco, que também existe,mas da qual tenho menos informações ainda...Ora, tal como o Paulo, gosto pouco de falar do que não sei, mas não me inibo de dizer que existe, simplesmente porque se alguém se interessar, certamente irá tentar saber mais.

Agora, se bem me recordo o link que foi traduzido da roverworld fui eu que partilhei (peço desculpa não saber Italiano e não o ter traduzido), tal como partilhei a experiência das bombas Allmakes e das restantes marcas, por isso EU TAMBÉM PARTILHO...pode ser menos que muitos, mas será certamente mais que alguns e acima de tudo é o que posso e sei!

Independentemente de tudo isso, existe hoje uma coisa muito interessante que se chama "GOOGLAR"...ora, nada melhor que "GOOGLAR" ou até espreitar noutros fóruns para se aprofundar algumas coisas que aqui são ditas...se todos estivermos à espera da "papinha" feita...

Abraço,
Amorim
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por jpcme »

Concerteza essa do Googlar, nao deve ser para mim.

Alias partilho 100% com a sua opiniao, aqui fazem-se muitas perguntas que era escusadas, bastava procurar um pouco e ler, mas enfim...

A minha mensagem foi so um "teaser", para ver se alguem se descozia, mas nada...

Por outro lado, ja que e tao facil ir ao google, em vez de perder tempo com estas respostas, podia ter colocado um link ou dois, ai eu embrulhava o que disse e ate pedia desculpa, mas peco na mesma, se o ofendi, durante todo este processo, na ha necessidade de a malta se chatear, vc's sao todos tao senciveis...

Eu nao acredito que alguem fala de um tema e nao entende nada acerca disso, pelo menos podia descrever, nem que fosse grosseiramente, para ficarmos com uma ideia do que sera.

Quando nao se sabe, nao tocamos nos assuntos, pois podemos cair na situacao em que se quer dizer ou tentar mostrar conhecimentos que nao se tem, o que e ridiculo.

Ou entao a abordagem ao tema tera de ser: "... eu sei que existe uma alternativa, bla bla bla, sera que alguem aqui pode me ajudar a explicar...", para mim faz muito mais sentido, uma frase destas... mas isso sao outros 500's

podia-mos tentar ser um pouco mais precisos e concretos com as msg's, senao nao passamos de artistas de cafe, armados em conhecedores a mandar postas de pescada para o ar, o que nao torna este forum mais rico em absolutamente nada.

mais uma vez eu repito, nao levem tudo isto tao pessoalmente!!!

Cumps
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Como disse, o que sei sobre este tema é o que o Paulo Oliveira já referiu, porque foi precisamente ele que me falou nele com mais pormaior...Sabia antes da sua existência, porque um amigo está a fazer um carro de trial que usará esta solução. Mais do que isto não podia dizer porque também estou em fase de recolha de informação.

Teria sempre duas opções de abordagem, referir, ou não referir e as duas podem ser passíveis de ser condenadas. No caso, o amigo JP condena eu ter referido e não ter aprofundado; outros condenariam se eu não tivesse referido porque eles próprios gostariam de aprofundar, ou até já tinham visto qq coisa, etc...É impossível agradar a Gregos e Troianos, e quando assim é faço o que, no meu entendimento, me parece ser mais correcto. Se é "caixinha", "conversa de café", ou "mania que se sabe", lá está,vem do entendimento que os outros fazem do que estamos a dizer. Também não estou aqui para "ganhar" discussões ou fazer dos post´s guerras do "embrulha." Colocar aqui link´s, esquemas ou imagens na perspectiva do "toma lá",vão me desculpar, mas não é para mim...como se diz aí noutro post, gosto de paz!!!

Há temas em que nos sentimos mais confortáveis que outros. Eu sinto-me muito confortável por exemplo no tema "suspensões" porque experimentei muita coisa, e andei meses e meses a perguntar muitas mais e a estudar imensas particularidades. Nesse campo, farto-me de postar e de trocar PM´s e de partilhar e de dar referências e links e etc etc... agora neste, penso que fui bastante preciso: postei e partilhei o que sabia (o tal link da roverworld, as experiências com o material OEM e com a concorrência); se fui ou não suficientemente "académico ou científico" para fazer com que não parecesse conversa de café, ou postas de pescadas, isso já não sei, simplesmente disse o que sabia penso que a mais não sou obrigado...

Naturalmente que o Googlar não era para si...com diz e bem: "nao levem tudo isto tao pessoalmente"

Abraço,
Amorim
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por jpcme »

ai entao "Colocar aqui link´s, esquemas ou imagens na perspectiva do "toma lá",vão me desculpar, mas não é para mim..."

Epa, e de gente assim que este forum necessita, estamos sempre a aprender!!!

Boa postura, sim senhor!

Sabe que mais...

Tem toda a razao caro Jose Amorim

Peco desculpa, pela minha ignorancia e por ser "pouco inteligente, ao tentar ajudar os utilizadores deste forum e a mim proprio.

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Cumps
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por josecamorim »

jpcme Escreveu:ai entao "Colocar aqui link´s, esquemas ou imagens na perspectiva do "toma lá",vão me desculpar, mas não é para mim..."

Epa, e de gente assim que este forum necessita, estamos sempre a aprender!!!

JP
Só para esclarecer... o que disse, e pelos vistos não me consegui fazer entender, foi que coloco imagens links etc etc, na perspectiva da tal partilha, não na perspectiva do tal "toma lá"...

Quanto ao resto, podia dizer muita coisa e estavamos aqui num ciclo vicioso, mas...I rest my case!

Amorim
Avatar do Utilizador
paulopt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 141
Registado: 10 fev 2009 23:12
Land Rover: defender TD5 2000
Sócio LCP: 2059
Localização: BRAGA
Contacto:

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por paulopt »

Avatar do Utilizador
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3224
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Bomba de gasoleo TD5

Mensagem por Gil Craveiro »

Paulo, essa era a tua bomba?????
Estava bonita :yikes: , mais vale lavares o depósito tambem senao daqui a pouco tens o mesmo problema.

Abraço
Responder