Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
- PJHO
- pleno TT
- Mensagens: 732
- Registado: 17 dez 2007 10:54
- Land Rover: Discovery 200 Tdi
- Sócio LCP: 2574
- Localização: Viseu
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Um IC maior irá aumentar o Lag, por mais ventoinhas que possa ter. É sempre um aumento de perda de carga instantânea.
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira
O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Pedro Henriques de Oliveira
O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
- josecamorim
- maníaco TT
- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
1,7 com fumarada e falta de baixas????? Eh pá, com 1,7 de turbo (exagerado a meu ver), tens que ter pouco ou nenhum fumo ou então está para aí uma entrada de gasóleo absurda!Fastandfurious Escreveu:Como disse anteriormente mete mm um IC maior, ficou mais brutinho sim senhor, com turbo a fazer 1.7 mas a fumarada continua e o prob das baixas também, ou seja ainda não perdi a ideia do tgv... A falta de baixas tira-me do sério... Sem bem que ando desconfiado do sensor do pedal, parece-me estar com um grande atraso...
Repara neste vídeo... O carro está em altas (apesar de parecer que é em redutroas eheh) o turbo é original e está a 1.2 e se "ouvires" notas que entre passagens de caixa não há fosso nem lag. Nenhuma das mudanças foi esticada e procurei fazer passagens sempre a baixa rotação!
https://www.facebook.com/media/set/?set ... 4036188941
Abraço
- josecamorim
- maníaco TT
- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Discordo... vais ter temperatudas na admissão cerca de 40% mais baixas, logo melhor combustão, logo maior eficácia!PJHO Escreveu:Um IC maior irá aumentar o Lag, por mais ventoinhas que possa ter. É sempre um aumento de perda de carga instantânea.
É a velha história... como respiras melhor??? Dentro duma sauna apenas ou dentro duma sauna mas com um tubo a vir buscar ar fresco ao exterior??
Abraço
- PJHO
- pleno TT
- Mensagens: 732
- Registado: 17 dez 2007 10:54
- Land Rover: Discovery 200 Tdi
- Sócio LCP: 2574
- Localização: Viseu
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Caro Amorim:josecamorim Escreveu:Discordo... vais ter temperatudas na admissão cerca de 40% mais baixas, logo melhor combustão, logo maior eficácia!PJHO Escreveu:Um IC maior irá aumentar o Lag, por mais ventoinhas que possa ter. É sempre um aumento de perda de carga instantânea.
É a velha história... como respiras melhor??? Dentro duma sauna apenas ou dentro duma sauna mas com um tubo a vir buscar ar fresco ao exterior??
Abraço
Let´s agree to disagree!
Concordo plenamente com o que dizes sobre as temperaturas de admissão, etc., mas não é a isso a que me refiro.
Claro que se se quer mais potência a partir de maiores débitos de combustível, obviamente que será necessário introduzir mais oxigénio à mistura. O aumento da pressão do turbo é talvez o primeiro passo ao introduzir mais moléculas de oxigénio para a combustão. A ajudar vem o intercooler que baixa a temperatura do ar, o que se traduz num aumento de concentração de oxigénio (e não só), uma vez que as moléculas se encontram mais juntas umas às outras por virtude da energia com que vibram ter sido reduzida ao se ter baixado a temperatura. OK! Tens toda a razão, mas estava a falar apenas de lag.
O fenómeno de "lag" existe mesmo sem quaisquer alterações (numa preparação de origem há lag) e será o tempo que demora entre o início de um acontecimento (por ex. a introdução de ar sob pressão à saída do turbo) e o momento em que seus efeitos se começam a notar (quando esse caudal de ar sob pressão se mistura com o combustível). Numa qualquer tubagem onde circule um qualquer fluido (líquido ou gasoso), há sempre perda de carga, para um determinado caudal escoado. Se para esse mesmo caudal se aumentar a tubagem, se se colocar acessórios, se se alterar a secção, etc., haverá sempre mais distância a percorrer e/ou maior atrito a vencer, logo mais tempo demorará esse fluido a chegar ao destino (lag).
O que por vezes tenho visto são preparações com IC exagerados que ajudam a elevar grandemente os níveis de potência, especialmente a rotações maiores, mas que a muito baixa rotação só induzem um aumento de lag sem outros ganhos efectivos, porque ainda não se conseguiu tirar o devido rendimento do IC. É apenas a isto que queria chamar a atenção... Sim, até fica com mais estaleca, mas se calhar não naquela altura quando mais é preciso resposta...
Eu, no TT que prefiro praticar, pretendo resposta o mais rápido possível à mais baixa rotação possível. (parado paradinho, devagar, devagarinho)
No Disco não me meto em aventuras de grandes invenções, até porque não é esse o seu objectivo. Noutras viaturas TT que tenho e que fui tendo, há muitos anos que tenho vindo a reflectir sobre esta história antiga do IC...
Se a minha pretensão fosse subir o Poço do Inglês uma vez por semana, se calhar num outro xáruTTo que tenho já tinha montado um IC monstruoso. Vinha lançado lá de trás com o IC em carga máxima e... logo se via...
Para mim, nem sempre mais é melhor.
A verdade é só uma: um bom cozinheiro é essencial (Amorim, chamado à recepção ), saber o que se quer e a que regime, e sobretudo saber usar bem (KU) o que se tem!
Vou-me embora... Comecei a semana muito melga!
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira
O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Pedro Henriques de Oliveira
O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
-
- júnior TT
- Mensagens: 146
- Registado: 03 out 2012 20:55
- Land Rover: Range rover v8 1993 / Discovery 200 1993
- Sócio LCP: 594
- RTI: 0
- Localização: Oeiras
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
PJHO Escreveu:Caro Amorim:josecamorim Escreveu:Discordo... vais ter temperatudas na admissão cerca de 40% mais baixas, logo melhor combustão, logo maior eficácia!PJHO Escreveu:Um IC maior irá aumentar o Lag, por mais ventoinhas que possa ter. É sempre um aumento de perda de carga instantânea.
É a velha história... como respiras melhor??? Dentro duma sauna apenas ou dentro duma sauna mas com um tubo a vir buscar ar fresco ao exterior??
Abraço
Let´s agree to disagree!
Concordo plenamente com o que dizes sobre as temperaturas de admissão, etc., mas não é a isso a que me refiro.
Claro que se se quer mais potência a partir de maiores débitos de combustível, obviamente que será necessário introduzir mais oxigénio à mistura. O aumento da pressão do turbo é talvez o primeiro passo ao introduzir mais moléculas de oxigénio para a combustão. A ajudar vem o intercooler que baixa a temperatura do ar, o que se traduz num aumento de concentração de oxigénio (e não só), uma vez que as moléculas se encontram mais juntas umas às outras por virtude da energia com que vibram ter sido reduzida ao se ter baixado a temperatura. OK! Tens toda a razão, mas estava a falar apenas de lag.
O fenómeno de "lag" existe mesmo sem quaisquer alterações (numa preparação de origem há lag) e será o tempo que demora entre o início de um acontecimento (por ex. a introdução de ar sob pressão à saída do turbo) e o momento em que seus efeitos se começam a notar (quando esse caudal de ar sob pressão se mistura com o combustível). Numa qualquer tubagem onde circule um qualquer fluido (líquido ou gasoso), há sempre perda de carga, para um determinado caudal escoado. Se para esse mesmo caudal se aumentar a tubagem, se se colocar acessórios, se se alterar a secção, etc., haverá sempre mais distância a percorrer e/ou maior atrito a vencer, logo mais tempo demorará esse fluido a chegar ao destino (lag).
O que por vezes tenho visto são preparações com IC exagerados que ajudam a elevar grandemente os níveis de potência, especialmente a rotações maiores, mas que a muito baixa rotação só induzem um aumento de lag sem outros ganhos efectivos, porque ainda não se conseguiu tirar o devido rendimento do IC. É apenas a isto que queria chamar a atenção... Sim, até fica com mais estaleca, mas se calhar não naquela altura quando mais é preciso resposta...
Eu, no TT que prefiro praticar, pretendo resposta o mais rápido possível à mais baixa rotação possível. (parado paradinho, devagar, devagarinho)
No Disco não me meto em aventuras de grandes invenções, até porque não é esse o seu objectivo. Noutras viaturas TT que tenho e que fui tendo, há muitos anos que tenho vindo a reflectir sobre esta história antiga do IC...
Se a minha pretensão fosse subir o Poço do Inglês uma vez por semana, se calhar num outro xáruTTo que tenho já tinha montado um IC monstruoso. Vinha lançado lá de trás com o IC em carga máxima e... logo se via...
Para mim, nem sempre mais é melhor.
A verdade é só uma: um bom cozinheiro é essencial (Amorim, chamado à recepção ), saber o que se quer e a que regime, e sobretudo saber usar bem (KU) o que se tem!
Vou-me embora... Comecei a semana muito melga!
- josecamorim
- maníaco TT
- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Boas,
Como em tudo o problema é o pessoal achar que a velha máxima é...quanto maior melhor. Ou então o ah e tal, eu sei mais que os outros e portanto vou fazer diferente.
No caso em concreto do td5, as grandes casas inglesas fazem todas o intercooler com dimensões aproximadas, e com bocais de determinada forma. Fazem-no, não por saber mais, mas simplesmente poque fizeram contas e testaram e testaram e testaram! Mas o tuga não.... o tuga acha que consegue melhorar e então inventa e vende a sua ideia como sendo espectacular e por aí fora. Altera a forma dos bocais, o posicionamento, a área e esquece-se de todos os princípios básicos!!
Há uma fórmula para se calcular qual a área indicada de intercooler para determinada cilindrada/tipo de motor e, se essa for respeitada, estaremos a ganhar em todas as situações e no aproveitamente do motor. Como é óbvio, a montagem de apenas e só o intercooler não trás mais potência, agora permite e fazer uma gestão e aproveitamente maior dos recursos do motor e, então, melhorar em tudo.
No caso dos td5, o lag é provocado em primeiro lugar pela forma como este está programado designadamente ao nível do acelerador (e não esquecer que há mapeamentos autónomos do acelerador em altas e em baixas) e por algumas supostas "ajudas" que deverão ser reajustadas ou eliminidas.
Fora isso, mais 2 ou 3 sensores que em mau funcionamento por norma causam ainda mais problema.
Ora, o suposto lag num carro com turbo de geometria fixa decorrerá no período que vai desde o momento em que pisamos o acelerador até ao momento em que o turbo está com pressão suficiente para gerar uma boa combustão e, portanto um bom andamento. Mas neste caso e falando dos td5, não acho que um IC maior (bem dimensionado) tenha qualquer efeito comparativamente ao original aumentando esse lag. Não o faz precisamente por estar bem dimensionado e por optimisar toda a admissão»combustão. Partindo daí, como disse, ficamos é com uma margem muito maior para melhorar e ajustar tudo o resto.
Abraço
Como em tudo o problema é o pessoal achar que a velha máxima é...quanto maior melhor. Ou então o ah e tal, eu sei mais que os outros e portanto vou fazer diferente.
No caso em concreto do td5, as grandes casas inglesas fazem todas o intercooler com dimensões aproximadas, e com bocais de determinada forma. Fazem-no, não por saber mais, mas simplesmente poque fizeram contas e testaram e testaram e testaram! Mas o tuga não.... o tuga acha que consegue melhorar e então inventa e vende a sua ideia como sendo espectacular e por aí fora. Altera a forma dos bocais, o posicionamento, a área e esquece-se de todos os princípios básicos!!
Há uma fórmula para se calcular qual a área indicada de intercooler para determinada cilindrada/tipo de motor e, se essa for respeitada, estaremos a ganhar em todas as situações e no aproveitamente do motor. Como é óbvio, a montagem de apenas e só o intercooler não trás mais potência, agora permite e fazer uma gestão e aproveitamente maior dos recursos do motor e, então, melhorar em tudo.
No caso dos td5, o lag é provocado em primeiro lugar pela forma como este está programado designadamente ao nível do acelerador (e não esquecer que há mapeamentos autónomos do acelerador em altas e em baixas) e por algumas supostas "ajudas" que deverão ser reajustadas ou eliminidas.
Fora isso, mais 2 ou 3 sensores que em mau funcionamento por norma causam ainda mais problema.
Ora, o suposto lag num carro com turbo de geometria fixa decorrerá no período que vai desde o momento em que pisamos o acelerador até ao momento em que o turbo está com pressão suficiente para gerar uma boa combustão e, portanto um bom andamento. Mas neste caso e falando dos td5, não acho que um IC maior (bem dimensionado) tenha qualquer efeito comparativamente ao original aumentando esse lag. Não o faz precisamente por estar bem dimensionado e por optimisar toda a admissão»combustão. Partindo daí, como disse, ficamos é com uma margem muito maior para melhorar e ajustar tudo o resto.
Abraço
- PJHO
- pleno TT
- Mensagens: 732
- Registado: 17 dez 2007 10:54
- Land Rover: Discovery 200 Tdi
- Sócio LCP: 2574
- Localização: Viseu
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Ora aí está!
Bem dimensionado!
Isso é música para os meus ouvidos.
Tendo em conta o universo LAND ROVER suponho até que já haja muitas empresas com material estudado para níveis de preparação pré-estabelecidos, ou seja, configurações testadas e comprovadas.
Esta é das maiores vantagens da electrónica.
Nos carritos mais antigos o processo é menos rigoroso e às vezes dá muita margem para interpretações dúbias e invenções infrutíferas.
Bem dimensionado!
Isso é música para os meus ouvidos.
Tendo em conta o universo LAND ROVER suponho até que já haja muitas empresas com material estudado para níveis de preparação pré-estabelecidos, ou seja, configurações testadas e comprovadas.
Esta é das maiores vantagens da electrónica.
Nos carritos mais antigos o processo é menos rigoroso e às vezes dá muita margem para interpretações dúbias e invenções infrutíferas.
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira
O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Pedro Henriques de Oliveira
O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
-
- júnior TT
- Mensagens: 235
- Registado: 07 dez 2010 18:51
- Land Rover: Defender90 Td5 2002
- Sócio LCP: 0
- RTI: 980
- Localização: Arruda dos Vinhos
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Amorim como é que a centralina sabe se estamos em baixas ou altas? Como dizes que o acelerador Tem de ser ajustado. Quais sao os outros sensores?
- josecamorim
- maníaco TT
- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
A centralina sabe através daquela famosa ficha da caixa que o pessoal por norma desliga para enganar o carro...Ora, na programação há settings para as gamas da caixa de transferência quer em altas quer em baixas no que diz respeito ao acelerador e entrega de potência.Fastandfurious Escreveu:Amorim como é que a centralina sabe se estamos em baixas ou altas? Como dizes que o acelerador Tem de ser ajustado. Quais sao os outros sensores?
Sensores MAF, MAP/IAT e AAP. Este ultimo particularmente sensível em alterações como sejam a passagem de centralinas MSB para NNN.
Repara também nestes vídeos do Anselmo - Turbo original a 1.3 e nesta altura ainda com relação de grupo cónico de origem e pneu 37". Repara no carro a tirar e a dar gás e a ter sempre resposta sem lag!
Abraço
-
- júnior TT
- Mensagens: 235
- Registado: 07 dez 2010 18:51
- Land Rover: Defender90 Td5 2002
- Sócio LCP: 0
- RTI: 980
- Localização: Arruda dos Vinhos
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
O meu é de 2002 ja reprogramavel. Sera q devia ligar a ficha? Meti a relacao do disco e em 1 alta é preciso acelerar bue se não vai abaixo. Tou desconfiado do atraso do acelerador...
- josecamorim
- maníaco TT
- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
[quote="Fastandfurious"]O meu é de 2002 ja reprogramavel. Sera q devia ligar a ficha? Meti a relacao do disco e em 1 alta é preciso acelerar bue se não vai abaixo. Tou desconfiado do atraso do acelerador...[/quote
Para mim é um erro a relação do discovery no defender... o que dá a mais é em ponta e nisso, muito antes a aerôdinâmica do defender trás limitação.
A minha ficha da caixa sempre esteve ligada, mas lá está o carro foi trabalhado com esse pressuposto. No caso, para facilitar os arranques ajudaria subir o relantim do carro.
Não é comparável porque é um carro com mais 400kg, mas tendo a mesma relação de caixa olha aqui o carro do mikemeneiser a subir de rotação (também tem o relantim mais alto cerca de 50rmp):
Abraço
Para mim é um erro a relação do discovery no defender... o que dá a mais é em ponta e nisso, muito antes a aerôdinâmica do defender trás limitação.
A minha ficha da caixa sempre esteve ligada, mas lá está o carro foi trabalhado com esse pressuposto. No caso, para facilitar os arranques ajudaria subir o relantim do carro.
Não é comparável porque é um carro com mais 400kg, mas tendo a mesma relação de caixa olha aqui o carro do mikemeneiser a subir de rotação (também tem o relantim mais alto cerca de 50rmp):
Abraço
-
- júnior TT
- Mensagens: 235
- Registado: 07 dez 2010 18:51
- Land Rover: Defender90 Td5 2002
- Sócio LCP: 0
- RTI: 980
- Localização: Arruda dos Vinhos
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Eu tb tenho um Disco td5 e é diferente o acelerador responde melhor e o jipe arranca a subir quase ao relanti com 285. O que noto no defender é carregas um bom bocado no acelerador e nada acontece e quando reage desalvora as rpm por ali acima as vezes nao consigo ir com o acelerador estavel pois comeca a solucar... Ah e ambos estao com repro mas em sitios diferentes
- josecamorim
- maníaco TT
- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Então, mais facilmente tirarás as tuas conclusões e que são que algo está menos bem com o defender. Se no discovery tens um comportamento que te agrada, ele tem que ser rigorosamente igual, senão melhor, no defender. Quer isto dizer que até podes mexer no turbo do defender e até vir a ficar melhor do que o que estás mas, a meu ver, tens de procurar o teu problema noutro lado e por o carro bem, antes de partires para outras coisas.Fastandfurious Escreveu:Eu tb tenho um Disco td5 e é diferente o acelerador responde melhor e o jipe arranca a subir quase ao relanti com 285. O que noto no defender é carregas um bom bocado no acelerador e nada acontece e quando reage desalvora as rpm por ali acima as vezes nao consigo ir com o acelerador estavel pois comeca a solucar... Ah e ambos estao com repro mas em sitios diferentes
Abraço
-
- júnior TT
- Mensagens: 235
- Registado: 07 dez 2010 18:51
- Land Rover: Defender90 Td5 2002
- Sócio LCP: 0
- RTI: 980
- Localização: Arruda dos Vinhos
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Tens razão Amorim, talvez seja da repro n sei, já desconfiei de injectores mas o carro tem 80000 era azar a mais, ja mudei o sensor maf, já limpei o map e nada, tou feito ao bife... Será que o AAP está a atrofiar as baixas do jipe?...
- josecamorim
- maníaco TT
- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
- Contacto:
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
A questão é saber se o carro sempre foi assim com a programação ou se ele já esteve porreiro e de repente ficou assim. No primeiro caso então podes apontar para a repro, no segundo caso então terás de procurar noutras coisas...Fastandfurious Escreveu:Tens razão Amorim, talvez seja da repro n sei, já desconfiei de injectores mas o carro tem 80000 era azar a mais, ja mudei o sensor maf, já limpei o map e nada, tou feito ao bife... Será que o AAP está a atrofiar as baixas do jipe?...
Injectores não acredito. No td5 injectores e bomba de gasóleo ou trabalham ou não trabalham...não há o trabalham mais ou menos!
Estou um bocado longe senão podia tentar ajudar e fazer umas medições para ver como estavam todas as leituras dos sensores....
Abraço
-
- júnior TT
- Mensagens: 235
- Registado: 07 dez 2010 18:51
- Land Rover: Defender90 Td5 2002
- Sócio LCP: 0
- RTI: 980
- Localização: Arruda dos Vinhos
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Obg na mesma. Vou trocar os sensores um a um com o disco a ver se noto alguma coisa so o acelerador é q é diferente...
- jblobo
- júnior TT
- Mensagens: 325
- Registado: 25 nov 2006 15:43
- Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi '96
- Sócio LCP: 2240
- Localização: Oliveira do Hospital
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Viva!
só para meter veneno, e o que é que me dizem disto:
http://www.ebay.co.uk/itm/251195067044? ... 1423.l2649
só para meter veneno, e o que é que me dizem disto:
http://www.ebay.co.uk/itm/251195067044? ... 1423.l2649
-
- júnior TT
- Mensagens: 163
- Registado: 12 fev 2012 23:50
- Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 ST 2002
- RTI: 0
- Localização: Abrantes
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Por momentos pensei que fosse um daqueles tipo BAS para o Td5 mas esse é para o 300
- jblobo
- júnior TT
- Mensagens: 325
- Registado: 25 nov 2006 15:43
- Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi '96
- Sócio LCP: 2240
- Localização: Oliveira do Hospital
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
e mais barato do que se vendem ai alguns "originais".... Resta saber se é alguma coisa de jeito!
Alguém interessado em experimentar?
Alguém interessado em experimentar?
-
- júnior TT
- Mensagens: 235
- Registado: 07 dez 2010 18:51
- Land Rover: Defender90 Td5 2002
- Sócio LCP: 0
- RTI: 980
- Localização: Arruda dos Vinhos
Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5
Fonix o preço da para comprar um motor td5jblobo Escreveu:Viva!
só para meter veneno, e o que é que me dizem disto:
http://www.ebay.co.uk/itm/251195067044? ... 1423.l2649