Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por PJHO »

Um IC maior irá aumentar o Lag, por mais ventoinhas que possa ter. É sempre um aumento de perda de carga instantânea.
:ok:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por josecamorim »

Fastandfurious Escreveu:Como disse anteriormente mete mm um IC maior, ficou mais brutinho sim senhor, com turbo a fazer 1.7 mas a fumarada continua e o prob das baixas também, ou seja ainda não perdi a ideia do tgv... A falta de baixas tira-me do sério... :bolas: Sem bem que ando desconfiado do sensor do pedal, parece-me estar com um grande atraso...
1,7 com fumarada e falta de baixas????? Eh pá, com 1,7 de turbo (exagerado a meu ver), tens que ter pouco ou nenhum fumo ou então está para aí uma entrada de gasóleo absurda!

Repara neste vídeo... O carro está em altas (apesar de parecer que é em redutroas eheh) o turbo é original e está a 1.2 e se "ouvires" notas que entre passagens de caixa não há fosso nem lag. Nenhuma das mudanças foi esticada e procurei fazer passagens sempre a baixa rotação!

https://www.facebook.com/media/set/?set ... 4036188941

Abraço
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por josecamorim »

PJHO Escreveu:Um IC maior irá aumentar o Lag, por mais ventoinhas que possa ter. É sempre um aumento de perda de carga instantânea.
:ok:
Discordo... vais ter temperatudas na admissão cerca de 40% mais baixas, logo melhor combustão, logo maior eficácia!

É a velha história... como respiras melhor??? Dentro duma sauna apenas ou dentro duma sauna mas com um tubo a vir buscar ar fresco ao exterior??

Abraço
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por PJHO »

josecamorim Escreveu:
PJHO Escreveu:Um IC maior irá aumentar o Lag, por mais ventoinhas que possa ter. É sempre um aumento de perda de carga instantânea.
:ok:
Discordo... vais ter temperatudas na admissão cerca de 40% mais baixas, logo melhor combustão, logo maior eficácia!

É a velha história... como respiras melhor??? Dentro duma sauna apenas ou dentro duma sauna mas com um tubo a vir buscar ar fresco ao exterior??

Abraço
Caro Amorim:

Let´s agree to disagree! :D

Concordo plenamente com o que dizes sobre as temperaturas de admissão, etc., mas não é a isso a que me refiro.

Claro que se se quer mais potência a partir de maiores débitos de combustível, obviamente que será necessário introduzir mais oxigénio à mistura. O aumento da pressão do turbo é talvez o primeiro passo ao introduzir mais moléculas de oxigénio para a combustão. A ajudar vem o intercooler que baixa a temperatura do ar, o que se traduz num aumento de concentração de oxigénio (e não só), uma vez que as moléculas se encontram mais juntas umas às outras por virtude da energia com que vibram ter sido reduzida ao se ter baixado a temperatura. OK! Tens toda a razão, mas estava a falar apenas de lag.

O fenómeno de "lag" existe mesmo sem quaisquer alterações (numa preparação de origem há lag) e será o tempo que demora entre o início de um acontecimento (por ex. a introdução de ar sob pressão à saída do turbo) e o momento em que seus efeitos se começam a notar (quando esse caudal de ar sob pressão se mistura com o combustível). Numa qualquer tubagem onde circule um qualquer fluido (líquido ou gasoso), há sempre perda de carga, para um determinado caudal escoado. Se para esse mesmo caudal se aumentar a tubagem, se se colocar acessórios, se se alterar a secção, etc., haverá sempre mais distância a percorrer e/ou maior atrito a vencer, logo mais tempo demorará esse fluido a chegar ao destino (lag).

O que por vezes tenho visto são preparações com IC exagerados que ajudam a elevar grandemente os níveis de potência, especialmente a rotações maiores, mas que a muito baixa rotação só induzem um aumento de lag sem outros ganhos efectivos, porque ainda não se conseguiu tirar o devido rendimento do IC. É apenas a isto que queria chamar a atenção... Sim, até fica com mais estaleca, mas se calhar não naquela altura quando mais é preciso resposta...
Eu, no TT que prefiro praticar, pretendo resposta o mais rápido possível à mais baixa rotação possível. (parado paradinho, devagar, devagarinho)
No Disco não me meto em aventuras de grandes invenções, até porque não é esse o seu objectivo. Noutras viaturas TT que tenho e que fui tendo, há muitos anos que tenho vindo a reflectir sobre esta história antiga do IC...
Se a minha pretensão fosse subir o Poço do Inglês uma vez por semana, se calhar num outro xáruTTo que tenho já tinha montado um IC monstruoso. Vinha lançado lá de trás com o IC em carga máxima e... logo se via... :D

Para mim, nem sempre mais é melhor.

A verdade é só uma: um bom cozinheiro é essencial (Amorim, chamado à recepção :god: ), saber o que se quer e a que regime, e sobretudo saber usar bem (KU) o que se tem!

Vou-me embora... Comecei a semana muito melga! :lolno:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Fred Oliveira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 146
Registado: 03 out 2012 20:55
Land Rover: Range rover v8 1993 / Discovery 200 1993
Sócio LCP: 594
RTI: 0
Localização: Oeiras

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por Fred Oliveira »

PJHO Escreveu:
josecamorim Escreveu:
PJHO Escreveu:Um IC maior irá aumentar o Lag, por mais ventoinhas que possa ter. É sempre um aumento de perda de carga instantânea.
:ok:
Discordo... vais ter temperatudas na admissão cerca de 40% mais baixas, logo melhor combustão, logo maior eficácia!

É a velha história... como respiras melhor??? Dentro duma sauna apenas ou dentro duma sauna mas com um tubo a vir buscar ar fresco ao exterior??

Abraço
Caro Amorim:

Let´s agree to disagree! :D

Concordo plenamente com o que dizes sobre as temperaturas de admissão, etc., mas não é a isso a que me refiro.

Claro que se se quer mais potência a partir de maiores débitos de combustível, obviamente que será necessário introduzir mais oxigénio à mistura. O aumento da pressão do turbo é talvez o primeiro passo ao introduzir mais moléculas de oxigénio para a combustão. A ajudar vem o intercooler que baixa a temperatura do ar, o que se traduz num aumento de concentração de oxigénio (e não só), uma vez que as moléculas se encontram mais juntas umas às outras por virtude da energia com que vibram ter sido reduzida ao se ter baixado a temperatura. OK! Tens toda a razão, mas estava a falar apenas de lag.

O fenómeno de "lag" existe mesmo sem quaisquer alterações (numa preparação de origem há lag) e será o tempo que demora entre o início de um acontecimento (por ex. a introdução de ar sob pressão à saída do turbo) e o momento em que seus efeitos se começam a notar (quando esse caudal de ar sob pressão se mistura com o combustível). Numa qualquer tubagem onde circule um qualquer fluido (líquido ou gasoso), há sempre perda de carga, para um determinado caudal escoado. Se para esse mesmo caudal se aumentar a tubagem, se se colocar acessórios, se se alterar a secção, etc., haverá sempre mais distância a percorrer e/ou maior atrito a vencer, logo mais tempo demorará esse fluido a chegar ao destino (lag).

O que por vezes tenho visto são preparações com IC exagerados que ajudam a elevar grandemente os níveis de potência, especialmente a rotações maiores, mas que a muito baixa rotação só induzem um aumento de lag sem outros ganhos efectivos, porque ainda não se conseguiu tirar o devido rendimento do IC. É apenas a isto que queria chamar a atenção... Sim, até fica com mais estaleca, mas se calhar não naquela altura quando mais é preciso resposta...
Eu, no TT que prefiro praticar, pretendo resposta o mais rápido possível à mais baixa rotação possível. (parado paradinho, devagar, devagarinho)
No Disco não me meto em aventuras de grandes invenções, até porque não é esse o seu objectivo. Noutras viaturas TT que tenho e que fui tendo, há muitos anos que tenho vindo a reflectir sobre esta história antiga do IC...
Se a minha pretensão fosse subir o Poço do Inglês uma vez por semana, se calhar num outro xáruTTo que tenho já tinha montado um IC monstruoso. Vinha lançado lá de trás com o IC em carga máxima e... logo se via... :D

Para mim, nem sempre mais é melhor.

A verdade é só uma: um bom cozinheiro é essencial (Amorim, chamado à recepção ), saber o que se quer e a que regime, e sobretudo saber usar bem (KU) o que se tem!

Vou-me embora... Comecei a semana muito melga! :lolno:
:ok:
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Como em tudo o problema é o pessoal achar que a velha máxima é...quanto maior melhor. Ou então o ah e tal, eu sei mais que os outros e portanto vou fazer diferente.
No caso em concreto do td5, as grandes casas inglesas fazem todas o intercooler com dimensões aproximadas, e com bocais de determinada forma. Fazem-no, não por saber mais, mas simplesmente poque fizeram contas e testaram e testaram e testaram! Mas o tuga não.... o tuga acha que consegue melhorar e então inventa e vende a sua ideia como sendo espectacular e por aí fora. Altera a forma dos bocais, o posicionamento, a área e esquece-se de todos os princípios básicos!!

Há uma fórmula para se calcular qual a área indicada de intercooler para determinada cilindrada/tipo de motor e, se essa for respeitada, estaremos a ganhar em todas as situações e no aproveitamente do motor. Como é óbvio, a montagem de apenas e só o intercooler não trás mais potência, agora permite e fazer uma gestão e aproveitamente maior dos recursos do motor e, então, melhorar em tudo.

No caso dos td5, o lag é provocado em primeiro lugar pela forma como este está programado designadamente ao nível do acelerador (e não esquecer que há mapeamentos autónomos do acelerador em altas e em baixas) e por algumas supostas "ajudas" que deverão ser reajustadas ou eliminidas.
Fora isso, mais 2 ou 3 sensores que em mau funcionamento por norma causam ainda mais problema.

Ora, o suposto lag num carro com turbo de geometria fixa decorrerá no período que vai desde o momento em que pisamos o acelerador até ao momento em que o turbo está com pressão suficiente para gerar uma boa combustão e, portanto um bom andamento. Mas neste caso e falando dos td5, não acho que um IC maior (bem dimensionado) tenha qualquer efeito comparativamente ao original aumentando esse lag. Não o faz precisamente por estar bem dimensionado e por optimisar toda a admissão»combustão. Partindo daí, como disse, ficamos é com uma margem muito maior para melhorar e ajustar tudo o resto.

Abraço
Avatar do Utilizador
PJHO
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 732
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por PJHO »

Ora aí está!
Bem dimensionado!
Isso é música para os meus ouvidos. :clap:
Tendo em conta o universo LAND ROVER suponho até que já haja muitas empresas com material estudado para níveis de preparação pré-estabelecidos, ou seja, configurações testadas e comprovadas.
Esta é das maiores vantagens da electrónica.
Nos carritos mais antigos o processo é menos rigoroso e às vezes dá muita margem para interpretações dúbias e invenções infrutíferas.
:ok:
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Fastandfurious
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 235
Registado: 07 dez 2010 18:51
Land Rover: Defender90 Td5 2002
Sócio LCP: 0
RTI: 980
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por Fastandfurious »

Amorim como é que a centralina sabe se estamos em baixas ou altas? Como dizes que o acelerador Tem de ser ajustado. Quais sao os outros sensores?
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por josecamorim »

Fastandfurious Escreveu:Amorim como é que a centralina sabe se estamos em baixas ou altas? Como dizes que o acelerador Tem de ser ajustado. Quais sao os outros sensores?
A centralina sabe através daquela famosa ficha da caixa que o pessoal por norma desliga para enganar o carro...Ora, na programação há settings para as gamas da caixa de transferência quer em altas quer em baixas no que diz respeito ao acelerador e entrega de potência.

Sensores MAF, MAP/IAT e AAP. Este ultimo particularmente sensível em alterações como sejam a passagem de centralinas MSB para NNN.

Repara também nestes vídeos do Anselmo - Turbo original a 1.3 e nesta altura ainda com relação de grupo cónico de origem e pneu 37". Repara no carro a tirar e a dar gás e a ter sempre resposta sem lag!









Abraço
Fastandfurious
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 235
Registado: 07 dez 2010 18:51
Land Rover: Defender90 Td5 2002
Sócio LCP: 0
RTI: 980
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por Fastandfurious »

O meu é de 2002 ja reprogramavel. Sera q devia ligar a ficha? Meti a relacao do disco e em 1 alta é preciso acelerar bue se não vai abaixo. Tou desconfiado do atraso do acelerador...
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por josecamorim »

[quote="Fastandfurious"]O meu é de 2002 ja reprogramavel. Sera q devia ligar a ficha? Meti a relacao do disco e em 1 alta é preciso acelerar bue se não vai abaixo. Tou desconfiado do atraso do acelerador...[/quote

Para mim é um erro a relação do discovery no defender... o que dá a mais é em ponta e nisso, muito antes a aerôdinâmica do defender trás limitação.

A minha ficha da caixa sempre esteve ligada, mas lá está o carro foi trabalhado com esse pressuposto. No caso, para facilitar os arranques ajudaria subir o relantim do carro.

Não é comparável porque é um carro com mais 400kg, mas tendo a mesma relação de caixa olha aqui o carro do mikemeneiser a subir de rotação (também tem o relantim mais alto cerca de 50rmp):



Abraço
Fastandfurious
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 235
Registado: 07 dez 2010 18:51
Land Rover: Defender90 Td5 2002
Sócio LCP: 0
RTI: 980
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por Fastandfurious »

Eu tb tenho um Disco td5 e é diferente o acelerador responde melhor e o jipe arranca a subir quase ao relanti com 285. O que noto no defender é carregas um bom bocado no acelerador e nada acontece e quando reage desalvora as rpm por ali acima as vezes nao consigo ir com o acelerador estavel pois comeca a solucar... Ah e ambos estao com repro mas em sitios diferentes :D
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por josecamorim »

Fastandfurious Escreveu:Eu tb tenho um Disco td5 e é diferente o acelerador responde melhor e o jipe arranca a subir quase ao relanti com 285. O que noto no defender é carregas um bom bocado no acelerador e nada acontece e quando reage desalvora as rpm por ali acima as vezes nao consigo ir com o acelerador estavel pois comeca a solucar... Ah e ambos estao com repro mas em sitios diferentes :D
Então, mais facilmente tirarás as tuas conclusões e que são que algo está menos bem com o defender. Se no discovery tens um comportamento que te agrada, ele tem que ser rigorosamente igual, senão melhor, no defender. Quer isto dizer que até podes mexer no turbo do defender e até vir a ficar melhor do que o que estás mas, a meu ver, tens de procurar o teu problema noutro lado e por o carro bem, antes de partires para outras coisas.

Abraço
Fastandfurious
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 235
Registado: 07 dez 2010 18:51
Land Rover: Defender90 Td5 2002
Sócio LCP: 0
RTI: 980
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por Fastandfurious »

Tens razão Amorim, talvez seja da repro n sei, já desconfiei de injectores mas o carro tem 80000 era azar a mais, ja mudei o sensor maf, já limpei o map e nada, tou feito ao bife... Será que o AAP está a atrofiar as baixas do jipe?... :bolas:
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por josecamorim »

Fastandfurious Escreveu:Tens razão Amorim, talvez seja da repro n sei, já desconfiei de injectores mas o carro tem 80000 era azar a mais, ja mudei o sensor maf, já limpei o map e nada, tou feito ao bife... Será que o AAP está a atrofiar as baixas do jipe?... :bolas:
A questão é saber se o carro sempre foi assim com a programação ou se ele já esteve porreiro e de repente ficou assim. No primeiro caso então podes apontar para a repro, no segundo caso então terás de procurar noutras coisas...

Injectores não acredito. No td5 injectores e bomba de gasóleo ou trabalham ou não trabalham...não há o trabalham mais ou menos!
Estou um bocado longe senão podia tentar ajudar e fazer umas medições para ver como estavam todas as leituras dos sensores....

Abraço
Fastandfurious
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 235
Registado: 07 dez 2010 18:51
Land Rover: Defender90 Td5 2002
Sócio LCP: 0
RTI: 980
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por Fastandfurious »

Obg na mesma. Vou trocar os sensores um a um com o disco a ver se noto alguma coisa so o acelerador é q é diferente... :(
Avatar do Utilizador
jblobo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 325
Registado: 25 nov 2006 15:43
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi '96
Sócio LCP: 2240
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por jblobo »

Viva!

só para meter veneno, e o que é que me dizem disto:

http://www.ebay.co.uk/itm/251195067044? ... 1423.l2649

:lol:
José Bernardo Lobo
RR Classic ´96
joseblobo@gmail.com
Nazaré
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 163
Registado: 12 fev 2012 23:50
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 ST 2002
RTI: 0
Localização: Abrantes

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por Nazaré »

Por momentos pensei que fosse um daqueles tipo BAS para o Td5 mas esse é para o 300 :-| :thumbup:
Avatar do Utilizador
jblobo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 325
Registado: 25 nov 2006 15:43
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi '96
Sócio LCP: 2240
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por jblobo »

e mais barato do que se vendem ai alguns "originais".... Resta saber se é alguma coisa de jeito!
Alguém interessado em experimentar?
José Bernardo Lobo
RR Classic ´96
joseblobo@gmail.com
Fastandfurious
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 235
Registado: 07 dez 2010 18:51
Land Rover: Defender90 Td5 2002
Sócio LCP: 0
RTI: 980
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Turbo híbrido ou geometria variável para Td5

Mensagem por Fastandfurious »

jblobo Escreveu:Viva!

só para meter veneno, e o que é que me dizem disto:

http://www.ebay.co.uk/itm/251195067044? ... 1423.l2649

:lol:
Fonix o preço da para comprar um motor td5 :D
Responder