Dúvidas: Compra de Defender TD5 HCPU

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
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PMLRFC
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Dúvidas: Compra de Defender TD5 HCPU

Mensagem por PMLRFC »

Como referido na minha apresentação, estamos seriamente a pensar adquirir um Defender HCPU cá para casa. :)

Já fomos ver um exemplar que nos agradou particularmente:

Tem 128.000km e é de Março de 99. Apesar de ter a pintura bastante gasta, especialmente na caixa (que roça o medonho), parece-me mecanicamente sólido. :)


Agora as dúvidas:

-É normal a bomba de gasóleo ser mais barulhenta que a de um carro "normal"?

-É normal o motor ser um pouco morto até encher o turbo?

-É normal a luz do bloqueio do diferencial não apagar quando se desliga o bloqueio? É que durante o test-drive, experimentámos o funcionamento da caixa de transferências. Tudo aparenta estar nos conformes, mas, depois de desligar o bloqueio a luz permaneceu ligada até ao fim do test-drive (uns 3km) e assim ficou. Já li que se a luz não desligar logo que se deve fazer marcha-atrás para desligar. A luz liga quando o bloqueio está fisicamente ligado ou é apenas quando a manete da caixa de transferências está no modo "Diff Lock"?

-Há algumas babas de óleo na zona da caixa. É algo preocupante ou é algo simples e de fácil resolução? :)


Muito obrigado, um abraço! ;)
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Capelo_Td5
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Re: Dúvidas: Compra de Defender TD5 HCPU

Mensagem por Capelo_Td5 »

Boas :)

Antes de mais, parabéns pela escolha.

Vamos ao que interessa:

1º É preciso teres em conta que as HCPU são normalmente utilizadas como viaturas de trabalho, pelo que as suas vidas nem sempre são as "melhores", se é que me faço entender.

2º Os km não são motivo de preocupação, tens de observar é os pontos de ferrugem, pancadas inferiores , etc etc.

Agora em relação à bomba do gasóleo não tou a ver a que barulho te referes, mas no meu não oiço nada fora do normal.

O motor ser amorfo antes do turbo entrar, epá isso pode ser muita coisa. Uma delas é o filtro de ar estar a precisar de ser substituído.

Em relação à luz do bloqueio podem ser duas coisas: Se andas-te com o bloqueio em terreno duro, podes ter provocado stress na transmissão e a mesma ter ficado presa e precisar dos tais 3 km para "soltar". A outra é a alavanca do bloqueio estar a precisar de uma afinação (já me aconteceu num 300 tdi que tive)

O óleo na caixa depende, tanto pode ser indiferente como ser algo mais delicado ;)

Se queres um conselho, tenta arranjar alguém de confiança que perceba de Land Rovers e more perto de ti para te dar uma ajuda na compra :cool:

Espero ter ajudado,

Abraço ;)
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faia
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Re: Dúvidas: Compra de Defender TD5 HCPU

Mensagem por faia »

Um td5 é uma escolha de top , mas tem os seus Qes

O ouvires a bomba , penso ser normal nos defenderes , já ouvi em alguns ela a trabalhar , eu no disco não ouso
A luz encravar acho ser normal , embora 3 km para desligar é um bocado exagerado
O óleo nas caixas é em principio um pouco dispendiosos , pois é preciso retirar as caixas para ratificar as fugas
Eu comprei um disco td5 , com esse problema. Pois disseram-me que era fácil de resolver , mas se fosse hoje , só compra-vá , com desconto para á reparação da mesma pois deixei 750 euros para resolver fugas de óleo

Espero ter ajudado e boa sorte na escolha da maquina
land abraço Camilo faia
PMLRFC
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Re: Dúvidas: Compra de Defender TD5 HCPU

Mensagem por PMLRFC »

Muito obrigado pelas respostas!

A questão é que a luz não desligou. Durante o test-drive parámos, testámos todas as posições da caixa de transferências e andámos uns 10 metros com cada uma. Quando desengrenámos o bloqueio a luz continuou ligada e nunca apagou. Foi uma situação que me preocupou um pouco porque tirando isso não vejo nenhuma preocupação maior.

Eu sei que as HCPU são carros de trabalho, aliás, será um dos fins que lhe queremos dar mas aquela não aparenta ter tido uma vida muito difícil. O chassis está impecável, sem ponta de ferrugem (mesmo nos sítios crónicos) e não tem sinais de TT bruto. O motor trabalha certinho e afinadinho como um TD5 deve ser. Esta HCPU, segundo o dono, foi apenas utilizada para caça e que raramente andou em TT. De facto é isso que aparenta.

A caixa está muito estragada porque não tem um tapete a proteger e o dono diz que teve de transportar uns materiais que riscaram a caixa toda :)

A questão das baixas não sei se não será de mim :lol: Ela não é fraca mas quando o turbo enche há uma grande diferença de andamento, um kick, vá :)
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Re: Dúvidas: Compra de Defender TD5 HCPU

Mensagem por Bichodumatu »

Boas

Quanto à luz do bloqueio não desligar isso é facil de resolver, pode ser mau contacto na válvula do bloqueio, é barato e facil de trocar

O barulho da bomba de gasóleo ouve-se bem, no meu que é comercial e "fechado" ouve-se perfeitamente a funcionar mas apenas quando rodo a chave e antes de pegar

Quanto ao rendimento, o meu anda muito bem mas está reprogramado e nem me lembro de quando não estava, mas isso pode ser necessidade de trocar filtro de combustível, de ar ou até o sensor de massa de ar (experimenta com ele desligado)

Espero ter ajudado

Bom negócio :)
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Capelo_Td5
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Re: Dúvidas: Compra de Defender TD5 HCPU

Mensagem por Capelo_Td5 »

Se ela te aparenta estar assim em tão bom estado e apenas a caixa é que tem mau aspecto é de avançar ;) Não creio que isso do bloqueio seja mais do que o que o amigo Bichodumatu disse, problema que já tive e nem foi preciso trocar, foi apenas afinar.

Em relação à força em baixas, experimenta ver como está o filtro do ar, como te disse e, se te parecer limpo, aí poderá ser o medidor de massa de ar ou o filtro do gasóleo já muito obstruído. Nada que uma boa revisão não resolva :cool:

Um filtro de ar de rendimento (ITG, KN, Unifilter, etc) também te ajuda a ter melhores baixas :D

Boa compra
PMLRFC
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Re: Dúvidas: Compra de Defender TD5 HCPU

Mensagem por PMLRFC »

Muito obrigado pelas respostas!:)

Espero apresentar a máquina em breve ;)
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