boas,
este fim de semana parti o amortecedor trás direito.
É ou era um OME N44 +2".
o meu actual set é composto por molas e amortecedores OME +2" conforme ilustrado na figura seguinte:
Tom o amortecedor partido não sei bem o que fazer, mas sei que não querendo investir muito pretendo apenas substituir os amortecedores traseiros.
Tenho pesquisado e do pouco que vi até agora tomei nota dos seguintes conjuntos:
- OME Nitrocharged Sport;
- Bilstein B6;
- Terrafirma Pro Sport;
Não quero perder cruzamento nem a rigidez em estrada conseguido com o conjunto actual. Se puder melhorar melhor!
Tenho dúvidas por causa do comprimentos dos amortecedores e também por ter montados os apoios rebaixados.
O que deverei pôr: +2", medida de origem, outra? Manter ou tirar os apoios?
Quanto às marcas/modelos indicadas penso que com os OME ficarei com uma situção idêntica à actual, os Bilstein acho que só na medida de origem e os Terrafirma vejo muita gente por aí a falar, uns bem, outros mal...
Sei que há para ai coisas melhores, muito melhores e piores! 7100, 9100, etc estão fora do orçamento para já...
Agradeço comentários e experiências!
já agora podem dar uma espreitadela aqui tb: http://reduttoras.blogspot.pt/2013/01/a ... agora.html
Abraço
João Carreira
Amortecedor partido e agora?
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Re: Amortecedor partido e agora?
Boas,
No meu 90, em tempos parti um amortecedor traseiro.
O conjunto que tinha é de mola e amortecedor OME, sendo que as molas são maiores (penso que +2")que as originais, e os amortecedores seriam na medida de origem ou de pouco diferença.
A solução encontrada na altura e uma vez que também estva satisfeito com o resultado que tinha até ao momento e sem querer fazer investimento grande a opção foi colocar os Nitrocharger Sport Shock, optando na altura por colocar os maiores que estava disponiveis de forma a ter algum cruzamento de eixo, nada de azagerado.
Penso ter ajudado em alguma coisa.
Gil Edgar
No meu 90, em tempos parti um amortecedor traseiro.
O conjunto que tinha é de mola e amortecedor OME, sendo que as molas são maiores (penso que +2")que as originais, e os amortecedores seriam na medida de origem ou de pouco diferença.
A solução encontrada na altura e uma vez que também estva satisfeito com o resultado que tinha até ao momento e sem querer fazer investimento grande a opção foi colocar os Nitrocharger Sport Shock, optando na altura por colocar os maiores que estava disponiveis de forma a ter algum cruzamento de eixo, nada de azagerado.
Penso ter ajudado em alguma coisa.
Gil Edgar
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Re: Amortecedor partido e agora?
BOas Gil,
os Nitro Sport tb me parecem ser a melhor opção neste momento.
os que eu tinha atrás eram os Nitro N44 e segundo sei +2".
ao que me foi dito os Sport são ligeiramente mais duros...
Obrigado pela ajuda!
Abraço
Joao
os Nitro Sport tb me parecem ser a melhor opção neste momento.
os que eu tinha atrás eram os Nitro N44 e segundo sei +2".
ao que me foi dito os Sport são ligeiramente mais duros...
Obrigado pela ajuda!
Abraço
Joao
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Re: Amortecedor partido e agora?
Eu tenho terrafirme prosport + 50 mm molas e amortecedores a cerca de um ano e estou contente se quiseres ve aqui
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 8&start=20
AbraTTo
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Re: Amortecedor partido e agora?
Olá João,
Os N44 são do mesmo tamanho do que os Bilstein B6. Tive-os lado a lado recentemente e são rigorosamente iguais (abertos ou fechados).
Neste momento já não tenho os B6 mas, quando os tinha, os apoios traseiros e torres frontais eram rebaixados 2".
Não sei como a malta faz com os N44/N115 mas os amortecedores não são verdadeiramente +2". As molas tb não o são verdadeiramente e por isso a coisa até nem ficava má...
Resumindo,
Na traseira
a) continuas com N44 mas baixas os apoios traseiros ou,
b) compras os Nitrocharger Sport que são +2". Vais obter um lift entre 45 a 55mm.
Atenção que há duas referências de amortecedores em função da dureza nas molas. Para o teu caso e com as molas 764 deve ser 60038 (tinhas os N44 e os recomendados pela OME para essas molas são os N46)
Agora até há 60038L que ainda são maiores...
Á frente
a) tens o setup correcto segundo a OME
b) se optares pelos Nitrocharger Sport (verdadeiros +2") são a referência 60037 (obténs um lift aprox de 30mm).
Os N44 são do mesmo tamanho do que os Bilstein B6. Tive-os lado a lado recentemente e são rigorosamente iguais (abertos ou fechados).
Neste momento já não tenho os B6 mas, quando os tinha, os apoios traseiros e torres frontais eram rebaixados 2".
Não sei como a malta faz com os N44/N115 mas os amortecedores não são verdadeiramente +2". As molas tb não o são verdadeiramente e por isso a coisa até nem ficava má...
Resumindo,
Na traseira
a) continuas com N44 mas baixas os apoios traseiros ou,
b) compras os Nitrocharger Sport que são +2". Vais obter um lift entre 45 a 55mm.
Atenção que há duas referências de amortecedores em função da dureza nas molas. Para o teu caso e com as molas 764 deve ser 60038 (tinhas os N44 e os recomendados pela OME para essas molas são os N46)
Agora até há 60038L que ainda são maiores...
Á frente
a) tens o setup correcto segundo a OME
b) se optares pelos Nitrocharger Sport (verdadeiros +2") são a referência 60037 (obténs um lift aprox de 30mm).
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Re: Amortecedor partido e agora?
Boas,
obrigado pela tua resposta.
de facto o que me chateia é nos sites das respectivas marcas não haver informação sobre tamanhos... ou pelo menos eu não encontro. e algumas da medidas que encontro não sei se posso confiar nelas pq não sei o que medem
falando dos OME realmente quando montei a suspensão em 2006 reparei que não tinha ganho cruzamento de eixos facto que me levou mais tarde a por uns apoios rebaixados no eixo de trás. mas pelo menos os 5cm ou 2" estavam lá a mais no momento da montagem.
para já só quero mudar atrás pois os amortecedores ainda estão bons, apenas partiu o espigão atrás pq em si esse mesmo amortecedor estava bom.
agora será que há diferença entre os N44 e os Sport 60038/39? é que segundo apurei as medidas aberto/fechado são iguais.
a optar pelos OME será os 60038 mesmo.
hj andei a perguntar preços os OME ficam a 125€ cada, 250€ o par.
e os terrafirma? que têm a dizer em relação a preço /qualidade? estes na motormáquina são a 56€ cata + IVA, ou seja, 137€. é uma diferença boa.
apenas sei que serão mais macios mas em relação a fiabilidade?
estou indeciso entre estes 2... é que o preço dos Terrafirma é imbativel... mas por outro lado não queria perder o que tenho com os OME que considero ser bom para estrada e tb fora.
Abraço
Joao
obrigado pela tua resposta.
de facto o que me chateia é nos sites das respectivas marcas não haver informação sobre tamanhos... ou pelo menos eu não encontro. e algumas da medidas que encontro não sei se posso confiar nelas pq não sei o que medem
falando dos OME realmente quando montei a suspensão em 2006 reparei que não tinha ganho cruzamento de eixos facto que me levou mais tarde a por uns apoios rebaixados no eixo de trás. mas pelo menos os 5cm ou 2" estavam lá a mais no momento da montagem.
para já só quero mudar atrás pois os amortecedores ainda estão bons, apenas partiu o espigão atrás pq em si esse mesmo amortecedor estava bom.
agora será que há diferença entre os N44 e os Sport 60038/39? é que segundo apurei as medidas aberto/fechado são iguais.
a optar pelos OME será os 60038 mesmo.
hj andei a perguntar preços os OME ficam a 125€ cada, 250€ o par.
e os terrafirma? que têm a dizer em relação a preço /qualidade? estes na motormáquina são a 56€ cata + IVA, ou seja, 137€. é uma diferença boa.
apenas sei que serão mais macios mas em relação a fiabilidade?
estou indeciso entre estes 2... é que o preço dos Terrafirma é imbativel... mas por outro lado não queria perder o que tenho com os OME que considero ser bom para estrada e tb fora.
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Re: Amortecedor partido e agora?
Olá
Para veres as dimensões e recomendações da OME vai a https://dl.dropbox.com/u/1472142/OME_AG.pdf
Em relação aos Terrafirma, os primeiros amortecedores que tive no range foram os Prosport +2".
Na altura pareciam-me bons até ter colocado os B6. Depois experimentei durante um tempo uns OME N44 atrás e senti bem a diferença.
Ou seja, Terrafirma é bom, está a um bom preço mas não se compara a B6 ou OME.
Se já tens OME, continua com OME. É o meu conselho.
A mudar, muda tudo e para outros níveis (estou só a falar de amortecedores porque de molas estás bem servido). Mas já sabes, os preços tb são outros...
E aqui entra o Vinnie da Offroad Projects...
Abraço.
Para veres as dimensões e recomendações da OME vai a https://dl.dropbox.com/u/1472142/OME_AG.pdf
Em relação aos Terrafirma, os primeiros amortecedores que tive no range foram os Prosport +2".
Na altura pareciam-me bons até ter colocado os B6. Depois experimentei durante um tempo uns OME N44 atrás e senti bem a diferença.
Ou seja, Terrafirma é bom, está a um bom preço mas não se compara a B6 ou OME.
Se já tens OME, continua com OME. É o meu conselho.
A mudar, muda tudo e para outros níveis (estou só a falar de amortecedores porque de molas estás bem servido). Mas já sabes, os preços tb são outros...
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Re: Amortecedor partido e agora?
Obrigado pelo documento, tb já tinha visto esse mas uma edição de 2011...
Abraço
penso que será essa a minha opção. OME 60038.carvalho Escreveu: Ou seja, Terrafirma é bom, está a um bom preço mas não se compara a B6 ou OME.
Se já tens OME, continua com OME. É o meu conselho.
.
já falei um pouco com ele via face... os 7100,9100 e companhia são realmente outro camp€onato mas para já e para o que continuo a fazer com o defender acho que não compensa o investimento.carvalho Escreveu:A mudar, muda tudo e para outros níveis (estou só a falar de amortecedores porque de molas estás bem servido). Mas já sabes, os preços tb são outros...
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