Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
- Capelo_Td5
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Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
Boas pessoal
Fica aqui este tópico para quem tiver o mesmo problema que eu tive durante muito tempo o conseguir resolver.
Cada vez que queria meter as redutoras tinha de fazer uma força completamente absurda na alavanca, chegando mesmo a ter receio de a partir para fazer avançar a mesma. O movimento estava completamente preso e não fazia o costume: saltar de posição em posição, mas sim arrastar-se num movimento dificil e cansativo. Cheguei a ter de me pôr em pé para conseguir engrenar as redutoras.
Muitas das vezes ao retirar as redutoras a alavanca não fazia todo o percurso para a retaguarda não ficando as "altas" bem engrenadas, o que provocava soluços na transmissão.
Ontem foi a gota de água e hoje de manhã meti as mão ao trabalho: Tirei a borracha das alavancas e desapertei os 4 parafusos da alavanca da caixa de tranferências. Pensei que estaria a precisar de massa de lubrificação, mas qual o meu espanto quando vejo que tinha massa e muita. De qualquer forma injectei massa consistente, para ver se a coisa melhorava. Não melhorou e continuou tudo na mesma.
De seguida pensei que fossem os freios que estão ao lado da caixa, que se vêm por cima ou por baixo do carro e lubrifiqueios com muito Wd40 em várias vezes, esperando 5 mins de cada vez. A alavaca começou a soltar e passados 30 minutos fiquei com a alavanca completamente solta, voltando ao seu estado normal. De seguida engrenei várias vezes todas as posições para espalhar bem o produto. Neste momento basta fazer força com um dedo para engrenar qualquer uma das posições da caixa.
Para finalizar, lubrifiquei com massa consistente à base de lithium todos os freio, a fim de prevenir que venham a calcinar novamente.
De seguida foi só colocar novamente a borracha e enroscar o topo.
Se alguém tiver este problema já sabe o que fazer. Se não se sentirem à vontade para fazer isto e passem por Lisboa, avisem que eu trato do assunto com todo o gosto.
Abraço
Fica aqui este tópico para quem tiver o mesmo problema que eu tive durante muito tempo o conseguir resolver.
Cada vez que queria meter as redutoras tinha de fazer uma força completamente absurda na alavanca, chegando mesmo a ter receio de a partir para fazer avançar a mesma. O movimento estava completamente preso e não fazia o costume: saltar de posição em posição, mas sim arrastar-se num movimento dificil e cansativo. Cheguei a ter de me pôr em pé para conseguir engrenar as redutoras.
Muitas das vezes ao retirar as redutoras a alavanca não fazia todo o percurso para a retaguarda não ficando as "altas" bem engrenadas, o que provocava soluços na transmissão.
Ontem foi a gota de água e hoje de manhã meti as mão ao trabalho: Tirei a borracha das alavancas e desapertei os 4 parafusos da alavanca da caixa de tranferências. Pensei que estaria a precisar de massa de lubrificação, mas qual o meu espanto quando vejo que tinha massa e muita. De qualquer forma injectei massa consistente, para ver se a coisa melhorava. Não melhorou e continuou tudo na mesma.
De seguida pensei que fossem os freios que estão ao lado da caixa, que se vêm por cima ou por baixo do carro e lubrifiqueios com muito Wd40 em várias vezes, esperando 5 mins de cada vez. A alavaca começou a soltar e passados 30 minutos fiquei com a alavanca completamente solta, voltando ao seu estado normal. De seguida engrenei várias vezes todas as posições para espalhar bem o produto. Neste momento basta fazer força com um dedo para engrenar qualquer uma das posições da caixa.
Para finalizar, lubrifiquei com massa consistente à base de lithium todos os freio, a fim de prevenir que venham a calcinar novamente.
De seguida foi só colocar novamente a borracha e enroscar o topo.
Se alguém tiver este problema já sabe o que fazer. Se não se sentirem à vontade para fazer isto e passem por Lisboa, avisem que eu trato do assunto com todo o gosto.
Abraço
- kaka
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
A mim nao me sucede isso o que me acontece e que tenho que andar a procura da posiçao para engrenar e depois para desengrenar o mesmo sera folga ou falta de afinaçao?
AbraTTo
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- mamgo77
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
Boas, sofro desses sintomas, mas tenho um 200tdi, será a mesma coisa?
por acaso não umas fotonites do processo?
cpms
por acaso não umas fotonites do processo?
cpms
- Capelo_Td5
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
Boas amigo mamgo77,mamgo77 Escreveu:Boas, sofro desses sintomas, mas tenho um 200tdi, será a mesma coisa?
por acaso não umas fotonites do processo?
cpms
O processo é exactamente o mesmo e é do mais simples que há Por acaso não tenho fotos mas passo por passo a coisa é assim:
1º - Desenroscas os topos das manetes;
2º - Puxas para cima a borracha isoladora ou fole das alavancas, até sairem por completo;
3º - Vais encontrar na zona da alavanca da caixa de tranferências uma tampa com 4 parafusos (que podes desapertar e injectar massa consistente lá para dentro há vontade);
4º - Do lado direito da caixa vais encontrar uma alavanca que se tiveres dificuldade em identificar basta ligares e desligares o bloqueio uma ou duas vezes que vês logo a mexer.
5º - Nessa alavanca vais encontrar uma ligação a outra alavanca. é precisamente aí que tens de meter Wd-40 à força e esperar 10 minutos;
6º - Passado esse tempo começas a forçar ligeiramente a alavanca para a frente e para trás e vais ver que vai ficando cada vez mais solta. Vai metendo Wd-40 e esperando uns minutos até conseguires meter em todas as posições com suavidade. No meu basta empurrar com 1 dedo e a alavanca passa de posição em posição;
7º - Por fim voltas a montar tudo pelo processo inverso;
8º - Ir para o monte experimentar
Espero ter ajudado
Depois avisa se conseguiste
CumprimenTTos
- FLG
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
Boa dica Capelo_Td5
no meu sempre passaram como manteiga e continua... mas se acontecer já sei o que fazer
no meu sempre passaram como manteiga e continua... mas se acontecer já sei o que fazer
- Capelo_Td5
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
Obrigado caro amigoFLG Escreveu:Boa dica Capelo_Td5
no meu sempre passaram como manteiga e continua... mas se acontecer já sei o que fazer
No meu sempre notei algum atrito, mas começou a piorar cada vez mais até ficar completamente presa.
Penso que nos Discos se torne um pouco mais complicado devido ao plástico que vai até à cubbybox, que impede que se chegue à alavanca de que falo. Já no Defender é preciso enfiar bem a mão para lá chegar.
Mas nada que não se faça numa tarde com calminha
- mamgo77
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
tenho de tentar, desconfio que o problema do meu é mesmo falta de uso, o anterior e único dono antes de mim, usava o defender tipo carro de trabalho, nunca fez monte com ele...
agora que lhe quero dar uso, ele queixa-se..
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- Martimóveis
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
- Capelo_Td5
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
Pois eu já estava como medo que isso me acontecesse também. Felizmente tratei da coisa a tempo. Mas ainda andei uns tempos a adiar.Martimóveis Escreveu:Bem...
a minha está tão presa que até partiu o tirante!!
Deve ser mesmo m#$r$a... vou atacar com o dito wd-40.
É uma coisa relativamente rápida e fácil de tratar.
Se puderes, depois de soltares a alavanca, deixa uma bocado de massa consistente em todos os pontos móveis do sitema de alavancas para prevenir que o mesmo volte a acontecer tão depressa.
Abraço
Apresentação: viewtopic.php?f=19&t=23269
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
Boas!!
O que sucede no meu disco é que o bloqueio consegue ser engrenado mas quando quero por "altas" simplesmente não consigo mover a alavanca ja fiz a minha força toda e de la ela não sai poderá ser resolvido sem ir ao mecânico com WD40?
CumprimenTTos
O que sucede no meu disco é que o bloqueio consegue ser engrenado mas quando quero por "altas" simplesmente não consigo mover a alavanca ja fiz a minha força toda e de la ela não sai poderá ser resolvido sem ir ao mecânico com WD40?
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- Mário Antão
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Re: Alavanca da caixa de transferências presa: A solução
Esta é a melhor parteCapelo_Td5 Escreveu: ... 8º - Ir para o monte experimentar