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Apresentação (em ACTUALIZAÇÃO)

Enviado: 23 mai 2010 22:03
por Cartaxo.TT
Boa Noite,

chamo-me Paulo, tenho 32 anos e moro no Cartaxo. Inscrevi-me aqui no Forum há algumas semanas, ainda nem jipe tinha, mas entretanto as coisas mudaram :D

Comprei um Disco 300tdi de 1995 com 153.000km, de 5 portas pois dá jeito para a familia e totalmente de origem. Digamos que a semana passada estava assim:

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Entretando já fiz umas muitos pequenas alterações:
1. Remoção das protecções das opticas da frente;
2. Remoção dos estribos laterais;
3. Aplicação de piscas brancos;
4. Inicio da substituição do sistema de som;
Como ainda não recebi o livrete, não troquei os pneus pois estou à espera de ver quais as medidas que tras averbadas, mas está na calha a compra de uns INSA TURBO (para começar e dado que não se justifica estar a gastar 700€ :ohnao: nuns BF).
Entretanto e depois de 500km percorridos eis que começam a surgir os primeiros problemas :bolas: :
1. O travão está a funcionar mal, ou seja, o pedal começa a ficar rijo e deixa de accionar os travões. O óleo dos travões é novo e está na quantidade certa, agora ou é problema de alguma bomba, alguma ruptura ou entupimento;
2. Começam a aparecer as primeiras babadelas (o que será). Como não percebo nada de mecânica aqui ficam umas fotos:
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3. Faróis de nevoeiro não acendem;
4. Minimo esquerdo sem corrente;
5. Máximo direito fundido;
6. Limpa parabrisas traseiro sem funcionar;

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 23 mai 2010 22:12
por t_soares
Boas...

Antes de mais te digo que isso é quase tudo muito normal :D

1- Como o óleo de travões foi mudado ( é novo ) provavelmente ficou mal sangrado, ou então tens algum bombite maduro...
2- Provavelmente e pelo pouco que dá para ver vem da junta do cárter.... Facil de resolver :sing:
3-4-5-6 - Não considero um problema ;)

Agora deves tratar dos travões e de resto é botar pra frente e deixar babar s:)

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 23 mai 2010 22:54
por JorgeBento
t_soares Escreveu:Boas...

Antes de mais te digo que isso é quase tudo muito normal

1- Como o óleo de travões foi mudado ( é novo ) provavelmente ficou mal sangrado, ou então tens algum bombite maduro...
2- Provavelmente e pelo pouco que dá para ver vem da junta do cárter.... Facil de resolver
3-4-5-6 - Não considero um problema

Agora deves tratar dos travões e de resto é botar pra frente e deixar babar s:)
Boas

LAmentavelmente nao estou tao optimista como o T Soares...... Oh Soares explica lá essa dos bombitos num disco 300 :ohnao:

TRavoes - Pode ser de facto o circuito estar mal sangrado mas inclino-me mais para a bomba de vacuo a dar o real p...

Babadelas - Ou muito me engano ou para alem da junta do carter que é simples e barata de trocar , tambem me parece que o retentor da cambota já teve melhores dias .... e isto meu caro ..... é caro de trocar , o retentor é coisa para uns 15 € mas a mao de obra para tirar as caixas é coisa para uns 150 €. mas até pode ser que seja so mesmo o carter.... começa por aí


O resto nao é avaria é para te ires entretendo :lol:

JB

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 12:51
por FLG
Seja muito bem vindo Cartaxo.TT

relativamente aos "problemas" da maquina segue as dicas que foram dadas...

o limpa vidro tras/farois nevoeiro pode ser apenas mau contacto nos interruptores... ;)

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 13:13
por Mário Antão
:signbemvindo: ao Fórum :cool:

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 13:56
por Disco300
Bem vindo, a tua máquina parece uma fotocópia do meu, quando estava de origem.

Bem os problemas que relatas, para mim não são problemas, mas sim algo que mais tarde ou mais cedo ia acontecer, sendo o melhor a habituação. Eu sinceramente só me preocupava com a travagem, os restantes devem ser mais contactos e nada mais.

Abraços

Hugo

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 16:52
por t_soares
JorgeBento Escreveu:
t_soares Escreveu:Boas...



Agora deves tratar dos travões e de resto é botar pra frente e deixar babar
Boas

LAmentavelmente nao estou tao optimista como o T Soares...... Oh Soares explica lá essa dos bombitos num disco 300

TRavoes - Pode ser de facto o circuito estar mal sangrado mas inclino-me mais para a bomba de vacuo a dar o real p...

Babadelas - Ou muito me engano ou para alem da junta do carter que é simples e barata de trocar , tambem me parece que o retentor da cambota já teve melhores dias .... e isto meu caro ..... é caro de trocar , o retentor é coisa para uns 15 € mas a mao de obra para tirar as caixas é coisa para uns 150 €. mas até pode ser que seja so mesmo o carter.... começa por aí


O resto nao é avaria é para te ires entretendo :lol:

JB

Eu ja tive 2 bombite de travões que estavam podres e não fechava e o que acontecia era que o pedal ficava duro e o carro nao travava....
Troquei aquilo e ficou bom ;) A não ser que axes que o 300 é diferente do 200 :sing: :D

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 17:02
por JorgeBento
Soares

So podes estar a fazer uma grande confusao, bombites é a "peça" que aciona travoes de tambor a calços.... o teu 300 tem calços e tambores , ou tem discos e pastilhas ???

JB

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 20:46
por t_soares
JorgeBento Escreveu:Soares

So podes estar a fazer uma grande confusao, bombites é a "peça" que aciona travoes de tambor a calços.... o teu 300 tem calços e tambores , ou tem discos e pastilhas ???

JB

:rofl: Estás-me a comer a cabeça toda....

Na minha terra os séries têm cintas e tambores.... os discos têm calços ou pastilhas e discos e onde leva o calço chama-se bombite..... mas aí pros teus lados provavelmente têm nomes diferentes... ;)

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 22:13
por JorgeBento
t_soares Escreveu:
JorgeBento Escreveu:Soares

So podes estar a fazer uma grande confusao, bombites é a "peça" que aciona travoes de tambor a calços.... o teu 300 tem calços e tambores , ou tem discos e pastilhas ???

JB

Estás-me a comer a cabeça toda....

Na minha terra os séries têm cintas e tambores.... os discos têm calços ou pastilhas e discos e onde leva o calço chama-se bombite..... mas aí pros teus lados provavelmente têm nomes diferentes...

Tou-te a comer a cabeça que é como quem diz :rocket:

PAra mim um bombite é isto http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=1677 que os discos não têm e isto é é uma pinça (com N)http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=1587 que é o que os discos têm ... :condom:

JB

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 22:51
por t_soares
[/quote]


PAra mim um bombite é isto http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=1677 que os discos não têm e isto é é uma pinça (com N)http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=1587 que é o que os discos têm ... :condom:

JB[/quote]

:condom: :D

O que chamas de bombite pra mim é bomba de travões... e a pinça realmente é mesmo pinça mas lá dentro tem um ou dois bombites..... isso cá entre nós.... :D ... ja deu pra entender a duvida :sing:

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 22:59
por JorgeBento
Fez-se luz :charro: ......

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 24 mai 2010 23:07
por Djony
Boas!

Antes de mais GRANDA LAND QUE COMPRASTE!!! =D =D eu também tenho um 300 e São os melhores (excepto quando dão problemas! =X ehehe
Quanto ao travão ficar rijo muita atenção à bomba de vácuo, e mantém-te de olho no óleo de motor! a mim sucedeu-me o mesmo!
Boa sorte com o bicho!
Abraço

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 20 ago 2010 23:21
por Cartaxo.TT
Boa Noite,

cá estou eu novamente, ao fim de vários meses, para reapresentar a minha máquina que sofreu algumas rectificações e alterações (poucas) mas que fazem com que apresente um ar um pouco mais agressivo e preparado para andar no mato.

Com o primeiro sintoma de avaria nos travões, e com o carro parado três semanas na oficina, foram feitas as seguintes rectificações:

1. Bomba de vácuo dos travões nova;
2. Bomba de água nova;
3. Correia do alternador nova;
4. Correia do AC nova;
5. Rotulas de direcção novas.

Estou agora a preparar-me para trocar todos os oleos e valvulinas, encontrando-me a procurar o melhor compromisso preço/qualidade, sendo que a troca será realizada por mim ;) . Agradeço a vossa ajuda!

Quanto às alterações, temos o seguinte:

1. Kit de anulação da EGR;
2. Jantes modulares em ferro com offset -30;
3. Pneus InsaTurbo Ranger 235/70/R16;
4. Snorkel home made (com peças da Southdown) ainda por montar;
5. Pequena mexida na bomba ejectora.

Claro que ainda quero trocar as suspensões e molas entre outras coisas, mas para já não tenho mais €€ para gastar

acabo de regressar de uma semana de praia, onde aproveitei para levar o Disco a passear e ver como se comportava em viagem. O resultado foi bastante animador, pois consegui fazer 500km sem qualquer problema aparente

No entanto reparei que não posso ultrapassar os 120km/h pois começa todo a tremer, não sei se motivado pelos pneus, jantes, ou mesmo o conjunto e/ou suspensões. Mas no computo geral foi bastante satisfatório, mesmo com consumos na ordem dos 10l aos 100. Pelo meio, ainda aproveitei para uns passeios pelo mato na zona da Lagoa de Santo André, que apreciei bastante.

Hoje, aproveitei para ir com ele à IPO e qual foi o resultado: CHUMBO!!!!!! . E porque motivo? passo a enumerar:
1. Falta de colete reflector (esquecime de o colocar no carro depois de descarregar as tralhas de viagem)
2. Falta das palas traseiras , Já comprei o jipe sem palas e nunca disseram nada nas IPO anteriores. Hoje sairam-se com esta novidade.

Enfim, tenho um mês para colocar as palas pois o colete está mesmo à minha frente para ir directamente para o Disco.
Agora aqui ficam mais umas fotos, de como está o Disco de momento:
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Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 21 ago 2010 00:20
por FLG
Cartaxo.TT Escreveu:...Estou agora a preparar-me para trocar todos os oleos e valvulinas, encontrando-me a procurar o melhor compromisso preço/qualidade, sendo que a troca será realizada por mim ;)...
Viva Cartaxo.TT

dê aqui uma vista de olhos:
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 33&start=0

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 15 nov 2010 12:49
por Dingo
Bem vindo á mais pura irmandade do mundo , os Discómanos !
Pois ter um Disco é como ter um filho , há o "antes " e "Depois" ...ou seja , o depois é nunca mais estar "sossegado" pois o "puto" pode sempre estar a "preparar " uma :)
Mas que sabe bem estar com um , sabe :cool:
Olha , o meu limpa pára-brisas traseiro não funciona com a porta aberta (do condutor ) o que já me deu para perder uma grade de cervejas ...o mecânico dizia que sim , funcionava , e eu , não , não funcionava...pois abria a porta e sem me sentar , ligava-o e ele népias , não funcionava . O gajo fechava a porta ... e lá se foi a grade de cervejas , aliás merecida.
As babadelas tanto quanto me foi já dado a entender , nestes Discos , são assim como que "normais" ...mas nada como prevenir .
Se precisares de alguma coisa aqui de Seia , apita . E parabéns pelo teu Disco . Estranha-se mas depois entranha-se :ok:

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 04 dez 2010 00:18
por Cartaxo.TT
Boa Noite,

depois de algum tempo de ausencia aqui pelo forum, aqui estou eu a apresentar as mais recentes alterações que estão a ser realizadas.

No que diz respeito à montagem do snorkel, tive que proceder a algumas alterações na tubagem que faz a ligação com a caixa do filtro, pois verifiquei que perdia potencia a partir das 2500 RPM. Já está um pouco melhor, mas mesmo assim vou amanhã fazer mais algumas alterações na montagem e testar novamente.

Coloquei hoje o 300 no meu quintal e comecei por retirar a parte inferior do parachoques frontal (vulgar saia) e vou amanhã montar a minha 1ª prenda de Natal: :)

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e a minha prenda, vinda directamente do Ebay a um preço interessante :D :
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Amanhã vai para o seu lugar, pois hoje já não consegui montá-la dado que a minha oficina é bastante fria :bolas: .Estavam perto de 5º às dez da noite e preferi vir para junto da lareira :cool:

Entretanto já retirei os cantos do parachoques traseiros, e substitui um dos farois traseiros. Estou a substituir os farois do 300 pelos do 200. Mariquices :D

Em seguida, vou mandar vir uma nova suspensão com +5cm e umas molas Heavy Duty, que deverão chegar ainda antes do Natal, espero eu.

Claro que continuo com diversas ideias, mas para as colocar em pratica preciso de €€€ que estão cada vez mais escassos

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 04 dez 2010 10:36
por FLG
Viva Cartaxo.TT

a maquina está a evoluir... :)
Cartaxo.TT Escreveu:...Claro que continuo com diversas ideias, mas para as colocar em pratica preciso de €€€ que estão cada vez mais escassos
Devagar e b€m... :roll:

Re: Apresentação e Primeiros Problemas

Enviado: 04 dez 2010 21:33
por Rlourencinho
se não é indiscrição qual foi esse "preço interessante :D"

Re: Apresentação e Primeiros Problemas (Em ACTUALIZAÇÃO)

Enviado: 05 dez 2010 17:13
por Cartaxo.TT
Boas,

ainda não foi hoje que consegui montar a protecção da barra de direcção. Porquê? Digamos que a mesma não está pensada para quem tem o "mata Vacas" montado :bolas: . Tenho que ir amanhã a um serralheiro para alargar ligeiramente as furações (cerca de 5mm cada) para o lado interior.
se não é indiscrição qual foi esse "preço interessante "
A protecção ficou em cerca de 86€ já com os portes incluidos.

Estaa a contar fazer mais alguns avanços hoje, mas temestado a chover o dia todo nesta terra :mad: