Cabeça do Motor - Junta e Parafusos - Problemas

Discussão sobre Discovery I, II e 3
VaReTaS
master TT
master TT
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0

Cabeça do Motor - Junta e Parafusos - Problemas

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Ontem quando ia de viagem o Disco voltou a pregar-me uma partida e teve que voltar para casa de reboque! :bolas:

Ora bem... vamos aos sintomas que apresenta:

1.º Na viagem saltou a temperatura ao máximo... o tempo suficiente para parar o Disco na auto-estrada ou seja, cerca de 20 seg.)

2.º Estava a sair pressão (e água :x ) pelo tampão do vaso de expansão! Este problema já tinha acontecido no sábado passado, mas pensei que fosse o tampão estragado e já estava a pensar pedir um novo.

3.º Chegado à oficina (um dia a menos de trabalho) estive a ver com o mecânico o que é que se passava com o carro e daí vêm os problemas e as dúvidas.

O Disco depois de aquecer, com o vaso de expansão aberto, em alguns momentos, com o motor acelerado, começa a borbulhar e a deitar o refrigerante fora (mas não o faz sempre), pelo que o mecânico estima que pode ser a junta da cabeça que esteja um bocadinho (??) fissurada e provoca que haja saída de compressão de um dos cilindros para o circuito de refrigeração.

Ora bem, depois de isto, a solução inicial seria levantar a cabeça do Disco e mudar a junta da cabeça, bem como todos os parafusos e, entretanto, verificar o estado da cabeça para confirmar que o problema não está na mesma. Apesar de tudo, parece que não, uma vez que o borbulhar não é excessivo e, por outro lado, não há óleo no líquido refrigerante.

Assim sendo, para "aproveitar" tempo, queria pedir a junta da cabeça para o meu Disco 300, bem como todos os parafusos necessários... uma vez que a mexer-lhe ao menos que o "aperto" seja novo! ;)

O problema é que, por exemplo, no site da Paddock aparece um sem-fim de juntas (com 2 buracos, com 3 buracos, com não sei quantos milímetros e outras com mais não sei quantos milímetros) e não sei qual é que hei-de pedir.

Como se não fosse tudo isto suficiente, o meu Microcat também resolveu que não queria trabalhar, pelo que não consigo verificar os part-numbers de tudo o que possa ser necessário para mudar a junta da cabeça, nem a quantidade de parafusos, nem o tipo de junta, nem nada! :ohnao:

Assim sendo, visto que já comecei a ficar desanimado, a ver que a ida ao Emotions fica complicada e, pior ainda, com o t€€mpo que vou ter que despender no Disco, agradecia que alguém animasse o meu dia e me ajudasse... por favor!!

Que parafusos há que comprar, que quantidades, que junta escolher... que opção tomar?!? Sendo que não estava muito virado para, caso a cabeça do motor esteja bem, comprar uma nova.

Obrigado por tudo!!

Grande LandAbraço
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Re: Cabeça do Motor - Junta e Parafusos - Problemas

Mensagem por mira »

O meu quando começou a deitar a agua fora teve de levar o motor novo..tinha o bloco rachado..mas como o teu é so quando aquece vais ver que não passa da junta..

Quanto á junta a pedir convem falar com o torneiro que te rectifica a culaça pra ver a altura que ele te vai tirar á junta..Normalmente se nunca foi rectificada uma de 2 "moscas" deve servir mas é como eu te disse fala com quem te vai facejar a culaça...

Quanto aos parafusos aquilo é um kit que vem com os parafusos todos..acho que não precisas de pedir à unidade..

Boa sorte e as melhoras pra o Disco..
VaReTaS
master TT
master TT

Mensagem por VaReTaS »

cp 2600 Escreveu:O meu quando começou a deitar a agua fora teve de levar o motor novo..tinha o bloco rachado..mas como o teu é so quando aquece vais ver que não passa da junta..

Quanto á junta a pedir convem falar com o torneiro que te rectifica a culaça pra ver a altura que ele te vai tirar á junta..Normalmente se nunca foi rectificada uma de 2 "moscas" deve servir mas é como eu te disse fala com quem te vai facejar a culaça...

Quanto aos parafusos aquilo é um kit que vem com os parafusos todos..acho que não precisas de pedir à unidade..

Boa sorte e as melhoras pra o Disco..
Boas,

Muito obrigado pela resposta cp 2600.

Mais uma dúvida. A colaça se estiver em condições tem que ser rectificada ou pode ficar tal e como está?!?

É que então antes de pedir a junta é melhor sacar tudo fora e ver como é que está a coisa, certo?!?

Grande LandAbraço
Última edição por VaReTaS em 15 mar 2011 17:08, editado 1 vez no total.
varetas(at)smartnex.net
Imagem
HugoSilva
pleno TT
pleno TT
Registado: 16 ago 2007 03:26
Land Rover: ex-Land Rover Defender 90 300 tdi 4/1994
Sócio LCP: 1724

Mensagem por HugoSilva »

Vai a este link.
Aqui explica como aceder a junta da cabeça num 200tdi acho.
O processo deve de ser o mesmo.
http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=30111

os parafusos da cabeça tem de ser novos, porque eles esticam,,,,
hugosilva39@hotmail.com
NORJIPES 4x4 Power
Hugo Silva 968912128
mira
master TT
master TT
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4

Mensagem por mira »

Eu acho que desde que a junta esteja queimada a culaça levou esqueitamento..logo poderá estar empenada e precisa de ser rectificada e testada a ver se esta fissura..é que em vazio e a olho nu podes não ver mas com pressão e apertada pode estar rachada...

Eu no teu caso pedia pra testar a culaça já que esta fora se fosse necessario rectificar rectificavas se não ao menos a montar sabias que está boa...

e assim sabes que junta comprares..

Espero ter ajudado..

um abraço
RRGarcia
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 out 2010 13:13
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1993
Sócio LCP: 0

Mensagem por RRGarcia »

Viva caro VaReTaS e todos os LandManiacos,

Tal como já foi "dito" o procedimento correcto é desmanchar primeiro para ver realmente a dimensão do estrago e se realmente o caso for o de uma junta da cabeça queimada, a cabeça convêm sempre ser rectificada porque existe sempre um empeno ou desgaste, que pode até nem sempre ser visível a "olho nu"!
Tal como foi também dito a junta a comprar vai depender da quantidade de material que é desbastado/retirado à cabeça, sendo que quanto mais material for retirado à cabeça, maior espessura terá que ter a junta (para poder compensar). Nas juntas quanto maior fôr o n.º de furos/moscas/marcas, maior é a sua espessura, logo, só convém comprar depois de saber quanto é que foi retirado na rectificação da cabeça.
Quanto aos parafusos também já foi dito e bem que têm que ser novos porque os mesmos sofrem deformações que não se coadunam com uma re-utilização.

O que ainda não foi dito (e este é um conselho meu) é que para este trabalho em específico o melhor material a usar é o de origem LAND ROVER, mais pela qualidade da junta, mas, aconselho também a utilização dos parafusos de origem... , poderá haver uma diferença de valores, mas, onde poderás gastar mais, será na mão-de-obra (se não fores tu a fazer) e na rectificação da cabeça, por isso a junta (e até mesmo os parafusos) terá um peso quase irrelevante no total.

Seja como fôr, espero as rápidas melhoras da tua máquina e muitos mais Km's com ela!
Última edição por RRGarcia em 19 mar 2011 10:57, editado 1 vez no total.
acid_crash
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 jul 2008 16:45
Land Rover: Discovery 300TDI '94

Mensagem por acid_crash »

Se ainda não comprou o material, fica aqui o que comprei no ebay para o meu que teve de rectificar a colaça. Aproveitei e meti praticamente tudo que foi junta novo.

Parafusos da cabeça
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... K:MEWNX:IT

Kit de Juntas
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... K:MEWNX:IT

Cumps
LAND ROVER Discovery 300 TDI & s#z#ki Quadsport LT-Z250
VaReTaS
master TT
master TT

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Obrigado a todos pelas respostas.

As ideias que me deixaram eram as que eu já tinha.

Tirar a cabeça fora e levá-la a testar, para ver se está realmente boa ou, caso contrário, pedir uma nova!

Os parafusos também já tinha em mente que os ia pedir, pois não merece a pena estar a meter os velhos que estarão mais do que no "fim-de-vida" :sing:

Por outro lado, os material que meter, neste aspecto (tirando a cabeça caso tenha que meter uma nova), será sempre material original ou OE, porque não vou confiar noutra coisa para o motor... noutro tipo de peças ainda dou o desconto e até opto algumas vezes por material não-original, mas para isto ou leva original ou não leva!! :cool:

Vamos lá ver o que é que me vai sair na rifa... mas só no sábado é que vou ter oportunidade de desmontar tudo para depois levar a cabeça para testar ou rectificar ou (espero bem que não) deitar fora! :vergonha:

Mais uma aventura... agora estou na preparação da lista de peças que terei que encomendar, porque já que vou ter o Disco parado, aproveito para fazer o máximo de coisas possíveis (que os €€€ ainda não esticam) e ver se o ponho na ordem do dia! :roll:

Muito obrigado a todos pelos ânimos e pelas respostas.

Grande LandAbraço
varetas(at)smartnex.net
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas VaReTaS

já tinha respondido a este topico mas pelos vistos não ficou :??

Só me resta desejar boa sort€ com a reparação e uma opTTima rodagem até ao EmoTTions LR... :driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
VaReTaS
master TT
master TT

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Pois bem, eu tenho sempre uma lista de peças que penso vou precisar/comprar (para ir fazendo orçamentos antecipados e saber onde hei-de enfiar o dinheiro :p ) e acho que já tenho os part-numbers de tudo o que pode vir a fazer falta:

NTC6171 - Expansion Tank Cap
PCF101590 - Expansion Tank
STC2801G - Overhaul Gasket Set - Bottom End
STC2802G - Head Gasket Set - Elring
HEADBOLTSETS300TDI - Head Bolt Set - 300TDi (espero bem que sejam os originais)
ERR5262G - Head Gasket 2 Notch - 1,40mm - Elring (a confirmar consoante o estado da cabeça)

e caso a coisa esteja mesmo muito má (que espero bem que nao chegue a este ponto):
uma cabeça de motor completa da Paddock...

LDF500180COM - Complete Cylinder Head - New Style - 300TDI
LVB500220 - Cylinder Head Gasket - New Style - 3 hole

Vamos lá ver no fim-de-semana como é que está a coisa... :vergonha:
FLGFLG Escreveu:Boas VaReTaS

já tinha respondido a este topico mas pelos vistos não ficou :??

Só me resta desejar boa sort€ com a reparação e uma opTTima rodagem até ao EmoTTions LR... :driving:
Espero bem ter o Disco pronto para o Emotions... se não lá se vai o nosso primeiro encontro LR! :?2

Grande LandAbraço
varetas(at)smartnex.net
Imagem
mira
master TT
master TT
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4

Mensagem por mira »

Concordo com tudo ou quase tido que o sr disse...

no que toca ás peças serem de origem eu discordo..

Passo a explicar..quando eu tive o meu problema no motor eu comprei a junta de origem que é de chapa e quando tinha tudo montado estava pior que que sei lá o que.. :yikes: :yikes:

Tive de comprar uma junta da concorrência de Amianto por ser mais flexível...

A junta de chapa é boa para quando rectifica a cabeça(culaça) e o bloco..Pois ao minino empeno do bloco a junta de amianto molda se melhor...

Pelo menos foi a explicação que me deram e até tem uma certa lógica...

Um abraço
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

cp 2600 Escreveu:...Tive de comprar uma junta da concorrência de Amianto por ser mais flexível...
Viva cp 2600

devido as normas ambientais actualmente é proibido utilizar amianto... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
VaReTaS
master TT
master TT

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

O trabalho de reparação da cabeça ainda não começou e já ando a dormir mal só de pensar que vou ter que meter o Discoñol num "cirurgião"!

Ainda andei a pensar vende-lo (uma vez que os €€€ nao andam pela conta em abundância), mas, como diz a "Maria", tenho uma enorme paixão pelo Disco!!

Como de mecânica entendo alguma coisita, mas estou sempre a aprender coisas novas e, apesar de confiar no mecânico "ajudante" que tenho em Salamanca, queria saber o que é que me recomendam mexer, tocar, mudar, verificar, alterar ou analisar ao motor do Disco... é que já que o vou ter parado e vou, pelo menos que lhe faça uma revisão geral e uma reparação decente e generosa (ainda que tentando que não seja demasiado :sing: ).

Assim sendo, agradeço toda e qualquer tipo de ajuda em relação aos pontos cruciais a verificar e a mudar já que o motor vai ser aberto!

Aiiii... :( que até se me rompe o coração!! (e a carteira :ohnao2: )

Grande LandAbraço
varetas(at)smartnex.net
Imagem
mira
master TT
master TT
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4

Mensagem por mira »

FLGFLG Escreveu: Viva

devido as normas ambientais actualmente é proibido utilizar amianto... ;)
Se não amianto e daquelas tipo papel..não sei de que material são feitas... :p
RRGarcia
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 out 2010 13:13
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1993

Mensagem por RRGarcia »

cp 2600 Escreveu:Concordo com tudo ou quase tido que o sr disse... no que toca ás peças serem de origem eu discordo..
Passo a explicar..quando eu tive o meu problema no motor eu comprei a junta de origem que é de chapa e quando tinha tudo montado estava pior que que sei lá o que.. :yikes: :yikes:
Tive de comprar uma junta da concorrência de Amianto por ser mais flexível...
A junta de chapa é boa para quando rectifica a cabeça(culaça) e o bloco..Pois ao minino empeno do bloco a junta de amianto molda se melhor...
Pelo menos foi a explicação que me deram e até tem uma certa lógica...
Um abraço

Viva a todos,

Ora aqui está a prova de que é sempre melhor rectificar a cabeça e se necessário ou possível também o bloco (possível porque pode nenhum deles ter "salvação").
Volto a afirmar que (na minha opinião) para um "trabalho bem feito" é necessário corrigir qualquer imperfeição, seja por empeno, seja por desgaste, em ambas as partes (bloco e cabeça) e usar a junta de origem LAND ROVER, exactamente por ser de um material bem mais resistente que qualquer outro (e capaz de resistir à compressão e calor normais de um motor de combustão interna), para que as imperfeições das peças não sejam colmatadas (temporariamente) por cola de juntas ou silicones que se fundem com a própria junta já de si feita por um material menos resistente... !

Seja como fôr, espero que façam muitos e bons Km's!
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419

Mensagem por vascocostalopes »

Bom dia,

nao mudes a junta sem verificar / rectificar o bloco. Podes voltar a partir a junta.

Um amigo meu teve o mesmo problema num Disco há cerca de um ano atrás, ele nao queria meter uma junta de origem e meteu uma de cobre, um pouco mais grossa, "por causa da compressão" penso eu. Nao percebo muito de mecânica... Ele comprou na Eurojuntas (261 912 026) passo a publicidade.

Foi bem atendido, o senhor de lá deu alguns conselhos e fez uma coisa à maneira. Tá impecável.
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
VaReTaS
master TT
master TT

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Muito obrigado por todas as contribuições.

De facto o que já estou a fazer é verificar a cabeça e o bloco... para assim a coisa ficar em condições e livrar-me de problemas por mais uns tempos! :cool:

Outra coisa, disseram-me que era melhor mudar as borrachas (?!?) das válvulas... alguém os part-numbers disso?!? (E se é realmente necessário....)

Grande LandAbraço
varetas(at)smartnex.net
Imagem