Dilema! Trocar Discovery 300 TDI por um TD5?

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Marcio Silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 nov 2010 02:45
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994 - "Megre"
Ex-Freelander 2.0 Di 1999 (Pais)
Sócio LCP: 2687

Dilema! Trocar Discovery 300 TDI por um TD5?

Mensagem por Marcio Silva »

Olá pessoal!

Encontro-me num dilema e gostaria de conhecer as vossas opiniões...

Para aqueles que já viram a minha página de apresentação, sabem que possuo um Discovery 300TDI de que gosto muito e ao qual tenho bastante apego e estima por ter sido o meu primeiro carro. Mecânicamente é "old school" e isso agrada-me imenso; a possibilidade de lá meter a mão e saber que está tudo dependente de "metal" confere uma óptima sensação de fiabilidade. Já o tenho há cerca de 3 anos e nunca me deixou ficar mal! Além de tudo isso, com 18 aninhos de idade é praticamente um clássico!

No entanto, comprei-o porque na altura precisava urgentemente de um jipe e não tinha dinheiro suficiente para adquirir um TD5, do qual gosto mais estéticamente e a nível de conforto, além de ter 5 portas que são muito mais funcionais.

A ideia original seria preparar o Discovery para expedições e para o manter comigo durante tantos anos quanto pudesse, como aqueles velhotes que têm o mesmo jipe há 50 anos! :)

O dilema reside em decidir se invista na preparação do 300TDI ou se adquira um TD5 e começar as preparações a partir daí.

O meu principal entrave é que acredito que o 300TDI por ser quase exclusivamente "mecânico" e ter pouca electrónica seja mais fiável do que o TD5. Além disso, creio que o 300TDI deve ser melhor em TT do que o TD5 por causa da possibilidade de bloqueio do diferencial central e porque não está dependente do controlo electrónico de tracção. Sei que em certos modelos do TD5 é possível adaptar uma alavanca na caixa de transferências similar ao 300TDI para bloqueio do diferencial central mas o controlo de tracção é algo que me "deixa com o pé atrás". O meu pai tem um Freelander e cada vez que o controlo de tracção é activado... nem sei o que pensar... começa o roncar e parece que isso tira a pica toda da condução.

Em contrapartida, o visual do TD5 deixa-me sempre "babado". As linhas são um refinamento das dos modelos anteriores e um encanto de olhar. E também não me parece que tenha os mesmos problemas com os plásticos interiores do que o 300TDI. Cada vez que vejo um fico com aquela sensação estúpida de ter comprado "a segunda opção" (como aquele pessoal que anda de Porsche Boxster porque não conseguiu comprar o 911! :lol: ). O que me assusta nele é pensar que certamente será um jipe difícil de manter ao longo de muitos anos devido à quantidade de electrónica, o que implicará muito maiores gastos de manutenção em oficinas especializadas.

Sinceramente tenho receio de fazer a troca do meu 300TDI por um TD5 e depois arrepender-me e constatar que fiz a maior asneira da vida porque o meu bichinho está impecável e não encontrarei outro como ele...

Obrigado pelos vossos conselhos!

Um abraço,

Márcio Silva
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419
RTI: 0

Re: Dilema! Trocar Discovery 300 TDI por um TD5?

Mensagem por vascocostalopes »

Não.

(Só li o titulo do topic)
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Faz uma busca no fórum sobre esta temática que vais ler alguns tópicos sobre isto, caso contrário este vai descambar como é normal e vais ter respostas como sim ou não sem sequer lerem e tentarem percebere o teu "dilema"....

Relativamente à electrónica deixo-te um link para ires acompanhando:

https://www.facebook.com/Td5Inside#!/me ... 660&type=1

Este carro em particular,td5, precisa de 3 coisas para funcionar...bomba de gasóleo, sensor da cambota e centralina!! É assim tanta electrónica??

Abraço
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419

Mensagem por vascocostalopes »

josecamorim Escreveu:...

Faz uma busca no fórum sobre esta temática que vais ler alguns tópicos sobre isto, caso contrário este vai descambar como é normal e vais ter respostas como sim ou não sem sequer lerem e tentarem percebere o teu "dilema"....
Eu li todo o "dilema" logicamente, a minha resposta foi para expressar a minha opinião em ton de brincadeira.

Uns defendem os 200/300, outros os Td5, e ainda bem que assim é, senão gostávamos todos do mesmo ;)

Não estou com isto a querer dizer que o 300 é pior/melhor que o Td5, nunca na vida, porque não tem comparação. Apenas acho o 300 mais fiável (em algumas situações) em relação ao Td5.
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Embora seja bastante defensor dos 300 nesta comparação, há uma coisa que pesa sempre! Estarmos satisfeitos com o que temos e sinceramente acho que nunca estarás a 100% enquanto não experimentares pelo menos ter um TD5... :)

Abraço
carlos_simoes
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 set 2006 13:32
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 2579

Mensagem por carlos_simoes »

viva

pois sendo suspeito :) um td5 é outro campeonato.

por acaso até tenho o meu a venda e neste pouco mais precisa de fazer :)

uma parte importante foi trata pela td5inside :)

http://www.standvirtual.com/carros/Land ... /P7333555/

cumps
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Só se fôr troca por troca carlos_simoes ... e mesmo assim :sing:

No caso do meu só aceito a partir de Disco III :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Registado: 18 jan 2012 17:25
Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88"
Sócio LCP: 2548

Mensagem por mikemeneiserPT »

carlos_simoes Escreveu:viva

pois sendo suspeito :) um td5 é outro campeonato.

por acaso até tenho o meu a venda e neste pouco mais precisa de fazer :)

uma parte importante foi trata pela td5inside :)

http://www.standvirtual.com/carros/Land ... /P7333555/

cumps
Qual vai ser agora?
Jordan
master TT
master TT
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438

Mensagem por Jordan »

Pessoalmente, o TD5 é um excelente upgrade :D Só não tenho um, porque não tenho €€€..

Mas reconheço que manter um 300Tdi é mais económico.. Do gastar menos, às peças de manutenção mais baratas e ao mais vasto equipamento para montar..

Também reconheço que com 250€ metes o Td5 com 200cv e para o fazer (se conseguires) no 300Tdi precisas de gastar mais de 1000€€..

Enfim, se me dessem a escolher, TD5 :D (é outro luxo.. AC Auto, Bancos mais confortáveis, melhores acabamentos, portas como deve de ser entre outras :D
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

como eu te compreendo!! o td5 de facto esta muito bem concebido em termos estéticos eu tb ja namorei vários mas depois de ouvir o que me davam pelo dse de 96 :ohnao: :yikes: :mad: depressa desisti, o material é muuuito mais caro por ex. uma cabeça pró 300 custa 500€ com iva e pró td5 são quase 2500€!!!!!! mas o motor.....é outra maquina sem duvida!!! mas só o facto de abrires o capô e só veres plastico é desmoralisante pra quem gosta de um motor á moda antiga!! no 300 electronica só se forem os vidros :lol: no td5 é todo resto....e depois ja se sabe.... ja pra não falar em susp. traseira mais problematica que o p38 :ohnao: mas é o futuro e temos que nos habituar a isso.
nvinagre
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 28 jul 2011 16:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery TD5

Mensagem por nvinagre »

O Td5 parece-me muito mais dinâmico para quem faz dele o carro do dia a dia. O meu quando abro o capô só vejo motor e que motor :D .
Depois de alguns problemas resolvidos é só colocar gasóleo e andar. Neste momento estou no Algarve com mais de 1000 kms feitos e em setembro no Ibérico a fazer uma brincadeiras ;). Mesmo de origem com uns pneus TT e susp. + 2" não compromete em TT pelo contrário.

abraço
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Range Rover VM
Serie III 88"

rp38 Escreveu:como eu te compreendo!! o td5 de facto esta muito bem concebido em termos estéticos eu tb ja namorei vários mas depois de ouvir o que me davam pelo dse de 96 :ohnao: :yikes: :mad: depressa desisti, o material é muuuito mais caro por ex. uma cabeça pró 300 custa 500€ com iva e pró td5 são quase 2500€!!!!!! mas o motor.....é outra maquina sem duvida!!! mas só o facto de abrires o capô e só veres plastico é desmoralisante pra quem gosta de um motor á moda antiga!! no 300 electronica só se forem os vidros :lol: no td5 é todo resto....e depois ja se sabe.... ja pra não falar em susp. traseira mais problematica que o p38 :ohnao: mas é o futuro e temos que nos habituar a isso.
Queres um motor completo por 1000€ ?
Plástico!?!?! só o que tapa a cabeça, de resto é igual...tira e ficas feliz.
Da suspensão...não o tenho há muito tempo, mas não tive problemas, de qq maneira já saiu...
Agora tudo o resto...cada um é que sabe...mas é outra loiça, quando eu chegar ao Algarve, ainda não passas-te o Douro :-)
Última edição por mikemeneiserPT em 16 ago 2012 23:20, editado 1 vez no total.
nvinagre
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 28 jul 2011 16:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery TD5

Mensagem por nvinagre »

Os Engenheiros da LAND ROVER quando evoluem as Máquinas devem saber o que estão a fazer ;)
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

épá não se ponham todos contra mim eu só relatei factos que eu conheço!!um motor usado talvez arranjes por 1000€ sem duvida! mas vai ver o preço de uma cabeça nova ou de umas unidades injectoras mesmo das recondicionadas ja com a entrega das velhas e diz-me!!! o jipe é a evoluçao do outro ,é mais moderno, logo mais caro, obvio!! só que o outro arranja-se com um alicate um martelo e um bocado de arame!! :lol: :lol: (em sentido figurado).
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Range Rover VM
Serie III 88"

sem stress :-)
mas na minha dama ninguem toca :-)
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687

Mensagem por Artur Pinto »

Marcio Silva Escreveu:Olá pessoal!

Encontro-me num dilema e gostaria de conhecer as vossas opiniões...

Para aqueles que já viram a minha página de apresentação, sabem que possuo um Discovery 300TDI de que gosto muito e ao qual tenho bastante apego e estima por ter sido o meu primeiro carro. Mecânicamente é "old school" e isso agrada-me imenso; a possibilidade de lá meter a mão e saber que está tudo dependente de "metal" confere uma óptima sensação de fiabilidade. Já o tenho há cerca de 3 anos e nunca me deixou ficar mal! Além de tudo isso, com 18 aninhos de idade é praticamente um clássico!

No entanto, comprei-o porque na altura precisava urgentemente de um jipe e não tinha dinheiro suficiente para adquirir um TD5, do qual gosto mais estéticamente e a nível de conforto, além de ter 5 portas que são muito mais funcionais.

A ideia original seria preparar o Discovery para expedições e para o manter comigo durante tantos anos quanto pudesse, como aqueles velhotes que têm o mesmo jipe há 50 anos! :)

O dilema reside em decidir se invista na preparação do 300TDI ou se adquira um TD5 e começar as preparações a partir daí.

O meu principal entrave é que acredito que o 300TDI por ser quase exclusivamente "mecânico" e ter pouca electrónica seja mais fiável do que o TD5. Além disso, creio que o 300TDI deve ser melhor em TT do que o TD5 por causa da possibilidade de bloqueio do diferencial central e porque não está dependente do controlo electrónico de tracção. Sei que em certos modelos do TD5 é possível adaptar uma alavanca na caixa de transferências similar ao 300TDI para bloqueio do diferencial central mas o controlo de tracção é algo que me "deixa com o pé atrás". O meu pai tem um Freelander e cada vez que o controlo de tracção é activado... nem sei o que pensar... começa o roncar e parece que isso tira a pica toda da condução.

Em contrapartida, o visual do TD5 deixa-me sempre "babado". As linhas são um refinamento das dos modelos anteriores e um encanto de olhar. E também não me parece que tenha os mesmos problemas com os plásticos interiores do que o 300TDI. Cada vez que vejo um fico com aquela sensação estúpida de ter comprado "a segunda opção" (como aquele pessoal que anda de Porsche Boxster porque não conseguiu comprar o 911! :lol: ). O que me assusta nele é pensar que certamente será um jipe difícil de manter ao longo de muitos anos devido à quantidade de electrónica, o que implicará muito maiores gastos de manutenção em oficinas especializadas.

Sinceramente tenho receio de fazer a troca do meu 300TDI por um TD5 e depois arrepender-me e constatar que fiz a maior asneira da vida porque o meu bichinho está impecável e não encontrarei outro como ele...

Obrigado pelos vossos conselhos!

Um abraço,

Márcio Silva

Boas,
Em tempos eu andava com uma ideia do genero, comprava um 300 e preparava de raiz para não ir encontrando surpresas desagradaveis, mas depois apareceu um grande amigo com o D2 dele.. O conselho dele que já tivera um 300 foi.. achas que vale o investimento num carro para cima de 10 anos já (isto em 2007)? Não é só estetica que tens que pensar, ou mesmo no motor, pois esse é tão ou mais fiavel que um 300, vai depender de como o tratas.. tens a questão da segurança (ABS + TC + ACE + SLS) podes tirar vais ganhar num ponto e perder em muitos outros.. O conforto é diferente, o acabamento interior é diferente e se realmente é para teres o mesmo Land durante 50 anos acho que isso é importante também.. Acabei por comprar um td5 e em vez de comecar a preparar logo fui lendo e estudando as melhores soluções, enquanto juntava dinheiro. Este ano penso conseguir arranja-lo como quero, ou talvez não pois vai haver sempre aquele extra que vamos querer meter, não fosse este o nosso vicio. :crazy: Aconselho-te um td5 não porque tenha um, mas porque já tive a mesma duvida que tu.. hoje digo obrigado ao Rui, por me ter deixado conduzir o disco dele que me fez mudar de ideias :cool:
carlos_simoes
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 set 2006 13:32
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 2579

Mensagem por carlos_simoes »

ahahahahhahahahahah FLG tens de ir para o standup comedy. troca por troca. pode ser o meu pelo dele e ainda mais dinheiro ;)

e quanto a problemas de suspensão... troquem os balões e não andem com balões de 10 anos e troquem o filtro do compressor (coisa que a maior parte das pessoas nem sabe que esta la) e não têm problemas de suspensão.

quanto ao resto... pois... tou com o artur pinto. vá conduzir um com uma boa repro e depois venham-me cá falar de um 300. tá bem.....

cumps
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Mensagem por cconst »

Como tudo na vida, depende muito das prioridades, função e dinheiro.

Se fosse eu:
* Se for carro para andar no dia a dia, ponderaria muito o TD5;
* TT (passeios e expedições) teria a dúvida entre o 200 e o 300...

Como eu queria um TT para me divertir, optei pela segunda opção: um 300 Tdi pela sua estética. Valores mais em conta, mecanica mais simples, peças a preço acessível, conforto QB (um dia de passeio no montte não faz grande mossa). Agora que o tenho, até era gajo para andar nele todos os dias, mas confesso que o faria apenas porque gosto mesmo muito do Disco... (nunca pensei gostar tanto :crazy: ).

Aqui e em como tudo na vida é uma questão muito pessoal e em caso de dúvida, ACHO que não deves olhar para a razão. Se o fizeres, daqui a uns tempos vais andar a pensar "e se tivesse..." e pouco depois vais certamente gastar dinheiro para refazer a opção.

Eu, com o meu 300 Tdi sou feliz. Quando vou ao monte (com ele original - apenas com uns 235/70R16 mistos) sou feliz... gosto mesmo dele apesar dos seus traços de personalidade (tablier e forra do tejadilho) :rofl:

ah! e tem outra coisa: eu tinha pena de ir par ao monte com um disco TD5... E tinha ainda mais pena se fosse com um RRC (a minha paixao...)

Enfim...
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Range Rover VM
Serie III 88"

Boas

tb vou ter muita pena de ir com o Disco2 TD5 para o monte :D
preferia mesmo um Defender, mas como alem de monte tem que fazer uma serie de coisas mais, teve que ser o TD5
quando comecei a pensar em comprar (os posts andam por aí espelhados, demorei meses até decidir), era um "RR de estrada" P38, mas depressa me apercebi que não era isso que queria.
acabei por decidir-me por um 300, pois não queria gastar mais do que 5000/6000€
começou a senda de procura de um 300, vi tantos que já nem me lembro, mas em condições...era dificil
na semana em que decidi comprar dirigi-me ao norte, onde há carros com fartura e fui novamente rever os 3 eleitos
quase tinha o negócio feito quando de repente me aparece um Disco2 TD5 por 6950€
foi fácil fazer a escolha :cool:
vperes
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 jul 2012 09:26
Land Rover: Range Rover P38A
Ex LR Freelander TD4
Ex LR Discovery 300
Sócio LCP: 2601

Mensagem por vperes »

Eh eh eh
Quer-me parecer que se tinhas um dilema ao ínicio, depois de tantos posts estarás porventura ainda com mais dúvidas.
Trocar o certo pelo incerto não costuma ser boa ideia, ou seja se estás bem com o 300 porquê mudar?
Pondera se de facto o uso que lhe vais dar justifica a troca. Eu pessoalmente não o faria. Não porque não ache o TD5 superior ao meu 300, mas como tenho o 300 para uso maioritario fora de estrada e sendo o 3º carro da casa não justificava a mudança. Tens também a manutenção e desgaste. Ambos têm manutenção ( óbvio ) mas o TD5 tem mais coisas para estragar, e eu sou daqueles que ainda acha que para TT quanto mais simples for a mecanica, melhor.
Fica mais uma opinião para te baralhar. :-)