Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Discussão sobre Discovery I, II e 3
medias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 01 set 2012 15:46
Land Rover: Discovery Td5 - 2000
RTI: 0
Localização: Lisboa

Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por medias »

Boas,

Ultimamente tem acontecido no Discovery Td5 de 2000, quando lido a ignição e depois da resistencia apagar e até colocar o motor a trabalhar voltam a acender estas 2 luzes da suspensão, e só apagam depois do motor começar a trabalhar, alguém sabe o que será isto? Tenho a suspensão pneumática toda de origem, a suspensão sobe e desce normalmente. Isto acontece se o carro estiver parado durante algumas horas, se o desligar pouco tempo estas luzes não voltam a acender.

Abraço,
Machado
Imagem
Avatar do Utilizador
JEMir
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 121
Registado: 18 jun 2010 12:13
Land Rover: Discovery Series II (TD5) 1999
Sócio LCP: 0

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por JEMir »

Como é que está a carga da bateria? Essas ECUs (ACE e SLABS) efectuam vários testes antes da ignição e uma bateria cuja carga não esteja boa pode provocar o registo de erros não existentes.

Se a bateria estiver ok, o passo seguinte é ler as ECUs e procurar que erro está registado.
medias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 01 set 2012 15:46
Land Rover: Discovery Td5 - 2000
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por medias »

Boas,

Pois a carga da bateria não sei, já tem alguns anos não sei quantos, mas o carro pega bem.

M
Avatar do Utilizador
JEMir
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 121
Registado: 18 jun 2010 12:13
Land Rover: Discovery Series II (TD5) 1999
Sócio LCP: 0

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por JEMir »

medias Escreveu:Boas,

Pois a carga da bateria não sei, já tem alguns anos não sei quantos, mas o carro pega bem.

M
Acredito, mas quando a minha última bateria começou a não carregar convenientemente também me apareciam algumas "luzes de natal". Se possível meça a voltagem (com o LR desligado), e se a mesma for menor que 12V a bateria não consegue manter a carga (isto se andar frequentemente). Com o motor ligado - alternador a trabalhar - tem de ter mais que 14V.

Também pode fazer outro teste: com um par de cabos ligue outra bateria (como se precisa-se de um "encosto") que saiba estar em condições. Se, quando passar para a posição II (sem ligar o motor), as luzes se apagarem está visto o que é. Senão só fazendo diagnóstico.

Inclino-me para a questão da carga da bateria porque indica que se o desligar pouco tempo não lhe acontece.
Avatar do Utilizador
AMR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 443
Registado: 03 set 2009 02:15
Land Rover: Discovery Td5 1999 NnN (Iron Disco!)
Sócio LCP: 2276
Localização: Lavra, Matosinhos

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por AMR »

Na minha opinião tens um balão furado e isso é o carro a nivelar antes de o ligares.
Vê por exemplo se isso com a porta aberta tem o mesmo comportamento.

O meu neste momento está assim. Tenho um balão com fuga lenta. é algo a resolver logo que possível, por causa do compressor / risco de incendio do mesmo.
Só faz isso quando fica parado algum tempo e perde algum ar.

Cumps
Amr
Imagem
Avatar do Utilizador
ManuelFRSilva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 762
Registado: 24 ago 2012 15:30
Land Rover: Discovery 2 TD5 1999
Sócio LCP: 2644
RTI: 0
Localização: Braga

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por ManuelFRSilva »

AMR Escreveu:Na minha opinião tens um balão furado e isso é o carro a nivelar antes de o ligares.
Vê por exemplo se isso com a porta aberta tem o mesmo comportamento.

O meu neste momento está assim. Tenho um balão com fuga lenta. é algo a resolver logo que possível, por causa do compressor / risco de incendio do mesmo.
Só faz isso quando fica parado algum tempo e perde algum ar.

Cumps
Amr
Aconteceu-me o mesmo mas era uma fuga lenta ou o balão "cansado" se é que isso existe! a verdade é que depois de o trocar nunca mais tive o problema...até à próxima hehehehe!

Boa sorte,
Land Abraço,
Manuel
Land Abraços,
Manuel Silva nº: 2644
Apresentação e updates: viewtopic.php?f=19&t=23887
Representante de Braga dos Landmaníacos do Minho: viewforum.php?f=91
Do sonho à realidade:
Imagem
Avatar do Utilizador
DanielReis
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 01 abr 2012 14:12
Land Rover: Discovery II, TD5
RTI: 0
Localização: Ourém, Santarém

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por DanielReis »

Boas pessoal. É estranho o meu tem exactamente o mesmo comportamento, mas nunca dei por nenhuma avaria. Sempre pensei que fosse apenas o carro a autonivelar. Porque assim que desligamos o carro, apos algum tempo ele por si ouço e veijo a baixar de repente. Pensei que isto fosse como o range rover em que tem uma posiçao para ajudar a entrar mais facilmente no carro. Abraço a todos
Avatar do Utilizador
JEMir
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 121
Registado: 18 jun 2010 12:13
Land Rover: Discovery Series II (TD5) 1999
Sócio LCP: 0

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por JEMir »

Opa... vi mal da 1a vez. Troquei o indicador do auto-nivelamento pela do ACE. :(

Mas algo se passa aí. Nada melhor do que fazer diagnóstico à SLABS.
Se necessário posso ajudar pois tenho Nanocom para o Disco2. Quanto ao nivelar é estranho porque com o motor desligado só pode baixar pois o compressor só liga com o motor ligado. E se tiver um furo já estará mais vazio.
Avatar do Utilizador
DanielReis
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 01 abr 2012 14:12
Land Rover: Discovery II, TD5
RTI: 0
Localização: Ourém, Santarém

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por DanielReis »

Quando paro o carro, desligo o motor e ele passado 1 minuto baixa, houve-se mesmo a descompressão. Quando ligo o carro passado algumas horas segue-se esse acontecimento. Mas ate hoje, tenho o carro a cerca de 2 anos e nao tem dado qualquer tipo de problema a esse nível. O :evil: seja surdo :D
Avatar do Utilizador
AMR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 443
Registado: 03 set 2009 02:15
Land Rover: Discovery Td5 1999 NnN (Iron Disco!)
Sócio LCP: 2276
Localização: Lavra, Matosinhos

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por AMR »

DanielReis Escreveu:Quando paro o carro, desligo o motor e ele passado 1 minuto baixa, houve-se mesmo a descompressão. Quando ligo o carro passado algumas horas segue-se esse acontecimento. Mas ate hoje, tenho o carro a cerca de 2 anos e nao tem dado qualquer tipo de problema a esse nível. O :evil: seja surdo :D
é surdo é... põem-te a dizer que não tens problemas e vais ver a sorte!
:lol:

É preciso é ter cuidado com os balões furados porque fazem o compressor trabalhar de mais e em consequência aumentar o risco de incendio... na minha opinião o facto de parado não perder ar não quer dizer que em andamento não perca é muito mais... eu vou trocar o segundo balão a um disco de 1999, acho uma boa media.... eu troco por balões usados e baratos sem furo e sempre marca LAND ROVER.

Amr
Imagem
medias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 01 set 2012 15:46
Land Rover: Discovery Td5 - 2000
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por medias »

Qual é a forma mais eficaz para saber se o balão ou o sistema está a perder ar? Aparentemente o carro está sempre com a mesma altura, embora quando coloco o carro a trabalhar o compressor costuma trabalhar durante alguns segundos !

M
medias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 01 set 2012 15:46
Land Rover: Discovery Td5 - 2000
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por medias »

Tenho reparado, e as luzes acendem quer a porta esteja aberta ou fechada.

Qual é a forma mais eficaz para saber se o balão ou o sistema está a perder ar?

M
medias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 01 set 2012 15:46
Land Rover: Discovery Td5 - 2000
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por medias »

Boas,

Coloquei uma bateria nova e continua com o mesmo problema, as luzes amarelas voltam a acender quando ligo a chave, antes de ligar da ignição, será mesmo algum balão, sensores? Há alguma forma para eu ver se algum balão está furado?

Abraço,
Machado
Avatar do Utilizador
1183
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 835
Registado: 04 set 2005 20:08
Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero)
Sócio LCP: 1183
Localização: Ílhavo > Oliveira do Hospital > Matosinhos

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por 1183 »

medias Escreveu:Qual é a forma mais eficaz para saber se o balão ou o sistema está a perder ar? Aparentemente o carro está sempre com a mesma altura, embora quando coloco o carro a trabalhar o compressor costuma trabalhar durante alguns segundos !

M
Pela descrição, quase aposto num balão com fuga, se for o caso, provoca sobrecarga no compressor, e isso sim, fica mais caro.

Para tirar as dúvidas, prepara um borrifador com uma mistura de água e detergente da louça e borrifa os balões, se tiver fuga, começa a borbulhar.
Caso não notes na posição normal, repete na posição mais alta, o facto de mudar de posição poe ajudar a esconder ou desmascarar uma eventual fuga.

Espero ter ajudado.
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
ManuelFRSilva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 762
Registado: 24 ago 2012 15:30
Land Rover: Discovery 2 TD5 1999
Sócio LCP: 2644
RTI: 0
Localização: Braga

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por ManuelFRSilva »

Estou aqui na serra da estrela e ontem a noite aconteceu-me o mesmo ligou-se essa luz em andamento...foi a 1x que ligou em andamento!

Como ja tou calejado no sistema dos balões do D2 deixei-me andar uns metros a tentar compreender o comportamento do menino!

Moral só podia ser do compressor não ligar e injetar ar nos balões.

Liguei e desliguei o carro e manteve-se o problema. Uma ideia que tive e aconselho é verificar os dizíveis e reles a frente do sistema ;)

Deixei o menino repousar umas horas e voltei a pegar nele e ja se funcionou denovo, mas aconselho a verificar tudo antes de assumir que é compressor ou balões!

Land abraço
Land Abraços,
Manuel Silva nº: 2644
Apresentação e updates: viewtopic.php?f=19&t=23887
Representante de Braga dos Landmaníacos do Minho: viewforum.php?f=91
Do sonho à realidade:
Imagem
Avatar do Utilizador
1183
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 835
Registado: 04 set 2005 20:08
Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero)
Sócio LCP: 1183
Localização: Ílhavo > Oliveira do Hospital > Matosinhos

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por 1183 »

ManuelFRSilva Escreveu:Estou aqui na serra da estrela e ontem a noite aconteceu-me o mesmo ligou-se essa luz em andamento...foi a 1x que ligou em andamento!

Como ja tou calejado no sistema dos balões do D2 deixei-me andar uns metros a tentar compreender o comportamento do menino!

Moral só podia ser do compressor não ligar e injetar ar nos balões.

Liguei e desliguei o carro e manteve-se o problema. Uma ideia que tive e aconselho é verificar os dizíveis e reles a frente do sistema ;)

Deixei o menino repousar umas horas e voltei a pegar nele e ja se funcionou denovo, mas aconselho a verificar tudo antes de assumir que é compressor ou balões!

Land abraço
O meu compressor começou assim, primeiro raramente, depois foi aumentando a frequência...

Por acaso ou talvez não, antes disso tinha furado um balão e demorei a diagnosticar e a trocar, pode ter sido coincidencia ou não, daí que aconselho a verificar os balões ao menor sinal.
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
ManuelFRSilva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 762
Registado: 24 ago 2012 15:30
Land Rover: Discovery 2 TD5 1999
Sócio LCP: 2644
RTI: 0
Localização: Braga

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por ManuelFRSilva »

1183 Escreveu: O meu compressor começou assim, primeiro raramente, depois foi aumentando a frequência...

Por acaso ou talvez não, antes disso tinha furado um balão e demorei a diagnosticar e a trocar, pode ter sido coincidencia ou não, daí que aconselho a verificar os balões ao menor sinal.

Como disse já tou calejado! até balões suplentes originais tenho guardados para substituir mal aconteça algum problema!

O mal é se for como este ultimo fim de semana, que só estava a 250km de onde estes estavam (em casa). Fora colocar-los!

Obrigado pela indicação disso do compressor! sempre tinha ouvido falar que deixava de trabalhar e prontos, toca a substituir!....

Pelos vistos devia ser da humidade ou frio, lá verifiquei tudo e voltou a trabalhar impec!....Constipou-se! :P

Na semana passada foram +-900km e no fim de semana com 6 pessoas e malas! até por monte andei!

É uma máquina! ehhehee

Land Abraço,
Manuel
LMMinho
Land Abraços,
Manuel Silva nº: 2644
Apresentação e updates: viewtopic.php?f=19&t=23887
Representante de Braga dos Landmaníacos do Minho: viewforum.php?f=91
Do sonho à realidade:
Imagem
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por tomcat »

ManuelFRSilva Escreveu: ....
Pelos vistos devia ser da humidade ou frio, lá verifiquei tudo e voltou a trabalhar impec!....Constipou-se! :P
Não conheço o vosso sistema (D2), mas no P38A há um desumidificador no sistema.....
E que normalmente nunca é mudado.....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
ManuelFRSilva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 762
Registado: 24 ago 2012 15:30
Land Rover: Discovery 2 TD5 1999
Sócio LCP: 2644
RTI: 0
Localização: Braga

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por ManuelFRSilva »

tomcat Escreveu: Não conheço o vosso sistema (D2), mas no P38A há um desumidificador no sistema.....
E que normalmente nunca é mudado.....
Mas para o sistema da suspensão? ou aquele do combustível?

Land Abraço,
Manuel
LMMinho
Land Abraços,
Manuel Silva nº: 2644
Apresentação e updates: viewtopic.php?f=19&t=23887
Representante de Braga dos Landmaníacos do Minho: viewforum.php?f=91
Do sonho à realidade:
Imagem
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Discovery Td5 - Luzes suspensão amarelas acendem !!

Mensagem por tomcat »

ManuelFRSilva Escreveu:
Mas para o sistema da suspensão? ou aquele do combustível?

Land Abraço,
Manuel
LMMinho
Sim Manuel, para a suspensão. ;)

No caso do P38A, "mistela" ou "pó " no bloco de válvulas é sinal que tem que ser mudado....

Mas a verdade, é que no P38A o sistema foi desenvolvido para um sobe e desce mais requisitado, posição de acesso, posição de auto estrada... e são 4 balões.

(Comentei apenas por "erro" ter surgido com o frio e ter desaparecido...)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Responder