travoes a fundo...

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

travoes a fundo...

Mensagem por nuno_fpinto »

Boas pessoal,

tenho um problema desde que comprei a mquina, que de vez em quando me acontece, que me deixa um pouco preocupado. Ja isolei mais ou menos quando acontece, mas gostaria de tentar perceber pq. Já pesquisei em varios foruns e só no Range rovers net encontrei alguem com um problema semelhante mas que nao se soube soluçao....

O que me acontece é que quando por vezes travo ao de leve so para reduzir velocidade e ao mesmo tempo que por exemplo uma roda perde traçao, por exemplo a passar uma lomba, o range trava a fundo. Penso que sao as rodas de tras que bloqueiam....quando isso acontece, acendem as luzes do abs e do controlo de traçao....umas vezes da mesmo erro de traçao outras so acende as luzes e logo apaga........depois da travagem a fundo continuo a andar normalmente....

O que isto pode ser....será que é relacionado com o controlo de traçao? sera a ECU ? será o modulador ?...Uma das primeiras coisas que fiz qunado comprei o gigantone foi trocar o acumulador..pq tinha os tres amigos....mas nunca sangrei os travoes.....será ar no sistema, poderá causar isto ? Mas ao mesmo tempo o jipe trava bem o pedal esta bom, ja precisei de travar a fundo e o ABS funcionou sempre.......

Já li e reli posts, raves, etc etc, mas estou sem ideias...vou falar nisto ao meu mecanico.....mas nao sei se ele vai saber resolver este problema.....isto pq na minha cabeça eu ja tou a pensar que deve ser algo complicado :P

Ideias sao bem vindas ....
Avatar do Utilizador
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 980
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468
RTI: 0
Localização: Águas Santas - Maia

Re: travoes a fundo...

Mensagem por Nitrous »

Gostava de ajudar, mas realmente não faço a mínima ideia.

Mas já tive no meu seat de serviço uma situação idêntica. No meu caso precisei de abrandar na auto estrada e para isso toquei ao de leve no travão. De repente o carro trava de tal modo forte que o cinto teve de fazer o seu papel, a minha sorte foi não vir ninguém atrás, pois para além do acidente iria ser complicado explicar porque travei daquela maneira.

No concessionário não foi detectada qualquer anomalia, como é habitual, mas fizeram uma actualização do software e até hoje não voltou a acontecer.
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: travoes a fundo...

Mensagem por mpblue »

Boas:

Quando comprei o meu, o ABS vinha com erros acumulados na centralina (isto apesar de quando se punha o RR a funcionar as luzes apagarem). Existe uma função qualquer na luz do ABS que te permite descobrir se a centralina tem erros ou não, já não me lembro como era (acho que quando ligava a luz do ABS piscava por uns instantes).

Sempre que subia ou descia um passeio, a luz do ABS acendia e ficava acessa. Para apagar a dita, tinha que desligar o RR e voltar a ligar, a luz apagava-se.

O que fiz, foi tirar as sondas do ABS todas (do sitio e na ficha), fiz uma limpeza geral aos sensores e fichas, e voltei a instalar tudo. Depois limpei os erros, e nunca mais tive nada.

Puderá ser uma sonda do ABS que está a ler mal (por não estar a distancia correcta), e logo baralha a centralina. Experimenta empurrar os sensores de ABS para baixo com a mão. Eles têm um batente que limita, pelo que se vires que algum está mais levantado, é por que não está bem, e logo pode baralhar o sistema todo...

Nesta foto podes ver o sensor na parte superior (esta foto foi tirada sem o disco e maxilas de travão no sitio):
Imagem

Existe uma peça de cobre que por vezes tem um desgaste acentuado, e depois não consegue manter o sensor no sitio, e são baratas...
Imagem
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

Re: travoes a fundo...

Mensagem por nuno_fpinto »

PReis Escreveu:Gostava de ajudar, mas realmente não faço a mínima ideia.

Mas já tive no meu seat de serviço uma situação idêntica. No meu caso precisei de abrandar na auto estrada e para isso toquei ao de leve no travão. De repente o carro trava de tal modo forte que o cinto teve de fazer o seu papel, a minha sorte foi não vir ninguém atrás, pois para além do acidente iria ser complicado explicar porque travei daquela maneira.

No concessionário não foi detectada qualquer anomalia, como é habitual, mas fizeram uma actualização do software e até hoje não voltou a acontecer.
Boas,

precisamente, .....normalmente o cinto no meu caso tb feito o seu papel, mas uma das coisas que reparei, ou pelo menos até hoje me aconteceu, é ser sempre a velocidades até uns 50 km\h acima disso, nunca me aconteceu....e penso que por exemplo o TC so funciona até mais ou menos essa velocidade, dai a minha inclinação a ser um problema relacionado com o ABS\TC.

Mpblue.....touché...

Eu tive a ler penso que no RAVE que o comportamento normal da luz do ABS, é quando ligamos, ela Acende e Apaga, depois acende e fica fixa até aos 7 km\h quando apaga de vez.....
Quando acende e fica acesa.....apesar de apagar depois dos 7 km\h é pq tem erros registados na centralina. Ora o meu sempre me lembro de ter este comportamento, quando dou à chave ela fica acesa e apaga após os 7 km\h, não faz aquele check do acende -> apaga ->acende, o que me leva a crer que tenho tb erros acumulados na centralina.
Se isso estará relacionado com o problema em questão tb nao sei....uma vez que apesar dos erros q possam la estar a luz apaga e o ABS tem estado a funcionar como deve de ser, pq ja tive de o usar algumas vezes e sinto o pulsar debaixo do pedal.

Não tenho maquina para ler os erros do abs, tenho de perguntar ao meu mecanico se a maquina dele lê...Ele em tempos já me disse que a maquina dele lia tudo... o que eu duvido é que leia os nossos bichos.

Pois tb já me lembrei de que pudesse ser um sensor.....mas como de travoes nao percebo muito, ainda nao tive coragem para me meter a ver....mas vou ver se consigo fazer esse check que recomendas ;) O sensor é só encaixado ? Tenho de ver no Rave..

Será que o facto de um impacto, que é quando o problema acontece, o sensor nao estar bem preso, mover-se no momento do impacto, junto com o facto de estar a carregar levemente no pedal, ao mesmo tempo. Penso que o TC é que poderá ter influencia neste caso, uma vez que pelo que li, o TC manda Travar a roda, ao invés do ABS, que manda libertar, isto em linguagem de travoes :dance: . Neste caso penso que o TC, por intermedio do sensor, indica perda de tracao, o que faz que a centralina Mande bloquear a\as rodas, a questão é que os bloqueios supostamente do TC deveriam ser de Bloqueia liberta, em fraçoes de segundo, penso eu de que, não um full lock às rodas.....mas penso que poderá ser por aí....um sensor...tenho de ver.
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: travoes a fundo...

Mensagem por tomcat »

nuno_fpinto Escreveu: ...
O que isto pode ser....será que é relacionado com o controlo de traçao? sera a ECU ? será o modulador ?...Uma das primeiras coisas que fiz qunado comprei o gigantone foi trocar o acumulador..pq tinha os tres amigos....mas nunca sangrei os travoes.....será ar no sistema, poderá causar isto ? Mas ao mesmo tempo o jipe trava bem o pedal esta bom, ja precisei de travar a fundo e o ABS funcionou sempre.......
...
Olá Nuno,

Em relação ao teu problema, não te posso ajudar.

O que te posso dizer é que faças pelo menos o sangramento no modulador:
Eu desde que comprei o RR (há 3 anos), apesar dele travar "bem", sempre achei a travagem "mole", também mudei o acumulador, pedi para sangrar os travões, mudei pastilhas atrás e recentemente discos e pastilhas a frente.
Perguntei ao mecânico (que já trabalhou na LR) se ele tinha sangrado o modulor? a resposta foi não!!!! (não gostei)....

Há uns tempos para cá, tinha vindo a notar, que por vezes ao travar, ouvia um barulho ligado a travagem ( ou seja relacionado com bomba ou o modulador).
Ainda ponderei que fosse as anilhas http://www.rangerovers.net/forum/viewto ... =3&t=23569

Dado a outro stress, na passada quarta-feira, encontrei no porta luvas do RR o procedimento correcto para sangrar os travões que tinha impresso há 2 anos.
Resolvi eu próprio fazer o sangramento de pelo menos o do "master", qual é o meu espanto que em silencio absoluto, ao desapertar começo a ouvir um silvo que só desapareceu quando começou a surgir óleo, ou seja tinha AR.
Ponho o RR a trabalhar, bombeio e estrada..... que diferença... quer na dureza/sensibilidade do travão, quer sobretudo na eficácia.
O barulho que ouvia, desapareceu e quase que aposto que a bomba demora mais tempo a ligar.

Assim que tiver oportunidade, vou fazer o restante.

Pelo que avança já com isso e podes fazer tu mesmo, necessitas (a cautela DOT4) e uma chave de bocas nº 11, tens aqui o procedimento : http://www.rangerovers.net/maintenance/brakebleed4.html
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

Re: travoes a fundo...

Mensagem por nuno_fpinto »

Pois é.....não me admiro q quando troquei o acumulador, tenha entrado ar....., nada nada o procedimento recomenda sangrar os travoes...O problema que tenho até pode nem estar relacionado, mas mal nao faz...O Range também levou pastilhas atrás no mes passado, mas este problema já vem muito de trás.

Como o P38 tem de ir à oficina trocar uma BallJoint, se calhar peço ao mecanico para me ver isso, não sei se me aventuro sozinho a mexer nos travoes....

Obrigado pela dica,
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: travoes a fundo...

Mensagem por tomcat »

nuno_fpinto Escreveu: ....

Como o P38 tem de ir à oficina trocar uma BallJoint, se calhar peço ao mecanico para me ver isso, não sei se me aventuro sozinho a mexer nos travoes....

Obrigado pela dica,
Se ficas lá a espera do RR, imprime o procedimento e faz uma mudança e sangramento aos travões como manda o procedimento, dado que é necessário 2 pessoas, o teu mecânico agradece e a tua segurança também ;)

Relembro que o P38A têm "especialidades" que ultrapassam o conhecimento "comum" dos mecânicos, em parte reside aí a sua má fama...
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 312
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511
RTI: 0
Localização: Lisboa / Salamonde / Lagoa de Óbidos

Re: travoes a fundo...

Mensagem por mcapinha »

Peço desculpa pelo offtopic mas porque é que vais substituir a ball joint ? Quais os sintomas que te levaram a isso ?
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 163
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463
RTI: 0

Re: travoes a fundo...

Mensagem por jomadimasilva »

Desculpem continuando offtopic mas para responder ao mcapinha no caso do meu , já vinha com uma balljoint com silicone a remendar um rasgo na borracha, e a massa que devia estar lá dentro, já deve ter ido toda fora, e assim continua, como o nuno diz aquilo deve ser pincel trocar
Imagem

estou a ganhar coragem
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

Re: travoes a fundo...

Mensagem por nuno_fpinto »

Boas,

no meu caso o sintoma é bastante visivel, a borracha da ball joint toda desfeita, e um baq vindo da roda sempre que passo num buraco.....como é que ela chegou aquele estado nao sei.....deve um cao ter-se entretido a roer....lol
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: travoes a fundo...

Mensagem por tomcat »

Nuno, como estão os travões???
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

Re: travoes a fundo...

Mensagem por nuno_fpinto »

Boas,

por enquanto ainda continuam na mesma......só na semana passada coloquei os BOGE que mandei vir, e os baloes para trás.......que diferença ..para melhor claro.

Agora vou estar uma semana fora, só depois há de ir para o mecanico para trocar a ball joint.....e ver se vejo esse problema tb....mas a pouco e pouco o Range lá vai ficando mais perto de como quando era novo lol...:)

Abraço
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

Re: travoes a fundo...

Mensagem por nuno_fpinto »

Bem devido à minha carolice e por continuar com o mesmo problema no outro dia decidi....Hoje é que descubro o problema.....

E meti-me na net à procura.....lá descobri num post refundido do RangeRovers.net uma pista....que me levou aparentemente à solução. Então é o seguinte....descobri que o meu modulador já foi trocado. O problema é que foi trocado por um Modulador do Fim de 1998, o SCX10000 que é para modelos 1999 para a frente com ETC às 4 rodas. O meu é de 1997 e apenas deveria ter ETC às 2 Rodas traseiras com a centralina ANR4898. Ou seja, Modulador pós 1999 com Centralina ANR4898.....o ABS funciona bem, como no meu caso....mas o quando o ETC entra em acção ....all hell breaks loose......

resultado, para resolver o meu problema, vou ter de arranjar um modulador usado, TC às rodas traseiras, ANR2239.

Isto trás-me a outro problema......

Os moduladores pré 99 são conhecidos pelo problema q anda ai a circular de ter anilhas em plastico que com a idade,
partem, e ficamos sem travoes.....F U C K...

Queria perceber qual é a extensão deste problema em portugal, não quero resolver um problema e ficar depois agarrado com outro ainda maior..e estampar-me a mim e ao Range numa parede ou ribamceira qualquer...

Alguém já aplicou o Mod do Australiano, com as anilhas em inox ? 100€ por duas anilhas...

Cumps.
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 326
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: travoes a fundo...

Mensagem por Rhymes »

nuno_fpinto Escreveu: 100€ por duas anilhas...

Cumps.


:yikes: :bolas:

Dasss...

Não te consigo ajudar no problema infelizmente..
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 163
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463
RTI: 0

Re: travoes a fundo...

Mensagem por jomadimasilva »

Boas nuno

Eu no meu troquei o modulador sem TC por um com TC na traseira e já com as anilhas metalicas
de qualquer modo tu tens o modulador com TC as 4? ummmm deixa pensar.......

:crazy: :segredo:
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

Re: travoes a fundo...

Mensagem por nuno_fpinto »

Jomadimasilva,

A tua alteração não tem qualquer problema. Mas mudar para um TC às 4, implica mudar a centralina tb, a 4898 não funciona com TC às 4, e essa alteração já não é fazivel, pq para a centralina pós 99 as cablagens são diferentes...tem 3 fichas ao invés de 1....e a caixa de fusiveis tb já tem os fusiveis em posições diferentes....já não é uma alteração trivial, daí a unica opção ser trocar por um modulador ANR2239.

Dizes que o teu já tem as anilhas metálicas? Qual é o PartNumber ? é de que ano ? supostamente eles não vêem assim de origem.....só os pós 99 (ou fim de 1998 como o que tenho, com tc às 4)...

Cumprimentos,
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 163
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463
RTI: 0

Re: travoes a fundo...

Mensagem por jomadimasilva »

Boas nuno

Sim a alteração do meu já a fiz a cerca de um ano e meio, e até agora não há duvidas, e o TC funciona e bem :)
mas testar mudar para TC as 4 não esta fora de questão e na altura pareceu possivél , claro com algum trabalho nomeadamente a subatituição da centralina e a adaptação da cablagem, (por acaso é um trabalho que gosto) mas isso tinha que ser feito com tempo
portanto se te quiseres depois desfazer do teu modulador fala comigo :D
Em relação as anilhas, quando comprei o modulador comprei também o kit das "anilhas" o tal de 100€ (da range rover solutions) e instalei-o eu
a operação foi relativamente simples (o pior é mesmo sangrar o circuito)
ficou 5 estrelas
O modulador comprei pelo ebay ficou em cerca de 75€ , e como não sabia o estado dele preferi jogar pelo seguro e trocar as anilhas

Ainda tenho o modulador antigo (sem TC), se quizeres que te empreste para tirar duvidas e/ou abrir para tirar medidas das anilhas para tentar mandar ca fazer (sem ter qur vir da australia), estás a vontade

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 317
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0
Localização: Alverca

Re: travoes a fundo...

Mensagem por nuno_fpinto »

É precisamente isso,....tb estou à procura do modulador pelo ebay, tenho-os visto mais ou menos por esse valor.....e quando me decidir tb penso mandar vir as anilhas.......desde que fique em condições ;) Queria saber se alguém já tinha feito esse mod...se já fizeste optimo :thumbup:

O meu Range tá quase quase no ponto....neste momento é mesmo este probleminha que falta resolver. :thumbup:

Deixa estar que quando mudar, dou-te a preferencia no modulador :D....mas olha que a centralina para TC4 é cara para burro e dificil de arranjar usada...tb já procurei ;)

Gosto muito da minha máquina, mas o(s) dono(s) anteriores fizeram tanta sucatice.......a quantidade de berbicachos que já resolvi para trazer o bicho para os "factory Defaults".... a pouco e pouco vai...... lol
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 163
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463
RTI: 0

Re: travoes a fundo...

Mensagem por jomadimasilva »

Boas Nuno

Vai em frente, as anilhas estão aprovadas. no kit vêm as anilhas mais uns o´rings e um CD com as instruções, se quizeres posso disponibilizar

Em relação ao modulador :ok: obrigado pela preferencia , a centralina já vi que é mais cara, mas uma coisa de cada vez ;) logo se ve

Bem a minha oferta continua de pé, se quizeres o meu sem TC para confirmares que o problema fica resolvido, tas a vontade, tenho o na arrecadação a ganhar pó
OK já li que o teu problema é só com o TC, ok ok, ou seja não testavas nada


Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: travoes a fundo...

Mensagem por mpblue »

Boas:

Tambem já fiz a operação de colocar as anilhas novas juntamente com o modulador com TC, e até a data, nada a apontar. Funciona 5 estrelas...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Responder