P38 - Intercooler a frente?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

P38 - Intercooler a frente?

Mensagem por tomcat »

Boas,

Uns dos upgrades a um P38A diesel será, a colocação de IC maior (€€€€), ou através de "corte e costura" colocar o IC original a frente, recuando assim o radiador do AC, encostando-o quase ao radiador de água.

Segundo quem já fez isso, além de melhorias de "performance", comenta que o ponteiro da temperatura baixou...

A questão que me faz criar este tópico é a seguinte.
Ontem (33ºC) depois de uma volta de 5 minutos a 120, com ac ligado, ao entrar na cidade, resolvi abrir o vidro e notei a ventoinha do viscoso atracada.
(normal).
Para, arranca a ventoinha bloqueada...continua bloqueada mesmo depois do ponteiro ir para a esquerda das 12H00...

Ou seja, até que ponto é "saudável" colocarmos um radiador do AC "encostado" ao da água... :ler:
Alguém sabe as temp que podem atingir o do IC, li na web que as do AC podem ir para próximo dos 100ºC, verdade? :yikes:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: P38 - Intercooler a frente?

Mensagem por rp38 »

boas tomcat, não te sei responder a essa duvida tão especifica :?? mas posso-te dizer que o meu 38 nestes dias mais quentes, e aqui na zona de Santarem as temp. tem rondado os 39/40graus :mad: o ponteiro do meu passeia-se entre o ultimo traço azul e o primeiro branco...e só quando aperto com um bocadito mais é que fica ao meio dos 2 brancos (11h) e oiço carradas de vezes a ventoinha atracada a estas temp. que me lembre nunca tocou nas 12h! não sei se tem um termostato a abrir mais cedo ou não...mas pra penso que estará melhor assim. :thumbup:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

rp38 Escreveu:...o ponteiro do meu passeia-se entre o ultimo traço azul e o primeiro branco...e só quando aperto com um bocadito mais é que fica ao meio dos 2 brancos (11h) e oiço carradas de vezes a ventoinha atracada a estas temp. que me lembre nunca tocou nas 12h! não sei se tem um termostato a abrir mais cedo ou não...mas pra penso que estará melhor assim. :thumbup:
Rodrigo algo não está nada bem de todo!!!
Ou tens algum stress com o teu sensor ou não tens termostato, o então ele está bloqueado aberto (mais vale aberto do que fechado).

Se do ponto de vista de aquecimento está fixe, ele não te aquece, pensa nas amplitudes térmicas que tens na cabeça do motor...

O meu tb não fica nas 12H00, fica no mínimo nas 10H00 e um pouco menos no inverno, mas nunca, nunca no azul!!!
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

tudo bem, talvez se passe alguma coisa a nível de sensores de temp. ou algo do género, mas curiosamente mesmo naqueles dias gélidos de inverno a temp. sobe rapidamente para o ultimo traço azul e se não apertar com ele manten-se lá... se o termo. estivesse totalmente aberto se calhar nesses dias a temp. em viagens curtas (4/5km)nunca subiria...mas ela sobe! :?? o ideal seria a temp. estar sempre estável,sem duvida, mas contudo prefiro ter o motor um bocadito mais fresco :beer: um ligeiro "upgrade" que lhe fiz e de certeza que contribuiu imenso pra este "cooler" foi ter tirado a borracha do capot por completo, único inconveniente é que se ouve mais o motor mas eu até gosto! :thumbup:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

rp38 Escreveu: ...
um ligeiro "upgrade" que lhe fiz e de certeza que contribuiu imenso pra este "cooler" foi ter tirado a borracha do capot por completo, único inconveniente é que se ouve mais o motor mas eu até gosto! :thumbup:
Há uns anos atrás removi o corta fogo, baixou o calor dentro do compartimento sem dúvida.
No entanto, notei que AC "perdeu" eficiência...
Há umas semanas atrás tornei a colocar a do corta-fogo mas removi as "laterais" .
Parece-me que o ponteiro ainda anda mais baixo.
Um abraço.

mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Pelo que vale, este fim de semana também notei que o viscoso andava muito mais atracado do que é habitual. Com a temperatura exterior nos 30-33º notei-o atracado num percurso em que tenho a certeza que isso não é habitual. Até pensei em postar isso por aqui mas já percebi que aconteceu a outros donos, logo estou descansado :)
Imagem
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

Eu acho que vocês estão preocupados ao contrário. Se atraca é bom. Deviam ficar preocupados se com o calor que tem estado o viscoso não andasse mais atracado.
Quanto ao intercooler eu fui pela via mais cara e comprei um maior que deu uma enorme trabalheira ao mecânico colocar no lugar do outro.
Quanto a colocar o que vem de origem mais à frente, tenho sérias dúvidas que a trabalheira tenha o retorno desejado.
Mas como já houve quem o tivesse feito nada melhor que ouvir a sua opinião.
Quanto ao carro do rr38, se não aquece deixa estar. No entanto, há uma coisa que parece não bater certo, o facto de o viscoso atracar com o ponteiro da temperatura tão baixo.
Sempre pensei que o viscoso atracava com a temperatura proveniente do radiador, ora se o ponteiro está nessa zona o radiador supostamente não está quente o suficiente para fazer atracar o viscoso, acho eu.
No meu, se o deixo ao sol, nos primeiros metros oiço o viscoso atracado mas logo de seguida retorna ao seu funcionamento normal.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

JotaPê Escreveu:Eu acho que vocês estão preocupados ao contrário. Se atraca é bom. Deviam ficar preocupados se com o calor que tem estado o viscoso não andasse mais atracado.
...
JotaPê, a questão aqui, não é o viscoso atracar ou não...

A questão é de que "forma" (variável, valor) o aumento da temperatura do radiador do AC, ( tendo lido na ordem do 100 ºC e se não for verdade, este tópico/minha dúvida não faz sentido), na configuração postada não se torna contra producente, ficar "encostada" ao radiador da água.

No teu caso (e por aquilo que me lembro e ter visto no RR, já vai algum tempo), acho que criastes ainda mais uma "barreira quente" antes do R. de Agua.
Pois tenho a ideia de haver "folga" por debaixo do IC.

Ou seja temos originalmente
AC IC RA
I I I
I x I

Com o teu IC, ficamos
AC IC RA
I I I
I I I

Ou então ( na situação mais eco.)
IC AC RA
I I I
x I I
Mais coisa menos coisa....

Se quase toda a gente se queixa do aumento do ponteiro, quando liga o AC, e ele está a "Kms" de distancia, como ficará tão perto do radiador de água?
Ou por outro lado, o que será que aquece mais o bicho?
O radiador AC ou o intercooler :ler:
Um abraço.

mmgameiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 dez 2006 22:04
Land Rover: http://clientes.netvisao.pt/kids2009/fotos/rodape.jpg

RR TD VM 1991
RR DSE 96

Mensagem por mmgameiro »

JotaPê Escreveu:há uma coisa que parece não bater certo, o facto de o viscoso atracar com o ponteiro da temperatura tão baixo.
Sempre pensei que o viscoso atracava com a temperatura proveniente do radiador, ora se o ponteiro está nessa zona o radiador supostamente não está quente o suficiente para fazer atracar o viscoso, acho eu.
No meu, se o deixo ao sol, nos primeiros metros oiço o viscoso atracado mas logo de seguida retorna ao seu funcionamento normal.

O meu no tempo que tinha visco sempre que ligava na primeira vez do dia que normalmente era de manha o viscoso estava atracado sempre foi assim nao tem a ver com se esta ou sol ou nao mas tambem nao sei porque isso acontece
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por JotaPê »

Paulo, no meu, de origem, temos também o radiador do óleo por baixo do intercooler.
No meu caso o intercooler maior ficou numa zona mais baixa passando o radiador do óleo para cima.
Gameiro, o meu de manhã não nunca atraca, nem com o actual viscoso nem com o antigo. Num dia quente se paro o carro ao sol e depois volto a pegar nele aí sim ele está atracado. Passados 20 segundos volta ao normal.
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

O meu quando arranca está sempre atracado.. Pelo o que li é feitio dos Britpart, e que os LR não fazem isso.
Dali a 30 segs passa e só atraca quando é preciso. Parece que o viscoso assenta no fundo, por estar parado, e só depois de rodar um bocado é que fica a "funcionar".
Mesmo em dias muito frios faz isso, mas pela diferença de €€ não me parece relevante :D
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:
JotaPê Escreveu:Eu acho que vocês estão preocupados ao contrário. Se atraca é bom. Deviam ficar preocupados se com o calor que tem estado o viscoso não andasse mais atracado.
...
JotaPê, a questão aqui, não é o viscoso atracar ou não...

A questão é de que "forma" (variável, valor) o aumento da temperatura do radiador do AC, ( tendo lido na ordem do 100 ºC e se não for verdade, este tópico/minha dúvida não faz sentido), na configuração postada não se torna contra producente, ficar "encostada" ao radiador da água.

No teu caso (e por aquilo que me lembro e ter visto no RR, já vai algum tempo), acho que criastes ainda mais uma "barreira quente" antes do R. de Agua.
Pois tenho a ideia de haver "folga" por debaixo do IC.

Ou seja temos originalmente
AC IC RA
I I I
I x I

Com o teu IC, ficamos
AC IC RA
I I I
I I I

Ou então ( na situação mais eco.)
IC AC RA
I I I
x I I
Mais coisa menos coisa....

Se quase toda a gente se queixa do aumento do ponteiro, quando liga o AC, e ele está a "Kms" de distancia, como ficará tão perto do radiador de água?
Ou por outro lado, o que será que aquece mais o bicho?
O radiador AC ou o intercooler :ler:
Boas:

A sequencia de radiadores só tem influencia para a temperatura final de cada um dos fluidos, o caudal de ar que passa por cada um é igual. Ou seja, ao colocares o intercooler e radiador de oleo à frente do AC, vai-te reduzir a temperatura do ar de admissão e do oleo, e aumentar a temperatura do radiador de AC (caso esteja em funcionamento), mas o radiador de água mantem a sua temperatura, porque o numero de radiadores à sua frente é mesmo. A diferença na temperatura de funcionamento do motor, deve estar relaccionada com a temperatura mais baixa do ar de admissão, que tem uma correlação directa com a temperatura dá agua (conforme podes ver no outro post em que coloquei o grafico). Ou seja, se conseguires diminuir a temperatura de admissão de ar, a temperatura de funcionamento do motor deve baixar na mesma proporção... :?? :?2
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Malta, isto é só troca de ideias de "amadores"....
mpblue Escreveu:
Boas:

A sequência de radiadores só tem influencia para a temperatura final de cada um dos fluidos, o caudal de ar que passa por cada um é igual. Ou seja, ao colocares o intercooler e radiador de oleo à frente do AC, vai-te reduzir a temperatura do ar de admissão e do oleo, e aumentar a temperatura do radiador de AC (caso esteja em funcionamento), mas o radiador de água mantém a sua temperatura, porque o numero de radiadores à sua frente é mesmo. A diferença na temperatura de funcionamento do motor,
....
Manuel, entendo o teu raciocínio e concordo.
No entanto, acho que pratica não deve ser assim....

O arrefecimento de água, ou melhor a sua eficiência, e considerando tudo o resto constante, depende da temperatura do ar ambiente...
Pelo que acredito que quanto mais próximo o r. AC estiver mais calor vai transmitir... acaba por ser "lógico".
Se pensares, "todos" os carros aquecem quando ligam o AC, será que esse calor resulta do esforço do motor, ou do calor libertado pelo radiador de AC?
mpblue Escreveu: deve estar relaccionada com a temperatura mais baixa do ar de admissão, que tem uma correlação directa com a temperatura dá agua (conforme podes ver no outro post em que coloquei o grafico). Ou seja, se conseguires diminuir a temperatura de admissão de ar, a temperatura de funcionamento do motor deve baixar na mesma proporção... :?? :?2
Vou analisar...
Um abraço.

mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:Se pensares, "todos" os carros aquecem quando ligam o AC, será que esse calor resulta do esforço do motor, ou do calor libertado pelo radiador de AC?
O radiador de AC emite calor, que reduz a capacidade do radidor de água em fazer a sua permuta de calor (o ar que passa por ele esta mais quente)...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu: O radiador de AC emite calor, que reduz a capacidade do radidor de água em fazer a sua permuta de calor (o ar que passa por ele esta mais quente)...
Ou seja, concordas comigo (e a razão deste tópico), até que ponto, e falando "apenas" de calor, não é contra producente, encostarmos o R AC ao da água.

Em relação ao viscoso e o atracar em frio.... conheço n de pessoas, que confirmam terem este comportamento.
Penso que não é do facto de ser shitepart, allmakes.... acho que é assim mesmo.
(Lembro-me em 96 um vizinho com um DSE novo e ele fazer isso....)
Um abraço.

mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu: O radiador de AC emite calor, que reduz a capacidade do radidor de água em fazer a sua permuta de calor (o ar que passa por ele esta mais quente)...
Ou seja, concordas comigo (e a razão deste tópico), até que ponto, e falando "apenas" de calor, não é contra producente, encostarmos o R AC ao da água.

Em relação ao viscoso e o atracar em frio.... conheço n de pessoas, que confirmam terem este comportamento.
Penso que não é do facto de ser shitepart, allmakes.... acho que é assim mesmo.
(Lembro-me em 96 um vizinho com um DSE novo e ele fazer isso....)
Boas,

Em termos termodinamicos e de escoamento de fluido (neste caso o ar exterior que passa pelos varios radiadores), para o radiador de água não há variação no seu desempenho com a variação da localização do radiador de AC. Só consegues aumentar o desempenho do radiador de água, se retirares fisicamente um dos radiadores da sua frente, nesse caso passas a ter um radiador de água que passa a receber mais ar (ao retirar o radiador de AC da frente dos outros, é menos uma perda de carga para o escoamento de ar, pelo que consegues aumentar a velocidade de escoamento do ar pelos restantes radiadores, e assim aumentas a sua capacidade de permuta de calor) - isto esta a ficar muito técnico :crazy: .

Isto com o um desenho era capaz de ser facil de explicar... :problem:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu: Em termos termodinamicos e de escoamento de fluido (neste caso o ar exterior que passa pelos varios radiadores), para o radiador de água não há variação no seu desempenho com a variação da localização do radiador de AC. Só consegues aumentar o desempenho do radiador de água, se retirares fisicamente um dos radiadores da sua frente, nesse caso passas a ter um radiador de água que passa a receber mais ar (ao retirar o radiador de AC da frente dos outros, é menos uma perda de carga para o escoamento de ar, pelo que consegues aumentar a velocidade de escoamento do ar pelos restantes radiadores, e assim aumentas a sua capacidade de permuta de calor) - isto esta a ficar muito técnico :crazy: .

Mas está cada vez mais a ficar mais interessante :D
Manuel, compreendo e concordo, do ponto de vista escoamento de fluido etc...

Mas agora, vou partilhar o motivo da criação deste tópico... (IC versus AC em frente ao radiador de água) e que me esqueci de partilhar. :bolas:
No sábado passado, após o passeio e o que relatei, deixei o RR a trabalhar com AC ligado...

1) Decidi ligar manualmente as ventoinhas do AC, se antes conseguia estar com a mão junto ao ar que saia do viscoso, assim que liguei, não aguentava o calor!!!
(ou seja, houve uma transferência de calor, pois tudo o resto era constante).
Penso que neste caso, estava a "aquecer" o radiador de água e não a arrefece-lo...

2)No domingo, repeti o teste, mas sem ter o AC ligado, ou seja tudo constante em relação a véspera.
O facto de ligar ou ligar as ventoinhas do AC, quase que não se sentia, na mesma zona.

Manuel, como referiste e bem, do ponto de vista de escoamento de ar, mantém se igual e isso acho que ninguém tem dúvidas.
Ninguém tem dúvidas também, que a eficiência de um radiador de água depende da temperatura de "entrada" do ar certo?

O que leva novamente a questão :D
Será que se "metermos" o R AC em frente a radiador de água não iremos fazer com o de água perca eficiência? (seguramente que o ar estará mais quente a entrada nesta configuração).

Entretanto para "complicar" no outro tópico, é deveras interessante analisar o aumento da temperatura(água) com o aumento da temperatura da admissão...
Um abraço.

mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu: Em termos termodinamicos e de escoamento de fluido (neste caso o ar exterior que passa pelos varios radiadores), para o radiador de água não há variação no seu desempenho com a variação da localização do radiador de AC. Só consegues aumentar o desempenho do radiador de água, se retirares fisicamente um dos radiadores da sua frente, nesse caso passas a ter um radiador de água que passa a receber mais ar (ao retirar o radiador de AC da frente dos outros, é menos uma perda de carga para o escoamento de ar, pelo que consegues aumentar a velocidade de escoamento do ar pelos restantes radiadores, e assim aumentas a sua capacidade de permuta de calor) - isto esta a ficar muito técnico :crazy: .

Mas está cada vez mais a ficar mais interessante :D
Manuel, compreendo e concordo, do ponto de vista escoamento de fluido etc...

Mas agora, vou partilhar o motivo da criação deste tópico... (IC versus AC em frente ao radiador de água) e que me esqueci de partilhar. :bolas:
No sábado passado, após o passeio e o que relatei, deixei o RR a trabalhar com AC ligado...

1) Decidi ligar manualmente as ventoinhas do AC, se antes conseguia estar com a mão junto ao ar que saia do viscoso, assim que liguei, não aguentava o calor!!!
(ou seja, houve uma transferência de calor, pois tudo o resto era constante).
Penso que neste caso, estava a "aquecer" o radiador de água e não a arrefece-lo...

2)No domingo, repeti o teste, mas sem ter o AC ligado, ou seja tudo constante em relação a véspera.
O facto de ligar ou ligar as ventoinhas do AC, quase que não se sentia, na mesma zona.

Manuel, como referiste e bem, do ponto de vista de escoamento de ar, mantém se igual e isso acho que ninguém tem dúvidas.
Ninguém tem dúvidas também, que a eficiência de um radiador de água depende da temperatura de "entrada" do ar certo?

O que leva novamente a questão :D
Será que se "metermos" o R AC em frente a radiador de água não iremos fazer com o de água perca eficiência? (seguramente que o ar estará mais quente a entrada nesta configuração).

Entretanto para "complicar" no outro tópico, é deveras interessante analisar o aumento da temperatura(água) com o aumento da temperatura da admissão...
Boas, aquilo que queria explicar, é que o radiador de AC já está a frente do radiador de água, e não é por teres outros no meio que alteras nada. O ar depois de iniciar o seu escoamento pelo conjunto de radiadores só pode sair pelo radiador de água/viscoso (isto se ainda tiveres todos os plasticos da frente do RR que encaminham o ar todo para os radiadores...). a unica coisa que vais alterar é o facto de o IC e o radiador de oleo passaram a receber ar frio em vez do original meio quente e vice-versa para o radiador de AC. O que pode passar a funcionar pior deve ser o AC, porque o radiador já não vai ser tão eficaz...