P38 Aquece

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
sima0pedro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 60
Registado: 17 jul 2013 14:31
Land Rover: Range Rover 2,5 DSE
Sócio LCP: 2814
RTI: 0

Re: P38 Aquece

Mensagem por sima0pedro »

Pois é, depois de tudo isto, não é o que voltou a aquecer e ganhar pressão nos tubos, definitivamente começo a pensar em junta da cabeça queimada ou cabeça rachada........

Já não sei o que fazer mais, vou tentar medir a pressão nos cilindros, uma vez que o teste de gases de combustão do vaso de expansão deu negativo.
sima0pedro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 60
Registado: 17 jul 2013 14:31
Land Rover: Range Rover 2,5 DSE
Sócio LCP: 2814
RTI: 0

Re: P38 Aquece

Mensagem por sima0pedro »

Haverá algo mais que ainda não foi feito???
Avatar do Utilizador
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 312
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511
RTI: 0
Localização: Lisboa / Salamonde / Lagoa de Óbidos

Re: P38 Aquece

Mensagem por mcapinha »

Continua a aquecer só ao relanti? Não aquece em andamento?
Imagem
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: P38 Aquece

Mensagem por rp38 »

boas não é por ter compressao ou não que o motor aquece ou não! se ja viste o radiador,a bomba de agua,se o termoestato abre á temp. certa, se o viscoso atraca como deve ser,e o teste de co2 no liquido refrigerante deu negativo...e ainda assim o bixo tem calores :?? ...tás com um galo do caraças. tens uma condução relaxada e nunca puxas muito pelas mudanças ou pelo contrario,gostas de ouvir o straight six a cantar bem alto?? ainda assim com as temp. baixas e o tempo bera que tem feito não era motivo pra grandes calores...se ja reviste todos os pontos que descrevi e...nada!! deves ter uma obstrução na refrigeração algures. ou então é bruxedo. :angel:
sima0pedro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 60
Registado: 17 jul 2013 14:31
Land Rover: Range Rover 2,5 DSE
Sócio LCP: 2814
RTI: 0

Re: P38 Aquece

Mensagem por sima0pedro »

Tenho uma condução assim mais para o pé pesado, 3000 3500 4000 rpm é frequente, incrível que hoje aqueceu em andamento e a baixa velocidade, é verdade que descobri um dos tubos do radiador furado e estava a perder liquido por ai,depois de reparado o tubo e fluido reposto, continuo a sentir os tubos rijos que nem pedras.......
sima0pedro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 60
Registado: 17 jul 2013 14:31
Land Rover: Range Rover 2,5 DSE
Sócio LCP: 2814
RTI: 0

Re: P38 Aquece

Mensagem por sima0pedro »

Em resposta ao mcapinha.

Estas ultimas x, antes de substituir o radiador quando puxava muito por ele já aquecia em andamento, a explicação que encontro é que como o radiador estava bastante obstruído, acabava por não aquecer como devido e não passava calor ao viscoso.

Ontem andei a testar e fiz uns bons km em regimes altos alternando com regimes mais baixos, notava que ele aquecia mas assim que o viscoso atuava a temo. baixava, contudo a pressão nos tubos é bem visível, do tipo quase não conseguir aperta-los.
Avatar do Utilizador
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 312
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511
RTI: 0
Localização: Lisboa / Salamonde / Lagoa de Óbidos

Re: P38 Aquece

Mensagem por mcapinha »

Creio que disseste que tinha garantia?
Se assim for, leva-o a quem to vendeu e exige que te resolvam o problema.
Imagem
sima0pedro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 60
Registado: 17 jul 2013 14:31
Land Rover: Range Rover 2,5 DSE
Sócio LCP: 2814
RTI: 0

Re: P38 Aquece

Mensagem por sima0pedro »

Sim 1 ano de garantia motor e caixa.
Avatar do Utilizador
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 593
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: P38 Aquece

Mensagem por moreirinha »

A levar esse tratamento é melhor não deixar passar o prazo...
Avatar do Utilizador
Corvo
master TT
master TT
Mensagens: 1172
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Range Rover P38 DT 1995
Sócio LCP: 1737
RTI: 0
Localização: Leça do Balio-Ermesinde

Re: P38 Aquece

Mensagem por Corvo »

Desculpa a minha sinceridade,mas com todos esses stresses eu já tinha acionado a garantia à muito tempo,ou então com o tempo gasto por ti e provavelmente €€,e as dores de cabeça que já tiveste,já tinha retirado a cabeça e mandado testar.
Avatar do Utilizador
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 312
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511
RTI: 0
Localização: Lisboa / Salamonde / Lagoa de Óbidos

Re: P38 Aquece

Mensagem por mcapinha »

Testar estas cabeças não é muito simples. O meu quando aqueceu da primeira vez, era claro que o problema estava na junta (imenso fumo branco, gastou 1lt de água para andar uns 500m). Quando se tirou a cabeça, ela foi ensaiada e estava tudo OK. Nova junta, continou a "gastar" refrigerante e recomeçou a aquecer. Creio que aqui a cabeça voltou a ser ensaiada e também estava OK. Nova junta, continua a aquecer, teste de gases que se revelou positivo. Cabeça fora e ensaiada noutro torneiro para finalmente chegar à conclusão que estava rachada...
A dificuldade de as ensaiar é que as cabeças, em funcionamento, estão expostas a temperaturas muito superiores do que a temperatura do ensaio, portanto podem estar rachadas mas a fissura não abre o suficiente (à temperatura de ensaio) para ser detectada.

Em relação ao problema do Simão, eu desconfiava do ensaio dos gases. Se o carro aquece ao relanti, o ensaio deveria ser feito até ele chegar ao sobreaquecimento.

Com um radiador novo, assumindo o viscoso, a bomba e o termóstato em boas condições, para estar a aquecer em andamento e parado, com tanta pressão nos tubos, o problema tem que estar na cabeça/junta.

Mas, novamente, se ainda tem garantia, é de reclamar o quanto antes!
Imagem
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: P38 Aquece

Mensagem por tomcat »

Simão eu reli o tópico todo e recomendo o que já te tinha recomendado e que sinceramente nem eu, nem os outros entendemos que é: se o RR têm garantia....
(A não ser que o teste que foi "feito" aos vestigios de CO2, fosse realizado na oficina da garantia, ou seja no stand ou mecânico dele....)

Se garantes que a bomba de água está boa (seja isso o que for), tinhas o radiador entupido (não entendo como é com a tua condução e o radiador nesse estado ele não te aquecia...) e continuas a ter problemas, acho que só podes testar uma coisa:
O termostato, pois foi com a mudança dele (já agora o velho estava bloqueado aberto normalmente ou foi propositadamente deixado Aberto?) que começaram os teus problemas.
Para te "acalmar" com a condução que fazes, e considerando a veracidade do teste do CO2, se tivesses a cabeça rachada, acho que já tinhas estourado com alguma coisa, ou o nível ter baixado.
(os meus tubos ficam duros e confesso que ficam mais com liquido do que com água).

Estou a considerar que o viscoso funciona, funciona mesmo? tens mesmo a certeza?
(eu no verão cheguei a conclusão que pouco depois das 3000 rpm o viscoso "corta", mesmo em esforço), agora acima de 70 km/h não é necessário ventoinha...
tens mesmo a certeza que ele funciona?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 286
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE
RTI: 0

Re: P38 Aquece

Mensagem por joao carvalho »

sima0pedro Escreveu:Tenho uma condução assim mais para o pé pesado, 3000 3500 4000 rpm é frequente, incrível que hoje aqueceu em andamento e a baixa velocidade, é verdade que descobri um dos tubos do radiador furado e estava a perder liquido por ai,depois de reparado o tubo e fluido reposto, continuo a sentir os tubos rijos que nem pedras.......
Dão-se aqui duas situações. No tubo furado podia estar a sair a pressao em excesso de alguma falha na cabeça. Logo, mais dificil de aquecer. SE o problema fosse a cabeça, e com esse espirito de condução, já o motor tinha gripado.

Ás 3000 e por aí acima, e ele nao aquece mas só aquece a baixas rpm, continuo a apostar ou na bomba de agua ou termostato. Meta a bomba de agua original em plastico e o termostato original bmw. (pode ser o termostato com defeito e nao abrir na totalidade)
Avatar do Utilizador
PJPENEDO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 376
Registado: 17 fev 2013 17:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 94 3P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
RTI: 0
Localização: Evora

Re: P38 Aquece

Mensagem por PJPENEDO »

Ó homem leve mas é a chaimite o quanto antes a quem lho vendeu! As garantias são para utilizar e o resto é conversa.
sima0pedro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 60
Registado: 17 jul 2013 14:31
Land Rover: Range Rover 2,5 DSE
Sócio LCP: 2814
RTI: 0

Re: P38 Aquece

Mensagem por sima0pedro »

Boas

Foi substituída a cabeça por uma recondicionada e colocada um bomba de agua, até ver não aquece.

Obrigado
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: P38 Aquece

Mensagem por tomcat »

Dassss.

Esse teu P38, foi mesmo invejado....:crazy:

Kms com ele.....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Responder