Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Boa tarde, depois de umas aventuras com outro Land la veio um P38 lá para casa.

E um Dt de 1995 e como uma foto vale mais que mil palavras:

Imagem


Imagem

Para já queria começar por fazer uma boa revisão para também perceber o real estado da maquina.

O que me esta a preocupar para ja e o viscoso da caixa de velocidades, levantei uma roda da frente e ao tentar rodar com a chave de rodas: nada.

Quais as alternativas? Novo? De onde? Reconstruir?

Cumprimentos,

Miguel.
Avatar do Utilizador
Naflopes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 182
Registado: 06 jun 2016 20:22
Land Rover: Defender 2.4 Puma 2011
Sócio LCP: 3644
RTI: 0
Localização: Santarém

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Naflopes »

:signbemvindo: , bela maquina!
Imagem
Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja!
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por rp38 »

parabéns pela compra, analisa a suspensão se tem fugas ou não, faz uma mudança geral aos óleos pra saberes o que tem e depois se sentires um "arrastar" com a direção virada, parte para uma revisão aprofundada ao viscoso, até la não sofras por antecipação e curte a maquina... :driving:
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Bom dia,

A suspensão parece-me estar a funcionar corretamente, mesmo o jipe ficando parado alguns dias mantem-se nivelado. O que acho estranho e não sei se é normal ou não é que quando fecho a porta ele passado uns segundos baixa a frente mas a traseira não. Depois de estabilizar mantem-se assim até que o ponha a trabalhar.

Ao nível de óleos mudei para já o dos diferenciais, o de trás parecia óleo do motor de tão preto que estava o da frente tinha um aspecto melhor mas tinha a fantástica quantidade de 0.5 litros!!!

Como queria mudar agora o da caixa de transferências lembrei-me de tentar perceber como estava o viscoso e fiz o teste levantando uma roda da frente.

Não fiz muita força com a chave de rodas mas foi suficiente para apertar mais um pouco a fêmea da roda e auxiliando com a outra mão na roda, nada de movimento, notei foram as rodas de trás a tentar rodar o que me leva a acreditar que o viscoso está mesmo bloqueado, em condução e muito provavelmente por desconhecimento meu deste modelo não noto nada de grave.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por tomcat »

Infelizmente, parece que o teu diagnostico está correcto, viscoso nas couves.

Remove o veio de transmissão da frente, para não estourares!

Tens viscosos da Arscroft (ou lá como se chama), e tens algures pelo forum, quem faz/fazia reconstrução dos viscosos dos Free e salvo iria "alargar" a outros modelos.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Boa tarde,

Pois fiquei apenas com duvida na força necessária para o viscoso rodar mas como disse a fêmea que estava apertada normalmente apertou ainda mais e ao mesmo tempo num dos braços da jante puxei com a outra mão e não senti nada a rodar, sente-se as folgas dos diversos componentes mas não o escorregar do viscoso e ao mesmo tempo as rodas de trás deram sinais de começar a rodar.

Vou então entretanto remover o veio de transmissão da frente.

Entretanto e estando tudo interligado, penso ser o diferencial da frente, a cerca de 40/50km/h faz um barulho/ressonância acima e abaixo dessa gama de velocidades não oiço nada de anormal.

Poderia ser por ter apenas 0.5lt de oleo ou já é um sintoma do desgaste acrescido de ter andado com o viscoso colado?

MT
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por tomcat »

Miguel Teixeira Escreveu: ....
Poderia ser por ter apenas 0.5lt de oleo ou já é um sintoma do desgaste acrescido de ter andado com o viscoso colado?
MT
Miguel, eu quando testei o meu, com uma roda da frente no ar, ela rodava e salvo erro ao fim de uma volta, "bloqueava" e mas primeiro ia ficando "duro".

Eu, tirava fora....
Tendo em conta, o que comentas.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
rgal@sapo.pt
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 2
Registado: 28 abr 2017 10:47
Land Rover: range rover P38 de 1996 2.5 DT
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por rgal@sapo.pt »

Boas. Adquiri um P38 á pouco tempo e precisava de arranjar o catalogo de peças. Alguém me pode ajudar?
Já agora como testar o viscoso, quais as consequências e sintomas se não estiver bom?
Cumps
Rui Galrinho
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Boa noite,

Rui, quanto à questão do catalogo de peças, tente aqui: http://www.allbrit.de/select.cfm?CAR=L7 ... E=EN&PAGE=

Quanto ao meu P38:

Como não tinha alguns dos sintomas que descreviam quando o viscoso está colado decidi repetir o teste mas desta vez de uma maneira melhor. Tirei a roda fora para ter acesso a fêmea central e puder fazer mais força, com chave dinamometrica confirmei que por volta dos 150 Nm começa a rodar, tanto no sentido horário quanto no anti-horário, mantendo este valor por meia volta +- sendo assim parece-me que não está completamente bloqueado, não sei é se o valor é baixo ou alto...

O diferencial, com a quantidade de oleo correta, reduziu o barulho consideravelmente, mesmo a notar-se alguma coisa para já, pelo menos antes de conhecer bem o estado da máquina vai ficar como está.

Em relação ao "resto" o que me parece mais importante por agora seria continuar com a mudança de fluidos e filtros e corrigir algumas coisas que me parecem não estar muito bem:

Termostato: Ou não tem ou deve ter ficado todo aberto, ou seja, o ponteiro demora a subir e so chega ao meio da escala quando tenho de puxar mais a subir durante algum tempo, depois abrandando o ritmo o ponteiro volta a descer e se for em dias mais frios chega a meio da zona azul.

A ideia a quando da mudança dos fluidos (oleo e água) é tirar os radiador fora e limpar por dentro e por fora. A partida substituir a bomba de água, por precaução.

Qual o termostato mais aconselhado (temperatura)? Que marca?

O outro problema que me preocupa e parece-me ser injecção/motor são umas vibrações por volta das 1250 a 1500 rpm com pouca aceleração, mesmo durante as vibrações se carregar mais no pedal deixa de fazer de imediato. Em acelerações mais acentuadas não noto nada, noto apenas quando a velocidade estabiliza e vou reduzindo o gás e quando está quase sem gás começa a tremer/vibrar, estando por volta dessas rotações.

Alguém pela zona do Porto com uma máquina de diagnostico disposto a dar uma ajuda? Gostava de confirmar o estado dos sensores e perceber de onde virá isto.

Obrigado,

Miguel Teixeira.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por paulo jorge »

se quiseres ir ao encontro anual de Rates no final de maio posso te ligar o p38 a maquina pois irei levar equipamento e diagnostico e fazer reprogramações a alguns clientes
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por tomcat »

Miguel Teixeira Escreveu: Termostato: Ou não tem ou deve ter ficado todo aberto, ou seja, o ponteiro demora a subir e so chega ao meio da escala quando tenho de puxar mais a subir durante algum tempo, depois abrandando o ritmo o ponteiro volta a descer e se for em dias mais frios chega a meio da zona azul.

A ideia a quando da mudança dos fluidos (oleo e água) é tirar os radiador fora e limpar por dentro e por fora. A partida substituir a bomba de água, por precaução.

Qual o termostato mais aconselhado (temperatura)? Que marca?
Podes realmente não ter o termostato ou pode estar sempre em aberto e podes tb ter o viscoso da ventoinha a atracar "mais cedo"(mas não ligues para já a este comentário).
Compra original BMW ou pelo menos uma marca "credível" mas tenha que ter um "furinho" e esse furo tem que ficar para cima.
Alerto que como eu, muitos outros donos mesmo com TS de origem, o ponteiro nunca ficava nas "12H00", mas a verdade é que não baixava para o azul.
Miguel Teixeira Escreveu: O outro problema que me preocupa e parece-me ser injecção/motor são umas vibrações por volta das 1250 a 1500 rpm com pouca aceleração, mesmo durante as vibrações se carregar mais no pedal deixa de fazer de imediato. Em acelerações mais acentuadas não noto nada, noto apenas quando a velocidade estabiliza e vou reduzindo o gás e quando está quase sem gás começa a tremer/vibrar, estando por volta dessas rotações.
Alguém pela zona do Porto com uma máquina de diagnostico disposto a dar uma ajuda? Gostava de confirmar o estado dos sensores e perceber de onde virá isto.
Obrigado,
Miguel Teixeira.
Vai ter o Paulo em Rates, tenta combinar com ele, pois pela internet é ingrato e podemos fazer-te "sofrer por antecipação" e como tu próprio já descobristes tinhas os indícios do viscoso bloqueado, mas agora parece que já não... ;)
(outra coisa, o gajo come para carago, cuidado se o levares a comer :D :rofl: )
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Boa tarde,

Obrigado Paulo vou ter isso em conta ;)

Em relação ao TS vou ver qual a ref. LAND ROVER e BMW que as marcas aconselham e saber preço. Marcas no mercado paralelo para TS "bons" não conheço, o que sugerem? No que diz respeito à temperatura de abertura mantem-se a de origem?

Tudo o que preciso de resolver no jipe não me parece ser de extrema urgência até porque para já circula sem erros a não ser o do alarme que aparece sempre que introduzo a chave, a média em ritmo de nacional fica-se pelos 9 por isso não pode estar muito mau :)

A minha intenção é diagnosticar o melhor possível para perceber muito bem se de facto são problemas ou apenas feitio e\ou desgaste dos km e idade.

Preciso ajuda também no seguinte: o jipe tem uma especie de filtro ou válvula de retenção na linha de alimentação do combustível:

- Já li por aqui que à um o-ring algures (corpo do filtro de combustivel?) que costuma vedar mal e deixa o gasoleo recuar e assim o sistema ganha ar? É isto?
- Noto que quando tenho pouco combustível no depósito ele custa mais a pegar, será a bomba do depósito? como posso perceber se está a funcionar e se funciona corretamente? Justifica-se pensar em tirar o depósito fora para limpar e verificar o estado da bomba?

Desde já obrigado pela ajuda.

MT
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Cá estão algumas fotos da primeira tarefa que fiz no RR ...

Imagem

Imagem

Imagem

rico estado não acham? E claro que antes de vender o jipe fizeram revisão :D

A tal válvula que tem na linha de alimentação:

Imagem

Mais duvidas/problemas: conseguem dizer-me de que são estas fichas e se é normal estarem desligadas?

Imagem

Imagem

Imagem

Invenções? O relé fora da caixa de fusíveis é suposto estar lá? O fio vermelho parece-me que faz apenas um bypass ao terminal da caixa de fusíveis, terá sido um problema da própria caixa?

Imagem

Imagem

Imagem


Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por tomcat »

Miguel Teixeira Escreveu: .....
Preciso ajuda também no seguinte: o jipe tem uma espécie de filtro ou válvula de retenção na linha de alimentação do combustível:

- Já li por aqui que à um o-ring algures (corpo do filtro de combustível?) que costuma vedar mal e deixa o gasóleo recuar e assim o sistema ganha ar? É isto?
- Noto que quando tenho pouco combustível no depósito ele custa mais a pegar, será a bomba do depósito? como posso perceber se está a funcionar e se funciona correctamente? Justifica-se pensar em tirar o depósito fora para limpar e verificar o estado da bomba?
A maneira mais simples de testar a bomba do depósito:
Desapertar o filtro de gasóleo e pedir alguém para ligar a chave na posição 2. ;)
Se não sair gasóleo, bomba Kaput
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Bom dia,

Hoje vou ver se testo a bomba, mas vou experimentar fazer o teste com o multímetro, em modo amperímetro faço o bypass ao relé da bomba e já tentou ouvi-la a funcionar e vejo a corrente que está a consumir. Entretanto abasteci o jipe e o problema de pegar desapareceu. Tudo indica que seja a bomba do depósito certo?

Um outro problema: Sempre que coloco a chave na ignição aparece a mensagem de "Fallo alarma" pelo que pesquisei será o sensor de ultrasons mas antes de meter mãos à obra:

- Como a linguagem está em Espanhol de que maneira posso mudar para Inglês (assumindo que não tem Português)? Só com uma máquina de diagnóstico?

Há alguém na zona do Porto ou Amarante com uma disposto a dar uma ajuda? Aproveitava a mudança de linguagem e já percebia o porquê da mensagem do alarme.

Cumprimentos,

Miguel Teixeira.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por paulo jorge »

Miguel irei estar em rates no inicio de junho.
Vou levar a maquina de diagnóstico e equipamentos para reprogramar ecu

Se quiseres posso passar isso para ingles
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Boa tarde,

Obrigado Paulo Jorge vou tentar aparecer para tratar disso e tentar perceber o porque dos tremeliques com baixa rotação e pouco gás. ;)

A propósito do tópico acerca de as baixas não entrarem, no meu acontece o seguinte: as baixas entram mas apenas se tiver a caixa de velocidades em 1ª, 3ª ou 5ª, em ponto morto ou 2ª, 4ª e Marcha atrás da-me a mensagem para colocar em ponto morto.

O problema será do sensor que verifica o ponto morto? Não há possibilidade de ser o mecanismo que o atua?

Entretanto quanto a bomba de combustível do deposito como com o multímetro não dava qualquer sinal o consumo de corrente mantem-se a 0 experimentei tirar o tubo que chega ao filtro de gasóleo e rodando a chave para a posição 2 nada acontece... parece que preciso mesmo de uma bomba de deposito.

Cumprimentos,

Miguel Teixeira.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por paulo jorge »

se entra nessas velocidades é sinal que o mecanismo já esta gasto e fica fora do sitio
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Miguel Teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 19 fev 2015 18:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por Miguel Teixeira »

Bom dia,

Então quer dizer que o problema não é do sensor propriamente dito mas sim do mecanismo que o atua. Para aceder a tal coisa só tirando a caixa de velocidades fora?

Acontece também o seguinte que não sei se terá também a ver com isto: Ao passar de 5ª para 4ª e apenas quando faço o movimento para trazer a alavanca para o meio, oiço um barulho parece um click de uma mola ou um encravamento qualquer, sei que há um mecanismo que impede que entre a marcha atras ao sair de 5ª será disso?

Depois de andar algum tempo também noto que a 5ª custa mais a sair do que com a caixa fria mas isso penso que se deva ao oleo não? Não sei quando foi mudado e de que tipo é.

Estará isto tudo relacionado?

Cumprimentos,

Miguel Teixeira.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Re: Diário de bordo Range Rover P38 - Miguel

Mensagem por paulo jorge »

Se nao sabes quando foi mudado esta na hora de mudar.

Quanto ao click é normal fazer isso
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Responder