Tubos para suspensão P38A

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Responder
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Tubos para suspensão P38A

Mensagem por Shurikata »

Boas pessoal,

Já cá não vinha à uns tempos. Andei à procura de Freelanders durante uma série de tempo e acabei por adquirir um P38 de um cliente do PJVL no ano passado. Não postei nada aqui porque as suas características manias têm sido resolvidas aos poucos e com algum descobrimento. Velas nas lonas, bateria que morreu por causa do frio da Serra da Estrela... Um tensor que entregou a vida ao criador e levou a correia com ele (gostava de companhia pelos vistos).
Mas até agora, para além disso tem sido um bom companheiro pelos estradões cá do sitio.

Verifiquei que tenho uma pequena fuga num tubo, na entrada do balão frontal direito. Pelos visto os orings já mastigaram o tubo e ele tem uma curvatura que permite passagem de ar. Esta fuga faz com que o P38 arreie durante a noite e se tiver uns 3 dias sem andar com ele, demora a pressurizar todo o sistema e a meter a suspensão no ar novamente.

A minha dúvida é: Onde é que posso comprar tubo para substituição? Há alguma loja online portuguesa que envie com portes em conta?

Abraço e muita lama
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Tubos para suspensão P38A

Mensagem por BGomes »

Boas

O mais fácil e mais rápido,é tirares a medida exterior do tubo e comprares numa casa que venda acessórios pneumáticos. Acho que não vale a pena andares a comprar via net porque isso é barato.

Ou se conseguires, tiras o tubo fora e vais a uma dessas casas. Tubo pneumático, vendido a metro é uma "pechincha" ;)
Avatar do Utilizador
aerocsi
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 79
Registado: 09 jul 2013 11:38
Land Rover: Range Rover P38 '98
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Tubos para suspensão P38A

Mensagem por aerocsi »

Shurikata Escreveu:Boas pessoal,

Já cá não vinha à uns tempos. Andei à procura de Freelanders durante uma série de tempo e acabei por adquirir um P38 de um cliente do PJVL no ano passado. Não postei nada aqui porque as suas características manias têm sido resolvidas aos poucos e com algum descobrimento. Velas nas lonas, bateria que morreu por causa do frio da Serra da Estrela... Um tensor que entregou a vida ao criador e levou a correia com ele (gostava de companhia pelos vistos).
Mas até agora, para além disso tem sido um bom companheiro pelos estradões cá do sitio.

Verifiquei que tenho uma pequena fuga num tubo, na entrada do balão frontal direito. Pelos visto os orings já mastigaram o tubo e ele tem uma curvatura que permite passagem de ar. Esta fuga faz com que o P38 arreie durante a noite e se tiver uns 3 dias sem andar com ele, demora a pressurizar todo o sistema e a meter a suspensão no ar novamente.

A minha dúvida é: Onde é que posso comprar tubo para substituição? Há alguma loja online portuguesa que envie com portes em conta?

Abraço e muita lama

Ve na Etopi
Abc


Sent from my iPhone using Tapatalk
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Re: Tubos para suspensão P38A

Mensagem por paulo jorge »

queres que te envie quantos metros ? :)
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Tubos para suspensão P38A

Mensagem por Shurikata »

Bem, foi o que acabei por fazer. Casa de material pneumático e siga. De qualquer das formas continuo com fuga.

Como posso verificar os o-rings?

Existe algum spray que ajude a selar? Vi um gajo no U-tubaros que metia teflon em spray?!?! Ou era tarde e vi mal?

Bem haja pelas dicas.

Enviado do meu FRD-L09 através do Tapatalk
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Tubos para suspensão P38A

Mensagem por Shurikata »

Bem, update da situação... Comprei o-rings novos, apoiei o p38 e toca de substituir.

Correu bem até voltar a ligar e começar a ouvir um pffffffff. Olho por baixo e balão nas lonas. Curiosamente, e como usei água com sabão para detectar as fugas nos o-rings, a mesma água escorreu pelo balão pelo que podia ver as bolas de sabão a formar-se no sítio da fuga.

Felizmente o PJVL já me tinha instalado um botão para desligar a suspensão. Seguiu manco (de onde o estava a reparar) até cada, mas seguiu.

Já encomendei novo balão, gen2 da Arnott para substituir o velhinho Dunlop que lá estava.



Enviado do meu FRD-L09 através do Tapatalk
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Tubos para suspensão P38A

Mensagem por rp38 »

esses balões arnott devem ter sido carotes, não?? para desactivar a suspensão em caso se urgência também podes tirar um relè vertical preto que está debaixo do banco do conductor.
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Tubos para suspensão P38A

Mensagem por Shurikata »

rp38 Escreveu:esses balões arnott devem ter sido carotes, não?? para desactivar a suspensão em caso se urgência também podes tirar um relè vertical preto que está debaixo do banco do conductor.
Ficou em 115€ com portes. Tendo em conta que os Dunlop estão a 98€, valem bem a pena.

Quanto ao botão, creio que esteja ligado a esse relé. Metes no 0, e ele desliga. É uma maravilha. Hehehe

Enviado do meu FRD-L09 através do Tapatalk
Responder