Falta de força no arranque do P38

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Responder
joaosimoes1
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 03 out 2017 15:39
RTI: 0

Falta de força no arranque do P38

Mensagem por joaosimoes1 »

Boa tarde pessoal.
Tenho um p38 de inicio de 98 e tenho um problema mais ou menos normal mas que já tentei resolver mas não tá facil.
Ao fazer ponto de embreagem o jipe tem pouca força e tenho que elevar a rotação muito para ser um arranque normal se não ele arranca muito fraco e logo depois parece que mesmo com pedal no fundo não desenvolve...
Tenho uma programação do Paulo Jorge com 2 mapas que resolveu uma parte do problema mas ainda sinto ali uma falha...
No domingo passado numa saida de estrada tive um sintoma novo, ao tentar subir uma picada com o mapa de tt da centralina o jipe não tinha força para arrancar em 2 das baixas e em 1 a embreagem patinava quando o jipe chegava as 2500 rotações saltando para quase as 5000...
Descarto o problema da reprogramação pois confio no trabalho do paulo.
Acham que ha alguma razao mecanica para isto???
Abraço
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por rp38 »

ja deste metade da resposta... a embreagem patinava... se agarrasse o motor ou ia-se abaixo por não ter força ou seguias, acho eu... :crazy: e os filtros estão limpos? gasóleo, ar, etc?? tens a egr activa? os colectores de admissão estarão cheios de jorra?? :??
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por DiscoMirage »

Também tenho este problema de arrancar num plano inclinado com o meu RR P38, também tenho a remap do Paulo, mas este problema já existia só que agora, depois da remap, piorou. Não tenho egr e o motor depois das 1800 rpms desenvolve normalmente.
Alguém tem alguma pista?
O filtro de ar foi substituído, o de gasóleo também.
Já ando a ter insônias por causa deste problema.
Será por ter comprado o range durante o confinamento ele ainda não se habituou á liberdade? :D :lol: :D :D
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por rp38 »

eu cada vez me convenço mais que quanto mais se mexe mais se estraga (as vezes...) o meu tá todo de stock, ainda é dos bons que nem EGR tem!! :god: e assim que o comprei mandei pôr a bomba a ponto por quem sabe, resultado: menos consumo sem fumo negro e resposta muito aceitavel para o carro que é logo após as 1500rpm tem um kn não faz milagres mas melhora um bocadito, :clap:
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por DiscoMirage »

Ainda hoje andei de volta dele para ver se havia algo fora do seu lugar e só descobri a ficha do MAPA que estava com um pino oxidado; limpei tudo e fui ver se tinha resolvido :( . Azar acho que ainda está pior.
Vou ter de pedir a alguém que me veja se a bomba está no ponto ou se tem mesmo algum problema.
Não é normal isto acontecer. É que para arrancar numa pequena rampa é desesperante. Quanto mais carrego no acelerador mais o motor adormece. Antes tinha um 200TDI e nunca tive este problema.
Parece que mudei para pior. Tenho de o levar à bruxa.
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por rp38 »

levar uma bruxa a outra bruxa, não parece boa ideia, eu como sou de perto Santarem fui á rematil e resolveram o meu problema da bomba, :god:
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por tomcat »

Olá malta.

Primeiro lugar verificar se o tubo do MAP está em condições.
Seja partido, com fuga e verificar se não está entupido na admissão.
(O MAP é um sensor que está montado no corpo do filtro gasóleo.)
Segundo. Caso seja um P38a com MAF, verificar se há diferenças no andamento com ele ligado ou desligado.
Terceiro: Tubos de admissão/intercooler verificar se não estão "descolados" por dentro.
Quarto: se ainda tiverem o tubo que vai do filtro de gasóleo á bomba injectora transparente, verifiquem se há muitas bolhas a passar.
(eu recentemente tive um stress e pensava que era a BI e era uma entrada de ar no sistema).
aproveitar e verificar também se com o deposito a meio o problema desaparece.
quinto óbvio, mas muita vezes descurado, filtros de ar e de gasóleo.
Sexto se tudo o resto já foi verificado, um pouco difícil o acesso, mas verifiquem e lubrifiquem o veio da "wastegate".
(já agora dar + 1,5 volta ;) ).

Para o criador do tópico, por acaso não tens uma fuga de gasóleo?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por tomcat »

DiscoMirage Escreveu:Ainda hoje andei de volta dele para ver se havia algo fora do seu lugar e só descobri a ficha do MAPA que estava com um pino oxidado; limpei tudo e fui ver se tinha resolvido :( . Azar acho que ainda está pior.
Vou ter de pedir a alguém que me veja se a bomba está no ponto ou se tem mesmo algum problema.
Não é normal isto acontecer. É que para arrancar numa pequena rampa é desesperante. Quanto mais carrego no acelerador mais o motor adormece. Antes tinha um 200TDI e nunca tive este problema.
Parece que mudei para pior. Tenho de o levar à bruxa.
Podes ter descoberto o problema.
Se achas que está pior, então pode estar mesmo aí ;)

A minha experiência ao longo dos anos,disse-me que há que descartar tudo o que escrevi mais em cima,antes de avançarem para a r€paração da bomba.
É que normalmente se for da bomba injectora, o problema está no cabeçote e isso são 500€ + IVA, mais a reparação do parte mecânica.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por DiscoMirage »

Se fosse da BI o problema não se mantinha que em rotações abaixo das 1800, quer acima desse regime. O que sinto é que em baixas rotações o motor não responde ao acelerador;acelero e parece que ainda é pior e o motor só recebe ar.
@tomcat: o tubo do MAP está Des entupido e o sensor parece estar a funcionar porque desligado o sintoma ainda é pior.
Não tem MAF. No tubo de retorno do gasóleo não tem bolhas de ar.
Os filtros foram todos mudados.
Os tubos estão bons, só não limpei o intercooler.
A parte da wastgate não vi, mas já agora, + 1 volta e meia de aperto ou desacerto?
Cumps
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por rp38 »

só vendo a wastegate é que se pode ver pra que lado é que é, mas á partida é da maneira a abrir mais tarde, logo a fazer mais compressao para o motor :??
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por tomcat »

DiscoMirage Escreveu:Se fosse da BI o problema não se mantinha que em rotações abaixo das 1800, quer acima desse regime. O que sinto é que em baixas rotações o motor não responde ao acelerador;acelero e parece que ainda é pior e o motor só recebe ar.
infelizmente sintoma do "cabeçote", mas vai com calma.
bomba do deposito, funciona?
DiscoMirage Escreveu: A parte da wastgate não vi, mas já agora, + 1 volta e meia de aperto ou desacerto?
Cumps
procura aqui no forum, já foi abordado.
não me lembro :vergonha:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por tomcat »

Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por DiscoMirage »

Problem solved.
Umas pancadinhas de amor no cabeçote, não foi à primeira nem á segunda mas a terceira foi de vez :clap: :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por tomcat »

DiscoMirage Escreveu:Problem solved.
Umas pancadinhas de amor no cabeçote, não foi à primeira nem á segunda mas a terceira foi de vez :clap: :clap: :clap:
Não há nada que chegue a umas "marteladas" :D
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por rp38 »

ainda bem!! ready until the next problem... :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por DiscoMirage »

There is always a next problem.
Sun roof is leaking on the passenger's side.
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Falta de força no arranque do P38

Mensagem por rp38 »

o meu tambem ja esteve assim... mandei vir o vedante em borracha pró aro do vidro mas quando o tirámos constatámos que a armaçao do vidro estava completamente podre e a desfazer-se... :ohnao: consegui um vidro usado com a armaçao ainda decente limpei-a num jato de areia pequeno pra não estragar tratei-o contra a ferrugem pintei de preto e ja que o forro do teto estava fora, advinhem... :lol: mandei estufar tudo, teto e pilares, no fim a festa ficou em cerca de 500paus... :x por isso ja sabes... :sing:
Responder