LAND ROVER Serie III 109"

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

LAND ROVER Serie III 109"

Mensagem por TiagoAraújoR »

Muito bem, venho dar a conhecer e partilhar com todos a minha recente aventura.

O serie em questão é o da foto em baixo.


Imagem


O obectivo é dar uma aparência jovem ao serie e mante-lo +- original no seu exterior.

O interior sofrerá algumas alterações.

Mas as principais modificações serão mecânicas.

Vamos então ao plano de trabalhos.

Decapar e cortar Chassi - Done

Pintar chassi (primario anti ferrugem e posteriormente tinta impermeabilizante e antioxidante) - Em processo

Aluminio decapado e pronto para receber primário próprio e posteriormente tinta, em principio "verde tropa" - Capot done; Portas done; Grelha frontal done; restantes peças em processo


Encontrado um dador espanhol passamos as alterações mecanicas:

motor (2.5D santana),
caixa LT85,
salisbury atras,
molas parabolicas,
amortecedores maior curso,
levanta-lo (ainda a inventar uns tacos),
brincos maiores,
travões de disco a frente
servo-freio
direcção assistida
pneus 265/75/16
duplo depósito

Assim que me lembre de mais alguma novidade vou acrescentando.

Todo o trabalho esta a ser executado por mim e pelo meu amigo zé nos nossos tempos livres.






ALgumas fotos dos trabalhos

Imagem
Chassi cortado antes de levar primario


Imagem

Chassi já com primário
Última edição por TiagoAraújoR em 04 fev 2014 00:24, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
gilalves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 167
Registado: 03 set 2008 15:41
Land Rover: Freelander Di de 1999
ex LR Range Rover 300TDi de 1995
ex Freelander Di de 1998
Sócio LCP: 1972
Localização: São João da Madeira

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por gilalves »

Boas TiagoAraújoR
Muito boa sorte e paciência nesse restauro, eles merecem.

Santo e feliz Natal.

AbRRaço
Freelander Di

Gil Alves
928 111 664
gilalves.vec@gmail.com
Vasco Esteves de Cima e São João da Medeira
Sócio Nº 1972
Avatar do Utilizador
Simplicio
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 722
Registado: 21 abr 2009 19:49
Land Rover: Defender 90 Td5
LR Serie III
Sócio LCP: 2139
Localização: Povoa de Lanhoso/Brangança

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por Simplicio »

Parabéns Tiago, olha porque é que cortas-tes o chassi?

landabraço
Simplicio Gonçalves
email/MSN simplicio_land@hotmail.com
tel. 967533835
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por nuno.1 »

Esse series vai ficar uma maquina!

De origem não tinha já eixos salisbury atrás?

Vai-lhe por tacos? Será que fica bem no series?

Se vais tirar as molas antigas e meter novas ele já vai subir, pois as de origem devem estar pasmadas, não?

Se vais subir aconselho a "alargar" com umas jantes com mais offset. Eu o que fiz foi meter as jantes de um defender, pois são praticamente iguais às de origem dos series mas são mais largas.

Imagem

Vai colocando fotos!
Imagem
Avatar do Utilizador
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 301
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por philipvieira »

Bom trabalho!!
Vai ficar MAQUINÃO!!
Tb estava a pensar cortar a minha 109, mas tenho problema do bocal do combustível que teria que ser eliminado, pois não posso cortar a minha caixa de carga á frente!

Continuação de bom trabalho e Boas Festas
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por TiagoAraújoR »

Boas TiagoAraújoR
Muito boa sorte e paciência nesse restauro, eles merecem.

Santo e feliz Natal.

AbRRaço
Obrigado. ;)

landmaniaco Escreveu:Parabéns Tiago, olha porque é que cortas-tes o chassi?

landabraço

Cortei para ficar com a caixa de carga mais pequena e evitar que raspe no chão em situações mais exigentes.

Esse series vai ficar uma maquina!

De origem não tinha já eixos salisbury atrás?

Vai-lhe por tacos? Será que fica bem no series?

Se vais tirar as molas antigas e meter novas ele já vai subir, pois as de origem devem estar pasmadas, não?

Se vais subir aconselho a "alargar" com umas jantes com mais offset. Eu o que fiz foi meter as jantes de um defender, pois são praticamente iguais às de origem dos series mas são mais largas.
Sim tem salisbury atras e vou manter e a frente vou por 10-24 do santana.

Quanto aos tacos já desisti da ideia porque não me vai fazer subir a suspensão. Sendo assim vou ficar em primeiro lugar pelos brincos 1 ton amortecedores maior curso, molas parabolicas e pneus 265/75/16.

Vou por jantes com mais offset.
Bom trabalho!!
Vai ficar MAQUINÃO!!
Tb estava a pensar cortar a minha 109, mas tenho problema do bocal do combustível que teria que ser eliminado, pois não posso cortar a minha caixa de carga á frente!

Continuação de bom trabalho e Boas Festas
Podes sempre montar o depósito debaixo do banco do pendura e anular o bocal traseiro...




Obrigado a todos pelos comentários e peço que continuem a comentar e dar algumas dicas pois serão bem recebidas!!!
Continuação de boas festas.
nfaria
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 169
Registado: 05 jul 2009 12:34
Land Rover: Discovery 200 tdi '92
Discovery 300 tdi '96
Discovery Td5 '99
Sócio LCP: 2828
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por nfaria »

Grande trabalho que aí está vizinho(eu sou de ruivães) :)
se for preciso ajuda é só dizer :lol:
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por TiagoAraújoR »

nfaria Escreveu:Grande trabalho que aí está vizinho(eu sou de ruivães) :)
se for preciso ajuda é só dizer :lol:

Mais um vizinho!!

Obrigado.

A porta está aberta, quem quiser ver o projecto ao vivo será bem recebido e quem quiser sujar um pouco as mãos também terá oportunidade!!! :rofl: :rofl: :rofl:
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por nuno.1 »

TiagoAraújoR Escreveu:
Quanto aos tacos já desisti da ideia porque não me vai fazer subir a suspensão. Sendo assim vou ficar em primeiro lugar pelos brincos 1 ton amortecedores maior curso, molas parabolicas e pneus 265/75/16.
Ah, bem me parecia que isso dos tacos não seria uma boa ideia. Ias levantar a carroçaria e deixar o chassis e o resto para baixo, o que fica mal num series.

Atenção às trasmissoes, vais aumentar o angulo no qual vão trabalhar.

Depois de montares a suspensão com os brincos novos verifica se o land fica equilibrado e não mais alto de um dos lados, pois isso vai afectar também o modo de funcionamento das transmissões.

Pensa nuns amortecedores + 10'' pois o meu foi o que levou e só por despasmar as molas!

Força ai!
Imagem
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por TiagoAraújoR »

nuno.1 Escreveu:
TiagoAraújoR Escreveu:
Quanto aos tacos já desisti da ideia porque não me vai fazer subir a suspensão. Sendo assim vou ficar em primeiro lugar pelos brincos 1 ton amortecedores maior curso, molas parabolicas e pneus 265/75/16.
Ah, bem me parecia que isso dos tacos não seria uma boa ideia. Ias levantar a carroçaria e deixar o chassis e o resto para baixo, o que fica mal num series.

Atenção às trasmissoes, vais aumentar o angulo no qual vão trabalhar.

Depois de montares a suspensão com os brincos novos verifica se o land fica equilibrado e não mais alto de um dos lados, pois isso vai afectar também o modo de funcionamento das transmissões.

Pensa nuns amortecedores + 10'' pois o meu foi o que levou e só por despasmar as molas!

Força ai!

Obrigado pela sugestão, estou a pensar utilizar umas cunhas para se for necessário corrigir os angulos.

Qual a marca e modelo de amortecedores que estas a utilizar?
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por nuno.1 »

Os amortecedores são os procomp s1000 - olhal-olhal

Estes são o que normalmente se usam nos series.

;)
Imagem
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por TiagoAraújoR »

Também já dei uma vista de olhos nesses.

Mas os ES3000 não serão mais indicados, ou talvez até melhores?
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por TiagoAraújoR »

Hoje pintei o chassi e o eixo de tras....

Esta semana vamos a ver se conseguimos desmontar o santana para começar a dar vida ao serie já com os eixos montados.... Para depois passar para a adaptação do motor e caixa.

Fotos

Imagem

Imagem

O chassi está preto. Mas a fotografia foi tirada de noite com flash e parece que está as manchas...

Cumps
Tiago Araújo
Avatar do Utilizador
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 301
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por philipvieira »

Podes sempre montar o depósito debaixo do banco do pendura e anular o bocal traseiro...

Obrigado a todos pelos comentários e peço que continuem a comentar e dar algumas dicas pois serão bem recebidas!!!
Continuação de boas festas.[/quote]



Boas,
Pois, eu sei que posso eliminar o bocal traseiro! Mas a questão era onde colocar o novo bocal!! A minha 109 é CrewCab! Não é fácil!!
Avatar do Utilizador
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 301
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por philipvieira »

TiagoAraújoR Escreveu:Hoje pintei o chassi e o eixo de tras....

Esta semana vamos a ver se conseguimos desmontar o santana para começar a dar vida ao serie já com os eixos montados.... Para depois passar para a adaptação do motor e caixa.

Fotos

Imagem

Imagem

O chassi está preto. Mas a fotografia foi tirada de noite com flash e parece que está as manchas...

Cumps
Tiago Araújo

Bom trabalho!
Este eixo parece novo! Decapaste antes de pintar?!
As molas parabólicas, travões de disco e D.A. sao de um santana?!
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por TiagoAraújoR »

Obrigado!

Sim decapei antes de pintar.

Sim é tudo de um santana.

Cumps
Tiago Araújo
Avatar do Utilizador
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 301
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por philipvieira »

TiagoAraújoR Escreveu:Obrigado!

Sim decapei antes de pintar.

Sim é tudo de um santana.

Cumps
Tiago Araújo
Pois! Também estou à espera de arranjar o rear cross member novo, pois o meu está meio podre para juntar chassi e mais algumas peças em ferro para mandar decapar a jacto de areia, talvez!!!

Vai postando essas evoluções! Tb vou abrir um tópico do meu restauro.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por TiagoAraújoR »

Eu tenho um chassi de um 88 em muito muito bom estado!

Caso precises de alguma coisa podemos falar e fico a espera de ver o teu tópico e caso precises de alguma ajuda dispõe.

Cumps
Tiago Araújo
Avatar do Utilizador
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 301
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por philipvieira »

TiagoAraújoR Escreveu:Eu tenho um chassi de um 88 em muito muito bom estado!

Caso precises de alguma coisa podemos falar e fico a espera de ver o teu tópico e caso precises de alguma ajuda dispõe.

Cumps
Tiago Araújo
Desde já, Obrigado todas as ajudas são bem vindas!
Pretendes vender o chassi ?! É que na verdade preciso do rear cross member, mas talvez queiras vender o chassi todo, certo?!
Cumps
Avatar do Utilizador
TiagoAraújoR
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 09 jun 2009 16:28
Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999
Sócio LCP: 2197
Localização: Vermoim V.N.Famalicão

Re: Restauro + Upgrade Serie III 109" (Talvez menos)

Mensagem por TiagoAraújoR »

philipvieira Escreveu:
TiagoAraújoR Escreveu:Eu tenho um chassi de um 88 em muito muito bom estado!

Caso precises de alguma coisa podemos falar e fico a espera de ver o teu tópico e caso precises de alguma ajuda dispõe.

Cumps
Tiago Araújo
Desde já, Obrigado todas as ajudas são bem vindas!
Pretendes vender o chassi ?! É que na verdade preciso do rear cross member, mas talvez queiras vender o chassi todo, certo?!
Cumps
Sim, tenho interesse em vender complecto.

Quero é arranjar espaço para tirar esta "sucata" que sobra daqui de casa!!! :lol: :lol: :lol:

Cumps
Tiago Araújo