Tenho um LAND ROVER Discovery Td5 e um nanocom emprestado pelo Luis Lança (obrigado) e resolvi fazer uns ensaios de desempenho do motor, curiosos que gostaria de partilhar convosco.
Os objectivos eram:
1) Determinar realmente o que se sente num carro reprogramado e quais os efeitos imediatos de uma reprogramação.
2) Determinar se de facto um intercooler maior irá valer a pena (ainda maior do que os do modelo de 2003, que como fiquei a saber são mais largos face aos pré 2002!).
Assim, ontem à noite, agarrei no carro, liguei o nanocom na função de LOG e fui fazer 2 testes em estrada, mais concretamente na subida de Monsanto na A5, sentido Lisboa que, para quem conhece sabe que é uma subida relativamente ingreme e cumprida.
Os testes, muito semelhantes a um ensaio de potência, tiveram inicio “no inicio” da subida a uma velocidade baixa, em 3 velocidade, altura em que carreguei a fundo no acelerador e levei o motor até à máxima rotação, o que significa aproximadamente 98 km/h ou +- 4000 rpm.
Depois foi trabalho de exportar a informação do nanocom para a Folha de Cálculo/Gráficos, que funcionou na perfeição e comparei os seguintes dados, para os casos de Centralina Reprogramada VS Original:
1) Evolução de RPMs (Amarelo)
2) Pressão do Colector de Admissão/ Turbo em valores absolutos (para obter sobrepressão do turbo diminuir pressão atmosférica (Vermelho)
3) Temperatura do Ar no Colector de Admissão (Rosa)
4) Velocidade do carro (Verde)
Atenção que os dados correspondentes ao ficheiro reprogramado têm todos (Quadrados) nas linhas dos gráfico.
È um gráfico de 3 eixos: 2 dos Y’s e 1 de X’s:
1) Os eixos dos Y’s são das rotações (esquerda) e Pressão/Temperatura/Velocidade (Direita)
2)O eixo do X é tempo
O resultado foi este:

Eis as minhas conclusões:
1) Comparando as curvas da velocidade a verde conclui-se que o tempo para chegar à mesma velocidade, no mesmo local, temperatura foi de cerca de metade com o ficheiro reprogramado, o que é soberbo e muito além das minhas expectativas!!
2) A resposta do turbo (efeito lag) é bastante mais rápida, conforme se pode verificar nas curvas a vermelho
3) A temperatura do intercooler também ao mesmo ritmo alucinante da velocidade com o ficheiro reprogramado, e com um declive bem mais agreste que o ficheiro de origem o que é preocupante.
4) Mantendo as 4400 rpm alguns segundos, com o ficheiro de origem a temperatura do Ar no intercooler continua a subir.
Eis o que já tinha sentido sem a ajuda do nanocom:~
5) Genericamente o carro ficou bem melhor, com mais baixa e logo menores consumos em cidade principalmente mas também com bastante mais alma a altas rotações
6) Também o facto de se ter aumentado o ralentim um bom pedaço, faz com os arranques sejam todos mais fáceis, sem ser preciso acelerar.
7) Fiabilidade: posso controlar alternando entre o ficheiro de origem ou reprogramado com um simples toque num interruptor e em andamento
Depois como não fiquei contente fiz mais outro ensaio numa estrada no interior de Monsanto.
O objectivo era determinar quais as temperaturas a que o intercooler está sujeito em cargas elevadas alternadas e a velocidade baixas 80 a 100 km/h, ou seja com pouco vento na superficie frontal do carro e estrada a subir, com curvas e dai as reduções de rotação no gráfico!
Eis os resultados:

Temperaturas de 87ºC do ar de admissão e com bastante tendencia para aumentar, a 90 Km/h.
Pré-Conclusões:
Penso que é fácil entender que um intercooler maior vai certamente garantir uma melhor durabilidade do motor, principalmente as cabeças que tantos problemas têm, mas também o colector de escape que vai certamente receber menos calor.
Poderá também melhorar o desempenho, principalmente em situações de carga superiores a 70% com alguma duração (+ 5 a 10 minutos) tempo que considero que o intercooler de origem consegue dissipar energia e manter a temperatura do ar em valores baixos, isto mesmo com motores não reprogramados.
Esta necessidade é maior num carro reprogramado, pois como se verificou a tendencia para o intercooler e turbo aquecerem é bastante maior e rápida.
Dúvidas ainda existentes:
Quantos Cv’s e abaixamento de temperaturas se conseguirá com um Intercooler maior.
O Lag do turbo será mesmo maior com um intercooler maior?
Que temperaturas atingirá o Intercooler no Verão?
Assim ainda vou realizar mais testes:
1) Com intercooler da CarPowerChips.com com 3X mais volume instalado, penso que é o maior do mercado!!
2) Com intercooler, a puxar um atrelado de barco.
3) Com intercooler no calor de Marrocos, em Março de 2010
Obrigado a todos os que leram até ao fim! E mais uma vez LUIS LANÇA e também à CarPowerChips.com que me permitiram partilhar estas conclusões.















