Peço ajuda, o meu P38 já me está a pregar uma partida
Hoje andei a tratar dela (só pode ser gaja, com este temperamento) de forma consistente e na oficina depois de conseguir finalmente fazer todas as mudanças e lubrificação que eu queria, andei a ver outras coisinhas. Uma delas era soldar uma chapa onde se aparafusa o banco, que tinha partido e o banco abanava.
Pois é, aquilo deu-me um susto, que lixado. Para soldar a chapa do banco desligamos a bateria obviamente. Mas depois de religar, boca apitos por todo lado, mensagens de erro a dizer que os vidros estavam desprogramados, comando desprogramado, uma cena qualquer de comunicações (aquilo em francês não percebo bem), imobilizador, o carro nem trabalhava, nem fazia nada, só apitava. Toda vez que um gajo desligue baterias é este filme??
O homem ainda tentou ligar na máquina dele, mas que só tinha programas para os Range Rover classic gasolina, e com a máquina não conseguiu apagar erros nenhuns. Quando o homem já falava em colocar o carro no reboque para levar a LAND ROVER, lembrei de ir ver o código da chave e o procedimento do manual, fiz e o carro voltou a reagir os fechos centralizados (não pelo comando, mas à chave) e trabalhou o motor, continuando com apitos por causa dos vidros a dizer que estavam desprogramados.
minutos depois bloqueou novamente, e eu fiz o procedimento, voltou a trabalhar o motor, desliguei e minutos depois mais uma vez. quer se dizer, cada vez que eu desligava o carro, um bocado depois ele desprogramava.
Com a sentença do meu amigo dono da oficina, de ir amanhã com o carro à rover aqui na zona onde têm máquina pra isto, fiz mais uma vez o procedimento de código da chave na porta, e segui pra casa.
A recomendação do meu amigo era chegar em casa e fechar o carro tendo o capo aberto, para depois de fechado desligar o negativo da bateria durante a noite, e amanhã ligar, dar algum tempo para eventualmente aquilo fazer reset...
Mas ao chegar em casa, depois de uns quantos KM's, notei que o comando da chave voltou a se programar sozinho, já funciona o fecho centralizado normalmente e o carro trabalha sem entrar em imobilizador.
Notei até enquanto esperava a minha mulher chegar na estação dos comboios, que depois de algum tempo desligado o carro tranca sozinho as portas (bom para quem se esquece de fechar o carro, mas um desastre para quem esqueça a chave lá dentro por uns minutos) nunca tinha reparado nesta característica, os vossos fazem isso???
E no final das contas, acabei por nem desligar bateria nenhuma, já que ele reprogramou sozinho o comando, e já não imobiliza, vou dar um tempo a ela pra ver se lhe passa a síndrome pré menstrual.
A única coisa, pra além disso de fechar sozinho, que ainda está mal são os vidros desprogramados, não funciona o automático e está sempre a apitar e aparecer mensagens no CPU.
Aqui um vizinho que tem alguma experiência com carros e é um tipo safo, disse-me que uma vez lhe aconteceu igual com uma zafira, e que não fez nada, depois de alguns dias a circular o carro voltou a ter os vidros em condições normalmente.
Podem me ajudar, isto de electrónica me dá cabo do juízo, e a Creuza (vou chamar assim este carro) já está a começar a fazer pouco de mim, o que devo fazer sem gastar muito dinheiro?
Abcs,
JM