Reprogramacoes e Intercooler valem mesmo a pena?

Discussão sobre Discovery I, II e 3
AET
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 fev 2007 12:16

Reprogramacoes e Intercooler valem mesmo a pena?

Mensagem por AET »

Olá bom dia a todos os land roverdistas.

Tenho um LAND ROVER Discovery Td5 e um nanocom emprestado pelo Luis Lança (obrigado) e resolvi fazer uns ensaios de desempenho do motor, curiosos que gostaria de partilhar convosco.

Os objectivos eram:

1) Determinar realmente o que se sente num carro reprogramado e quais os efeitos imediatos de uma reprogramação.

2) Determinar se de facto um intercooler maior irá valer a pena (ainda maior do que os do modelo de 2003, que como fiquei a saber são mais largos face aos pré 2002!).

Assim, ontem à noite, agarrei no carro, liguei o nanocom na função de LOG e fui fazer 2 testes em estrada, mais concretamente na subida de Monsanto na A5, sentido Lisboa que, para quem conhece sabe que é uma subida relativamente ingreme e cumprida.

Os testes, muito semelhantes a um ensaio de potência, tiveram inicio “no inicio” da subida a uma velocidade baixa, em 3 velocidade, altura em que carreguei a fundo no acelerador e levei o motor até à máxima rotação, o que significa aproximadamente 98 km/h ou +- 4000 rpm.

Depois foi trabalho de exportar a informação do nanocom para a Folha de Cálculo/Gráficos, que funcionou na perfeição e comparei os seguintes dados, para os casos de Centralina Reprogramada VS Original:

1) Evolução de RPMs (Amarelo)
2) Pressão do Colector de Admissão/ Turbo em valores absolutos (para obter sobrepressão do turbo diminuir pressão atmosférica (Vermelho)
3) Temperatura do Ar no Colector de Admissão (Rosa)
4) Velocidade do carro (Verde)

Atenção que os dados correspondentes ao ficheiro reprogramado têm todos (Quadrados) nas linhas dos gráfico.

È um gráfico de 3 eixos: 2 dos Y’s e 1 de X’s:

1) Os eixos dos Y’s são das rotações (esquerda) e Pressão/Temperatura/Velocidade (Direita)
2)O eixo do X é tempo

O resultado foi este:
Imagem

Eis as minhas conclusões:

1) Comparando as curvas da velocidade a verde conclui-se que o tempo para chegar à mesma velocidade, no mesmo local, temperatura foi de cerca de metade com o ficheiro reprogramado, o que é soberbo e muito além das minhas expectativas!!

2) A resposta do turbo (efeito lag) é bastante mais rápida, conforme se pode verificar nas curvas a vermelho

3) A temperatura do intercooler também ao mesmo ritmo alucinante da velocidade com o ficheiro reprogramado, e com um declive bem mais agreste que o ficheiro de origem o que é preocupante.

4) Mantendo as 4400 rpm alguns segundos, com o ficheiro de origem a temperatura do Ar no intercooler continua a subir.

Eis o que já tinha sentido sem a ajuda do nanocom:~

5) Genericamente o carro ficou bem melhor, com mais baixa e logo menores consumos em cidade principalmente mas também com bastante mais alma a altas rotações

6) Também o facto de se ter aumentado o ralentim um bom pedaço, faz com os arranques sejam todos mais fáceis, sem ser preciso acelerar.

7) Fiabilidade: posso controlar alternando entre o ficheiro de origem ou reprogramado com um simples toque num interruptor e em andamento

8) Tipo de centralina com ficheiro original NNN vs pre 2002 num carro pre 2002: o carro fica um pouco diferente: para pior, penso que se deve ao facto da calibração da centralina e dos tipos de injectores: o cojunto pos 2002 (Centralina NNN + Injectores) trabalham com mais pressão de gasóleo logo os tempos de injecção têm de ser menores! Testei as duas e gostei mais da pre 2002, por incrivel até o arranque é diferente!

Depois como não fiquei contente fiz mais outro ensaio numa estrada no interior de Monsanto.

O objectivo era determinar quais as temperaturas a que o intercooler está sujeito em cargas elevadas alternadas e a velocidade baixas 80 a 100 km/h, ou seja com pouco vento na superficie frontal do carro e estrada a subir, com curvas e dai as reduções de rotação no gráfico!

Eis os resultados:
Imagem

Temperaturas de 87ºC do ar de admissão e com bastante tendencia para aumentar, a 90 Km/h.

Pré-Conclusões:

Penso que é fácil entender que um intercooler maior vai certamente garantir uma melhor durabilidade do motor, principalmente as cabeças que tantos problemas têm, mas também o colector de escape que vai certamente receber menos calor.
Poderá também melhorar o desempenho, principalmente em situações de carga superiores a 70% com alguma duração (+ 5 a 10 minutos) tempo que considero que o intercooler de origem consegue dissipar energia e manter a temperatura do ar em valores baixos, isto mesmo com motores não reprogramados.

Esta necessidade é maior num carro reprogramado, pois como se verificou a tendencia para o intercooler e turbo aquecerem é bastante maior e rápida.

Dúvidas ainda existentes:

Quantos Cv’s e abaixamento de temperaturas se conseguirá com um Intercooler maior.
O Lag do turbo será mesmo maior com um intercooler maior?
Que temperaturas atingirá o Intercooler no Verão?

Assim ainda vou realizar mais testes:

1) Com intercooler da CarPowerChips.com com 3X mais volume instalado, penso que é o maior do mercado!!
2) Com intercooler, a puxar um atrelado de barco.
3) Com intercooler no calor de Marrocos, em Março de 2010

Obrigado a todos os que leram até ao fim! E mais uma vez LUIS LANÇA e também à CarPowerChips.com que me permitiram partilhar estas conclusões.
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0

Re: Reprogramacoes e Intercooler valem mesmo a pena?

Mensagem por terracotta »

Boas AET!

Para ser perfeito, bastava teres assinado. ;)

Um uprated intercooler permite também dar mais alguma pressão no turbo, o que vem ajudar ainda mais na performance para além do carro ficar a "fumar" menos.
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

Viva.

Post fantástico, parabéns! Vai continuando a dar notícias.

Só uma questão: quando falas em pressão atmosférica no gráfico referes-te a que item no Nanocom? Ambient Pressure, certo?
E a pressão do turbo que falas... no gráfico não apresentas valores... sabes qual o valor máximo atingido? E o item que foste ver é o Air Inlet Pressure certo?

Olhando para o gráfico, o turbo tens pressão um pouco acima dos 225 Kpa. Se retirares a pressão atmosférica, que ronda os 110, tens de turbo 115 KPa, ou 1,15 bar.
Posso-te dizer que a pressão máxima admitida pelo turbo do Disco TD5 é 1,3 Bar. Se andares algum tempo (alguns segundos) acima disso, o turbo corta e entras em safe mode.
O meu, após reprogramar, estava a acontecer isso, e acabei por meter um Turbo Booster para dar a volta 'à coisa'.

Quanto a temperaturas, e as conclusões que tiras, parece-me que tens toda a razão, ou seja, a reprogramação vai exigir mais da mecânica, e a instalação do intercooler maior pode diminuir um pouco a carga.
Como em tudo, quem anda com carros mexidos tem de ter essa noção, pois se andarmos sempre a 'puxar' o tempo de vida vai diminuir.

Um abraço,

p.s.: no meu site tenho lá a reportagem que escrevi na Land Portugal exactamente sobre a montagem de um intercooler maior e respectiva reprogramação de um Disco TD5.
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Fantástico Post.

Parabens.

Fiquei convencido a mandar vir o intercooler maior para o meu :)
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

Atenção que, na Allisport, o maior intercooler que eles têm para Disco TD5 não dá para automáticos. :mad:

Eu na altura vi porquê... acho que os automáticos têm lá na zona um radiador adicional qualquer, pelo que o intercooler não pode ser tão grande.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Curioso que ainda há dias muito conversei ao telefone sobre esta temática precisamente com o Luís Proença da Carpowerchips...

Malta dos td5, novidades vindas deste homem se aguardam e muito positivas. Eu já sou cobaia!

Abraço,
Amorim
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva AET

um dos melhores testes/ensaios que tenho visto até a data... :cool: :ok:
Como disse o terracotta e bem só falta mesmo assinar... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
luislanca
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200

Mensagem por luislanca »

Boas, AET. Antes de mais, bem vindo ao forum. Não precisas agradecer o empréstimo do Nanocom. Nós é que temos que agradeçer a tua paciencia para fazeres todos estes testes.

Posto isto, algumas considerações:

Não há bela sem senão, e ao introduzir mais combustível está-se necessáriamente a aumentar a temperatura. Aguardo os resultados dos testes posteriores, para ver como se comporta o intercooler de maiores dimensões e em que medida reduz a temperatura de admissão, que considero tão importante pois vai influenciar factores tão importantes como a massa de ar que entra na admissão e até as temperaturas de gases de escape. O ideal seria que o intercooler conseguisse dissipar toda a energia calorifica causada pela reprogramação do débito de combustível, mas acho que será complicado, apesar de dar uma boa ajuda. Confesso que estou mesmo curioso em ver como o teu intercooler se comporta, sendo ele o maior disponível no mercado.

Vou aguardar os resultados dos testes posteriores. Se precisares de mais alguma ajuda minha já sabes.
AET
júnior TT
júnior TT

Mensagem por AET »

Olá

Intercooler da carpowerchips.com já montado e .... resultados via nanocom para muito breve.

Entretanto ficam as imagens:

Intercooler e radiador de origem:

Imagem

Agora as diferenças:

Imagem

Imagem

Imagem

Em termos práticos e dinamicos... as diferenças são muito significativas.

Vamos ver se durante esta semana consigo apresentar valores concretos no Nanocom!
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

Mensagem por jpcme »

Fantastico trabalho.

Num outro post foi censurado por dizer que para ai anda muita cultura de cafe....

Pois bem estes post's do AET (seja ele quem for) tem pes e cabeca e sao tecnicamente muito bem feitos.

O forum precisa mais pessoal deste tipo

Cumprimentos
JP

AET Escreveu:Olá

Intercooler da carpowerchips.com já montado e .... resultados via nanocom para muito breve.

Entretanto ficam as imagens:

Intercooler e radiador de origem:

Imagem

Agora as diferenças:

Imagem

Imagem

Imagem

Em termos práticos e dinamicos... as diferenças são muito significativas.

Vamos ver se durante esta semana consigo apresentar valores concretos no Nanocom!
Imagem
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

Mensagem por jpcme »

Fantastico trabalho.

Num outro post foi censurado por dizer que para ai anda muita cultura de cafe....

Pois bem estes post's do AET (seja ele quem for) tem pes e cabeca e sao tecnicamente muito bem feitos.

O forum precisa mais pessoal deste tipo

Cumprimentos
JP
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Excelente trabalho, gostei. :cool:

Já tens os resultados com o Intercooler? Conseguiste dissipar a acumulação termica em carga na admissão? Ou continua a subir muito?

Abraços
Última edição por SERSANRR em 21 fev 2010 14:50, editado 1 vez no total.
jardas
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 abr 2008 23:29
Land Rover: defender 110 sw
defender 110 bobtail
discovery 200
Sócio LCP: 0

Mensagem por jardas »

boas
este intercooler que aparece na foto é da allisport ou é da paddock?
á diferenças entre eles? tirando o preço claro
o método de substituiçao é "plug ´n play" ou tem de se fazer corte e costura?

jardas
mergulha
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 jan 2008 22:46
Land Rover: discovery td5 - 1998
Sócio LCP: 2073

Mensagem por mergulha »

Viva
Muito bom este post , vou seguir com atenção :cool:
cumps
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

jardas Escreveu:boas
este intercooler que aparece na foto é da allisport ou é da paddock?
á diferenças entre eles? tirando o preço claro
o método de substituiçao é "plug ´n play" ou tem de se fazer corte e costura?

jardas
Boas Jardas,

Penso que este é mesmo fabrico da carpowerchips.
De qualquer forma os intercoolers da paddock são de fábrico allisport!

Abraço,
Amorim
AET
júnior TT
júnior TT

Mensagem por AET »

Ola

De facto o intercooler faz muita diferença, digamos que completa o que falta no Discovery.

A dissipação vai muito além do expectavel, no mesmo carro, local, temperatura e carga as temperaturas de admissão baixam de 77ºC para 41ºC!!!!

Em termos de temperaturas dos gases de escape, medidos na falange do tubo da EGR baixaram cerca de 90ºC o que é muito bom para o colector de escape, para já não falar nas camaras de combustão e cabeça que inevitavelmente também baixaram as temperaturas, mas não deu para medir ;)!!

Pressão do Turbo: Sem alterar a pressão do turbo, reprogramação, filtro etc etc, a pressão subiu 0,15 bares aproximadamente o que demonstra a capacidade de escoamento que se consegue neste intercooler!!

Lag do turbo: Reduziu sem qualquer sombra de dúvida.

Os consumos de Gasóleo: também baixaram um pouco!

Montagem: 3 horas para maçaricos como eu mas penso que em 1,5 a 2 horas se faz isto, pois o sistema é PLUG and Play!!.

Que pretender pode contactar a Carpowerchips 211 452 450, para encomendar este kit ou fazer um test drive no Discovery e acreditem que vale bem a pena pois ficam exactamente a saber o que vão obter!

Em Março a CarPowerChips vai a Marrocos submeter este novo kit: Intercooler & Reprogramação(da sua autoria) a uma verdadeira prova de esforço e certamente que os resultados ainda serão mais surpreendentes!

Abraços
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Excelente trabalho, assim sim, se queremos que o carro dure e fique bem feito é assim que se faz ;) 5*

Era isto que discutia noutro topico aqui do forum, muitas vezes esquecemo-nos que o manometro da temperatura apenas controla a temperatura do liquido refrigerante e não as temperaturas dos componentes do motor e essas sim podem dar cabo do carro em 3 tempos. Se querem fazer um upgrade façam-no bem feito e completo, não basta injectar combustivel, é preciso saber como (é claro que isso tem custos mas compensa) :cool:

Abraços
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

AET Escreveu:Que pretender pode contactar a Carpowerchips 211 452 450, para encomendar este kit ou fazer um test drive no Discovery e acreditem que vale bem a pena pois ficam exactamente a saber o que vão obter!
Boas
Se puderes envia preços para o intercooler, que reprogramação já tenho... :D para gil.craveiro@sapo.pt
Cumprs
Gil Craveiro
ligeirinho
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 jun 2009 21:22

Mensagem por ligeirinho »

Tambem sou capaz de estar interessado .
jà agora tem que se soldar suportes para montar num defender ou esta pronto a pousar?
e tambem posso saber custos? se sim pode enviar a Miguelcaldas@hotmail.fr obrigado :ok:

abraço
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458

Mensagem por joaocarreira »

Boas,

excelente iniciativa.

de facto desde que programei o Defender tenho pensado no próximo upgrade e tinha em mente precisamente o intercooler.

No meu ao que ouvi poderei ter o problema do tamanho pois tenho o guincho instalado no para choques de origem e penso que isso poderá afectar a colocação de um intercooler maior... outra das minhas restrições tem a ver com o preço... se fosse mais barato, já tinha aranjado uma solução :D

mas a verdade é que se por um lado gosto de ter o Defender programado por outro também me preocupo com a que daí pode resultar em termos mecânicos...

Já agora, se houver uma lista de preços tb estou interessado em saber...

Abraço
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)