P38 com erros e bloqueio após desligar bateria

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Moraes
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 fev 2010 08:32
Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE
Sócio LCP: 0

P38 com erros e bloqueio após desligar bateria

Mensagem por Moraes »

Pessoal,

Peço ajuda, o meu P38 já me está a pregar uma partida :ohnao:

Hoje andei a tratar dela (só pode ser gaja, com este temperamento) de forma consistente e na oficina depois de conseguir finalmente fazer todas as mudanças e lubrificação que eu queria, andei a ver outras coisinhas. Uma delas era soldar uma chapa onde se aparafusa o banco, que tinha partido e o banco abanava.

Pois é, aquilo deu-me um susto, que lixado. Para soldar a chapa do banco desligamos a bateria obviamente. Mas depois de religar, boca apitos por todo lado, mensagens de erro a dizer que os vidros estavam desprogramados, comando desprogramado, uma cena qualquer de comunicações (aquilo em francês não percebo bem), imobilizador, o carro nem trabalhava, nem fazia nada, só apitava. Toda vez que um gajo desligue baterias é este filme??

O homem ainda tentou ligar na máquina dele, mas que só tinha programas para os Range Rover classic gasolina, e com a máquina não conseguiu apagar erros nenhuns. Quando o homem já falava em colocar o carro no reboque para levar a LAND ROVER, lembrei de ir ver o código da chave e o procedimento do manual, fiz e o carro voltou a reagir os fechos centralizados (não pelo comando, mas à chave) e trabalhou o motor, continuando com apitos por causa dos vidros a dizer que estavam desprogramados.

minutos depois bloqueou novamente, e eu fiz o procedimento, voltou a trabalhar o motor, desliguei e minutos depois mais uma vez. quer se dizer, cada vez que eu desligava o carro, um bocado depois ele desprogramava.

Com a sentença do meu amigo dono da oficina, de ir amanhã com o carro à rover aqui na zona onde têm máquina pra isto, fiz mais uma vez o procedimento de código da chave na porta, e segui pra casa.

A recomendação do meu amigo era chegar em casa e fechar o carro tendo o capo aberto, para depois de fechado desligar o negativo da bateria durante a noite, e amanhã ligar, dar algum tempo para eventualmente aquilo fazer reset...

Mas ao chegar em casa, depois de uns quantos KM's, notei que o comando da chave voltou a se programar sozinho, já funciona o fecho centralizado normalmente e o carro trabalha sem entrar em imobilizador.

Notei até enquanto esperava a minha mulher chegar na estação dos comboios, que depois de algum tempo desligado o carro tranca sozinho as portas (bom para quem se esquece de fechar o carro, mas um desastre para quem esqueça a chave lá dentro por uns minutos) nunca tinha reparado nesta característica, os vossos fazem isso???

E no final das contas, acabei por nem desligar bateria nenhuma, já que ele reprogramou sozinho o comando, e já não imobiliza, vou dar um tempo a ela pra ver se lhe passa a síndrome pré menstrual.

A única coisa, pra além disso de fechar sozinho, que ainda está mal são os vidros desprogramados, não funciona o automático e está sempre a apitar e aparecer mensagens no CPU.

Aqui um vizinho que tem alguma experiência com carros e é um tipo safo, disse-me que uma vez lhe aconteceu igual com uma zafira, e que não fez nada, depois de alguns dias a circular o carro voltou a ter os vidros em condições normalmente.

Podem me ajudar, isto de electrónica me dá cabo do juízo, e a Creuza (vou chamar assim este carro) já está a começar a fazer pouco de mim, o que devo fazer sem gastar muito dinheiro?

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
t_soares
master TT
master TT
Registado: 06 out 2009 00:15
Land Rover: Disco 200 & Disco 300

Re: P38 com erros e bloqueio após desligar bateria

Mensagem por t_soares »

Parece que ninguém esta com paciencia pra ler isto tudo :lol:
QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Os vidros é normal acontecer isso, é mesmo assim, para programares os vidros basta carregares para abrir todo e voltares a carregar para fechar todo não largues o botão enquanto não te aparecer a mensagem de vidro programado no visor (1, 2 sec).

Quando ligaste a bateria, a becm entra em "armed mode" activando o alarme, normalmente resolves pondo a chave na ignição e ele detecta o chip da chave e desbloqueia mas no teu caso houve uma falha de comunicação que não permitiu que ele sincroniza-se. Da proxima vez que te acontecer isso, fecha a porta do condutor com a chave e volta a abrir, calmamente.

Tem calma :) ainda tens muito que aprender com estes bichos lol

Abraços
fbtt
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE

Mensagem por fbtt »

Boas,

E que tal uma leitura pelo manual? Se não tens tenta arranjar, pois tens lá a solução para os vidros, tecto e ficas a saber de muitas outras coisas, como essa de ele se fechar sozinho, se deixares as luzes ligadas e tirares a chave e então desligares o botão das luzes e fechares as portas com o comando ele mantêm-as acessas durante um minuto, se deixares os vidros ou tecto aberto basta carregar sem soltar no botão trancar do comando que ele fecha tudo e outras surpresas que vais gostar...ou talvez não ehehehehe

ah e nunca desligar a bateria sem ter a porta do condutor aberta...e porta aberta quando a voltares a ligar...assim evitas todas essas reprogramações excepto os vidros e tecto de abrir.

Vem vindo ao mundo dos P38's...

Abraço,
FB
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Só mais uma achega , a opçao de trancar automático sá activa em andamento, pelo menos o Disco é assim. Com o carro parado podes fechar a porta que ele nao tranca.

Parece que assim que chegas aos 20Km/H ele tranca automatico.
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

O range se abrir o carro e não abrires nenhumaporta ele volta a trancar-se passado 20 segundos.

Abraços
Moraes
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 fev 2010 08:32
Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE

Mensagem por Moraes »

Boas todos,

Obrigado pelas dicas, vou tratar da "Creuza maluca" com as vossa dicas a ver se ela se acalma.

Já agora, eu nem me tinha apercebido ainda de ter desprogramado o tecto, mas devo julgar que o procedimento será o mesmo dos vidros?

E isso do carro trancar em automático em andamento no meu não se verifica, anda sempre aberto. o que descobri ontem ao acaso e pela primeira vez observei, foi que comigo dentro do carro enquanto esperava o comboio da Maria, eu abria com o comando, e o carro fechava sozinho, péssimo pra alguém que esqueça chaves lá dentro (uma vez tive um Grand Cherokee que fechou com o motor a trabalhar e foi um pincel para abrir).

O manual, ai o manual... Se eu não o tivesse a mão e andasse já a ler ficava apeado, graças ao código e depois de termos tido aqui no fórum já umas trocas de impressão sobre isto de programar o comando, só por isso me safei, senão tinha ido de reboque ontem para a LAND ROVER...

Mas tenho um problema em relação a isto tenho, o meu manual é em Francês e percebo pra ai uns 10% daquilo, se fosse em inglés eu me orientava mas em francês quando pego para ler em poucos minutos me passo e desisto... Já também andamos aqui a falar sobre o tema e acho mesmo que vou pedir a algum colega de fórum que tenha o manual em Inglês, se me puder fazer cópias e enviar pago o custo obviamente. Ou se souberem algum local onde o arranje online, era impecável.

Já agora, esta de fechar vidros eu desconhecia, e é lindo... Quais são as outras surpresas que irei gostar, ou não?? Podes adiantar algumas que lembre?

ahh o detalhe da porta aberta, ao desligar tinha aberta de certeza, tinha um homem lá a trabalhar, e só não posso afirmar a 200% de certeza porque não observei se ele ainda lá estava quando re-liguei a bateria, mas quase arrisco a dizer que estava aberta também... Uma coisa que eu pensei que teria influência na desprogamação dos vidros foi o facto de quando eu desliguei e voltei a ligar ter um vidro pela metade.

Abraços a todos e mais uma vez obrigado. Os meus textos são um pouco longos, é uma característica minha, pois respondo a todos e se peço ajuda pergunto/respondo, gosto de fundamentar as questões. Obviamente lê quem quer e responde também quem quer. A estes, agradeço!!!

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy