Reprogramacoes e Intercooler valem mesmo a pena?

Discussão sobre Discovery I, II e 3
AET
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 fev 2007 12:16

Re: Reprogramacoes e Intercooler valem mesmo a pena?

Mensagem por AET »

Ola

Este fim de semana deu para submeter a mais um pequeno teste, o intercooler e reprogramação da CarPowerChips:
Numa subida de areia solta, subiu calmamente em 3ª curta às 3000 rpm, à primeira, onde Nissans, Pajeros, com alguma preparação, não subiram!!

Penso que até em 4ª velocidade o carro subiria, e de facto tentei mas a nabisse falou mais alto e não consegui engatar a mudança e tive de reduzir novamente para a 3ª.

http://luisproenca.sytes.net/mypictures ... asseios%2F

Relativamente aos intercooleres, os do Defender e Discovery não são exactamente iguais, pelo que:

Discovery - O preço é 420 Euros sem qualquer tipo de adaptação e estão disponiveis em preto e cinza.
Defender - O preço é 380 Euros e não ira ter qualquer tipo de adaptação mas encontra-se ainda em teste. Só durante a 3 semana de Março se prevê estarem ensaiados.

Estes preços são promocionais até finais de Abril 2010.

Penso que para quem estiver interassado, poder-se-ia criar um group buy e quiça estes valores até poderiam descer mais um pouco. O que acham?

Abraços
LP
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

AET, tira uma duvida aqui de um maçarico.....

Sem fazer reprogramaçao e colocando um IC os valores da temperatura tambem vão descer imenso correcto???

Desta forma só com IC não vamos estar a colocar o motor a trabalhar com temperaturas baiixas demais....????

Não devemos apenas montar as duas coisas em conjunto???

Compreendo que apenas com a repro e por muito que digam o aumento das temperaturas venham a ditar o fim prematuro de alguns motores. Ao colocar o IC vamos levar o motor para mais perto do "normal".

Agora so o IC parece-me que vai colocar as temperaturas baixas "demais"

Esse IC funcionam nos Discos TD5 Auto?
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
AET
júnior TT
júnior TT

Mensagem por AET »

Luis

Boa Tarde.

Existem e existirão sempre pareceres contraditórios no entanto aqui vai.

Um intercooler por muito bom que seja, principalmente num jipe nunca vai permitir baixar a temperatura do ar abaixo da temperatura exterior, ou seja se se tem 0ºC exteriores um intercooler grande ou até bastante grande, nunca vai fazer entrar o ar a -10ºC mesmo com o efeito da velocidade do ar mais uma eventual chuvada.
Esta afirmação posso-a fazer por experiencia propria, nestes dias de chuva intensa e algum vento a temperatura exterior estava a 5ºc e a temperatura do ar de admissão estava em termos médios a 20ºC com um Intercooler da CarPowerchips a 130 km/h!!!

No entanto, vamos pensar no verão, com temperaturas 30 e ás vezes de 40ºC, quais irão ser as temperaturas de admissão depois de passar no turbo... nem quero pensar, coitado do motor!

Para mim temperaturas de admissão normais são 50 a 60ºC no máximo e de escape são cerca de 700ºC a 750ºC.

Desta forma se o intercooler da CarPowerChips, consegue estes valores com pressões de turbo algo elevadas (1,5 Bares) está muito bom e fico contente!

Para os carros de caixa automática, também dá mas... tem de fazer uma adaptação no radiador da caixa, que passa substituir o radiador original (Ar+Oleo) por um igual ao de origem do óleo de motor do TD5 (Oleo+água), pois é de dimensões muito mais reduzidas e não necessita de ar para arrefecer!

Em alternativa existe um intercooler para motores com caixa automática mas não tem as mesmas dimensões do meu! Tem cerca de menos de 10cm de altura e logo os resultados não são os mesmos, pois as temperaturas andão perto dos 50 a 55ºC face aos 40ºc no intercooler de dimensões máximas e sem cx automática.

Abraços
LP
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Obrigado pela ajuda....

Só comentei pois tive essa informaçao de um expert ingles que vende alguns milhares ao ano :) por isso fiquei na duvida.......

Como se costuma dizer Deus deu-me 2 orelhas e uma boca...por isso devo ouvir o dobro do que falo :)

Mas anotei a tua opinião... obrigado.

Claro que continuo como o tolo no meio da ponte sem saber o que fazer.... uma coisa é certa não queria mexer em mais nada senão o IC, estive a falar com o Gary da TD5 Alive que me disse que existem uns especificos para os Automáticos. Tambem tens desses ? mesmo sendo mais pequenos???

Sendo mais pequeno continuo a ter alguma vantagem em relaçao aos originais ?
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
luislanca
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200

Mensagem por luislanca »

No seguimento destes resultados, posso adiantar que tenho instalado um intercooler maior no defender, e mesmo com o warn 8274 e o parachoques, as temperaturas do ar de admissão (medidas com o nanocom) baixaram para valores inferiores a 50ºC, mesmo com o turbo de origem a 1.7bar.

Na minha opinião, quem tem um motor reprogramado tem que colocar um intercooler de maior capacidade, pois o de origem não é nada eficiente e não consegue controlar eficientemente as temperaturas de admissão, e consequentemente as temperaturas de funcionamento do motor.
luislanca
júnior TT
júnior TT

Mensagem por luislanca »

AET Escreveu:Ola

Este fim de semana deu para submeter a mais um pequeno teste, o intercooler e reprogramação da CarPowerChips:
Numa subida de areia solta, subiu calmamente em 3ª curta às 3000 rpm, à primeira, onde Nissans, Pajeros, com alguma preparação, não subiram!!

Penso que até em 4ª velocidade o carro subiria, e de facto tentei mas a nabisse falou mais alto e não consegui engatar a mudança e tive de reduzir novamente para a 3ª.

LP
O Defender subiu em 4ª baixa a fundo e a cortar (sem arb's). Se soubesse que aquilo era assim tinha subido em altas :p
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0

Mensagem por joaocarreira »

luislanca Escreveu:No seguimento destes resultados, posso adiantar que tenho instalado um intercooler maior no defender, e mesmo com o warn 8274 e o parachoques, as temperaturas do ar de admissão (medidas com o nanocom) baixaram para valores inferiores a 50ºC, mesmo com o turbo de origem a 1.7bar.

Na minha opinião, quem tem um motor reprogramado tem que colocar um intercooler de maior capacidade, pois o de origem não é nada eficiente e não consegue controlar eficientemente as temperaturas de admissão, e consequentemente as temperaturas de funcionamento do motor.
Boas,

qual o intercooler que meteste?

no meu tenho Defender tenho um Warn 9000i no para choques de origem e não sei se consigo colocar um intercooler maior um dia destes.

João Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
luislanca
júnior TT
júnior TT

Mensagem por luislanca »

joaocarreira Escreveu:
Boas,

qual o intercooler que meteste?

no meu tenho Defender tenho um Warn 9000i no para choques de origem e não sei se consigo colocar um intercooler maior um dia destes.

João Carreira
Boas. Eu meti um intercooler da allisports, muito semelhante a estes só que mais caro (na altura ainda não havia a possibilidade). Se o teu guincho ficar à frente daqueles ferros que suportam o fecho do capot (em princípio deve ficar) um intercooler da carpowerchips, da allisports, da britpart, etc em princípio cabe. Mas metade da piada de ter um defender é corta-lo todo, não é? :lol:
Roberto Arnaut Nunes
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 jan 2008 22:55
Land Rover: LR Defender 300TDI
1997

Mensagem por Roberto Arnaut Nunes »

ola,
desde ja quero dar os parabens por este bom topico....
e quero colocar uma duvida,
está em fase de estudo/desenvolvimento um intercoler de alto rendimento para LR tdi's, no meu caso defender?????
se nao está pensem nisso! :sing:

abraço
Roberto A.
AET
júnior TT
júnior TT

Mensagem por AET »

Novidades de Marrocos

http://www.youtube.com/user/CarPowerChips

Abraços
LP