Marrocos 2010 - by LandLousã

Discussão sobre grandes viagens e muitos Km
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Cá vai mais um report com a minha visão do que foi a expedição para a qual tive a honra de ser convidado pelo mestre Parola Gonçalves, da LandLousã.

Não sabia o que esperar desta viagem, por várias razões: Era a primeira vez que ia com um grupo grande (eram 8 viaturas) e era também a primeira vez que ia numa expedição digna do nome. A viagem do ano passado foi mais um passeio :)

Escolher fotografias nunca é fácil, mas vamos a ver o que consigo arranjar. Vou tentar colocar um dia por dia.

--

Dia 1 - Lousã - Tarifa
A "minha" expedição desta vez começou na Lousã, de onde arranquei com o mestre Parola Gonçalves e o seu Savimbi. Como co-pilotos, ia a Raquel no RR e a Rosa Maria no Defender. O objectivo era o Camping de La Peña I em Tarifa, onde o grupo ficou de se encontrar.

Imagem

O percurso para Tarifa incluíu o IC8, a A23, o IP2.
Imagem

Imagem

Paisagens sempre bonitas, a caminho de Elvas:
Imagem

Entramos em Espanha em Badajoz, às 12:14:
Imagem

Já em Espanha, mestre Parola em grande estilo:
Imagem

Quase a chegar a Tarifa, o número de centrais eólicas é impressionante:
Imagem

E à noite, após umas comprinhas em Tarifa, juntamo-nos ao pessoal que já lá tinha chegado para a nossa primeira noite de campismo:
Imagem

Algumas pessoas iriam estrear as suas tendas de tejadilho, novinhas em folha:
Imagem

A presença de animais seria uma constante nos diversos parques de campismo por onde passamos:
Imagem

O parque de campismo de Torre de La Peña (http://www.campingtp.com/camping-tarifa-1.php) tem boas condições, com duches de água quente. Fica mesmo ao lado da praia e tem acesso directo ao mar. Infelizmente, fica mesmo ao lado de uma estrada e algumas pessoas podem ter dificuldades com o barulho dos carros a passar.

Dia 2 - Tarifa - Algeciras - Ceuta - Al-Hoceima
Imagem
O dia seguinte começou bem cedo. O ferry para Ceuta saía às 08:00 e ainda tínhamos de passar na agência no Porto de Algeciras para comprar os bilhetes.

Por pouco não perdíamos o barco. A cancela do Porto estava fechada, mas um telefonema do funcionário resolveu o problema, e conseguimos entrar todos, tendo o barco saído com alguns minutos de atraso.

Agora que o grupo estava completo, o ambiente era muito descontraído e animado, apesar de quase toda a gente estar a repetir a experiência de ir a Marrocos:

Imagem

Imagem

Passar a fronteira foi um exercício muito simples e em menos de nada, entramos em Smir (infelizmente não tenho fotos desta zona). No ano passado, toda esta localidade à beira mar estava em obras e este ano já está quase tudo pronto. Tem uma frente marítima espectacular com passeios largos, jardins, árvores. Simplesmente linda. Nesta zona, fica o Club Med e uma série de condomínios fechados que não devem ser nada baratos.

O nosso destino nesse dia era Al Hoceima, e o pessoal só parou para levantar algum dinheiro e comprar uns cartões telefónicos. Em menos de nada, estávamos em Tetouan onde paramos num hipermercado para compras de última hora e onde pudemos ver algumas relíquias ainda em circulação (isto ia acontecer muitas vezes ao longo de toda a expedição):
Imagem

Quase todo o percurso desse dia seria feito à beira mar com paisagens lindíssimas:
Imagem

Imagem

Infelizmente (felizmente para os marroquinos) todo o percurso feito à beira mar está em obras. Foram muitos km com desvios, paragens, e, pior que isso, muito pó. Para o ano já deve estar tudo em condições.
Imagem

Imagem

Chegados a Oued Lau, primeira refeição em Marrocos, num restaurante. Belos pratos de
peixe (mais uma vez, sem fotos) com vista para a praia. Foi neste restaurante onde comemos as nossas primeiras saladas. Ao início, estávamos todos relutantes, pois a salada é lavada com água da torneira, e pode resultar em alguns efeitos indesejáveis ao nível intestinal[:D]. Mas todos comemos e ninguém teve problemas (ou pelo menos, ninguém se acusou):
Imagem

Imagem

Após o almoço, arrancamos outra vez por mais estradas em obras:
Imagem

Imagem

Numa das muitas paragens, aproveitei para trocar o filtro KN por um de papel e em boa hora o fiz, pois já estava a ficar bem sujo.

Para terem uma ideia da dimensão de algumas das obras, ali no meio já passou uma estrada:
Imagem

Depois de aturar tanto pó, as obras finalmente terminaram ao chegar a El-Jehba (http://en.wikipedia.org/wiki/El_Jebha), uma pequena localidade piscatória, onde aproveitamos para descansar um bocadinho e refrescarmo-nos:
Imagem

Imagem

Após esta curta paragem, rumamos ao que devia ser um parque de campismo, em Cala Iris. Ao chegarmos lá, não havia parque, mas havia uma bela praia com um mar muito apetecível:
Imagem

Um dos objectivos do dia, era a visita do Peñon de Velez de La Gomera (http://es.wikipedia.org/wiki/Pe%C3%B1%C ... _la_Gomera), uma rocha que é território espanhol, ainda que estando ligado fisicamente a Marrocos. Numa localidade ali próxima, nenhum marroquino nos dizia onde ficava o caminho de acesso ao Peñon, mas lá acabamos por descobrir e tivemos o nosso primeiro momento de TT do passeio:

Imagem

Imagem

Paisagens sempre bonitas:
Imagem

Imagem

E finalmente, o Peñon:
Imagem

O dia estava a terminar e dali pudemos ver um pôr do sol bem bonito:
Imagem

O resto do dia não teve muita história. Metemo-nos no asfalto rumo ao parque de campismo em Al-Hoceima. Quando lá chegamos, e devido a obras, descobrimos que o parque estava encerrado, existindo umas instalações provisórias junto a uma praia. Rumamos para lá e o pessoal montou os estaminés e tivemos o primeiro jantar com todo o grupo reunido:
Imagem

(Continua)
Última edição por Marco em 10 jun 2010 01:09, editado 1 vez no total.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Dia 3 - Al-Hoceima -> Nador -> Oujda
Imagem

Amanhecer no parque de campismo improvisado em Al-Hoceima (http://www.alhoceima.com/):
Imagem

Imagem

Sempre em boa companhia:
Imagem

Imagem

Como disse anteriormente, o parque de campismo original estava encerrado e um polícia encaminhou-nos para este espaço provisório. É um grande espaço em betão, com casas de banho e duche de apoio. As casas de banho cheiram muito mal e tinham muito mau aspecto. Um dos duches tinha de ser partilhado com pombos que viviam lá (usem o outro).

Enquanto montávamos as tendas, fomos visitados pelos militares da Guarda Costeira que foram saber quem éramos, de onde vínhamos e para onde íamos. Entregamos as nossas fichas de estado civil com todos os nossos dados pessoais e desejaram-nos boa viagem. Aliás, ao longo de toda a viagem, os militares e polícias foram sempre de uma simpatia excepcional e sempre muito prestáveis quando pedíamos informações.

Após o pequeno almoço, fomos dar uma voltinha pela cidade, começando pela praia:
Imagem

Em seguida subimos ao centro onde passeamos a pé. Os inevitáveis "grand taxi":
Imagem

Resquícios espanhóis:
Imagem

Depois metemo-nos no souk local. É uma experiência sempre muito interessante e a variedade é espantar:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já fora do mercado, passamos pela mesquita:
Imagem

E aqui, aproveitei para uma pequena panorâmica:
Imagem

Pouco antes do almoço, pusemo-nos a caminho e, à beira mar, junto ao farol do Cabo Quilates, tiramos uma foto do grupo:

Imagem

Imagem

Ao contrário do dia anterior, hoje tínhamos boas estradas a juntar às paisagens:
Imagem

Imagem

Neste dia, almoçamos nesta praia, lá ao fundo:
Imagem

Alguns de nós aproveitaram para um último banho no mediterrâneo, já que a partir dali, íamos começar a flectir para sul.

Nador (http://www.nador.fr/) é uma cidade bastante desenvolvida, com uma avenida principal enorme.

Imagem

Imagem

A ideia era visitar Melilla (http://pt.wikipedia.org/wiki/Melilla), outro enclave espanhol na costa marroquina, mas um polícia marroquino informou.nos que teríamos de passar a fronteira e envolvia toda a burocracia dos passaportes e então, optamos por ir tomar um chá antes de nos pormos a caminho de Oujda.
Imagem

Pelo caminho, fomos passando em diversas cidades que se engalanavam pois o rei iria passar por aqueles lados:
Imagem

Imagem

Hora de ponta à saída de uma das cidades:
Imagem

Alguém quer jantar aqui?
Imagem

E o último engarrafamento, à entrada de Oujda (http://en.wikipedia.org/wiki/Oujda), causado por um controlo policial:
Imagem

Nessa noite, dormimos no Hotel Ibis. 55 euros por quarto. Jantamos num restaurante qualquer e aproveitamos para ver algumas festividades na rua, em preparação para a chegada do rei:
Imagem

(continua)
Última edição por Marco em 23 jun 2010 00:39, editado 3 vezes no total.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 7094
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000
Localização: FIGUEIRA DA FOZ
Contacto:

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por pelicano »

Marco, parabens das melhores reportagens que vi por aqui.
abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Carrola
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 714
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360
Localização: Ermesinde/ Águas Santas

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Carrola »

Viva Marco,já começa a ser um hábito essas tuas belas reportagens :god:
Eu não fui mas assim até parece :sing:
Abraços e espero pela 2ª parte
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Obrigado aos dois. Vou tentar colocar mais um dia ou dois, logo à noite :)

Eu gosto muito de fazer este tipo de relato, pois é uma forma de voltar a ver as fotos e recordar os bons momentos ;)

Mais uma vez, obrigado!
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Dia 4 - Oujda -> Debdou
Imagem

O dia começou bem cedo. Ás 08:30 já estávamos nos carros a caminho daquilo que seria a nossa primeira pista, que começava a alguns km depois de Oujda. Saímos da N17 rumo a uma mina de carvão que era o ponto de partida para a pista.

Imagem

Imagem

Imagem

Andamos à procura do início da pista, na zona à volta da mina:
Imagem

Após algum tempo sem encontrar a pista, voltamos à mina, onde nos informaram que havia uma pista que passava mesmo no meio do carvão. E por lá seguimos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Devagar, mas com estilo, não é, Lionel?
Imagem

Entretanto a pista subiu e fomos presenteados com esta magnífica vista:
Imagem

Imagem

Entretanto, o Bré estava prestes a ficar sem gasóleo. Devíamos ter abastecido à saída de Oujda, mas por mais incrível que pareça, no caminho que tomamos, a única bomba de gasolina que apareceu estava encerrada. Na altura ainda não tínhamos os jerrycans cheios e foi necessário "roubar" gasóleo aos RR :)

Imagem

Imagem

Ficou a lição. Nunca facilitar, na questão do combustível!

Resolvida a questão do combustível, continuamos o caminho. Uma das coisas incríveis em Marrocos, é que, mesmo nas zonas mais isoladas, basta haver um pequeno aglomerado populacional, e há logo umas escola:

Imagem

A caminho:
Imagem

Um dos principais objectivos do dia era outra pista que seguia paralela a uma linha de comboio desactivada (ou talvez não). Esta linha é um património muito interessante. É chamada de linha MN (Mediterrâneo-Niger) ou Trans-sahariana. A linha tem uma história muito interessante. Aconselho vivamente esta leitura (dá jeito perceber um pouco de francês).

Apanhamos a pista:
Imagem

Em alguns sítios, a pista corre mesmo ao lado da linha:
Imagem

Uma pequena brincadeira na linha:
Imagem

O Bré na sua carripana de turismo:
Imagem

Devido às chuvas que assolaram Marrocos em Abril e inícios de Maio, em alguns sítios, as passagens da pista ficaram destruídas pelas linhas de água. Assim sendo, em algumas zonas, tivemos de passar mesmo na linha:

Imagem

Imagem

A pista já passou por ali:
Imagem

Imagem

Mais uma saída, em estilo:
Imagem

E a prova de que a linha até tem alguma utilização:
Imagem

Depois do almoço, seguimos para Ain-Benimathar onde iríamos abastecer. Pelo caminho, alguma fauna local:
Imagem

Imagem

Devido a umas pequenas passagens sobre lama, o meu RR adquiriu outra cor:
Imagem

Após o reabastecimento, o destino era Debdou _(http://en.wikipedia.org/wiki/Debdou) onde iríamos pernoitar:

Imagem

A primeira vista de Debdou, lá em baixo:
Imagem

Á chegada fomos logo abordados por miúdos a pedir a já tradicional "stilo"
Imagem

Imagem

Este grupo acabou por nos proporcionar um dos momentos mais agradáveis do dia. Compramos uma pequena bola de futebol e tivemos a jogar com eles na rua. Depois o Bré lembrou-se de tirar um Frisbee do carro e foi a loucura total. Infelizmente, não tenho fotos.

No fim do dia, o sítio onde era suposto dormirmos estava fechado há uma data de anos e tivemos de passar a nossa primeira noite em campismo selvagem.
Imagem

Debdou by night:
Imagem
Última edição por Marco em 23 jun 2010 00:41, editado 3 vezes no total.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por softop »

obrigado Marco... :ok:
Avatar do Utilizador
madmaxpt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 161
Registado: 04 jul 2006 22:38
Land Rover: Modelo Série 3
Tipo 109
Motor 2,1/4 Diesel
Ano 1972
Sócio LCP: 2188
Localização: Lousã

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por madmaxpt »

Boas,

Excelentes fotos que só servem para me aguçar ainda mais o apetite visto que vou até Marrocos em Agosto com o Mestre ( Parola Gonçalves ) :lol: :rofl:

Também eu vou depois postar aqui algumas fotos dessa expedição.

Abraço

Joel Silva
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Dia 5 - Debdou -> Planalto Rekkam -> Chot Tigri -> Iche -> Figuig (pensávamos nós)
Imagem

O dia começou cedo e às 08:30 já o pessoal tinha arrumado as tralhas quase todas:
Imagem

O dia reservava-nos uma etapa bastante longa de navegação e TT. Andamos um tempinho à procura da pista:
Imagem

E quando a encontramos, descobrimos que na maior parte da sua extensão, havia uma estrada asfaltada ao lado [:)]:
Imagem

Pois é. O desenvolvimento está a chegar em força a Marrocos e a tendência é que as pistas deixem de ser utilizadas e desapareçam ou sejam substuídas por estradas com asfalto. Se alguém ainda tem dúvidas se deve ou não ir a Marrocos, não demore muito a decidir ou mais vale levar um rasteirinho.

Apesar do asfalto, lá fomos fazendo alguns segmentos em pista, pois de vez em quando deparamo-nos com algumas supresas como esta:
Imagem

Uma das minhas fotos preferidas, de toda a viagem:
Imagem

Corta-mato:
Imagem

O mestre e o seu Savimbi:
Imagem

Uma (das) vista(s) do Planalto de Rekkam:
Imagem

Aqui, a estrada já tinha ficado para trás e tivemos direito a momentos de navegação pura, pelas pistas, através de pontos no GPS:

Imagem

Imagem

Estas tendas de pastores berberes são uma constante ao longo de toda a viagem e surgem nos lugares mais inóspitos:
Imagem

O mesmo para as cabras que se atravessam nas pistas:
Imagem

Após o almoço, começaram a surgir alguns obstáculos engraçados:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Basta estarmos parados uns minutos e aparecem logo marroquinos [:)]
Imagem

Ana, cá vai a tua foto para o facebook:
Imagem

Numa breve paragem ao fim do dia, junto a umas construções, a caravana recebeu a visita de alguns locais:
Imagem

Imagem

Após mais uns km, atingimos novamente o alcatrão à entrada de Tendrara (http://maps.google.com/maps?ll=33.3786, ... 2,0.02&t=k), uma pequena localidade onde aproveitamos para abastecer e fazer algumas compras.

Antes de entrarmos na cidade, visitamos um pequeno e degradado forte:
Imagem

Esse dia estava a terminar e em vez de fazermos o percurso definido, decidimos acampar nas redondezas. A intenção inicial era chegar à antiga estação de comboios de Tendrara, mas recebemos algumas indicações erradas e optamos por ir procurar um local um pouco afastado da cidade, para passar a noite.

Depois de alguma procura encontramos um local afastado da estrada e dispusemos os carros num quadrado e montamos o estaminé no centro.

Entre outras coisas, jantamos uma bela carne de cordeiro grelhada na hora pelo mestre cozinheiro Bré.

Quanto à noite, foi agitada, pelo menos para mim e para a Raquel. A meio levantou-se um vento daqueles e como não sabíamos o que vinha por ali, vestimo-nos e calçamo-nos para estarmos em condições de ir rápidamente para o carro caso a tenda não aguentasse o vento. Felizmente, foi coisa de pouca dura e o resto da noite passou calmamente.
Última edição por Marco em 10 jun 2010 01:13, editado 1 vez no total.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
faia
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 561
Registado: 19 nov 2009 19:01
Land Rover: discovery td5 1999
serie 88 de 1980
Sócio LCP: 2198
Localização: vila do conde-areia

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por faia »

parabéns pela foto reportagem , realmente a melhor que vi ate hoje :cool:

parece que fiz o percurso todo sem sair de casa .

um dia vou concretizar esse sonho de ir a Marrocos, e espero que corra tão bem como correu a vossa :dance:

marco obrigado pela partilha :ler:
land abraço Camilo faia
Avatar do Utilizador
o5car
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 373
Registado: 03 set 2009 12:42
Land Rover: Ex-Discovery Td5
Sócio LCP: 2442
Localização: Beja
Contacto:

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por o5car »

Como já referido, excelente foto-reportagem!!

Obrigado pela partilha. ;)
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por nuno.1 »

Grande aventura!

Acamparam todos os dias?

Chegaram a andar em dunas?
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Obrigado a todos pelos comentários.

Nuno, não foi campismo as noites todas, mas quase. Foram 2 noites em hotel para uns e 3 noites para outros.

Quanto a areia, apenas passamos numa zona (Chot Tigri) que tinha umas dunas pequenas, onde algum pessoal fez o gosto ao pé, mas tivemos muito pouca areia.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
rochajc
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 482
Registado: 01 nov 2007 14:31
Land Rover: Range Rover Classic 300tdi 1996

viewtopic.php?f=19&t=9974
Sócio LCP: 878
Localização: FIÃES / CANIDELO - VN GAIA

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por rochajc »

Marco,
Parabéns!
Reportagem e expedição fantásticas!!!! :cool: :cool:
Júlio Rocha
878
Range Rover Classic 300tdi
Avatar do Utilizador
pmcb
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 401
Registado: 14 mar 2008 22:54
Land Rover: Range Rover V8 aka "BonGo"
ex-Discovery Td5 - 00 aka "O Sapo"
ex-Discovery 300/7 Tdi - 96
Sócio LCP: 2027
RTI: 0
Localização: Lisboa, terra de mouros

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por pmcb »

Excelente...o teu report deixa-nos com água na boca e com vontade de ver in loco essas belissímas paragens...obrigado. :ok: :ok: :ok: :cool:
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Infelizmente, hoje não houve reportagem do dia 6. Vou tentar colocar amanhã.

No entanto, e graças à ajuda do Leonel "Devagar, mas com estilo" Sousa, actualizei as entradas anteriores com uma imagem com o percurso efectuado em cada dia.

Mais uma vez, obrigado a todos pelos comentários e incentivos!
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 610
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687
Localização: Águas Santas - Maia

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Artur Pinto »

Boas meu caro amigo! Realmente ainda não tinha conseguido ver e ler este teu "diario de bordo" com a devida calma para "saborear" toda a informação e partilha que habitualmente nos transmites sempre que o fazes. Cada foto que vejo dá vontade :bolas: e pensar porque não fui também :( Talvez para o ano consiga acompanhar a LandLousa e Parola numa expedição que certamente me marcará para sempre! Ao ver o teu animo na descrição dos dias arrisco-me a dizer que esta foi "a tal" não :cool: Não querendo antecipar os dias, diz-me só o auberge do sud já ta com a piscina pronta? :D

Um Abraço
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
Avatar do Utilizador
rochajc
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 482
Registado: 01 nov 2007 14:31
Land Rover: Range Rover Classic 300tdi 1996

viewtopic.php?f=19&t=9974
Sócio LCP: 878
Localização: FIÃES / CANIDELO - VN GAIA

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por rochajc »

Marco,

já agora, para ficar ainda mais completo...
quantos km feitos? :driving:
danos no RR? algo de especial? :o
que preparação é a mais aconselhada para este tipo de viagem? para além da revisão, óleos, filtros. há necessidade de preparar o range com algo especial... é que a reportagem "abre o apetite..." :driving:

obrigado
abraço
Júlio Rocha
878
Range Rover Classic 300tdi
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Artur Pinto Escreveu:Boas meu caro amigo! Realmente ainda não tinha conseguido ver e ler este teu "diario de bordo" com a devida calma para "saborear" toda a informação e partilha que habitualmente nos transmites sempre que o fazes. Cada foto que vejo dá vontade :bolas: e pensar porque não fui também Talvez para o ano consiga acompanhar a LandLousa e Parola numa expedição que certamente me marcará para sempre! Ao ver o teu animo na descrição dos dias arrisco-me a dizer que esta foi "a tal" não :cool: Não querendo antecipar os dias, diz-me só o auberge do sud já ta com a piscina pronta?

Um Abraço
Não fomos ao Auberge do Sud, mas a piscina já está pronta desde Setembro do ano passado :)
rochajc Escreveu:Marco,

já agora, para ficar ainda mais completo...
quantos km feitos?
danos no RR? algo de especial?
que preparação é a mais aconselhada para este tipo de viagem? para além da revisão, óleos, filtros. há necessidade de preparar o range com algo especial... é que a reportagem "abre o apetite..."

obrigado
abraço
Pelas minhas conta foram à volta de 4300km feito, do Porto ao Porto. Danos no RR, uma pequena amolgadela na zona dos cantos do pára-choques traseiros. Foi numa travessia de uma vala em que o RR acabou por ficar apoiado sobre essa zona e amolgou essa parte e um pouco do párachoques (quase não se nota). Mas a culpa destes danos foi daquilo que estava entre o banco e o volante :)

A melhor preparação para Marrocos é uma boa revisão ao carro. Além dos filtros e óleos, verificar o estado da transmissão, procurar folgas; no compartimento do motor, verificar se há tubos a roçar uns nos outros pois devido ao piso em Marrocos, o roçar pode dar em desgaste e originar fugas. Ah, o apoio do depósito do óleo da direcção assistida do meu RR partiu-se. Foi caso único.

No fundo, uma revisão bem feita, e algumas peças suplentes são mais que suficientes para ter uma viagem tranquila. Eu levava uma lata de óleo de 4 litros, uma cruzeta suplente, um filtro de ar, gasóleo e óleo e um conjunto de correias suplentes e algumas ferramentas e 2 pneus. Claro que não tás livre de te falhar alguma coisa que não lembra ao diabo (no ano passado foi uma polie do alternador) mas não podes pensar nisso, pq senão tinhas de levar um atrelado com um carro para peças :)

Não é obrigatório, mas dá jeito ter umas protecções, como por exemplo, uma protecção do depósito, pois nas pistas projectam-se muitas pedras.

Para ir a Marrocos, não é preciso ter o carro todo artilhado, nem nada que se pareça. Aliás, basta olhar para o meu.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
maxibom
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 359
Registado: 09 dez 2006 19:53
Land Rover: Defender TD5 2002
RTI: 0
Localização: Espinho

Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagem por maxibom »

Grande Marco parabens pela excelente reportagem que estás a fazer da tua viagem a marrocos, espero em "breve" lá ir, já faltou mais ;)

Abraço,
Ricardo
Aluga-se este espaço
Responder