Usar o sistema do 300 para instalar bloqueio centrar no Td5

Discussão sobre Discovery I, II e 3
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Re: Usar o sistema do 300 para instalar bloqueio centrar no Td5

Mensagem por paulo jorge »

não tens que mexer na centralina

o kit é independente e só activas o diferencial quando queres.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
haligator
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 abr 2010 14:36
Land Rover: Ex Disco 300 TDI 1994
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Ex Disco 300 Camel Trophy 1997
Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2293
RTI: 0

Mensagem por haligator »

paulo jorge Escreveu:não tens que mexer na centralina

Boas

Então a informação que tens no site Discovery2, e noutros que já vi está errada?

Falam em aceder a uma das centralinas (sinceramente não me lembro qual) e fazer umas alterações. Se tiveres hipotese de verificar o que digo, o link é http://www.discovery2.co.uk/diff_lock.html e podes ver após o step 20.

Mergulha, como somos de relativamente perto, não dá para eu ir ter contigo, e ficar a ver como é o sistema? 4 Euros???? não faltarão dois 00????? :o
Pedro Monteiro, aka "haligator"

Imagem
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
6 LUGARES "o LARANJINHA"

o teu é caixa automatica ?

é que o esquema apresentado é .

dai terem que ir a ECU

mergulha
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 jan 2008 22:46
Land Rover: discovery td5 - 1998
Sócio LCP: 2073

Mensagem por mergulha »

haligator Escreveu:

Mergulha, como somos de relativamente perto, não dá para eu ir ter contigo, e ficar a ver como é o sistema? 4 Euros???? não faltarão dois 00????? :o
Quando quiseres é só dizer ... :cool:
haligator
pleno TT
pleno TT
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Discovery TD5 1999

Mensagem por haligator »

paulo jorge Escreveu:o teu é caixa automatica ?

é que o esquema apresentado é .

dai terem que ir a ECU

Boas

Pelo que eu entendi do esquema de montagem, não me parece que o facto de ser caixa automatica ou não tenha interferencia, mas como já disse, nesta materia não tenho grandes conhecimentos. Baseio-me apenas no que dizem os textos, após o step 20. Se reparares o que diz lá é:

The FACTS about ABS , HDC, TC and Diff lock.......

If you fit a diff lock and leave the wire connected to the SLABS ECU, then start the car WITH the diff lock engaged, the ABS TC and HDC lights will be illuminated, How ever, the SLABS ecu ONLY fully inhibits the TC (traction control). The HDC and ABS still function, BUT at reduced parameters ( less efficient).

Some off road users like the fact that the ABS is less likely to function when off road, ie when descending steep slopes etc. This however does remove the ability to have the Diff lock AND TC together, which provides lots more traction advantages when off road. "if" you have any air lockers fitted, then loosing the TC would not be such a dis advantage.

Obviously, turning off the engine and restarting with the diff lock disengaged will re-activate all 3 systems back to 100%. The choice is yours when you come to fit a diff lock.

I did not want the hassle of remembering to do this when offroad, and if you ever stall the car and need to restart, you have then lost your TC again unless you remember to disengage the CDL before restarting the engine.

Cut the wire and forget about it !!! ;o)

or!!! READ over there ------------------------------------------>

O que acham?

Abraço

Imagem
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687

Mensagem por Artur Pinto »

Tens o Sr. Domingos da Auto Bom Serviço que te pode fazer a alteração e até te explica como tudo funciona :cool:
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

paulo jorge Escreveu:o sistema mecanico é mais barato , é mais fiavel é mais simples
mas o sistema electrico para mim é um trabalho mais limpo ,mais facil de aplicar e mais pratico de activar sendo que para mim o unico problema que pode ter é a sua não utilização tal como o sistema de redutoras nos p38 falhar por falta de utilização.

se o diferencial central não fosse preciso a LAND ROVER não aplicava e não vendia o kit para o activar.
Viva.

O mecânico, é como dizes, mais fiável.
agora, quanto à instalação... o mecânico é também mais simples de instalar. O procedimento (desmontar a zona central para aceder, por dentro, ao pino que está no topo da caixa de transferência) para os dois sistemas é igual... a maior diferença é que no sistema eléctrico precisas de fazer ligação de fios, um botão adicional no tablier, o que torna a sua aplicação muito mais demorada e trabalhosa.

Mas o eléctrico também me agrada mais, sem dúvida.

abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

Sim... e não :lol:

manter o carro a funcionar como vem de origem, não tens de mudar nada... e funciona assim:
-Se ligares o carro com o bloqueio desligado, tens TC. Ligas o bloqueio quando queres e tens TC e bloqueio.
-Se ligares o carro com o bloqueio ligado, o TC fica desligado, e mesmo se depois de ligares o bloqueio de volta o TC continua desligado.

O procedimento que o Nick (da página discovery2.co.uk que indicam) explica, é para impedir que o TC fique desligado se ligares o carro com o bloqueio metido.

Ou seja, para assegurar que o acionamento do bloqueio não interfere em nenhuma circunstância com o TC, tens de efectuar o procedimento.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
6 LUGARES "o LARANJINHA"

lá esta
quem fizer a instalação ja sabe o que "cortar" para que tudo funcione :)

por isso é que tens por ai uns interruptores com on/off/on

mas eu tambem prefiro o electrico e um dia ainda vou colocar um no meu defender :)

pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

Só para acrescentar mais uns pormenores à discussão:

Antes de gastarem os 400 euros no sistema, assegurem-se que realmente vale a pena o investimento. Como? É simples...

Com uma chave de bocas (acho que era uma 10, já não me lembro bem :? ) metam-se debaixo do carro e rodem o pino no topo da caixa de transferências para activar o bloqueio. Assim dá para testar:
1º se no vosso carro têm o pino na caixa (os modelos até meados de 2001 têm, depois deixaram de ter e só voltarem a ter nos modelos face-lift).
2º Se notam alguma diferença.

Atenção ainda a um pormenor:
-Tenho um colega que montou o sistema e partiu o eixo (acho que foi 2 vezes... não tenho a certeza se só no eixo da frente se também no traseiro). Pode ter sido coincidência, mas eu, pela parte que me toca, gosto de me assegurar que nada do que vou fazer mete em risco a fiabilidade do carro.
Já li muito sobre este assunto em muitos fóruns estrangeiros, e pelo que percebi as centralinas do ABS não são todas iguais. Existem várias versões do software (alias, a minha até foi mudada num recall), e a interacção entre o sistema ABS e o TC pode não ser pacifica em todas as versões.

Atenção que, ao contrário do que já li, a LAND ROVER não vende nenhum KIT para activar o bloqueio. Aliás, eu cheguei a contactar a LR sobre este assunto, e a posição oficial é que não asseguram compatibilidade com os restantes sistemas, nomeadamente com o TC.
Os KITS que se vendem são, ou do Disco 1, ou então do Disco 2 Face-lift - era um opcional neste modelo (segundo vários testes que vi na internet, este último é bem melhor que o sistema do Disco1, muito mais suave).

Resumindo:
A meter, eu pessoalmente iria para o sistema do Disco 2 face lift. É original da marca, e isso dá-me mais alguma segurança (apesar de não ter sido feito para as primeiras versões do Disco 2 sempre é original).

Como já disse antes, eu andei a ler bastante sobre isto, exactamente para ver se metia no meu ou não, mas o que tenho notado (tenho feito alguns passeios com um colega com o bloqueio activado) é que ainda não encontrei nenhum obstáculo que ele conseguisse fazer e eu não... aliás, sempre achei e cada vez acho mais, que o TC faz maravilhas, desde que se saiba trabalhar com ele. O único piso onde acho que talvez o bloqueio faça diferença é em areia, mas nunca consegui chegar a uma conclusão que me decidisse gastar os 400 euros.

O que tenho notado, nestes testes de comparação com o carro dele (o meu é de 2001 e o dele de 1998), é que no mesmo obstáculo, por vezes parece que o TC dele funciona mal... e depois eu faço o obstáculo e funciona muito bem... Será diferença apenas na maneira de dosear o acelerador para que funcione? será diferenças nas centralinas do ABS? não sei...

Eu já uma vez aqui deixei estas imagens no forum, mas aqui deixo outra vez:
Destinos LAND ROVER, pista de obstáculos, cruzamento de eixos... Eu fiz só com o TC e ele ( o meu colega) experimentou com bloqueio, com bloqueio+TC... e eu passei melhor...aliás, passei muito bem, sem dificuldades (para quem conhece, estava lá o Manecas a ajudar a malta dos defenders que apenas com o bloqueio central não passavam - uma roda no ar em cada eixo - e quando chegou a minha vez só se ouviu...'este é só dar acelerador':-)

Imagem

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
haligator
pleno TT
pleno TT
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Discovery TD5 1999

Mensagem por haligator »

Boas

Isto é que vai uma confusão na minha cabeça... Pensei que vinha aqui explicar como tudo funciona, e chego à conclusão que o que vinha dizer... Não corresponde em rigor à verdade.

Falei por telefone hoje de tarde com malta entendida neste assunto, e disseram-me que o sistema TC+bloqueio não funciona. Disseram-me que quando ligamos o bloqueio, o TC é automaticamente desligado, e o ABS fica com funções reduzidas. A questão de cortar ou não o fio na centralina é meramente para as luzes no painel não ficarem acesas. Quando ligasse o bloqueio, o Disco assumia um erro e acendia as famosas 3 luzes...

Mas pelos vistos não é bem assim, Sei que o Pedro Machado tem investigado a questão, a explicação dele parece-me razoavel. Resta saber se o bloqueio a funcionar ao mesmo tempo que com os restantes sistemas é fiavel ou não...

Mas esta questão difere com toda a certeza, de utilizador para utilizador, tendo por base a opinião de cada um.

embora seja um upgrade "em agenda", vou aguardar para tomar a melhor opção.

PS - É com a partilha de informação que crescemos e aprendemos!

Abraço

Imagem
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

haligator Escreveu:Boas

Isto é que vai uma confusão na minha cabeça... Pensei que vinha aqui explicar como tudo funciona, e chego à conclusão que o que vinha dizer... Não corresponde em rigor à verdade.

Falei por telefone hoje de tarde com malta entendida neste assunto, e disseram-me que o sistema TC+bloqueio não funciona. Disseram-me que quando ligamos o bloqueio, o TC é automaticamente desligado, e o ABS fica com funções reduzidas. A questão de cortar ou não o fio na centralina é meramente para as luzes no painel não ficarem acesas. Quando ligasse o bloqueio, o Disco assumia um erro e acendia as famosas 3 luzes...

Mas pelos vistos não é bem assim, Sei que o Pedro Machado tem investigado a questão, a explicação dele parece-me razoavel. Resta saber se o bloqueio a funcionar ao mesmo tempo que com os restantes sistemas é fiavel ou não...

Mas esta questão difere com toda a certeza, de utilizador para utilizador, tendo por base a opinião de cada um.

embora seja um upgrade "em agenda", vou aguardar para tomar a melhor opção.

PS - É com a partilha de informação que crescemos e aprendemos!

Abraço
Quanto à maneira de interação entre o bloqueio e o TC, como disse, nada que pegar na chave 10 e meter mãos à obra para testar (se o teu carro tiver, acende a luz no tablier -SIM, até tem luz no tablier para o bloqueio...e a LR não o activa de origem :mad: ).

Quanto ao desempenho... eu acredito sinceramente que em 99,99% das situações o TC seja superior ao bloqueio... agora uma coisa é certa, com o bloqueio basta activar e acelerar... com o TC temos de saber trabalhar com ele, e, por exemplo, manter a aceleração constante para assegurar que o TC funciona correctamente. Eu noto que consigo passar nos obstáculos cada vez melhor (e mais devagar) à medida que vou conhecendo o carro, e neste caso o TC.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
haligator
pleno TT
pleno TT
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Discovery TD5 1999

Mensagem por haligator »

Boas

Giro era ver as opiniões dos defensores do bloqueio + TC, quais as situações em que notam claramente vantagens.... Assim ficavamos a conhecer duas realidades. :roll:

Mas esta cena faz-me lembrar a questão do Cruise Control.... A LR tem tudo pronto no Disco II, mas no caso do Cruise não instala os botoes, e agora com o bloqueio tambem está tudo pronto... E não instala a manete...

Vá lá entender.... :ohnao: :ohnao:

Imagem
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
6 LUGARES "o LARANJINHA"

não é só os discos que tem o cruse control pre-instalado.

nos defenders tambem é parecido :)

Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

Boas
Muita informação e trocas de opiniões e/ou experiencias é sempre bem vinda...
pmspm Escreveu: Quanto ao desempenho... eu acredito sinceramente que em 99,99% das situações o TC seja superior ao bloqueio... agora uma coisa é certa, com o bloqueio basta activar e acelerar... com o TC temos de saber trabalhar com ele, e, por exemplo, manter a aceleração constante para assegurar que o TC funciona correctamente. Eu noto que consigo passar nos obstáculos cada vez melhor (e mais devagar) à medida que vou conhecendo o carro, e neste caso o TC.
Abraço,

Sábias palavras...com o TC é preciso saber trabalhar...e quando melhor souber mais devagar passa os obstáculos nem que seja controlando travao/acelaração para melhor controle de cada roda...

Na minha opinião o TC serve para tudo o que é necessário e depois de já estar habituado a utilizar o dito cujo em vários pisos acho-o melhor que o bloqueio.
No meu caso em carros com TC acho que é melhor investir nuns bons pneus em conjunto com o TC do que investir dinheiro no bloqueio e depois ficar com medo das luzes acesas no painel...lol
Com calma, pneus e TC ninguem para estes carros...
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Discovery TD5 12/1998

paulo jorge Escreveu:não é só os discos que tem o cruse control pre-instalado.

nos defenders tambem é parecido :)
Boas Paulo...
As duas situações são totalmente diferentes...
No caso dos discos é só mesmo preciso comprar os botoes e fazer os procedimentos normais para os ligar e fica pronto e não tens de comprar mais nada.
Nem precisas sequer de ligar a Nanocom (ainda este sábado vou montar um num disco td5)
No caso dos defender's a centralina está preparada mas falta-te o modulo do cruise control que tens de comprar e os botões que terão de ser adaptados no tablier e activar tudo com a Nanocom senão não fica a funcionar correctamente.
É mais trabalhoso mas tambem é possivel...

Cumprs
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
6 LUGARES "o LARANJINHA"

GIL é preciso modulo ?

olha que não é bem assim.

Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Discovery TD5 12/1998

paulo jorge Escreveu:GIL é preciso modulo ?

olha que não é bem assim.

O cruise control para trabalhar precisa do modulo....a não ser que se faça uma ligação de acelerador manual como nos serie's... :lol:
Agora a questão é: Grande parte ou quase todos os defender's não trazem esses modulos...outros (poucos) poderao trazer...
Se reparares no ebay existem varios modulos á venda para td5's...provenientes de discovery's acidentados ou desmantelados para serem adquiridos por proprietários de defender's que queiram instalar o cruise control...
Esta informação foi-me passada por alguns ingleses a quem já fiz compras no ebay e todos eles me disseram o mesmo ( a não ser que seja mesmo um caso de avaria do modulo num discovery).
De qualquer das maneiras vou tentar saber mais informação sobre o cruise control nos defender's e depois informo-te.

Cumprs
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
6 LUGARES "o LARANJINHA"

ok
entretanto tens pm

mergulha
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 jan 2008 22:46
Land Rover: discovery td5 - 1998
Sócio LCP: 2073

Mensagem por mergulha »

Viva
Permitam-me discordar malta dos disco td5, mas o bloqueio do diferencial central é uma mais valia em qualquer carro ;
Basta fazerem uma experencia muito simples , engrenam a 1ª ao ralentim na transposição de um obstáculo em que as rodas fiquem a patinar e engrenem o bloqueio e vão ver a diferença :cool: o TC é bom mas é em lama e areia ( sem buracos)
E porque será que os 1ºs td5 vieram sem os bloqueios ligados e os segundos já vieram com essa possibilidade? regrediram? ou corrigiram?
E além de que o ABS não dá muito jeito em TT, e é como diz o PMachado , posso ligar bloqueio com ou sem abs ligado.
Isto é o quue acho e VALE O QUE VALE
Abraço