Usar o sistema do 300 para instalar bloqueio centrar no Td5

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Disco_300
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 20 nov 2008 22:23
Land Rover: Discovery 300 de 97
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Usar o sistema do 300 para instalar bloqueio centrar no Td5

Mensagem por Disco_300 »

Boas,

só para recordar(porque já foi dito algumas linhas a trás) o TC não trabalha quando o diferencial de origem está accionado. Se ficar a trabalhar, alguma coisa(normalmente os semi-eixos) acabará por partir.

A meu ver o TC tem dois “problemas” e uma “eventual vantagem”
Problemas:
-Estamos sempre dependentes da electrónica e em caso de falha da electrónica não teremos a tracção desejada
-Estamos dependentes da resistência á fadiga do sistema de travagem, uma vez que este sistema utiliza as maxilas de travão para limitar o escorregamento da roda, com o consequente aumento de desgaste nas pastilhas e aquecimento/sobreaquecimento no sistema de travagem
Vantagem? : o utilizador não é tido nem achado na sua utilização, não tem que saber/precisar de o utilizar.

Assim, dependendo do tipo de TT que se faça:
-Para um TT esporádico ou onde os trajectos com constante perda de tracção são curtos (logo sem grande desgaste ou aquecimento no sistema de travagem), o TC é “bom”, pois é um sistema que não obriga a nenhum manuseamento, quer mecânico quer electrico, de um componente que nos faz aumentar a tracção.
Na minha opinião e com o devido respeito, é o sistema ideal para quem não tem experiencia em condução TT ou ainda está a aprender e desta forma tem a possibilidade de chegar a locais que de outra forma não conseguiria. Ou ainda alguem que não está para se "chatear" e pensar se tem ou não que ligar o bloqueio central para ultrapassar determinados obstáculos.

- Para um TT mais regular, o desgaste das pastilhas de travão vai fazer-se notar ao fim uns quantos passeios mais exigentes ao nivel da tracção e no caso de um longo trajecto com constantes perdas de tracção teremos um provavel aquecimento/sobreaquecimento do sistema de travagem com a consequente perda de eficiencia no sistema de TC.

Para finalizar que já vai longo:

Eventualmente um sistema acessivel/eficaz/fiavel para este caso será um sistema de autobloqueio no diferencial central, que funcionará em conjunto com o TC, aumentando a tracção e ainda assim, em caso de o TC se avariar existirá sempre algum binário que o autoblocante passará para a frente ou trás pois efecturá distribuição de binário pelos eixos, fazendo controlo de tracção de forma mecânica sem acção directa do condutor e sem os eventuais problemas de fiabilidade electrica.
haligator
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 abr 2010 14:36
Land Rover: Ex Disco 300 TDI 1994
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Ex Disco 300 Camel Trophy 1997
Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2293

Mensagem por haligator »

Disco_300 Escreveu: Boas,

só para recordar(porque já foi dito algumas linhas a trás) o TC não trabalha quando o diferencial de origem está accionado. Se ficar a trabalhar, alguma coisa(normalmente os semi-eixos) acabará por partir.

Boas

Afinal o TC trabalha ou não em conjunto com o bloqueio do diferencial? Uma coisa são opiniões (sempre bem vindas), e aí podem existir versões diferentes. Outra são factos, e penso que este será o mais importante de todos.

Abraços
Pedro Monteiro, aka "haligator"

Imagem
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

haligator Escreveu:
Disco_300 Escreveu: Boas,
Boas

Afinal o TC trabalha ou não em conjunto com o bloqueio do diferencial? Uma coisa são opiniões (sempre bem vindas), e aí podem existir versões diferentes. Outra são factos, e penso que este será o mais importante de todos.
Abraços
Aqui não é questão de opinião! são factos, e o facto é que trabalha. A única maneira, estando o carro de origem, de desactivar o TC é ligar com o carro com o bloqueio activo. Mas como já disse antes, basta pegar numa chave 10, activar e fazer testes e ficas logo a saber.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

haligator Escreveu:Boas

Giro era ver as opiniões dos defensores do bloqueio + TC, quais as situações em que notam claramente vantagens.... Assim ficavamos a conhecer duas realidades. :roll:

Mas esta cena faz-me lembrar a questão do Cruise Control.... A LR tem tudo pronto no Disco II, mas no caso do Cruise não instala os botoes, e agora com o bloqueio tambem está tudo pronto... E não instala a manete...

Vá lá entender.... :ohnao: :ohnao:
É coisa é diferente, no caso do bloqueio a LR não fornece nem como opcional, o Cruise control esse sim, é um opcional.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

mergulha Escreveu:Viva
Permitam-me discordar malta dos disco td5, mas o bloqueio do diferencial central é uma mais valia em qualquer carro ;
Basta fazerem uma experencia muito simples , engrenam a 1ª ao ralentim na transposição de um obstáculo em que as rodas fiquem a patinar e engrenem o bloqueio e vão ver a diferença :cool: o TC é bom mas é em lama e areia ( sem buracos)
E porque será que os 1ºs td5 vieram sem os bloqueios ligados e os segundos já vieram com essa possibilidade? regrediram? ou corrigiram?
E além de que o ABS não dá muito jeito em TT, e é como diz o PMachado , posso ligar bloqueio com ou sem abs ligado.
Isto é o quue acho e VALE O QUE VALE
Abraço
Que é (ou pode ser) uma mais valia, até posso concordar, agora...essa dos buracos... Na foto que meti num post anterior é buracos... e só com bloqueio não passas, porque ficas com uma roda em cada eixo no ar, e nessa ocasião o bloqueio (central, claro, que é o que estamos a discutir) não serve para nada. Ao contrário, o TC funciona sempre, desde que tenhas 1 roda no chão.

Eu continua a insistir, o TC é preciso perceber e aprender a trabalhar com ele, mas na maioria dos pisos é muito superior ao simples bloqueio. Agora, se conseguirmos ter os 2 em simultâneo, isso então deve ser fantástico, mas a parte da fiabilidade é que me deixe de pé atrás.

Em teoria é simples, bloqueias o central e vai 50% da força para cada eixo, depois o TC apenas faz esquerda-direita.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
haligator
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 abr 2010 14:36
Land Rover: Ex Disco 300 TDI 1994
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Ex Disco 300 Camel Trophy 1997
Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2293

Mensagem por haligator »

Disco_300 Escreveu: Na minha opinião e com o devido respeito, é o sistema ideal para quem não tem experiencia em condução TT ou ainda está a aprender e desta forma tem a possibilidade de chegar a locais que de outra forma não conseguiria. Ou ainda alguem que não está para se "chatear" e pensar se tem ou não que ligar o bloqueio central para ultrapassar determinados obstáculos.

- Para um TT mais regular, o desgaste das pastilhas de travão vai fazer-se notar ao fim uns quantos passeios mais exigentes ao nivel da tracção e no caso de um longo trajecto com constantes perdas de tracção teremos um provavel aquecimento/sobreaquecimento do sistema de travagem com a consequente perda de eficiencia no sistema de TC.
Boas

Na minha opinião, o facto de ser TC ou bloqueio não deverá estar ligado à maior ou menor experiencia. São dois sistemas que como em tudo requerem aprendizagem, só isso.
O facto de um sistema ligar automaticamente, e outro ser necessario ligar é, no meu ponto de vista secundario e irrelevante. Agora, se se gosta mais de um ou de outro é diferente.

Quando vi esta discussão, o que procurei saber era basicamente se existia fiabilidade na alteração, se não podia causar algum tipo de problema, visto tratar-se de uma solução fora da marca (embora o bloqueio esteja lá...), outra duvida que tinha era nas mais valias.

Quando falo em mais valias era ter a noção de malta que já tivesse feito a alteração, e conseguisse dizer tipo: com bastante lama o tc não é suficiente, quando ligo o bloqueio consigo passar com mais facilidade, o TC é bom em pedra e não em areia, com o bloqueio faço mais isto ou aquilo... exemplos destes...

Mas este factor vai, como é obvio, do gosto de cada um, da forma de manusear o automovel etc...

A unica forma, a meu ver, para conseguir ter uma ideia, é cada um experimentar por si, ligar e testar, bloqueio com tc, sem tc etc...

Abraço
Pedro Monteiro, aka "haligator"

Imagem
mergulha
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 jan 2008 22:46
Land Rover: discovery td5 - 1998
Sócio LCP: 2073

Mensagem por mergulha »

pmspm Escreveu:
Que é (ou pode ser) uma mais valia, até posso concordar, agora...essa dos buracos... Na foto que meti num post anterior é buracos... e só com bloqueio não passas, porque ficas com uma roda em cada eixo no ar, e nessa ocasião o bloqueio (central, claro, que é o que estamos a discutir) não serve para nada. Ao contrário, o TC funciona sempre, desde que tenhas 1 roda no chão.

Eu continua a insistir, o TC é preciso perceber e aprender a trabalhar com ele, mas na maioria dos pisos é muito superior ao simples bloqueio. Agora, se conseguirmos ter os 2 em simultâneo, isso então deve ser fantástico, mas a parte da fiabilidade é que me deixe de pé atrás.

Em teoria é simples, bloqueias o central e vai 50% da força para cada eixo, depois o TC apenas faz esquerda-direita.

Abraço,
Viva
Quando me refiro a buracos , é tipo uma subida em que se faz a 30 ou 40 Km/h , e o Tc só estorva e fica todo baralhado , bem como por exemplo fazeres uma travagem no mesmo tipo de piso e o ABS actuar , acho q é mais vantajoso sem abs , mas cada um cada qual :cool:
E entre ter 50% de binário no eixo dianteiro e ter 30 ou menos , sou a favor dos 50.
E entre ter e não ter , acho que é como o guito , a mais não estorva :)
´No meu até já me esqueci de há quanto tempo tenho essa opção , e até á data nunca tive problemas ...só parti o semi eixo traseiro uma vez ,mas não teve nada a ver com o bloqueio central.
Abraço
Disco_300
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Disco_300 »

Boas,

haligator, eu só falei na experiencia porque, no caso dos LAND ROVER, quando andas "normalmente" sem bloqueio central accionado e não tens experiencia, poderás não ter a capacidade para antever situações em que és obrigado a ligar antecipadamente o bloqueio central, porque se o quiseres ligar quando estiveres no obstáculo já poderá ser tarde.Com o TC não necessitas de saber ou pensar nisso ele simplesmente está em modo de alerta, pronto a actuar. É como o abs, está lá e só actua quando é preciso, e nem necessitas de ter cuidado ao travar, porque ele simplesmente não vai deixar que as rodas bloqueiem.
Quanto á fiabilidade, já apresentei a minha opinião.

pmspm, quando referi que o TC e o bloqueio central não podem funcionar em conjunto, quis dizer que não podem trabalhar ao mesmo tempo. Claro que poderás ter pronto a funcionar qualquer um dos sistemas, simplesmente teram que trabalhar á vez.
Concordo contigo quando dizes que existem obstáculos em que o TC é mais eficaz, como num cruzamento de eixos em que ficam duas rodas em eixos diferentes e de lados opostos (+- como na tua foto), mas não me ocorre mais nenhuma situação em que haja vantagem.

Por ultimo e para baralhar, as equipes de Top:
No trial "puro e duro" utilizam, no caso dos LAND ROVER, 3 diferenciais de bloqueio a 0-100%, por ex: o central de origem + 2 do tipo ARB
Nas provas de TT velocidade, do tipo "Bajas" e "Dakares", no caso dos LAND ROVER, têm 3 diferenciais autoblocantes. É o caso dos Bowler
Nenhuns destes utilizam os TC´s

Abraço
Disco_300
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Disco_300 »

haligator, já me tinha esquecido de mencionar o que pediste:
não é necessário que alguem tenha feito a transformação, poderás tentar encontrar alguem que tenha os Disco TD5 que já vêm de origem com este sistema, penso que são os apartir de 2002.

Abraço
nrcc
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 out 2008 15:09
Land Rover: Discovery 2 Td5

Mensagem por nrcc »

Boas

So agora vi este topico.

Tenho um Td5 e até ao inicio da epoca de tt quero montar um sistema caseiro para acionar o CDL porque noto que em subidas com pedra solta ou areia o TC fica todo marado e o carro deixa de ter potencia para continuar a subir. Com o CDL isso não acontece pois segundo me consegui informar se ligar o CDL com o carro ligado fica com os dois sistemas activos se desligar e voltar a ligar com o CDL engrenado o TC e o ABS ficam inactivos. Não sei se e verdade porque ainda n exprimentei.

Estou decidido em não gastar 400 euros mas acho importante por isso tenho de arranjar uma solução mais em conta.

Ainda mais porque tenho o modulo de ABS passdo já pela 2ª vez parece que é recorrente nos Td5. sem TC e sem CDL o Disco não vai a lado nenhum logo mesmo quando tiver o Abs arranjado quero ter uma alternativa.

Ja agora alguem tem um modulo reconstruido para venda??

Cumprimentos
Cumprimentos a todos

ImagemImagemImagem
PedroOliveira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 16 out 2009 14:49
Land Rover: 1996 RR Classic 300tdi
Sócio LCP: 2424

Mensagem por PedroOliveira »

EU tenho lido mais ou menos atentamente este topico, e há uma coisa que me suscita duvida:

O TC no DII continua a trabalhar com as baixas ligadas? é que em outros modelos não LR isso não acontece. Mesmo nos ca) em baixas!Defender com TC quando se ligam as redutoras ele desliga. Caso seja igual então o Diff Lock é sem duvida uma mais valia em baixas, pois por exemplo em subidas ingremes com declives e cruzamentos, pode ficar "plantado" se n tiver a distribuir 50\50 por cada eixo! Penso eu de que ... como dizia um companheiro ali atrás... vale o que vale!

Cumps
Pedro Oliveira
'96 RRC 300tdi
-----------------------
Os jipes não se medem aos palmos ... mas os buracos sim!!!
nrcc
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 out 2008 15:09
Land Rover: Discovery 2 Td5

Mensagem por nrcc »

Sim. O TC no DiscoII continua afuncionar mesmo em baixas.
Cumprimentos a todos

ImagemImagemImagem
AET
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 fev 2007 12:16

Mensagem por AET »

Boas

Para quem pretenda um bloqueio da caixa para os Discovery II, a CarPowerChips.com vai ter uma solução a um preço muito competitivo < 220 euros e com actuação por meio de um botão à semelhança do funcionamento do ARB.

Vai ser ensaiado este fim-de-semana e se tudo correr bem, a meio de Março já estará disponivel ao publico.

A montagem leva cerca de 40 minutos e não implica desmontagens de consolas, rebites, rebarbadoras, martelos, picaretas, etc.

Também irão ser disponibilizadas fotos no FaceBook/CarPowerChips.
Leandro_M
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 out 2010 13:57
Land Rover: Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2449
RTI: 713

Re: Usar o sistema do 300 para instalar bloqueio centrar no

Mensagem por Leandro_M »

Boas,

Á já algum tempo que venho a pensar em aplicar o sistema do disco300 para bloquear o diferencial central do TD5.

Depois de ler e reler este topico, decici avançar e fazer a instalação durante estas férias.
O material para o fazer já chegou, agora é meter mãos á obra e ver o resultado.

Fui "avisado" que o bloqueio+TC pode ser uma má solução e levar á destruição de semi eixos, alguem que já tenha instalado o bloqueio teve este problema?
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

Leandro_M Escreveu:Fui "avisado" que o bloqueio+TC pode ser uma má solução e levar á destruição de semi eixos, alguem que já tenha instalado o bloqueio teve este problema?

Até agora nada a declarar...
landy110
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 20 set 2009 23:34

Mensagem por landy110 »

Vi este topico por acaso e achei interessante
Não existe nada mecanico e logico que faça com que o tc+cdl provoque qualquer dano na transmissão quando trabalham ao mesmo tempo
O tc so actua se as rodas tiverem a rodar a velocidades diferentes e o cdl faz com que as rodas da frente e de traz andem a mesma velocidade, logo o tc vai ter menos trabalho.
Danos so poderam acontecer se por exempolo o tc resolver travar as duas duas rodas da frente quando o condutor esta a acelarar. Ai pode-se imaginar o que vai acontecer. Felizmente o tc não foi projectado para fazer isso.
Claro que ha sempre risco de partir um semieixo tal como esse risco existe quando se tem bloqueios de diferencial