Usar o sistema do 300 para instalar bloqueio centrar no Td5
-
Disco_300
- iniciante TT

- Registado: 20 nov 2008 22:23
- Land Rover: Discovery 300 de 97
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Re: Usar o sistema do 300 para instalar bloqueio centrar no Td5
Boas,
só para recordar(porque já foi dito algumas linhas a trás) o TC não trabalha quando o diferencial de origem está accionado. Se ficar a trabalhar, alguma coisa(normalmente os semi-eixos) acabará por partir.
A meu ver o TC tem dois “problemas” e uma “eventual vantagem”
Problemas:
-Estamos sempre dependentes da electrónica e em caso de falha da electrónica não teremos a tracção desejada
-Estamos dependentes da resistência á fadiga do sistema de travagem, uma vez que este sistema utiliza as maxilas de travão para limitar o escorregamento da roda, com o consequente aumento de desgaste nas pastilhas e aquecimento/sobreaquecimento no sistema de travagem
Vantagem? : o utilizador não é tido nem achado na sua utilização, não tem que saber/precisar de o utilizar.
Assim, dependendo do tipo de TT que se faça:
-Para um TT esporádico ou onde os trajectos com constante perda de tracção são curtos (logo sem grande desgaste ou aquecimento no sistema de travagem), o TC é “bom”, pois é um sistema que não obriga a nenhum manuseamento, quer mecânico quer electrico, de um componente que nos faz aumentar a tracção.
Na minha opinião e com o devido respeito, é o sistema ideal para quem não tem experiencia em condução TT ou ainda está a aprender e desta forma tem a possibilidade de chegar a locais que de outra forma não conseguiria. Ou ainda alguem que não está para se "chatear" e pensar se tem ou não que ligar o bloqueio central para ultrapassar determinados obstáculos.
- Para um TT mais regular, o desgaste das pastilhas de travão vai fazer-se notar ao fim uns quantos passeios mais exigentes ao nivel da tracção e no caso de um longo trajecto com constantes perdas de tracção teremos um provavel aquecimento/sobreaquecimento do sistema de travagem com a consequente perda de eficiencia no sistema de TC.
Para finalizar que já vai longo:
Eventualmente um sistema acessivel/eficaz/fiavel para este caso será um sistema de autobloqueio no diferencial central, que funcionará em conjunto com o TC, aumentando a tracção e ainda assim, em caso de o TC se avariar existirá sempre algum binário que o autoblocante passará para a frente ou trás pois efecturá distribuição de binário pelos eixos, fazendo controlo de tracção de forma mecânica sem acção directa do condutor e sem os eventuais problemas de fiabilidade electrica.
só para recordar(porque já foi dito algumas linhas a trás) o TC não trabalha quando o diferencial de origem está accionado. Se ficar a trabalhar, alguma coisa(normalmente os semi-eixos) acabará por partir.
A meu ver o TC tem dois “problemas” e uma “eventual vantagem”
Problemas:
-Estamos sempre dependentes da electrónica e em caso de falha da electrónica não teremos a tracção desejada
-Estamos dependentes da resistência á fadiga do sistema de travagem, uma vez que este sistema utiliza as maxilas de travão para limitar o escorregamento da roda, com o consequente aumento de desgaste nas pastilhas e aquecimento/sobreaquecimento no sistema de travagem
Vantagem? : o utilizador não é tido nem achado na sua utilização, não tem que saber/precisar de o utilizar.
Assim, dependendo do tipo de TT que se faça:
-Para um TT esporádico ou onde os trajectos com constante perda de tracção são curtos (logo sem grande desgaste ou aquecimento no sistema de travagem), o TC é “bom”, pois é um sistema que não obriga a nenhum manuseamento, quer mecânico quer electrico, de um componente que nos faz aumentar a tracção.
Na minha opinião e com o devido respeito, é o sistema ideal para quem não tem experiencia em condução TT ou ainda está a aprender e desta forma tem a possibilidade de chegar a locais que de outra forma não conseguiria. Ou ainda alguem que não está para se "chatear" e pensar se tem ou não que ligar o bloqueio central para ultrapassar determinados obstáculos.
- Para um TT mais regular, o desgaste das pastilhas de travão vai fazer-se notar ao fim uns quantos passeios mais exigentes ao nivel da tracção e no caso de um longo trajecto com constantes perdas de tracção teremos um provavel aquecimento/sobreaquecimento do sistema de travagem com a consequente perda de eficiencia no sistema de TC.
Para finalizar que já vai longo:
Eventualmente um sistema acessivel/eficaz/fiavel para este caso será um sistema de autobloqueio no diferencial central, que funcionará em conjunto com o TC, aumentando a tracção e ainda assim, em caso de o TC se avariar existirá sempre algum binário que o autoblocante passará para a frente ou trás pois efecturá distribuição de binário pelos eixos, fazendo controlo de tracção de forma mecânica sem acção directa do condutor e sem os eventuais problemas de fiabilidade electrica.
- haligator
- pleno TT

- Registado: 05 abr 2010 14:36
- Land Rover: Ex Disco 300 TDI 1994
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Ex Disco 300 Camel Trophy 1997
Discovery TD5 1999 - Sócio LCP: 2293
Disco_300 Escreveu: Boas,
Boas
Afinal o TC trabalha ou não em conjunto com o bloqueio do diferencial? Uma coisa são opiniões (sempre bem vindas), e aí podem existir versões diferentes. Outra são factos, e penso que este será o mais importante de todos.
Abraços
Pedro Monteiro, aka "haligator"

- pmspm
- pleno TT

- Registado: 29 mar 2006 12:17
- Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
- Sócio LCP: 1404
Aqui não é questão de opinião! são factos, e o facto é que trabalha. A única maneira, estando o carro de origem, de desactivar o TC é ligar com o carro com o bloqueio activo. Mas como já disse antes, basta pegar numa chave 10, activar e fazer testes e ficas logo a saber.haligator Escreveu:BoasDisco_300 Escreveu: Boas,
Afinal o TC trabalha ou não em conjunto com o bloqueio do diferencial? Uma coisa são opiniões (sempre bem vindas), e aí podem existir versões diferentes. Outra são factos, e penso que este será o mais importante de todos.
Abraços
Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
- pmspm
- pleno TT

É coisa é diferente, no caso do bloqueio a LR não fornece nem como opcional, o Cruise control esse sim, é um opcional.haligator Escreveu:Boas
Giro era ver as opiniões dos defensores do bloqueio + TC, quais as situações em que notam claramente vantagens.... Assim ficavamos a conhecer duas realidades.![]()
Mas esta cena faz-me lembrar a questão do Cruise Control.... A LR tem tudo pronto no Disco II, mas no caso do Cruise não instala os botoes, e agora com o bloqueio tambem está tudo pronto... E não instala a manete...
Vá lá entender....![]()
Abraço,
Pedro Machado, 937781213
- pmspm
- pleno TT

Que é (ou pode ser) uma mais valia, até posso concordar, agora...essa dos buracos... Na foto que meti num post anterior é buracos... e só com bloqueio não passas, porque ficas com uma roda em cada eixo no ar, e nessa ocasião o bloqueio (central, claro, que é o que estamos a discutir) não serve para nada. Ao contrário, o TC funciona sempre, desde que tenhas 1 roda no chão.mergulha Escreveu:Viva
Permitam-me discordar malta dos disco td5, mas o bloqueio do diferencial central é uma mais valia em qualquer carro ;
Basta fazerem uma experencia muito simples , engrenam a 1ª ao ralentim na transposição de um obstáculo em que as rodas fiquem a patinar e engrenem o bloqueio e vão ver a diferençao TC é bom mas é em lama e areia ( sem buracos)
E porque será que os 1ºs td5 vieram sem os bloqueios ligados e os segundos já vieram com essa possibilidade? regrediram? ou corrigiram?
E além de que o ABS não dá muito jeito em TT, e é como diz o PMachado , posso ligar bloqueio com ou sem abs ligado.
Isto é o quue acho e VALE O QUE VALE
Abraço
Eu continua a insistir, o TC é preciso perceber e aprender a trabalhar com ele, mas na maioria dos pisos é muito superior ao simples bloqueio. Agora, se conseguirmos ter os 2 em simultâneo, isso então deve ser fantástico, mas a parte da fiabilidade é que me deixe de pé atrás.
Em teoria é simples, bloqueias o central e vai 50% da força para cada eixo, depois o TC apenas faz esquerda-direita.
Abraço,
Pedro Machado, 937781213
- haligator
- pleno TT

- Registado: 05 abr 2010 14:36
- Land Rover: Ex Disco 300 TDI 1994
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Ex Disco 300 Camel Trophy 1997
Discovery TD5 1999 - Sócio LCP: 2293
BoasDisco_300 Escreveu: Na minha opinião e com o devido respeito, é o sistema ideal para quem não tem experiencia em condução TT ou ainda está a aprender e desta forma tem a possibilidade de chegar a locais que de outra forma não conseguiria. Ou ainda alguem que não está para se "chatear" e pensar se tem ou não que ligar o bloqueio central para ultrapassar determinados obstáculos.
Na minha opinião, o facto de ser TC ou bloqueio não deverá estar ligado à maior ou menor experiencia. São dois sistemas que como em tudo requerem aprendizagem, só isso.
O facto de um sistema ligar automaticamente, e outro ser necessario ligar é, no meu ponto de vista secundario e irrelevante. Agora, se se gosta mais de um ou de outro é diferente.
Quando vi esta discussão, o que procurei saber era basicamente se existia fiabilidade na alteração, se não podia causar algum tipo de problema, visto tratar-se de uma solução fora da marca (embora o bloqueio esteja lá...), outra duvida que tinha era nas mais valias.
Quando falo em mais valias era ter a noção de malta que já tivesse feito a alteração, e conseguisse dizer tipo: com bastante lama o tc não é suficiente, quando ligo o bloqueio consigo passar com mais facilidade, o TC é bom em pedra e não em areia, com o bloqueio faço mais isto ou aquilo... exemplos destes...
Mas este factor vai, como é obvio, do gosto de cada um, da forma de manusear o automovel etc...
A unica forma, a meu ver, para conseguir ter uma ideia, é cada um experimentar por si, ligar e testar, bloqueio com tc, sem tc etc...
Abraço
Pedro Monteiro, aka "haligator"

-
mergulha
- pleno TT

- Registado: 07 jan 2008 22:46
- Land Rover: discovery td5 - 1998
- Sócio LCP: 2073
Vivapmspm Escreveu:
Que é (ou pode ser) uma mais valia, até posso concordar, agora...essa dos buracos... Na foto que meti num post anterior é buracos... e só com bloqueio não passas, porque ficas com uma roda em cada eixo no ar, e nessa ocasião o bloqueio (central, claro, que é o que estamos a discutir) não serve para nada. Ao contrário, o TC funciona sempre, desde que tenhas 1 roda no chão.
Eu continua a insistir, o TC é preciso perceber e aprender a trabalhar com ele, mas na maioria dos pisos é muito superior ao simples bloqueio. Agora, se conseguirmos ter os 2 em simultâneo, isso então deve ser fantástico, mas a parte da fiabilidade é que me deixe de pé atrás.
Em teoria é simples, bloqueias o central e vai 50% da força para cada eixo, depois o TC apenas faz esquerda-direita.
Abraço,
Quando me refiro a buracos , é tipo uma subida em que se faz a 30 ou 40 Km/h , e o Tc só estorva e fica todo baralhado , bem como por exemplo fazeres uma travagem no mesmo tipo de piso e o ABS actuar , acho q é mais vantajoso sem abs , mas cada um cada qual
E entre ter 50% de binário no eixo dianteiro e ter 30 ou menos , sou a favor dos 50.
E entre ter e não ter , acho que é como o guito , a mais não estorva
´No meu até já me esqueci de há quanto tempo tenho essa opção , e até á data nunca tive problemas ...só parti o semi eixo traseiro uma vez ,mas não teve nada a ver com o bloqueio central.
Abraço
-
Disco_300
- iniciante TT

Boas,
haligator, eu só falei na experiencia porque, no caso dos LAND ROVER, quando andas "normalmente" sem bloqueio central accionado e não tens experiencia, poderás não ter a capacidade para antever situações em que és obrigado a ligar antecipadamente o bloqueio central, porque se o quiseres ligar quando estiveres no obstáculo já poderá ser tarde.Com o TC não necessitas de saber ou pensar nisso ele simplesmente está em modo de alerta, pronto a actuar. É como o abs, está lá e só actua quando é preciso, e nem necessitas de ter cuidado ao travar, porque ele simplesmente não vai deixar que as rodas bloqueiem.
Quanto á fiabilidade, já apresentei a minha opinião.
pmspm, quando referi que o TC e o bloqueio central não podem funcionar em conjunto, quis dizer que não podem trabalhar ao mesmo tempo. Claro que poderás ter pronto a funcionar qualquer um dos sistemas, simplesmente teram que trabalhar á vez.
Concordo contigo quando dizes que existem obstáculos em que o TC é mais eficaz, como num cruzamento de eixos em que ficam duas rodas em eixos diferentes e de lados opostos (+- como na tua foto), mas não me ocorre mais nenhuma situação em que haja vantagem.
Por ultimo e para baralhar, as equipes de Top:
No trial "puro e duro" utilizam, no caso dos LAND ROVER, 3 diferenciais de bloqueio a 0-100%, por ex: o central de origem + 2 do tipo ARB
Nas provas de TT velocidade, do tipo "Bajas" e "Dakares", no caso dos LAND ROVER, têm 3 diferenciais autoblocantes. É o caso dos Bowler
Nenhuns destes utilizam os TC´s
Abraço
haligator, eu só falei na experiencia porque, no caso dos LAND ROVER, quando andas "normalmente" sem bloqueio central accionado e não tens experiencia, poderás não ter a capacidade para antever situações em que és obrigado a ligar antecipadamente o bloqueio central, porque se o quiseres ligar quando estiveres no obstáculo já poderá ser tarde.Com o TC não necessitas de saber ou pensar nisso ele simplesmente está em modo de alerta, pronto a actuar. É como o abs, está lá e só actua quando é preciso, e nem necessitas de ter cuidado ao travar, porque ele simplesmente não vai deixar que as rodas bloqueiem.
Quanto á fiabilidade, já apresentei a minha opinião.
pmspm, quando referi que o TC e o bloqueio central não podem funcionar em conjunto, quis dizer que não podem trabalhar ao mesmo tempo. Claro que poderás ter pronto a funcionar qualquer um dos sistemas, simplesmente teram que trabalhar á vez.
Concordo contigo quando dizes que existem obstáculos em que o TC é mais eficaz, como num cruzamento de eixos em que ficam duas rodas em eixos diferentes e de lados opostos (+- como na tua foto), mas não me ocorre mais nenhuma situação em que haja vantagem.
Por ultimo e para baralhar, as equipes de Top:
No trial "puro e duro" utilizam, no caso dos LAND ROVER, 3 diferenciais de bloqueio a 0-100%, por ex: o central de origem + 2 do tipo ARB
Nas provas de TT velocidade, do tipo "Bajas" e "Dakares", no caso dos LAND ROVER, têm 3 diferenciais autoblocantes. É o caso dos Bowler
Nenhuns destes utilizam os TC´s
Abraço
-
Disco_300
- iniciante TT

haligator, já me tinha esquecido de mencionar o que pediste:
não é necessário que alguem tenha feito a transformação, poderás tentar encontrar alguem que tenha os Disco TD5 que já vêm de origem com este sistema, penso que são os apartir de 2002.
Abraço
não é necessário que alguem tenha feito a transformação, poderás tentar encontrar alguem que tenha os Disco TD5 que já vêm de origem com este sistema, penso que são os apartir de 2002.
Abraço
- nrcc
- júnior TT

- Registado: 24 out 2008 15:09
- Land Rover: Discovery 2 Td5
Boas
So agora vi este topico.
Tenho um Td5 e até ao inicio da epoca de tt quero montar um sistema caseiro para acionar o CDL porque noto que em subidas com pedra solta ou areia o TC fica todo marado e o carro deixa de ter potencia para continuar a subir. Com o CDL isso não acontece pois segundo me consegui informar se ligar o CDL com o carro ligado fica com os dois sistemas activos se desligar e voltar a ligar com o CDL engrenado o TC e o ABS ficam inactivos. Não sei se e verdade porque ainda n exprimentei.
Estou decidido em não gastar 400 euros mas acho importante por isso tenho de arranjar uma solução mais em conta.
Ainda mais porque tenho o modulo de ABS passdo já pela 2ª vez parece que é recorrente nos Td5. sem TC e sem CDL o Disco não vai a lado nenhum logo mesmo quando tiver o Abs arranjado quero ter uma alternativa.
Ja agora alguem tem um modulo reconstruido para venda??
Cumprimentos
So agora vi este topico.
Tenho um Td5 e até ao inicio da epoca de tt quero montar um sistema caseiro para acionar o CDL porque noto que em subidas com pedra solta ou areia o TC fica todo marado e o carro deixa de ter potencia para continuar a subir. Com o CDL isso não acontece pois segundo me consegui informar se ligar o CDL com o carro ligado fica com os dois sistemas activos se desligar e voltar a ligar com o CDL engrenado o TC e o ABS ficam inactivos. Não sei se e verdade porque ainda n exprimentei.
Estou decidido em não gastar 400 euros mas acho importante por isso tenho de arranjar uma solução mais em conta.
Ainda mais porque tenho o modulo de ABS passdo já pela 2ª vez parece que é recorrente nos Td5. sem TC e sem CDL o Disco não vai a lado nenhum logo mesmo quando tiver o Abs arranjado quero ter uma alternativa.
Ja agora alguem tem um modulo reconstruido para venda??
Cumprimentos
Cumprimentos a todos

-
PedroOliveira
- iniciante TT

- Registado: 16 out 2009 14:49
- Land Rover: 1996 RR Classic 300tdi
- Sócio LCP: 2424
EU tenho lido mais ou menos atentamente este topico, e há uma coisa que me suscita duvida:
O TC no DII continua a trabalhar com as baixas ligadas? é que em outros modelos não LR isso não acontece. Mesmo nos ca) em baixas!Defender com TC quando se ligam as redutoras ele desliga. Caso seja igual então o Diff Lock é sem duvida uma mais valia em baixas, pois por exemplo em subidas ingremes com declives e cruzamentos, pode ficar "plantado" se n tiver a distribuir 50\50 por cada eixo! Penso eu de que ... como dizia um companheiro ali atrás... vale o que vale!
Cumps
O TC no DII continua a trabalhar com as baixas ligadas? é que em outros modelos não LR isso não acontece. Mesmo nos ca) em baixas!Defender com TC quando se ligam as redutoras ele desliga. Caso seja igual então o Diff Lock é sem duvida uma mais valia em baixas, pois por exemplo em subidas ingremes com declives e cruzamentos, pode ficar "plantado" se n tiver a distribuir 50\50 por cada eixo! Penso eu de que ... como dizia um companheiro ali atrás... vale o que vale!
Cumps
Pedro Oliveira
'96 RRC 300tdi
-----------------------
Os jipes não se medem aos palmos ... mas os buracos sim!!!
'96 RRC 300tdi
-----------------------
Os jipes não se medem aos palmos ... mas os buracos sim!!!
- nrcc
- júnior TT

- Registado: 24 out 2008 15:09
- Land Rover: Discovery 2 Td5
Sim. O TC no DiscoII continua afuncionar mesmo em baixas.
Cumprimentos a todos

-
AET
- júnior TT

- Registado: 27 fev 2007 12:16
Boas
Para quem pretenda um bloqueio da caixa para os Discovery II, a CarPowerChips.com vai ter uma solução a um preço muito competitivo < 220 euros e com actuação por meio de um botão à semelhança do funcionamento do ARB.
Vai ser ensaiado este fim-de-semana e se tudo correr bem, a meio de Março já estará disponivel ao publico.
A montagem leva cerca de 40 minutos e não implica desmontagens de consolas, rebites, rebarbadoras, martelos, picaretas, etc.
Também irão ser disponibilizadas fotos no FaceBook/CarPowerChips.
Para quem pretenda um bloqueio da caixa para os Discovery II, a CarPowerChips.com vai ter uma solução a um preço muito competitivo < 220 euros e com actuação por meio de um botão à semelhança do funcionamento do ARB.
Vai ser ensaiado este fim-de-semana e se tudo correr bem, a meio de Março já estará disponivel ao publico.
A montagem leva cerca de 40 minutos e não implica desmontagens de consolas, rebites, rebarbadoras, martelos, picaretas, etc.
Também irão ser disponibilizadas fotos no FaceBook/CarPowerChips.
- Leandro_M
- júnior TT

- Registado: 13 out 2010 13:57
- Land Rover: Discovery TD5 1999
- Sócio LCP: 2449
- RTI: 713
Re: Usar o sistema do 300 para instalar bloqueio centrar no
Boas,
Á já algum tempo que venho a pensar em aplicar o sistema do disco300 para bloquear o diferencial central do TD5.
Depois de ler e reler este topico, decici avançar e fazer a instalação durante estas férias.
O material para o fazer já chegou, agora é meter mãos á obra e ver o resultado.
Fui "avisado" que o bloqueio+TC pode ser uma má solução e levar á destruição de semi eixos, alguem que já tenha instalado o bloqueio teve este problema?
Á já algum tempo que venho a pensar em aplicar o sistema do disco300 para bloquear o diferencial central do TD5.
Depois de ler e reler este topico, decici avançar e fazer a instalação durante estas férias.
O material para o fazer já chegou, agora é meter mãos á obra e ver o resultado.
Fui "avisado" que o bloqueio+TC pode ser uma má solução e levar á destruição de semi eixos, alguem que já tenha instalado o bloqueio teve este problema?
- Gil Craveiro
- maníaco TT

- Registado: 18 ago 2005 11:23
- Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998 - Sócio LCP: 849
Leandro_M Escreveu:Fui "avisado" que o bloqueio+TC pode ser uma má solução e levar á destruição de semi eixos, alguem que já tenha instalado o bloqueio teve este problema?
Até agora nada a declarar...
-
landy110
- iniciante TT

- Registado: 20 set 2009 23:34
Vi este topico por acaso e achei interessante
Não existe nada mecanico e logico que faça com que o tc+cdl provoque qualquer dano na transmissão quando trabalham ao mesmo tempo
O tc so actua se as rodas tiverem a rodar a velocidades diferentes e o cdl faz com que as rodas da frente e de traz andem a mesma velocidade, logo o tc vai ter menos trabalho.
Danos so poderam acontecer se por exempolo o tc resolver travar as duas duas rodas da frente quando o condutor esta a acelarar. Ai pode-se imaginar o que vai acontecer. Felizmente o tc não foi projectado para fazer isso.
Claro que ha sempre risco de partir um semieixo tal como esse risco existe quando se tem bloqueios de diferencial
Não existe nada mecanico e logico que faça com que o tc+cdl provoque qualquer dano na transmissão quando trabalham ao mesmo tempo
O tc so actua se as rodas tiverem a rodar a velocidades diferentes e o cdl faz com que as rodas da frente e de traz andem a mesma velocidade, logo o tc vai ter menos trabalho.
Danos so poderam acontecer se por exempolo o tc resolver travar as duas duas rodas da frente quando o condutor esta a acelarar. Ai pode-se imaginar o que vai acontecer. Felizmente o tc não foi projectado para fazer isso.
Claro que ha sempre risco de partir um semieixo tal como esse risco existe quando se tem bloqueios de diferencial