Legalização 7 Lugares no Disco

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
pventaneira
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 06 ago 2010 10:44

Legalização 7 Lugares no Disco

Mensagem por pventaneira »

Caros,
Vinha mais uma vez pedir a vossa ajuda. Comprei o Discovery (300 tdi de 1997, versão camel trophy) e quero usar os sete lugares que traz, contudo apenas reparei que os mesmos não constavam do livrete quando fui tratar da mudança de proprietário. No Livrete apenas constam 5 lugares embora tenha os 7 devidamente montados. Perguntei o que necessitava fazer e disseram-me teria de preencher o modelo 9 do IMTT e ir à marca obter confirmação de homologação do carro com 7 lugares.
Entretanto liguei para a Rover e uma senhora disse-me que não seria possível na medida em que actualmente uma qualquer directiva comunitária não permitia ter lugares paralelos e que por conseguinte a Rover não poderia fazer nada. Não percebo pois existem Disco com sete lugares do mesmo ano e da mesma série limitada.
Se me puderem ajudar agradeço pois tenho arriscado a multa ao andar com 6 pessoas dentro do carro.
Abraço
Pedro Ventaneira
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Re: Legalização 7 Lugares no Disco

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

A Srª. da LR tem razão. De facto, aqui há uns meses, a legislação comunitária passou a proibir os lugares laterais.

Assim sendo, a partir da data de entrada em vigor dessa directiva, não é possível haver novas homologações nesses sentido.

Daí o próprio Defender ter agora todos os lugares virados para a frente.

Penso que apenas um advogado especializado nestas coisas é que poderá encontrar o habitual "vazio legal" que te possa homologar isso. :p
Saudações LR,
Rui Marinho
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Boas

Essa do lugares paralelos é que eu não entendo, então e os def 90 com 6 lugares ???? :ohnao:

JB
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

JorgeBento Escreveu:Boas

Essa do lugares paralelos é que eu não entendo, então e os def 90 com 6 lugares ???? :ohnao:

JB
Foram homologados antes da entrada em vigor da legislação.

É como os cintos de segurança trazeiros, qua apenas são obrigatórios para veículos matriculados a partir de meados de Maio de 90, se não estou em erro.

Mudam as leis, mas (neste caso) não têm efeito retroactivo nos veiculos já matriculados.
Saudações LR,
Rui Marinho
Pedro Portela
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 06 dez 2008 23:40
Land Rover: LAND ROVER 88 Serie III - 1981
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 1995
Sócio LCP: 131

Mensagem por Pedro Portela »

Boas,
A questão pode ser posta de várias maneiras.
1- O veículo em questão é de 7 lugares, mas na transferência de propriedade enganaram-se e puseram só 5 lugares.
2- O veículo é originalmente de 5 lugares, mas por acaso tem os 7 lugares montados.
Sugestão:
Ir ao IMTT e com o número de homologação (ou nº de aprovação) que está no doc.único pedir ao funcionário para verificar se é de 5 ou de 7 lugares.
Caso seja de 7 está resolvido, e ou eles no IMTT corrigem o erro, ou então pede á Land-Rover cópia do ofício de homologação dessa viatura onde consta que o mesmo é de 7 lugares.
Caso no IMTT lhe digam que é de 5 lugares, peça á Land-Rover se o veículo em causa, indique-lhes o número de homologação, pode também ser de 7 lugares, e em caso afirmativo se lhe enviam a cópia do ifício de homologação.
A pessoa da Land-Rover não entendeu bem o seu problema, pois não lhe pediu concerteza uma nova homologação.

Espero ter ajudado.

Pedro Portela
pventaneira
caloiro TT
caloiro TT

Obrigado Pedro vou fazer isso mesmo.
PV
pventaneira
caloiro TT
caloiro TT

Caros
depois de muito esperar e pedir à Jaguar em Portugal transcrevo a resposta que obtive:
"Lamento informar que afinal a LAND ROVER não irá passar a declaração pois após confrontar os pesos da homologação de 7 lugares com os pesos da chapa VIN da viatura verificou que não são os mesmos. O eixo traseiro das viaturas de 7 lugares é reforçado e consequentemente diferente. A 1ª resposta positiva deveu-se ao ano de fabrico do carro em que raramente se vendia um Discovery de 5 lugares pelo que levou-os a presumir tratar-se de um erro de registo. As viaturas de 5 lugares que colocaram kits de 2 lugares extra deveriam ter feito logo a homologação na altura. A lei permitia a circulação dos passageiros em posição lateral. Agora não permite. Os clientes na compra do kit eram avisados desta obrigatoriedade. Estamos perante uma alteração nas normas de segurança no transporte de passageiros e esta não pode ser contornada. Devido a esta alteração a marca só pode passar a declaração se a viatura saiu de fábrica com 7 lugares. Esta informação vai encontro ao que eu já tinha transmitido ao Sr. inicialmente que só seria possível se os lugares extras viessem de fábrica."

Conclusão: não vou poder usar os 7 lugares sem arriscar a multa.
Abraço
Pv
pventaneira
caloiro TT
caloiro TT

Caros
depois de muito esperar e pedir à Jaguar em Portugal transcrevo a resposta que obtive:
"Lamento informar que afinal a LAND ROVER não irá passar a declaração pois após confrontar os pesos da homologação de 7 lugares com os pesos da chapa VIN da viatura verificou que não são os mesmos. O eixo traseiro das viaturas de 7 lugares é reforçado e consequentemente diferente. A 1ª resposta positiva deveu-se ao ano de fabrico do carro em que raramente se vendia um Discovery de 5 lugares pelo que levou-os a presumir tratar-se de um erro de registo. As viaturas de 5 lugares que colocaram kits de 2 lugares extra deveriam ter feito logo a homologação na altura. A lei permitia a circulação dos passageiros em posição lateral. Agora não permite. Os clientes na compra do kit eram avisados desta obrigatoriedade. Estamos perante uma alteração nas normas de segurança no transporte de passageiros e esta não pode ser contornada. Devido a esta alteração a marca só pode passar a declaração se a viatura saiu de fábrica com 7 lugares. Esta informação vai encontro ao que eu já tinha transmitido ao Sr. inicialmente que só seria possível se os lugares extras viessem de fábrica."

Conclusão: não vou poder usar os 7 lugares sem arriscar a multa.
Abraço
Pv
mikael
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 fev 2008 17:35
Land Rover: Disco 200 tdi 5 portas 1994
Sócio LCP: 2456
RTI: 0

Mensagem por mikael »

Boas, o meu disco é importado é um 200 de 5 portas e de 7 lugares, e tambem tive esse problema e nao consegui legalizar o carro cá com esse 7 lugares só de 5 lugares. O carro na Alemanha estava tudo legal de origem os 7 lugares....
luis coelho
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 out 2006 16:54
Land Rover: Range Rover 300tdi 96-5 portas; Range Rover V8 94-3 portas;
Ex-Discovery 300tdi 98-3 portas.
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Mensagem por luis coelho »

Enfim, mais um preciosismo deste país! Para umas coisas fiscaliza-se demais e noutras é o deixa andar! Se calhar na Alemanha é que estão enganados... :?