Vamos então falar um pouco deste diferencial, ainda pouco conhecido no mundo do TT mas muito conhecido e reconhecido no mundo automovel.
Quaife Diferencial ATB
Este diferencial é muito interessante, chama-se
ATB - Automatic Torque Biasing (transferidor automático de Torque ou binário).
Ele tem este nome devido ao seu mecanismo interno, que ao detectar a roda com mais tracção, transfere automáticamente a "potência" torque para essa mesma roda, exatamente o contrário de um diferencial normal (Dif. "Abertos").
Como se podera ver na proxima figura, este diferencial consegue actuar assim devido a um jogo de carretos helicoidais (de dentado diagonal) que são flutuantes.
Entre os planetários existem uns discos/molas que provocam e mantêm uma pre-carga, mas que quando existe deslizamento de uma da roda, provoca um deslizamento radial e axial destes carretos sobre os planetários, ligando assim os dois semieixos.
Mas o mais interessante é que em situação alguma este conjunto fica rigidamente solidário como numa situação de um bloqueio a 100% evitando danos no material (semieixos partidos, etc).
Esta operação efectuada pelo ATB é suave e progressiva, assegurando sempre a melhor tracção "grip".
Como este processo é automático e mecânico, temos o melhor de um "locker" e a performance de um TorSen sem intervenção humana e gerido com 100% de eficácia.
Este diferencial entra na classe dos LSD - Limited Slip Differential (diferencial de deslizamento limitado).

__________

__________
Com um diferencial aberto normal, muita da potência é perdida durante a rotação das rodas sob acelaração. Isto acontece porque o diferencial aberto desloca a potência para a roda com menos aperto, ao longo do trajecto de menos resistência. A capacidade de torque da unidade de Quaife é aumentada ou diminuída variando os ângulos da hélice e da pressão dos dentes da engrenagem. A operação é automática e a unidade actua directamente no diferencial. Não há nenhuma placa de embraiagem sujeitoa desgaste como noutro tipo de Diferenciais LSD
O Quaife A.T.B., entretanto, faz o oposto. Detecta que roda que tem mais tracção, e transfere a mesma para essa roda. Faz isto suavemente e constantemente, e sem nunca retirar potência à outra. Em drag-race, portanto em acelerações em linha recta, isto resulta numa transferência de potência 50/50 para cada roda, obtendo essencialmente uma tracção final duas vezes superior a um dif. normal ou aberto.
Em curva, ao acelerar, o Quaife A.T.B. transfere a maior potência para a roda exterior, reduzindo a rotação da roda de dentro. Isto permite que o condutor comece a acelerar mais cedo, saindo da curva a uma velocidade mais elevada.
Num carro de 4 rodas motrizes , quando temos situações de a maior parte do peso passar para trás (ex: aceleração) as rodas da frente giram “loucas”. Mesmo com um diferencial de deslizamento limitado viscoso, isto acontece porque as rodas deslizarão antes que o líquido viscoso aqueça e se forneça a força de aperto adicional. Com o diferencial central da Quaife A.T.B. este mesmo aperto é mais rápido e consegue-se um “lançamento” do veiculo para a frente mais firme e consistentemente.
O Quaife A.T.B. controla também a perda da tracção quando as rodas estão em superfícies escorregadias tais como o gelo, neve ou lama, fornecendo uma transferência apropriada para ajudar a superar estas circunstâncias adversas. O diferencial da Quaife fornece constantemente uma variação infinita de transferência de tracção. O poder é transferido automaticamente sem o uso de discos de fricção que são usados noutros projectos de diferenciais LSD.
O projecto da Quaife oferece a tracção máxima, melhora a manipulação e a direcção, e coloca a potência aonde é mais necessário.
O Quaife é extremamente forte durável, devido a que o Quaife é totalmente mecânico e não tem nenhuma placa ou embraiagem que pode desgastar ou necessitar de substituição. Todos os diferenciais de Quaife A.T.B têm garantia vitalicia.
O Quaife é para situações de competição e outras não standard como o TT.
Não necessitaremos mais de ter medo de ao colocar um diferencial a 100% de accionamento humano, no eixo da frente, que se parta algum componente, por se ter virado a direcção ou por não se ter “desligado” a tempo o Dif lock.
Assim poderemos usufruir plenamente da condução sem termos problemas de “partir” e de ficar sem tracção.
Eles podem ser vistos em:
http://www.quaife.co.uk/Land-Rover-Rang ... fferential
Aqui em portugal quem os comercializa é a
All 4X4 http://www.all4x4xfar.com