A Lata de Óleo - Defender TD5

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por softop »

Mauro_alex Escreveu: Já montei e testei. Não aconselho este turbo para quem frequentemente percorre grandes distancias (vias rápidas), de resto não tenho nada a apontar.
então porque??!! :?2
Avatar do Utilizador
Mauro_alex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 13 set 2010 13:58
Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
Sócio LCP: 0
Localização: Fátima

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por Mauro_alex »

softop Escreveu:
Mauro_alex Escreveu: Já montei e testei. Não aconselho este turbo para quem frequentemente percorre grandes distancias (vias rápidas), de resto não tenho nada a apontar.
então porque??!! :?2

Porque em velocidade de cruzeiro por exemplo , a partir dos 90 km/h o turbo vai sempre no seu debito máximo (1.5 a 1.6 bar) o que pode ser prejudicial para o motor (cabeças rachadas, pistons colados, entre outros exemplos)
Avatar do Utilizador
fontes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 161
Registado: 03 jun 2009 13:50
Land Rover: Dendender 110 2.2 Td4
Ex Defender 90 Td4 2011
Ex Discovery td5 2000
Ex Defender 90 Td5 1998
Ex SIIA 1Ton
Ex P38
Sócio LCP: 64

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por fontes »

Mauro_alex Escreveu:
softop Escreveu:
Mauro_alex Escreveu: Já montei e testei. Não aconselho este turbo para quem frequentemente percorre grandes distancias (vias rápidas), de resto não tenho nada a apontar.
então porque??!! :?2

Porque em velocidade de cruzeiro por exemplo , a partir dos 90 km/h o turbo vai sempre no seu debito máximo (1.5 a 1.6 bar) o que pode ser prejudicial para o motor (cabeças rachadas, pistons colados, entre outros exemplos)
Check!
Avatar do Utilizador
luislanca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 159
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200
Localização: Cuba

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por luislanca »

Mauro_alex Escreveu:
softop Escreveu:
Mauro_alex Escreveu: Já montei e testei. Não aconselho este turbo para quem frequentemente percorre grandes distancias (vias rápidas), de resto não tenho nada a apontar.
então porque??!! :?2

Porque em velocidade de cruzeiro por exemplo , a partir dos 90 km/h o turbo vai sempre no seu debito máximo (1.5 a 1.6 bar) o que pode ser prejudicial para o motor (cabeças rachadas, pistons colados, entre outros exemplos)
Não concordo nada. Com o meu setup é perfeitamente possível andar a 100-110kmh com o turbo a 0.9, 1.0 bar. É possível longas distâncias, desde que se saiba o que se está a fazer.
Avatar do Utilizador
Mauro_alex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 13 set 2010 13:58
Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
Sócio LCP: 0
Localização: Fátima

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por Mauro_alex »

luislanca Escreveu: Não concordo nada. Com o meu setup é perfeitamente possível andar a 100-110kmh com o turbo a 0.9, 1.0 bar. É possível longas distâncias, desde que se saiba o que se está a fazer.
A título de curiosidade, mexeste no varão roscado que está acoplado á válvula do turbo?
Avatar do Utilizador
luislanca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 159
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200
Localização: Cuba

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por luislanca »

Não
Avatar do Utilizador
luislanca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 159
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200
Localização: Cuba

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por luislanca »

Finalmente começa a época. Confesso que já estava farto de ter o jipe na garagem.

O primeiro confronto foi a Concentração do TTB em Beja, com uma voltinha bem soft pelo guadiana, boa para fazer a rodagem e uma pista de trial picante. Para já não tenho muitas fotos, mas estou à espera que me chegue alguma coisa de jeito.

Fica aqui a foto do costume

Imagem

Beijinhos e abraços
Última edição por luislanca em 27 set 2010 23:53, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por josecamorim »

eh pá...rebocaste um patroleiro...isso não se faz!!!!

Espero que depois tenhas passado no local onde ele atascou de marcha-atrás e tenhas feito a "paradinha" a meio do obstáculo :) eheheh

Para ser tudo ainda mais que os patroleiros, que tenha feito mais fumo !!!!

Aquele abraço....beijinhos não, obrigado!!
Avatar do Utilizador
cap.domato
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 482
Registado: 01 ago 2008 15:50
Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660
Sócio LCP: 1998
Localização: Adão-lobo

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por cap.domato »

á ganda lata de oleo
dá-lhe com alma nesses caga fumo ihihihih
Imagem
saudaçoes capittao do matto
Imagem
ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por Mário Antão »

cap.domato Escreveu:á ganda lata de oleo
dá-lhe com alma nesses caga fumo ihihihih
Imagem
saudaçoes capittao do matto
Élááááá o "XÔ" Capittao anda inspirado :cool:

Ele vê uma foto com um Defender fica logo assim :stick: :D
Imagem
Avatar do Utilizador
Mauro_alex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 13 set 2010 13:58
Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
Sócio LCP: 0
Localização: Fátima

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por Mauro_alex »

luislanca Escreveu:Finalmente começa a época. Confesso que já estava farto de ter o jipe na garagem.

O primeiro confronto foi a Concentração do TTB em Beja, com uma voltinha bem soft pelo guadiana, boa para fazer a rodagem e uma pista de trial picante. Para já não tenho muitas fotos, mas estou à espera que me chegue alguma coisa de jeito.

Fica aqui a foto do costume

Imagem
Pois é, á custa de muitas fotos como essa, já queimei 2 motores de guincho. Em fim... petroleiros!!
Avatar do Utilizador
luislanca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 159
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200
Localização: Cuba

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por luislanca »

Pista de trial

Imagem
Avatar do Utilizador
Mauro_alex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 13 set 2010 13:58
Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
Sócio LCP: 0
Localização: Fátima

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por Mauro_alex »

Voltando ao assunto do turbo, Luís qual é o óleo que usas no teu td5? É que o óleo que tenho recentemente (helix ultra diesel 5w40 B3/B4) faz com que o turbo prenda depois de quente. Vou Experimentar a colocar novamente o helix F 5w30 B1 se não melhorar tem que voltar para a garantia.
Avatar do Utilizador
luislanca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 159
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200
Localização: Cuba

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por luislanca »

Uso Repsol 5W40. O turbo prende? A turbina? Isso não é do óleo de certeza.

Já verificaste se tens o filtro de ar limpo ou alguma obstrução na admissão? Olha que pode acontecer.

Podes verificar o estado do turbo de um modo muito simples: tiras o tubo que vem da caixa do filtro até ao turbo (tem uma braçadeira metálica) e, com o motor frio, enfias o dedo na turbina e verificas. O estado normal é ela rodar sem fazer barulho e não tocar em lado nenhum. Se notares um pouco de folga é normal. Se vires um filme de óleo de motor, é normal.


P.S. Como sabes que a turbina está a parar? Tens controlado a pressão do turbo com um manometro? Vai a zero?
Avatar do Utilizador
Mauro_alex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 13 set 2010 13:58
Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
Sócio LCP: 0
Localização: Fátima

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por Mauro_alex »

luislanca Escreveu:Uso Repsol 5W40. O turbo prende? A turbina? Isso não é do óleo de certeza.

Já verificaste se tens o filtro de ar limpo ou alguma obstrução na admissão? Olha que pode acontecer.

Podes verificar o estado do turbo de um modo muito simples: tiras o tubo que vem da caixa do filtro até ao turbo (tem uma braçadeira metálica) e, com o motor frio, enfias o dedo na turbina e verificas. O estado normal é ela rodar sem fazer barulho e não tocar em lado nenhum. Se notares um pouco de folga é normal. Se vires um filme de óleo de motor, é normal.


P.S. Como sabes que a turbina está a parar? Tens controlado a pressão do turbo com um manometro? Vai a zero?

Já descobri o problema: mal dimensionamento da turbina, a Frio a turbina não toca nas paredes do turbo, mas a quente já roça.
Avatar do Utilizador
luislanca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 159
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200
Localização: Cuba

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por luislanca »

Finalmente tive tempo para colocar um mapa que aproveita o turbo. Aproveitei para fazer a afinação no banco de potencia da Passilauto, no Montijo. Aqui ficam os resultados. Não me interessa muito os valores de pico, mas antes a forma das curvas, em particular a forma como o binário é repartido pelas rotações.

Imagem

228cv as 3784rpm
477Nm as 2892rpm

Fica aqui um desafio: como transladar a curva de binário mais para a esquerda? Aceitam-se sugestões.
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por josecamorim »

luislanca Escreveu:Finalmente tive tempo para colocar um mapa que aproveita o turbo. Aproveitei para fazer a afinação no banco de potencia da Passilauto, no Montijo. Aqui ficam os resultados. Não me interessa muito os valores de pico, mas antes a forma das curvas, em particular a forma como o binário é repartido pelas rotações.

Imagem

228cv as 3784rpm
477Nm as 2892rpm

Fica aqui um desafio: como transladar a curva de binário mais para a esquerda? Aceitam-se sugestões.
Hum.... eu media isso noutro lado que há umas bancas mais generosas que outras... no teu caso acho que foi generosa e gatuna ao mesmo tempo:)

Generosa nos CV e gamou-te nos NM..... isso tem que dar mais NM com o tgv :)

Espera lá..... tu tens grupos cónicos reduzidos ehehe....estás a desvirtuar a coisa... o patroleiro com pneus maiores e com grupo cónico de origem teve mais banca....vai lá estudar isso com o Luís pá :) isso tem de dar 2 GR no mínimo, ou vamos ter que levar os carros à bélgica :)

Agora a sério, excelente trabalho teu e do Luís...agora começa a pensar noutra coisa...travões para parar isso :)

Abraço
Última edição por josecamorim em 03 out 2010 00:12, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por softop »

muito bom Luis... :ok:
agora é só desligar fichas.... :D
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por josecamorim »

Não tens uns vídeos da lata na banca ?? :)
Avatar do Utilizador
luislanca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 159
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200
Localização: Cuba

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por luislanca »

Os valores pouco me interessam. O que é realmente importante para mim é a forma da curva de binário, bonita, plana e lá em cima.

O Luís é que filmou. Pode ser que ele possa por aqui o filme.