então porque??!!Mauro_alex Escreveu: Já montei e testei. Não aconselho este turbo para quem frequentemente percorre grandes distancias (vias rápidas), de resto não tenho nada a apontar.
A Lata de Óleo - Defender TD5
- softop
- maníaco TT

- Mensagens: 5490
- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
- RTI: 0
- Localização: Guimarães
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
- Mauro_alex
- iniciante TT

- Mensagens: 16
- Registado: 13 set 2010 13:58
- Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
- Sócio LCP: 0
- Localização: Fátima
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
softop Escreveu:então porque??!!Mauro_alex Escreveu: Já montei e testei. Não aconselho este turbo para quem frequentemente percorre grandes distancias (vias rápidas), de resto não tenho nada a apontar.
Porque em velocidade de cruzeiro por exemplo , a partir dos 90 km/h o turbo vai sempre no seu debito máximo (1.5 a 1.6 bar) o que pode ser prejudicial para o motor (cabeças rachadas, pistons colados, entre outros exemplos)
- fontes
- júnior TT

- Mensagens: 161
- Registado: 03 jun 2009 13:50
- Land Rover: Dendender 110 2.2 Td4
Ex Defender 90 Td4 2011
Ex Discovery td5 2000
Ex Defender 90 Td5 1998
Ex SIIA 1Ton
Ex P38 - Sócio LCP: 64
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Check!Mauro_alex Escreveu:softop Escreveu:então porque??!!Mauro_alex Escreveu: Já montei e testei. Não aconselho este turbo para quem frequentemente percorre grandes distancias (vias rápidas), de resto não tenho nada a apontar.
Porque em velocidade de cruzeiro por exemplo , a partir dos 90 km/h o turbo vai sempre no seu debito máximo (1.5 a 1.6 bar) o que pode ser prejudicial para o motor (cabeças rachadas, pistons colados, entre outros exemplos)
- luislanca
- júnior TT

- Mensagens: 159
- Registado: 15 fev 2009 18:41
- Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
- Sócio LCP: 0
- RTI: 1200
- Localização: Cuba
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Não concordo nada. Com o meu setup é perfeitamente possível andar a 100-110kmh com o turbo a 0.9, 1.0 bar. É possível longas distâncias, desde que se saiba o que se está a fazer.Mauro_alex Escreveu:softop Escreveu:então porque??!!Mauro_alex Escreveu: Já montei e testei. Não aconselho este turbo para quem frequentemente percorre grandes distancias (vias rápidas), de resto não tenho nada a apontar.
Porque em velocidade de cruzeiro por exemplo , a partir dos 90 km/h o turbo vai sempre no seu debito máximo (1.5 a 1.6 bar) o que pode ser prejudicial para o motor (cabeças rachadas, pistons colados, entre outros exemplos)
- Mauro_alex
- iniciante TT

- Mensagens: 16
- Registado: 13 set 2010 13:58
- Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
- Sócio LCP: 0
- Localização: Fátima
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
A título de curiosidade, mexeste no varão roscado que está acoplado á válvula do turbo?luislanca Escreveu: Não concordo nada. Com o meu setup é perfeitamente possível andar a 100-110kmh com o turbo a 0.9, 1.0 bar. É possível longas distâncias, desde que se saiba o que se está a fazer.
- luislanca
- júnior TT

- Mensagens: 159
- Registado: 15 fev 2009 18:41
- Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
- Sócio LCP: 0
- RTI: 1200
- Localização: Cuba
- luislanca
- júnior TT

- Mensagens: 159
- Registado: 15 fev 2009 18:41
- Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
- Sócio LCP: 0
- RTI: 1200
- Localização: Cuba
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Finalmente começa a época. Confesso que já estava farto de ter o jipe na garagem.
O primeiro confronto foi a Concentração do TTB em Beja, com uma voltinha bem soft pelo guadiana, boa para fazer a rodagem e uma pista de trial picante. Para já não tenho muitas fotos, mas estou à espera que me chegue alguma coisa de jeito.
Fica aqui a foto do costume

Beijinhos e abraços
O primeiro confronto foi a Concentração do TTB em Beja, com uma voltinha bem soft pelo guadiana, boa para fazer a rodagem e uma pista de trial picante. Para já não tenho muitas fotos, mas estou à espera que me chegue alguma coisa de jeito.
Fica aqui a foto do costume

Beijinhos e abraços
Última edição por luislanca em 27 set 2010 23:53, editado 1 vez no total.
- josecamorim
- maníaco TT

- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
eh pá...rebocaste um patroleiro...isso não se faz!!!!
Espero que depois tenhas passado no local onde ele atascou de marcha-atrás e tenhas feito a "paradinha" a meio do obstáculo
eheheh
Para ser tudo ainda mais que os patroleiros, que tenha feito mais fumo !!!!
Aquele abraço....beijinhos não, obrigado!!
Espero que depois tenhas passado no local onde ele atascou de marcha-atrás e tenhas feito a "paradinha" a meio do obstáculo
Para ser tudo ainda mais que os patroleiros, que tenha feito mais fumo !!!!
Aquele abraço....beijinhos não, obrigado!!
- cap.domato
- júnior TT

- Mensagens: 482
- Registado: 01 ago 2008 15:50
- Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660 - Sócio LCP: 1998
- Localização: Adão-lobo
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
á ganda lata de oleo
dá-lhe com alma nesses caga fumo ihihihih

saudaçoes capittao do matto
dá-lhe com alma nesses caga fumo ihihihih

saudaçoes capittao do matto

ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
- Mário Antão
- maníaco TT

- Mensagens: 6946
- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
- Localização: Adão-Lobo
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Élááááá o "XÔ" Capittao anda inspiradocap.domato Escreveu:á ganda lata de oleo
dá-lhe com alma nesses caga fumo ihihihih
saudaçoes capittao do matto
Ele vê uma foto com um Defender fica logo assim

- Mauro_alex
- iniciante TT

- Mensagens: 16
- Registado: 13 set 2010 13:58
- Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
- Sócio LCP: 0
- Localização: Fátima
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Pois é, á custa de muitas fotos como essa, já queimei 2 motores de guincho. Em fim... petroleiros!!luislanca Escreveu:Finalmente começa a época. Confesso que já estava farto de ter o jipe na garagem.
O primeiro confronto foi a Concentração do TTB em Beja, com uma voltinha bem soft pelo guadiana, boa para fazer a rodagem e uma pista de trial picante. Para já não tenho muitas fotos, mas estou à espera que me chegue alguma coisa de jeito.
Fica aqui a foto do costume
![]()
- luislanca
- júnior TT

- Mensagens: 159
- Registado: 15 fev 2009 18:41
- Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
- Sócio LCP: 0
- RTI: 1200
- Localização: Cuba
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Pista de trial

- Mauro_alex
- iniciante TT

- Mensagens: 16
- Registado: 13 set 2010 13:58
- Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
- Sócio LCP: 0
- Localização: Fátima
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Voltando ao assunto do turbo, Luís qual é o óleo que usas no teu td5? É que o óleo que tenho recentemente (helix ultra diesel 5w40 B3/B4) faz com que o turbo prenda depois de quente. Vou Experimentar a colocar novamente o helix F 5w30 B1 se não melhorar tem que voltar para a garantia.
- luislanca
- júnior TT

- Mensagens: 159
- Registado: 15 fev 2009 18:41
- Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
- Sócio LCP: 0
- RTI: 1200
- Localização: Cuba
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Uso Repsol 5W40. O turbo prende? A turbina? Isso não é do óleo de certeza.
Já verificaste se tens o filtro de ar limpo ou alguma obstrução na admissão? Olha que pode acontecer.
Podes verificar o estado do turbo de um modo muito simples: tiras o tubo que vem da caixa do filtro até ao turbo (tem uma braçadeira metálica) e, com o motor frio, enfias o dedo na turbina e verificas. O estado normal é ela rodar sem fazer barulho e não tocar em lado nenhum. Se notares um pouco de folga é normal. Se vires um filme de óleo de motor, é normal.
P.S. Como sabes que a turbina está a parar? Tens controlado a pressão do turbo com um manometro? Vai a zero?
Já verificaste se tens o filtro de ar limpo ou alguma obstrução na admissão? Olha que pode acontecer.
Podes verificar o estado do turbo de um modo muito simples: tiras o tubo que vem da caixa do filtro até ao turbo (tem uma braçadeira metálica) e, com o motor frio, enfias o dedo na turbina e verificas. O estado normal é ela rodar sem fazer barulho e não tocar em lado nenhum. Se notares um pouco de folga é normal. Se vires um filme de óleo de motor, é normal.
P.S. Como sabes que a turbina está a parar? Tens controlado a pressão do turbo com um manometro? Vai a zero?
- Mauro_alex
- iniciante TT

- Mensagens: 16
- Registado: 13 set 2010 13:58
- Land Rover: Defender 90 td5 hard top year 2000
- Sócio LCP: 0
- Localização: Fátima
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
luislanca Escreveu:Uso Repsol 5W40. O turbo prende? A turbina? Isso não é do óleo de certeza.
Já verificaste se tens o filtro de ar limpo ou alguma obstrução na admissão? Olha que pode acontecer.
Podes verificar o estado do turbo de um modo muito simples: tiras o tubo que vem da caixa do filtro até ao turbo (tem uma braçadeira metálica) e, com o motor frio, enfias o dedo na turbina e verificas. O estado normal é ela rodar sem fazer barulho e não tocar em lado nenhum. Se notares um pouco de folga é normal. Se vires um filme de óleo de motor, é normal.
P.S. Como sabes que a turbina está a parar? Tens controlado a pressão do turbo com um manometro? Vai a zero?
Já descobri o problema: mal dimensionamento da turbina, a Frio a turbina não toca nas paredes do turbo, mas a quente já roça.
- luislanca
- júnior TT

- Mensagens: 159
- Registado: 15 fev 2009 18:41
- Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
- Sócio LCP: 0
- RTI: 1200
- Localização: Cuba
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Finalmente tive tempo para colocar um mapa que aproveita o turbo. Aproveitei para fazer a afinação no banco de potencia da Passilauto, no Montijo. Aqui ficam os resultados. Não me interessa muito os valores de pico, mas antes a forma das curvas, em particular a forma como o binário é repartido pelas rotações.

228cv as 3784rpm
477Nm as 2892rpm
Fica aqui um desafio: como transladar a curva de binário mais para a esquerda? Aceitam-se sugestões.

228cv as 3784rpm
477Nm as 2892rpm
Fica aqui um desafio: como transladar a curva de binário mais para a esquerda? Aceitam-se sugestões.
- josecamorim
- maníaco TT

- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Hum.... eu media isso noutro lado que há umas bancas mais generosas que outras... no teu caso acho que foi generosa e gatuna ao mesmo tempo:)luislanca Escreveu:Finalmente tive tempo para colocar um mapa que aproveita o turbo. Aproveitei para fazer a afinação no banco de potencia da Passilauto, no Montijo. Aqui ficam os resultados. Não me interessa muito os valores de pico, mas antes a forma das curvas, em particular a forma como o binário é repartido pelas rotações.
228cv as 3784rpm
477Nm as 2892rpm
Fica aqui um desafio: como transladar a curva de binário mais para a esquerda? Aceitam-se sugestões.
Generosa nos CV e gamou-te nos NM..... isso tem que dar mais NM com o tgv
Espera lá..... tu tens grupos cónicos reduzidos ehehe....estás a desvirtuar a coisa... o patroleiro com pneus maiores e com grupo cónico de origem teve mais banca....vai lá estudar isso com o Luís pá
Agora a sério, excelente trabalho teu e do Luís...agora começa a pensar noutra coisa...travões para parar isso
Abraço
Última edição por josecamorim em 03 out 2010 00:12, editado 3 vezes no total.
- softop
- maníaco TT

- Mensagens: 5490
- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
- RTI: 0
- Localização: Guimarães
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
muito bom Luis...
agora é só desligar fichas....
agora é só desligar fichas....
- josecamorim
- maníaco TT

- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
- luislanca
- júnior TT

- Mensagens: 159
- Registado: 15 fev 2009 18:41
- Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
- Sócio LCP: 0
- RTI: 1200
- Localização: Cuba
Re: A Lata de Óleo - Defender TD5
Os valores pouco me interessam. O que é realmente importante para mim é a forma da curva de binário, bonita, plana e lá em cima.
O Luís é que filmou. Pode ser que ele possa por aqui o filme.
O Luís é que filmou. Pode ser que ele possa por aqui o filme.

