INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
- ParolaGoncalves
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INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Boas.
Alguém sabe se houve alguma alteração legal ou de procedimento em relação ao modo de se realizarem as inspecções, porque segundo parece os Centros estão todos ligados a uma base de dados com documentos de homologação dos veículos e como tal tem de ir tudo certinho.
É que tive de emprestar a um amigo meu que tem um Defender, o volante de origem, tinha um de rally, os bancos, tinha umas baquet's, as jantes com pneus,a panela cental e as palas.
Espero não vir a tirar as "palas" de borracha sobre as rodas também para emprestar, já que não tem.
Também ouvi falar em Centros de Homologação?.
Alguém sabe de algo?
CumpTTs.
Alguém sabe se houve alguma alteração legal ou de procedimento em relação ao modo de se realizarem as inspecções, porque segundo parece os Centros estão todos ligados a uma base de dados com documentos de homologação dos veículos e como tal tem de ir tudo certinho.
É que tive de emprestar a um amigo meu que tem um Defender, o volante de origem, tinha um de rally, os bancos, tinha umas baquet's, as jantes com pneus,a panela cental e as palas.
Espero não vir a tirar as "palas" de borracha sobre as rodas também para emprestar, já que não tem.
Também ouvi falar em Centros de Homologação?.
Alguém sabe de algo?
CumpTTs.
- ParolaGoncalves
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Acabei de receber este email.
Na edição nº 32 da 4X4 existe uma reportagem sobre o que passa e não
passa nas inspecções:
"A dgv fez chegar aos postos autorizados de inspecção automóvel a
lista de regras para aprovação de veículos transformados - onde se
inclui os veículos 4x4 - que esclarece as alterações aceitáveis e as
que impõem a reprovação. Segundo a 4x4 apurou, os postos autorizados
de inspecção automóvel vão intensificar as inspecções a as autoridades
as coimas. esteja atento."
O VEICULO É REPROVADO SE....
PNEUS JANTES E VOLANTE
-Os pneus tiverem um diametro 5% superior ao indicado no livrete
-As jantes forem diferentes das originais em medida
-O volante tiver supressão de airbag
-A alavanca de velocidades apresentar alterações dimencionais ou o
punho estiver mal fixado ou mesmo ausente
INTERIORES
-Os bancos diferentes dos originais não estiverem homologados
-Nos caso das baquets - ou não forem apropriados para o veiculo
-O cinto de segurança não estiver homologado ou apresentar uma fixação
incorrecta
-O tablier apresentar luzes suplementares
-Forem colocadas barras interiores para reforço e protecção no caso de
capotamento e estas interferirem com a visiblidade, posição de
condução, ou possuam arestas vivas.
ADMISSÃO / ESCAPE
-O colector ou tubagem diferente do original interferirem com outros
componentes ou provocar ruido acima do normal
-A ponteira de escape diferte da original e sair fora dos limites da
carroçaria ou impedir a introdução da sonda para recolha de gases
-As alterções ao filtro de ar provocarem alterações de emissões
gasosas ou ruído fora do comum
SUSPENSÕES
-Altera a altura ao solo (molas, espaçadores, bolachas, etc)
-Alterar a distancia entre vias
TRAVÕES
-Os pedais forem alterados
-Os discos dos travões alterados ficarem com diametro diferente do original
ILUMINAÇÃO
-O equipamento não estiver homologado
-Houver pimtura sobre os faróis ou aplicações de elememtos sobre os mesmos
-O numéro de luzes de estrada instaladas for superior a 4 (exepto
veículos que podem ter 6 desde que não sejam ligadas em simultâneo)
VIDROS
-Na parte superior do pára-brisas tiver autocolante dentro da zona de
varrimento das escovas
-O espelho retrovisor exterior tiver um espelho convexo colado
CARROÇARIA (PERSONALIZAÇÕES)
-Os pára-choque estiverem mal adaptados com arestas e superfícies agressivas
-As entradas de ar estiverem mal adaptadas
-O dispositivo de reboque ou guincho não exceder as dimensões da carrocaria
-A grelha de protecção (mata vacas) tiver arestas agrassevas ou
exceder os limites laterais do veiculo.
O VEICULO É APROVADO SE....
PNEUS JANTES E VOLANTE
-As jantes diferentes das originais tiverem um pneu conforme e a roda
não toque em orgãos mecânicos, nem saia dos limites da carroçaria
INTERIORES
-As barras de protecção interiores (roll-bar) não interferirem com a
visiblidade, posição de condução, nem possuam arestas vivas
CARROÇARIA (PERSINALIZAÇÕES)
-Pára-choques não originais desde que não tenham arestas ou
superficies agressivas, estejam bem adaptados e não excedam os limites
laterais da carroçaria
-Grelha de protecção (mata vacas) desde que não tenham arestas
agressivas e não excada os limites laterais do veiculo
-Guincho (redutor de tracção) montados e não exceda os limites da
carroçaria.
Obrigado Glória pelo email.
Na edição nº 32 da 4X4 existe uma reportagem sobre o que passa e não
passa nas inspecções:
"A dgv fez chegar aos postos autorizados de inspecção automóvel a
lista de regras para aprovação de veículos transformados - onde se
inclui os veículos 4x4 - que esclarece as alterações aceitáveis e as
que impõem a reprovação. Segundo a 4x4 apurou, os postos autorizados
de inspecção automóvel vão intensificar as inspecções a as autoridades
as coimas. esteja atento."
O VEICULO É REPROVADO SE....
PNEUS JANTES E VOLANTE
-Os pneus tiverem um diametro 5% superior ao indicado no livrete
-As jantes forem diferentes das originais em medida
-O volante tiver supressão de airbag
-A alavanca de velocidades apresentar alterações dimencionais ou o
punho estiver mal fixado ou mesmo ausente
INTERIORES
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-Nos caso das baquets - ou não forem apropriados para o veiculo
-O cinto de segurança não estiver homologado ou apresentar uma fixação
incorrecta
-O tablier apresentar luzes suplementares
-Forem colocadas barras interiores para reforço e protecção no caso de
capotamento e estas interferirem com a visiblidade, posição de
condução, ou possuam arestas vivas.
ADMISSÃO / ESCAPE
-O colector ou tubagem diferente do original interferirem com outros
componentes ou provocar ruido acima do normal
-A ponteira de escape diferte da original e sair fora dos limites da
carroçaria ou impedir a introdução da sonda para recolha de gases
-As alterções ao filtro de ar provocarem alterações de emissões
gasosas ou ruído fora do comum
SUSPENSÕES
-Altera a altura ao solo (molas, espaçadores, bolachas, etc)
-Alterar a distancia entre vias
TRAVÕES
-Os pedais forem alterados
-Os discos dos travões alterados ficarem com diametro diferente do original
ILUMINAÇÃO
-O equipamento não estiver homologado
-Houver pimtura sobre os faróis ou aplicações de elememtos sobre os mesmos
-O numéro de luzes de estrada instaladas for superior a 4 (exepto
veículos que podem ter 6 desde que não sejam ligadas em simultâneo)
VIDROS
-Na parte superior do pára-brisas tiver autocolante dentro da zona de
varrimento das escovas
-O espelho retrovisor exterior tiver um espelho convexo colado
CARROÇARIA (PERSONALIZAÇÕES)
-Os pára-choque estiverem mal adaptados com arestas e superfícies agressivas
-As entradas de ar estiverem mal adaptadas
-O dispositivo de reboque ou guincho não exceder as dimensões da carrocaria
-A grelha de protecção (mata vacas) tiver arestas agrassevas ou
exceder os limites laterais do veiculo.
O VEICULO É APROVADO SE....
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-As jantes diferentes das originais tiverem um pneu conforme e a roda
não toque em orgãos mecânicos, nem saia dos limites da carroçaria
INTERIORES
-As barras de protecção interiores (roll-bar) não interferirem com a
visiblidade, posição de condução, nem possuam arestas vivas
CARROÇARIA (PERSINALIZAÇÕES)
-Pára-choques não originais desde que não tenham arestas ou
superficies agressivas, estejam bem adaptados e não excedam os limites
laterais da carroçaria
-Grelha de protecção (mata vacas) desde que não tenham arestas
agressivas e não excada os limites laterais do veiculo
-Guincho (redutor de tracção) montados e não exceda os limites da
carroçaria.
Obrigado Glória pelo email.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Viva Parola,ParolaGoncalves Escreveu:...Também ouvi falar em Centros de Homologação?.
Alguém sabe de algo?
CumpTTs.
pelas informações que disponho os tais centros são indicados pela DGV quando se pretende homologar algo.
Penso que os centros são os mesmos onde são vistoriados os veiculos sujeitos a importação...
Para isso deverá requer junto a DGV uma inspecção extraordinaria do veiculo sendo necessario um plano de transformação do mesmo.
- TMPinho
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Boas,
Uma pergunta muito básica, trocando as capas dos pedais também podemos ter problemas?
Tipo isto:
Abraço
Uma pergunta muito básica, trocando as capas dos pedais também podemos ter problemas?
Tipo isto:
Abraço
- discofrancus
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Re:
Visto que o meu vai fazer uma vizita a estes senhores em Novembro, fiquei preocupado com este ponto... o que posso ou devo fazer se tenho aquelas molas amarelas e amortecedores brancos com mais 2" da paddok?????ParolaGoncalves Escreveu: SUSPENSÕES
-Altera a altura ao solo (molas, espaçadores, bolachas, etc)
-Alterar a distancia entre vias
- jonhy_tt
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Quanto as molas na zona da margem sul já existia esse problema, a solução é decapar e pintar de preto
- FLG
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Boas a todos
acho que não devem implicar com os amortecedores/molas "só" por causa das cor... devem é chamar mais a atenção...
Por exemplo os Koni que tinha com tamanho original eram vermelhos... as molas que tenho +2" são pretas... Os Procomp que tenho +4" são brancos bem como os +2 ou tamanho standart...
acho que não devem implicar com os amortecedores/molas "só" por causa das cor... devem é chamar mais a atenção...
Por exemplo os Koni que tinha com tamanho original eram vermelhos... as molas que tenho +2" são pretas... Os Procomp que tenho +4" são brancos bem como os +2 ou tamanho standart...
- Mário Antão
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Eu penso que muita "coisa" depende de inspector para inspector, até no mesmo Centro de inspecções há veiculos que são tratados de maneira diferente, há quem não ligue a "certos pormenores" e há quem não deixe "passar nada". Penso que a melhor solução é ir sempre prevenido.
A parte debaixo do Discovery do "XÔ FÊLÊGÊ" é quase um Arco-irisFLGFLG Escreveu:Por exemplo os Koni que tinha com tamanho original eram vermelhos... as molas que tenho +2" são pretas... Os Procomp que tenho +4" são brancos...
- FLG
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Mim que te apanhe a minha frente a atravessar a rua fora da passadeira e vamos ver quem é que fica como um arco iris...Mário Antão Escreveu:...A parte debaixo do Discovery do "XÔ FÊLÊGÊ" é quase um Arco-iris...
Actualmente "regrediu" está a preto e branco...
- Mário Antão
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Tão depressa não me apanhas em "Biana" Bem, talvez tenhas de vir ao Oeste mais depressa do que pensas, podes tentar testar uma das passadeiras oestinasFLGFLG Escreveu:Mim que te apanhe a minha frente a atravessar a rua fora da passadeira e vamos ver quem é que fica como um arco iris...Mário Antão Escreveu:...A parte debaixo do Discovery do "XÔ FÊLÊGÊ" é quase um Arco-iris...
Ainda é do tempo do Preto & Branco, em bem digo, "tá" aqui "tá" no abateFLGFLG Escreveu:Actualmente "regrediu" está a preto e branco...
-
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Boa noite,
Os centros de inspecção não devem chumbar um veículo por causa da cor das molas.
As suspensões não têm homologação. As suspensões são constituídas por vários elementos que individualmente possuem determinada homologação. Sendo que nas molas o que conta é o gráfico de carga e nos amortecedores e restantes elementos a homologação CE.
Assim, se os amortecedores são homologados na CE e como á partida não têm acesso ao gráfico de carga das molas, só podem chumbar o veículo se a altura aos pára-choques for superior ao limite legal, que penso que seja 500mm.
Pedro Portela
Os centros de inspecção não devem chumbar um veículo por causa da cor das molas.
As suspensões não têm homologação. As suspensões são constituídas por vários elementos que individualmente possuem determinada homologação. Sendo que nas molas o que conta é o gráfico de carga e nos amortecedores e restantes elementos a homologação CE.
Assim, se os amortecedores são homologados na CE e como á partida não têm acesso ao gráfico de carga das molas, só podem chumbar o veículo se a altura aos pára-choques for superior ao limite legal, que penso que seja 500mm.
Pedro Portela
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
tanto se fala no oeste... e passeios para estes lados?Mário Antão Escreveu:Tão depressa não me apanhas em "Biana" Bem, talvez tenhas de vir ao Oeste mais depressa do que pensas, podes tentar testar uma das passadeiras oestinasFLGFLG Escreveu:Mim que te apanhe a minha frente a atravessar a rua fora da passadeira e vamos ver quem é que fica como um arco iris...Mário Antão Escreveu:...A parte debaixo do Discovery do "XÔ FÊLÊGÊ" é quase um Arco-iris...
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
O facto de cada componente estar individualmente homologado não implica a homologação do conjunto. Qualquer modificação que tenha implicações na segurança carece de homologação e entre estas está a modificação das suspensões, tal como, para usar o exemplo mais comum, a substituição de pneus. Basicamente todos os pneus vendidos em Portugal têm homologação comunitária, mas se não estiverem homologados para o veiculo em causa, resulta na reprovação, se ultrapassar alguns limites, noutros no averbamento e possível autuação. A questão da cor é apenas um indício de que o equipamento não é original e não pode ser motivo de reprovação, mas serve de alerta e caso seja detectado que houve alterações na geometria da suspensão e esta não foi averbada, o veículo pode ser reprovado.Pedro Portela Escreveu:As suspensões não têm homologação. As suspensões são constituídas por vários elementos que individualmente possuem determinada homologação. Sendo que nas molas o que conta é o gráfico de carga e nos amortecedores e restantes elementos a homologação CE.
Assim, se os amortecedores são homologados na CE e como á partida não têm acesso ao gráfico de carga das molas, só podem chumbar o veículo se a altura aos pára-choques for superior ao limite legal, que penso que seja 500mm.
Nuno M. Cabeçadas
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Boa noite,
o caso dos pneus é diferente, pois no doc.único têm a medida que o veículo pode usar, não tem marca.
Na suspensão o gráfico de carga é que a define, pois o peso do veículo é distribuido pelos eixos, e o gráfico de carga das molas é que define se o conjunto das mesmas suporta o peso definido pelo fabricante para cada eixo.
Nas fichas de homologação dos veículos apenas vem o tipo de suspensão e não dimensões das mesmas, por isso desde que a distância dos pára-choques ao chão não seja superior não têm por onde pegar.
E eles (inspectores) neste ponto das suspensões devem limitar-se a verificar folgas, pois grande parte dos veículos a circular não têm a suspensão, vamos dizer assim 'equivalente' á de origem, e então quando falamos de veículos com molas em lâmina, não tem nada a ver.
Basta vermos o que se vai dizendo aqui sobre os nossos series (+ 1 folha, - 1 folha, parabólicas, etc)
Mas também quando eles veem umas molas com uma cor que chama á atenção, é obvio que vão olhar melhor e 'dificultar' um pouco a situação.
Pedro Portela
o caso dos pneus é diferente, pois no doc.único têm a medida que o veículo pode usar, não tem marca.
Na suspensão o gráfico de carga é que a define, pois o peso do veículo é distribuido pelos eixos, e o gráfico de carga das molas é que define se o conjunto das mesmas suporta o peso definido pelo fabricante para cada eixo.
Nas fichas de homologação dos veículos apenas vem o tipo de suspensão e não dimensões das mesmas, por isso desde que a distância dos pára-choques ao chão não seja superior não têm por onde pegar.
E eles (inspectores) neste ponto das suspensões devem limitar-se a verificar folgas, pois grande parte dos veículos a circular não têm a suspensão, vamos dizer assim 'equivalente' á de origem, e então quando falamos de veículos com molas em lâmina, não tem nada a ver.
Basta vermos o que se vai dizendo aqui sobre os nossos series (+ 1 folha, - 1 folha, parabólicas, etc)
Mas também quando eles veem umas molas com uma cor que chama á atenção, é obvio que vão olhar melhor e 'dificultar' um pouco a situação.
Pedro Portela
- nmcabecadas
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
As alterações à geometria da suspensão precisam de ser homologadas, é o que consta da legislação em vigor. Exactamente o que tem que ser feito quando se alteram pneus. O facto de não constar do livrete ou DUA não significa uma diferença de tratamento legal. Alterar uma suspensão, subindo-a, por exemplo, corresponde a subir quase outro tanto o centro de gravidade do veículo, alterando o seu comportamento. Podia-se dar aqui imensos exemplos de consequências da alteração de um simples componente da suspensão e de como tal se reflete no comportamento de veículo e para prevenir isso, existe a obrigatoriedade de aprovação da alteração.
Nuno M. Cabeçadas
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
vou levar o meu Defender a IPO daqui por umas horas,depois dou o feedback...
agora a verdade é uma,voçês falam de que se tiver alterações na suspensão não passa e tal,mas a IPO não é uma "ciencia exacta",varia de centro para centro,de inspector para inspector...
agora a verdade é uma,voçês falam de que se tiver alterações na suspensão não passa e tal,mas a IPO não é uma "ciencia exacta",varia de centro para centro,de inspector para inspector...
- pesudo
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Está a fazer um mês que levei o defender do meu colega à IPO, e o centro tem 6 funcionários permanentes, mas de vez em quando aparecem se surpresa uns inspectores do IMTT para avaliar o centro e inspeccionar carros...
O defender do meu colega calhou a um desses inspectores, quiz ver o projecto do parachoque com guincho, que tem feito na AFN, olhou para as palas ( eu aconselhei-me antes de lá ir e pu-las com abraçadeiras ) e até sacou de fita metrica para ver se a altura do carro era standard
No final, acabou por ser simpatico e passou-me o carro com uma chamada de atenção...o carro tem um farou de lavoura a traz que só tem um interruptor to tablier, não desliga no próprio farol...então disse, " eu passou o carro mas é preciso ver o farou, senão à e tal, uma criança mexe no botão e encandeia quem vem a traz!"
Fica o exemplo
O defender do meu colega calhou a um desses inspectores, quiz ver o projecto do parachoque com guincho, que tem feito na AFN, olhou para as palas ( eu aconselhei-me antes de lá ir e pu-las com abraçadeiras ) e até sacou de fita metrica para ver se a altura do carro era standard
No final, acabou por ser simpatico e passou-me o carro com uma chamada de atenção...o carro tem um farou de lavoura a traz que só tem um interruptor to tablier, não desliga no próprio farol...então disse, " eu passou o carro mas é preciso ver o farou, senão à e tal, uma criança mexe no botão e encandeia quem vem a traz!"
Fica o exemplo
Pedro Brasão
Para lá do Marão.........é só caminhos!!!!
- softop
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
boas!!
ora... o Defender foi a IPO e.... passou....
o inspector nem apontou qualquer defeito...
no centro onde costumo ir o pessoal não costuma ser muito de implicar com o pessoal,são exigentes com tudo o que diz respeito ao bom funcionamento do veiculo,tudo o que tem a ver com segurança... ja me chumbaram dois veiculos,uma vez um rasteirinho porque não travava atras e uma vez o Defender porque uma das rodas de tras tambem não travava como devia... não fazem "favores" a ninguem,mas não implicam com coisas que sabem não interferem no bom funcionamento do veiculo...
acho que toda a gente deveria trabalhar assim... não facilitar em termos de segurança e não implicar com coisas sem nexo..
ora... o Defender foi a IPO e.... passou....
o inspector nem apontou qualquer defeito...
no centro onde costumo ir o pessoal não costuma ser muito de implicar com o pessoal,são exigentes com tudo o que diz respeito ao bom funcionamento do veiculo,tudo o que tem a ver com segurança... ja me chumbaram dois veiculos,uma vez um rasteirinho porque não travava atras e uma vez o Defender porque uma das rodas de tras tambem não travava como devia... não fazem "favores" a ninguem,mas não implicam com coisas que sabem não interferem no bom funcionamento do veiculo...
acho que toda a gente deveria trabalhar assim... não facilitar em termos de segurança e não implicar com coisas sem nexo..
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- iniciante TT
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Boas pessoas.
O Disco do meu pai acabou de chumbar na inspecção hoje de manhã por causa do guincho...disseram que agora tem um sistema de camaras então n pode mesmo passar. O jipe só tem para-choques e guincho, é ridículo! Alguma sugestão??
O Disco do meu pai acabou de chumbar na inspecção hoje de manhã por causa do guincho...disseram que agora tem um sistema de camaras então n pode mesmo passar. O jipe só tem para-choques e guincho, é ridículo! Alguma sugestão??
- Naflopes
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Re: INSPECÇÃO PERIÓDICA DE VEÍCULOS
Boas, és de onde?JCMM Escreveu:Boas pessoas.
O Disco do meu pai acabou de chumbar na inspecção hoje de manhã por causa do guincho...disseram que agora tem um sistema de camaras então n pode mesmo passar. O jipe só tem para-choques e guincho, é ridículo! Alguma sugestão??