Trepidação na Direcção de RR - Ajuda PF
-
Nuno_Pimenta
- caloiro TT

- Registado: 15 nov 2010 18:49
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Trepidação na Direcção de RR - Ajuda PF
Boa Noite.
Sou novo no forum, agradecia que me ajudassem p.f.
Tenho um RR TDi de 1994 com o qual nunca tive problemas e soi faço uso dele em estrada.
De ha uns tempos para ca, sempre que o carro passa por cima de uma cova, ´raíz de arvore ou lomba se acima de 50 km/h começa a tremer de uma forma quase indescritivel que nos obriga a descer até aos 30 km/h ou mesmo até parar.
Juntamente com o meu mecânico ja fizemos várias tentativas sem sucesso para resolver o problema...
- equilibrio das rodas
- novo amortecedor de direcção
- "desligadas" as transmissões da frente
- verificados os alinhamentos
- equacionou-se a hipótese de eventualmente equilibrar as rodas no sitio, so que tal não e possivel/viavel
Conheço pelo menos mais 2 casos de TT que, embora não sendo LR, têm o mesmo tipo de sintoma.
Pretendo saber se alguém aqui do forum experimentou este problema e se sim, como o resolveu.
Obrigado.
Nuno (Vila do Conde)
Tenho um RR TDi de 1994 com o qual nunca tive problemas e soi faço uso dele em estrada.
De ha uns tempos para ca, sempre que o carro passa por cima de uma cova, ´raíz de arvore ou lomba se acima de 50 km/h começa a tremer de uma forma quase indescritivel que nos obriga a descer até aos 30 km/h ou mesmo até parar.
Juntamente com o meu mecânico ja fizemos várias tentativas sem sucesso para resolver o problema...
- equilibrio das rodas
- equacionou-se a hipótese de eventualmente equilibrar as rodas no sitio, so que tal não e possivel/viavel
Conheço pelo menos mais 2 casos de TT que, embora não sendo LR, têm o mesmo tipo de sintoma.
Pretendo saber se alguém aqui do forum experimentou este problema e se sim, como o resolveu.
Obrigado.
Nuno (Vila do Conde)
- BGomes
- master TT

- Registado: 25 jan 2008 19:36
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999 - Sócio LCP: 1922
- RTI: 805
Re: Trepidação na Direcção de RR - Ajuda PF
Pode ser algum rolamento da roda com folga ou mesmo alguma ponteira de direcção 
Bruno Gomes
http://www.levantapo.blogspot.com
http://www.levantapo.blogspot.com
- RR V8
- maníaco TT

- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
Nuno_Pimenta Escreveu:Boa Noite.
- equilibrio das rodas
Obrigado.
Nuno (Vila do Conde)
Por acaso não tens uma foto tirada do teu RR da parte inferior????
- softop
- maníaco TT

- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
boas... bem vindo ao LCP...
aqui a tempos um amigo meu teve um problema semelhante num RR classic e segundo me disse o problema estava nuns rolamentos ou peças que afinam as homocineticas... aquilo tem de estar calibrado com uns X kg de pressão,como não estava,provocava sintomas praticamente iguais aos que referes...
desculpa não puder ajudar mais,mas foi o que ele me contou na altura,não te sei explicar melhor como resolveu a situação,mas depois do que eu escrevi aqui,ja ficas com uma ideia....
aqui a tempos um amigo meu teve um problema semelhante num RR classic e segundo me disse o problema estava nuns rolamentos ou peças que afinam as homocineticas... aquilo tem de estar calibrado com uns X kg de pressão,como não estava,provocava sintomas praticamente iguais aos que referes...
desculpa não puder ajudar mais,mas foi o que ele me contou na altura,não te sei explicar melhor como resolveu a situação,mas depois do que eu escrevi aqui,ja ficas com uma ideia....
-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
Boas
Tenta ver a folga nas anilhas das mangas de eixo...
Abraço
Abraço
- softop
- maníaco TT

- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
acho que era isto que eu queria dizer....carlossilvalr Escreveu:Boas
Abraço
-
Marco
- Site Admin

- Registado: 03 ago 2005 13:04
- Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
- Sócio LCP: 1462
Exactamente. Reapertar mangas de eixo. Tive os mesmo sintomas há uns tempos e foi resolvido dessa forma.carlossilvalr Escreveu:Boas
Abraço
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
Boas
Provavelmente terás de acrescentar anilhas!
Abraço
Provavelmente terás de acrescentar anilhas!
Abraço
- Atsugua
- júnior TT

- Registado: 04 ago 2010 23:04
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI
Discovery 200 TDI 1992 - Sócio LCP: 2381
Boas.
Esse problema, nos j##p, é conhecido como "death wobble" (quem experimentou percebe porquê...)
No meu Grand Cherokee ficou curado com a troca das rótulas da suspensão, que tinham folga.
Pelo que andei a ver na altura, basicamente todas as peças móveis da suspensão e direcção podem originar o problema se tiverem folga.
Abraço e boa sorte.
Esse problema, nos j##p, é conhecido como "death wobble" (quem experimentou percebe porquê...)
No meu Grand Cherokee ficou curado com a troca das rótulas da suspensão, que tinham folga.
Pelo que andei a ver na altura, basicamente todas as peças móveis da suspensão e direcção podem originar o problema se tiverem folga.
Abraço e boa sorte.
-
Nuno_Pimenta
- caloiro TT

- Registado: 15 nov 2010 18:49
Bom dia
Pois um desses 2 TT que também tinham esses sintomas (o tal tdeath woble) era precisamente um j##p Grand Cherokee. As rodas foram calibradas e deixou de fazer, no entanto continua com propensão a fazê-lo.
Quanto ao RR vamos tentar ir por esse caminho de verificar as anilhas das mangas de eixo.
Obrigado por tudo.
Will keep in touch!
Pois um desses 2 TT que também tinham esses sintomas (o tal tdeath woble) era precisamente um j##p Grand Cherokee. As rodas foram calibradas e deixou de fazer, no entanto continua com propensão a fazê-lo.
Quanto ao RR vamos tentar ir por esse caminho de verificar as anilhas das mangas de eixo.
Obrigado por tudo.
Will keep in touch!
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Seja muito bem vindo Nuno Pimenta (II)
http://www.landmania.pt/forum/memberlis ... ile&u=2745
pelos sintomas que indicou acho que já foi tudo dito...
Boa sorte com a resolução do problema...
http://www.landmania.pt/forum/memberlis ... ile&u=2745
pelos sintomas que indicou acho que já foi tudo dito...
Boa sorte com a resolução do problema...
-
RF
- iniciante TT

- Registado: 07 out 2005 13:36
- Land Rover: Defender 90 Tdi 96
- Sócio LCP: 36
viva,
no defender e após algumas tentativas, o problema ficou resolvido com a susbstituição dos casquilhos(2) da barra panhard (aconselho a não utilizar os da concorrência-só duraram -1 mês!!)
1abraço
no defender e após algumas tentativas, o problema ficou resolvido com a susbstituição dos casquilhos(2) da barra panhard (aconselho a não utilizar os da concorrência-só duraram -1 mês!!)
1abraço
#36 Ruy Fontes
-
andjorge
- iniciante TT

- Registado: 17 nov 2010 19:25
- Land Rover: Range Rover 2.5 Turbo D VM 1991
Por acaso verificaram os amortecedores? (tirando o de direcção porque já o viram)
Tenho um amigo com um Discovery que acontece-lhe o mesmo, trocou o amortecedor de direcção por um de origem e ficou igual, mas só fazia em velocidade e principlamente quando curvava para a esquerda. Retiramos o amortecedor e não estava em condições.
Sinceramente não sei se resolve o problema, ele ainda não trocou os amortecedores, mas é uma ideia..
O meu tinha folga em tudo quanto era sitio e não tremia, vá-se lá perceber..
Tenho um amigo com um Discovery que acontece-lhe o mesmo, trocou o amortecedor de direcção por um de origem e ficou igual, mas só fazia em velocidade e principlamente quando curvava para a esquerda. Retiramos o amortecedor e não estava em condições.
Sinceramente não sei se resolve o problema, ele ainda não trocou os amortecedores, mas é uma ideia..
O meu tinha folga em tudo quanto era sitio e não tremia, vá-se lá perceber..
- Atsugua
- júnior TT

- Registado: 04 ago 2010 23:04
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI
Discovery 200 TDI 1992 - Sócio LCP: 2381
Resolver não resolve, quando muito disfarça-o.andjorge Escreveu:Sinceramente não sei se resolve o problema,
O carro tem obrigação de não abanar ou vibrar mesmo sem amortecedor de direcção.
- t_soares
- master TT

- Registado: 06 out 2009 00:15
- Land Rover: Disco 200 & Disco 300
Eu ja vi isso em alguns carros e em todos eles foi resolvido com casquilhos da barra panhard, incluindo no meu 
QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM
-
andjorge
- iniciante TT

Não me expliquei bem, não me referia ao amortecedor de direcção, referia-me aos amortecedores da frente, o de direcção já tinha sido visto, logo não tinham de o ver outra vez "tirando o amortecedor de direcção porque já foi visto" (não é para tirar o amortecedor de direcção, é só para excluir essa hipotese)Atsugua Escreveu:Resolver não resolve, quando muito disfarça-o.andjorge Escreveu:Sinceramente não sei se resolve o problema,
O carro tem obrigação de não abanar ou vibrar mesmo sem amortecedor de direcção.
Última edição por andjorge em 18 nov 2010 19:51, editado 2 vezes no total.
-
andjorge
- iniciante TT

Espero ter-me explicado melhor.
troca então os calquilhos da panhard e diz-nos como ficou
troca então os calquilhos da panhard e diz-nos como ficou
-
Blindado
- iniciante TT

- Registado: 29 mai 2011 16:06
Range Rover 200 TDI 1992 - RTI: 0
Boas eu tenho o mesmo problema, mas não preciso passar por cima de nada, só viro para a esquerda e a direção treme que até assusta será o mesmo problema? Coloquei recentemente uma transmissão nova á frente e casquilhos novos, para ver se o problema desaparecia, mas nada. Agradeço ajuda.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Seja bem vindo Blindado
dê aqui uma vista de olhos aqui:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=9&t=18727
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 8&p=213062
Pode fazer a sua apresentação aqui:
http://forum.landmania.pt/viewforum.php?f=19

dê aqui uma vista de olhos aqui:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=9&t=18727
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 8&p=213062
Pode fazer a sua apresentação aqui:
http://forum.landmania.pt/viewforum.php?f=19
- nuno_fpinto
- júnior TT

- Registado: 29 nov 2010 22:14
- Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
- Sócio LCP: 2562
Tudo o que sao borrachas e casquilhos da direcção e suspensao, os casquilhos da barra de antirolamento......