COMO AUMENTAR A PRESSÃO DO TURBO.

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.

COMO AUMENTAR A PRESSÃO DO TURBO.

Mensagempor pelicano » domingo nov 28, 2010 2:29 pm

Não sei se já anda por aqui algum tópico sobre como "aumentar a pressão do turbo" mexendo no actuador da valvula (wastegate ou valvula de alivio)

O que é a Wastegate??

A wategate é uma valvula de alivio cuja função é n deixar que a pressão acima de certo valor passe para o circuito de admissão...
Image resized to : 78 % of its original size [ 640 x 480 ]
Imagem
Ésta valvula, é activada quando o seu actuador recebe no topo a pressão produzida pelo turbo(através de um tubo que vem do circuito de admissão), essa pressão dentro do actuador vai acçionar um embolo com um veio, que se vai mover abrindo a valvula que n é mais que um bypass ou janela dentro do corpo do turbo, deixando assim que a pressão excessiva que existe na turbina passe directa para o escape...

-Antes de mais, que fique claro que é sempre essençial ter um manometero que mede a pressão do turbo, ligado na admissão para medir-mos o que estamos a fazer....

Em que consiste a "modificação"??
No fundo, a modificação pode ser de duas maneiras:
-1ª Alterar a percepção do actuador limitando a pressão que ele recebe, assim ele não abre tanto a valvula, permitindo que passe maior pressão para o colector...

- Isto pode ser feito introduzindo umas torneirinhas próprias no tubo que dá o sinal ao actuador
Imagem


-2ª Alterar a acção da valvula encurtando o veio ou dando mais força na mola do actuador, deste modo ela reçebe o sinal de pressão correcto mas quando actua fá-lo de modo condiçionado, permitindo assim a passagem de mais pressão para a admissão...

- Isto pode ser feito afinando o tirante, se o tirante tiver afinação como este por ex.
Imagem

- Pode ser feirto abrindo o actuador e colocar umas anilhas de modo a comprimir a mola, para ela ficar com mais força (mais comprimida) e assim abrir um pouco mais tarde.
ImagemImagem

- Ou ainda pode ser feito afastando o actuador do suporte /apoio que o segura.
O suporte do actuador varia de carro para carro mas é possivel afastar o actuador no seu todo dando assim mais força á mola no seu interior
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
 
Mensagens: 7029
Registado: sexta fev 16, 2007 2:15 am
Localização: FIGUEIRA DA FOZ E LEIRIA
LandRover: RR classic 300tdi, 140cvs de 3 portas
Discovery II TD5 2001
Serie II 109 TD5 1964
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Re: COMO AUMENTAR A PRESSÃO DO TURBO.

Mensagempor FLG » segunda nov 29, 2010 7:31 pm

Viva pelicano

já tinha colocado um post sobre isso...
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=12207
mas este está mais completo... ;)
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
 
Mensagens: 22255
Registado: sábado ago 06, 2005 9:26 am
Localização: Viana do Castelo
LandRover: Discovery 300 tdi 1996
Freelander 2.0 di 1998
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: COMO AUMENTAR A PRESSÃO DO TURBO.

Mensagempor JorgeBento » segunda nov 29, 2010 8:17 pm

Sim Sr

Pelicano estas a perceber de mecanica para cara..... logo tu que nem sabes o que um parafuso.... :lol:

Olha mas o autor deste trabalho tb tem coisas que se lhe diga , quando ele diz
O suporte do actuador varia de carro para carro mas é possivel afastar o actuador no seu todo dando assim mais força á mola no seu interior
eu não tou a ver como é que afastando o suporte da mais força a mola mas isso sou eu que sou mediador de seguros :sing:

fica bem

JB
http://www.riscosnapintura.blogspot.com

Discovery 200


Imagem
Avatar do Utilizador
JorgeBento
master TT
master TT
 
Mensagens: 1031
Registado: quarta mar 26, 2008 12:21 am
Localização: Figueira Da Foz
LandRover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054
RTI: 0


Voltar para Mecânica Geral



Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado