e porque não JotaJor eu acho uma opçãoJotaJor Escreveu:um quaife como diferencial central acho que é asneira para o que nós queremos...EDUARDO COELHO Escreveu:E porque não, um Quaife como diferencial central, com dois ARB?
Gostava muito de Vos ouvir !!!
os quaifes acho que ficam mt bem é nos bowler`sesses até levam com 3 quaifes
Opinião ARB ou Kam
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Re: Opinião ARB ou Kam
- JotaJor
- master TT

- Registado: 21 ago 2006 12:41
- Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
- Sócio LCP: 2060
- RTI: 0
nao conheco bem os quaife, mas penso que nao bloqueiam a 100%. para a utilizaçao que a maioria de nós dá aos land`s, nao vejo vantagem nenhuma em trocar um bloqueio 100% por um inferior. pelo contrario...FLGFLG Escreveu:e porque não JotaJor eu acho uma opçãoJotaJor Escreveu:um quaife como diferencial central acho que é asneira para o que nós queremos...EDUARDO COELHO Escreveu:E porque não, um Quaife como diferencial central, com dois ARB?
Gostava muito de Vos ouvir !!!
os quaifes acho que ficam mt bem é nos bowler`s. esses até levam com 3 quaifes
se tiveres arb a frente e atras, com o bloqueio na caixa de origem, as 4 rodas rodam ao mesmo tempo. 100% de tracçao em todas as rodas.
com o quaife na caixa, isso ja nao aconteçe. por nao bloquear a 100%, há sempre tracçao "desperdiçada" para o veio da frente ou para o veio de tras.
para as brincadeiras que o pessoal faz, acho que é asneira. acho que fica melhor se meter só os 2 arb`s
alguem mais entendido nos quaife que dê a sua opiniao
-
Vinnie
- pleno TT

- Registado: 05 set 2006 14:59
- Land Rover: 96" Discovery 300 TDI
- Sócio LCP: 2102
O Quaife para o Alexandre está fora de questão. Para o todo terreno que faz necessita de um diferencial que possa ser bloqueado manualmente, e não automático...
Oh Alexandre, no último domingo o que te fez falta no carro? Foram duas coisas: O ARB da frente na parte técnica e aquela coisa que faz manter as rodas no chão quando deste pastilha... tipo 40 km/h
Abraço,
Vinnie
Oh Alexandre, no último domingo o que te fez falta no carro? Foram duas coisas: O ARB da frente na parte técnica e aquela coisa que faz manter as rodas no chão quando deste pastilha... tipo 40 km/h
Abraço,
Vinnie
-
Vinnie
- pleno TT

A ideia que tenho do Qauife (nunca testei nenhum) pelo seu funcionamento, aquilo aproximasse mais a um controlo de tração do que propriamente a um autoblocante. (Quaife A.T.B. = Automatic Torque Biasing)JotaJor Escreveu: nao conheco bem os quaife, mas penso que nao bloqueiam a 100%.
Abraço,
Vinnie
- FLG

..e vão dois...JotaJor Escreveu:...alguem mais entendido nos quaife que dê a sua opiniaoestamos aqui é para aprender
pela descrição que fizestes o resultado obtido seria equivalente aos RR?
O Quaife contrariamente ao bloqueio manual em vez de distribuir 50/50 quando seja necessario não distribuira do genero 60/40...
Lá está...Vinnie Escreveu:...A ideia que tenho do Qauife (nunca testei nenhum) pelo seu funcionamento, aquilo aproximasse mais a um controlo de tração do que propriamente a um autoblocante. (Quaife A.T.B. = Automatic Torque Biasing)
- EDUARDO COELHO
- júnior TT

- Registado: 29 set 2005 16:15
- Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
- Sócio LCP: 407
Vivam
Como escreve o Vinnie, o Quaife dá a ideia que se aproxima de um controle de tracção, pois nunca bloqueia a 100%.
Mas não será interessante?
Por exemplo numa subida de grande inclinação e escorregadia, quer em lama quer em areia, sem pendente lateral, se se tiver os dois ARB ligados não será interessante/preferível que o diferencial central "controle a tracção" dos dois eixos? E não servirá para evitar quebras de material?
E como é que se comportarão os Defender e Disco com Quaife ao centro, não estando os ARB ligados? Não será como os Range? E o "viscoso" do Quaife não vai à vida...!
JotaJor » Já tive a oportunidade de ver um Bowler, com três Quaife, a evoluir nas dunas ... é impressionante a facilidade!!!
Tenho para mim que o ideal será 3 Quaife; mas será?
Mais opiniões s.f.f. É bom aprender convosco, ao ler-Vos!
Obrigado
Cumprimentos
Eduardo
Como escreve o Vinnie, o Quaife dá a ideia que se aproxima de um controle de tracção, pois nunca bloqueia a 100%.
Mas não será interessante?
Por exemplo numa subida de grande inclinação e escorregadia, quer em lama quer em areia, sem pendente lateral, se se tiver os dois ARB ligados não será interessante/preferível que o diferencial central "controle a tracção" dos dois eixos? E não servirá para evitar quebras de material?
E como é que se comportarão os Defender e Disco com Quaife ao centro, não estando os ARB ligados? Não será como os Range? E o "viscoso" do Quaife não vai à vida...!
JotaJor » Já tive a oportunidade de ver um Bowler, com três Quaife, a evoluir nas dunas ... é impressionante a facilidade!!!
Tenho para mim que o ideal será 3 Quaife; mas será?
Mais opiniões s.f.f. É bom aprender convosco, ao ler-Vos!
Obrigado
Cumprimentos
Eduardo
- mariorfc
- júnior TT

- Registado: 29 nov 2009 21:16
- Land Rover: Ex Range Rover Classic 200
Range Rover L322 4.4 V8 HSE - RTI: 0
Boas,
Eu tenho montado no eixo de trás o diff lock da KAM e os semi-eixos KAM aerospace. Foi a maneira de deixar de partir diferenciais e semi-eixos. Estou bastante contente por agora. Mas dá muito trabalho montar aquilo, sacar o eixo fora, corta-lo, solda-lo...depois de um trabalho bem feito fica excelente, da gosto olhar para aquele eixo...mas deixas o coiro po montar.
Se tiveres paciência e gostares de bricolagem aconselho vivamente a colocares KAM, se n queres perder tempo e rapidamente ir po monte com um bloqueio, mete ARB.
Eu quando puser a frente um bloqueio será ARB, n estou pa desmontar meio carro...
Cumps
Eu tenho montado no eixo de trás o diff lock da KAM e os semi-eixos KAM aerospace. Foi a maneira de deixar de partir diferenciais e semi-eixos. Estou bastante contente por agora. Mas dá muito trabalho montar aquilo, sacar o eixo fora, corta-lo, solda-lo...depois de um trabalho bem feito fica excelente, da gosto olhar para aquele eixo...mas deixas o coiro po montar.
Se tiveres paciência e gostares de bricolagem aconselho vivamente a colocares KAM, se n queres perder tempo e rapidamente ir po monte com um bloqueio, mete ARB.
Eu quando puser a frente um bloqueio será ARB, n estou pa desmontar meio carro...
Cumps
Mario
Range Rover Classic
1990 200 TDI
Range Rover Classic
1990 200 TDI
- EDUARDO COELHO
- júnior TT

Viva, Mário
E o "bloqueio central" do seu RR continua a ser o original?
Obrigado
Cumprimentos
Eduardo
Obrigado
Cumprimentos
Eduardo
- mariorfc
- júnior TT

- Registado: 29 nov 2009 21:16
- Land Rover: Ex Range Rover Classic 200
Range Rover L322 4.4 V8 HSE - RTI: 0
Ola Eduardo,EDUARDO COELHO Escreveu:Viva, Mário
Obrigado
Cumprimentos
Eduardo
Caixa R 380 com bloqueio central.
Cumps
Mario
Range Rover Classic
1990 200 TDI
Range Rover Classic
1990 200 TDI
- jpcme
- master TT

- Registado: 03 ago 2005 15:49
- Land Rover: Defender 110 SW
- Sócio LCP: 2208
Para mim o melhor bloqueio é o da HERRERO (o topo de gama e não o normal) !!!
Podem correr e saltar, mas um diferencial que tem uma estrutura do Tipo Torsen (fantástico e muito resistente), tem mais o LSD, para pequenas correcções quando temos rodas no ar e no final temos a opção dos 100% a distancia de carregar num botão... isso para mim é TUDO...
É o melhor de dois mundos.
Gasta-se dinheiro, mas usufruímos no dia a dia, em todos os locais e tipos de piso, tendo a cereja no topo do bolo a função 100%, pneumática tipo ARB.
Temos uma alta qualidade de construção, não somos obrigados a ter semieixos reforçados a não ser que se queira usar bastante o 100% (nisso não há milagres).
Não há argumentos para combater este diferencial... se calhar apenas o preço... mas qualidade paga-se, temos 3 em 1.
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 81#p153381
pag 7
Eu tenho na minha 110 um diferencial da TransTad (empresa que fabrica os Herrero), mas no meu caso apenas tenho Tipo torsen + LSD e por muita pena minha não tenho a função 100%
Cumprimentos
JP
Podem correr e saltar, mas um diferencial que tem uma estrutura do Tipo Torsen (fantástico e muito resistente), tem mais o LSD, para pequenas correcções quando temos rodas no ar e no final temos a opção dos 100% a distancia de carregar num botão... isso para mim é TUDO...
É o melhor de dois mundos.
Gasta-se dinheiro, mas usufruímos no dia a dia, em todos os locais e tipos de piso, tendo a cereja no topo do bolo a função 100%, pneumática tipo ARB.
Temos uma alta qualidade de construção, não somos obrigados a ter semieixos reforçados a não ser que se queira usar bastante o 100% (nisso não há milagres).
Não há argumentos para combater este diferencial... se calhar apenas o preço... mas qualidade paga-se, temos 3 em 1.
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 81#p153381
pag 7
Eu tenho na minha 110 um diferencial da TransTad (empresa que fabrica os Herrero), mas no meu caso apenas tenho Tipo torsen + LSD e por muita pena minha não tenho a função 100%
Cumprimentos
JP

-
Disco_300
- iniciante TT

- Registado: 20 nov 2008 22:23
- Land Rover: Discovery 300 de 97
- Sócio LCP: 0
Boas,
Um Quaife é um autoblocante do tipo torson, não tem nem “viscoso” nem “aneis de atrito”, actua da mesma maneira que um Detroit truetrac, limita a rotação, por meio de engrenagens, da roda que está a rodar mais facilmente.
É como o Vinnie diz, é um controlo de tracção mecânico. Existem muitos rasteirinhos desportivos que têm autoblocante(de vários tipos de construções). Por ex. os B”W M3 e os M#zd@ MX5 têm no eixo traseiro e os Mits#b!sh! Evo e S=b#r= Impreza têm nos 3 eixos.
Se temos um autoblocante central deste tipo, estamos a utilizar ( com as devidas diferenças ) o viscoso que os Range têm, tal como disse o EDUARDO COELHO
Para uma situação em que queremos todas as rodas a rodar á mesma velocidade o que queremos é bloqueios a 100% em tudo.
Tal como o Jotajor já referiu, para um sistema com autobloqueio no diferencial central e bloqueio a 100% nos eixos frente e trás temos um sistema que obriga as rodas do mesmo eixo rodarem á mesma velocidade, mas que permite que o eixos da frente e de trás rodem a diferentes velocidades, o que para o tipo de utilização que lhe queremos dar não é a melhor opção.
Um Quaife é um autoblocante do tipo torson, não tem nem “viscoso” nem “aneis de atrito”, actua da mesma maneira que um Detroit truetrac, limita a rotação, por meio de engrenagens, da roda que está a rodar mais facilmente.
É como o Vinnie diz, é um controlo de tracção mecânico. Existem muitos rasteirinhos desportivos que têm autoblocante(de vários tipos de construções). Por ex. os B”W M3 e os M#zd@ MX5 têm no eixo traseiro e os Mits#b!sh! Evo e S=b#r= Impreza têm nos 3 eixos.
Se temos um autoblocante central deste tipo, estamos a utilizar ( com as devidas diferenças ) o viscoso que os Range têm, tal como disse o EDUARDO COELHO
Para uma situação em que queremos todas as rodas a rodar á mesma velocidade o que queremos é bloqueios a 100% em tudo.
Tal como o Jotajor já referiu, para um sistema com autobloqueio no diferencial central e bloqueio a 100% nos eixos frente e trás temos um sistema que obriga as rodas do mesmo eixo rodarem á mesma velocidade, mas que permite que o eixos da frente e de trás rodem a diferentes velocidades, o que para o tipo de utilização que lhe queremos dar não é a melhor opção.
-
Disco_300
- iniciante TT

- Registado: 20 nov 2008 22:23
- Land Rover: Discovery 300 de 97
- Sócio LCP: 0
Para exemplificar a situação,
Imaginemos uma rampa, em que temos as rodas da frente com menos tracção que as de trás.
Ligamos os bloqueios da frente e de trás obrigando as rodas do mesmo eixo a rodar á mesma velocidade. No entanto, como temos um diferencial autoblocante central não conseguimos ter o eixo da frente a rodar á mesma velocidade que o de trás e a potencia/binário "foge" para onde houver menos resistência ( nesta situação, as rodas da frente ).
O que o autoblocante vai fazer é limitar os 100% de rotação de um diferencial “normal” em por ex.40%, ficando o deslizamento das rodas que estão a patinar com mais facilidade (eixo da frente) a deslizar 60% e transmite o restante movimento (os restantes 40%) para o eixo de trás.
Ou seja, faz com que, por ex. as rodas/eixo da frente rodem 60 voltas enquanto as rodas/eixo de trás só rodam 40 voltas, quando o quereremos é que as rodas de trás façam mais trabalho que as da frente, uma vez que têm mais tracção.
Imaginemos uma rampa, em que temos as rodas da frente com menos tracção que as de trás.
Ligamos os bloqueios da frente e de trás obrigando as rodas do mesmo eixo a rodar á mesma velocidade. No entanto, como temos um diferencial autoblocante central não conseguimos ter o eixo da frente a rodar á mesma velocidade que o de trás e a potencia/binário "foge" para onde houver menos resistência ( nesta situação, as rodas da frente ).
O que o autoblocante vai fazer é limitar os 100% de rotação de um diferencial “normal” em por ex.40%, ficando o deslizamento das rodas que estão a patinar com mais facilidade (eixo da frente) a deslizar 60% e transmite o restante movimento (os restantes 40%) para o eixo de trás.
Ou seja, faz com que, por ex. as rodas/eixo da frente rodem 60 voltas enquanto as rodas/eixo de trás só rodam 40 voltas, quando o quereremos é que as rodas de trás façam mais trabalho que as da frente, uma vez que têm mais tracção.
- Simplicio
- pleno TT

- Registado: 21 abr 2009 19:49
- Land Rover: Defender 90 Td5
LR Serie III - Sócio LCP: 2139
Obrigado pelas opiniões, se calhar vou optar por ARB
, Vinnie diz lá aquilo é uma maquina
tu é que tens medo de o ver a levantar a roda és uma menina
, no meu ver Domingo faltaram 2 coisas ARB e mais um bocado de potencia esta mesmo fraquinho, ou então tirar os 35" e meter uns 205" o que dizes
landabraço
landabraço
- FLG

- jpcme
- master TT

O ARB é o melhor sem duvida, principalmente porque o vende, lol
É só letra neste forum, fazem-se as perguntas, mas já se sabe desde o inicio o que se vai fazer...
Não te esqueças dos semieixos e se te esqueceres, o ARB vai fazer questão de te lembrar... sooner or later.~
Vais passar a ter um ambientador automático no carro com cheiro a valvulina.
Qualquer dia quando mais necessitares de accionar o ARB, vais ter uma fuga e caput... mas o ARB é o maior e não tem defeitos... não é totalmente verdade.
o ARB preço qualidade é realmente bom, mas não elevem assim tanto o diferencial... é bom e ponto final... mas como todo o equipamento tem os seus pontos negativos, principalmente estas novas ref e modelos.
Desde que os ARB passaram a ser construídos na Malásia... muita qualidade se perdeu...
Bom TT
JP
É só letra neste forum, fazem-se as perguntas, mas já se sabe desde o inicio o que se vai fazer...
Não te esqueças dos semieixos e se te esqueceres, o ARB vai fazer questão de te lembrar... sooner or later.~
Vais passar a ter um ambientador automático no carro com cheiro a valvulina.
Qualquer dia quando mais necessitares de accionar o ARB, vais ter uma fuga e caput... mas o ARB é o maior e não tem defeitos... não é totalmente verdade.
o ARB preço qualidade é realmente bom, mas não elevem assim tanto o diferencial... é bom e ponto final... mas como todo o equipamento tem os seus pontos negativos, principalmente estas novas ref e modelos.
Desde que os ARB passaram a ser construídos na Malásia... muita qualidade se perdeu...
Bom TT
JP
landmaniaco Escreveu:Obrigado pelas opiniões, se calhar vou optar por ARB, Vinnie diz lá aquilo é uma maquina
tu é que tens medo de o ver a levantar a roda és uma menina
, no meu ver Domingo faltaram 2 coisas ARB e mais um bocado de potencia esta mesmo fraquinho, ou então tirar os 35" e meter uns 205" o que dizes
![]()
landabraço

-
Vinnie
- pleno TT

Se é à minha pessoa que o Sr. jpcme se está a referir, vá ler o tópico e veja se alguma vez disse que o ARB é o melhor, neste tópico estamos a discutir e aprender com as opiniões de todos, mas hà comentários que são desnecessários.jpcme Escreveu:...O ARB é o melhor sem duvida, principalmente porque o vende, lol...
Aqui no fórum sou apenas o Vinnie...
- josecamorim
- maníaco TT

- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
Boas,
Penso que o historial de uso e vitórias do ARB fala por si só e isso é suficiente para o colocarmos no topo das preferências. Independentemente dos defeitos tem provas dadas de resistência, fiabiliade, garantia e uso extremo.
É certo que os outros podem ter o seu valor, mas tem que provar muito e a ARB não.
É quase como comparar um Range Rover com um m#rc#des ML.... os dois bons, mas o primeiro é o pai, é a referência, é o bench mark e mesmo com alguns defeitos continua a ser o melhor, o mais válido, o mais competente e, por isso, o mais caro!
De qualquer forma, penso que a generalidade das lojas vendem o material que queremos comprar independentemente da marca e por isso não tem de sujeitar as suas opiniões consoante as necessidades de vendas.
Por ex:
http://offroadprojects.com/loja/categor ... ategory=26
Tem ARB, Kam e presumo que também detroit.
http://offroadpower.blogspot.com/
Tem Arb, detroit e agora os kaiser.
A All 4x4 tem quaife, ARB e Detroit.
Aliás, em Portugal só me consigo lembrar duma loja que só tenha um tipo de bloqueio para venda, precisamente por ser da marca própria!
Abraçi,
Amorim
Penso que o historial de uso e vitórias do ARB fala por si só e isso é suficiente para o colocarmos no topo das preferências. Independentemente dos defeitos tem provas dadas de resistência, fiabiliade, garantia e uso extremo.
É certo que os outros podem ter o seu valor, mas tem que provar muito e a ARB não.
É quase como comparar um Range Rover com um m#rc#des ML.... os dois bons, mas o primeiro é o pai, é a referência, é o bench mark e mesmo com alguns defeitos continua a ser o melhor, o mais válido, o mais competente e, por isso, o mais caro!
De qualquer forma, penso que a generalidade das lojas vendem o material que queremos comprar independentemente da marca e por isso não tem de sujeitar as suas opiniões consoante as necessidades de vendas.
Por ex:
Aliás, em Portugal só me consigo lembrar duma loja que só tenha um tipo de bloqueio para venda, precisamente por ser da marca própria!
Abraçi,
Amorim
- EDUARDO COELHO
- júnior TT

Será mesmo assim, Disco 300? Com um Quaife ao centro? Não será o inverso?Disco_300 Escreveu:Para exemplificar a situação,
Obrigado
Cumprimentos
Eduardo
- jpcme
- master TT

José
Eu não ganho nada em falar deste ou daquele bloqueio...
Eu já tive ARB, bloqueio esse de que gostei bastante, mas deu problemas, eu sei solucionar e correu bem, tira-se as peças velhas, leva novas e continua "impecabel".
A minha opinião foi dada no sentido de se desmistificar certas culturas e hábitos.
Eu quero lá saber se o fulano X e o Y compram este ou aquele... cada cabeça sua sentença.
Apenas alertei para a realidade das coisas, pois posso não entender muito de certas coisas, mas de diferenciais Eu sei um pouco e já utilizei alguns deles, nomeadamente:
Detroit Locker, Detroit Truetrack, ARB e KAM
Neste momento estou a comprovar um da TransTad e sei bem ver as diferenças.
A nível de construção é topo assim como a sua engenharia.
Não sei qual a utilização que o nosso colega "Landmaniaco" ira dar ao bloqueio... mas com tantas duvidas, parece-me que que anda um pouco a navegar no que diz respeito ao material a escolher.
Todos nós sabemos as coisas boas do ARB e as más... como má vedação do sistema pneumático de accionamento do bloqueio, desgaste da estrutura interior em plástico que o ARB contem, problemas de oxidação, etc
A ARB não é só e apenas bloqueios para LAND ROVER, é sim uma grande marca, mas ha que no forum dizer as coisas como elas são.
Por exemplo o meu ARB traseiro um RD56, andou com a cavilha principal partida em dois sítios mais de um ano e sempre a funcionar, ora depreendo deste facto que seja um excelente bloqueio a nível de qualidade de fabrico e funcionamento.
No entanto já ouvi falar muito mal do substituto do RD56 que é o RD128 a nível de vedação do sistema pneumático...
Numa coisa tenho de dar a mão á palmatoria, hoje em dia compra-se ARB a preços de outro mundo, devido a politica "cuidada" que os representantes e distribuidores têm, mais lucra o consumidor final!
O mercado está uma ciganice, há que aproveitar, depois logo se vê...
Cada um terá cabecinha para pensar e ver o que será melhor para si.
Quem for influenciável... paciência... faz o que os outros lhe dizem e aguenta-se a pancada... também não saberia para mais....
Abraço
JP
P.S. Eu sei bem o que é melhor para mim....
Eu não ganho nada em falar deste ou daquele bloqueio...
Eu já tive ARB, bloqueio esse de que gostei bastante, mas deu problemas, eu sei solucionar e correu bem, tira-se as peças velhas, leva novas e continua "impecabel".
A minha opinião foi dada no sentido de se desmistificar certas culturas e hábitos.
Eu quero lá saber se o fulano X e o Y compram este ou aquele... cada cabeça sua sentença.
Apenas alertei para a realidade das coisas, pois posso não entender muito de certas coisas, mas de diferenciais Eu sei um pouco e já utilizei alguns deles, nomeadamente:
Detroit Locker, Detroit Truetrack, ARB e KAM
Neste momento estou a comprovar um da TransTad e sei bem ver as diferenças.
A nível de construção é topo assim como a sua engenharia.
Não sei qual a utilização que o nosso colega "Landmaniaco" ira dar ao bloqueio... mas com tantas duvidas, parece-me que que anda um pouco a navegar no que diz respeito ao material a escolher.
Todos nós sabemos as coisas boas do ARB e as más... como má vedação do sistema pneumático de accionamento do bloqueio, desgaste da estrutura interior em plástico que o ARB contem, problemas de oxidação, etc
A ARB não é só e apenas bloqueios para LAND ROVER, é sim uma grande marca, mas ha que no forum dizer as coisas como elas são.
Por exemplo o meu ARB traseiro um RD56, andou com a cavilha principal partida em dois sítios mais de um ano e sempre a funcionar, ora depreendo deste facto que seja um excelente bloqueio a nível de qualidade de fabrico e funcionamento.
No entanto já ouvi falar muito mal do substituto do RD56 que é o RD128 a nível de vedação do sistema pneumático...
Numa coisa tenho de dar a mão á palmatoria, hoje em dia compra-se ARB a preços de outro mundo, devido a politica "cuidada" que os representantes e distribuidores têm, mais lucra o consumidor final!
O mercado está uma ciganice, há que aproveitar, depois logo se vê...
Cada um terá cabecinha para pensar e ver o que será melhor para si.
Quem for influenciável... paciência... faz o que os outros lhe dizem e aguenta-se a pancada... também não saberia para mais....
Abraço
JP
P.S. Eu sei bem o que é melhor para mim....
josecamorim Escreveu:Boas,
Por ex:
Abraçi,
Amorim

- pavelyuri
- master TT

- Registado: 03 ago 2009 10:47
- Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5 - Sócio LCP: 148
Vinnie Escreveu:Se é à minha pessoa que o Sr. jpcme se está a referir, vá ler o tópico e veja se alguma vez disse que o ARB é o melhor, neste tópico estamos a discutir e aprender com as opiniões de todos, mas hà comentários que são desnecessários.jpcme Escreveu:...O ARB é o melhor sem duvida, principalmente porque o vende, lol...
Aqui no fórum sou apenas o Vinnie...
caro amigo,
tens o mesmo direito que toda a gente a ter a tua opinião, sobre o material que vendes ou não vendes... e a tua opiniao é tao valida como todas as outras!
se compararmos o universo de bloqueios instalados, e se pensarmos que a arb tem quase de certeza a maioria do mercado, e os problemas são tão reduzidos, isso quer dizer algo!
Paulo Ferreira
http://www.proseriesttteam.com
http://www.proseriesttteam.com