Opinião ARB ou Kam

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Re: Opinião ARB ou Kam

Mensagem por jpcme »

Paulo

Não se fala mais nisso.

Se ofendi de qualquer maneira o "Vinnie", retiro o que escrevi no post anterior.

Foi um desabafo espontaneo... que compreendo que seja incomodativo, por isso peço desculpa, por algum atrito que possa ter criado.

Quanto as questões técnicas... fico com a minha, como vc´s ficaram com a vossa.

Lá por toda a gente ter um produto, isso nunca na vida significou que é o melhor!!!

Tu Paulo é inteligente o suficiente para vires com essas larachas.

Sabes bem, que um produto com alguma qualidade (não digo que não nem nunca disse), lançado quando não há concorrência (por se ser pioneira), no momento certo, no local certo, tem um crescimento que depois muito dificilmente se poderá ultrapassar.

O markting... uma boa aposta industrial, uma politica de vendas a nível global... pode ajudar a fazer da ARB o que é hoje.

Tu és Eng e sabes bem que existem no mercado bons produtos que só por não terem uma marca sonante e não serem usados pelas massas, não vingam, mas não deixam de ser optimos produtos e muitas vezes bem melhores que os das massas...

Mas acho que vc´s têm toda a razão

Coloca-se um ARB, que já esta comprovado, não tem nada a provar e ficamos todos felizes

Abraço
JP

P.S. Para que complicar o que é simples?

pavelyuri Escreveu:
Vinnie Escreveu:
jpcme Escreveu:...O ARB é o melhor sem duvida, principalmente porque o vende, lol...
Se é à minha pessoa que o Sr. jpcme se está a referir, vá ler o tópico e veja se alguma vez disse que o ARB é o melhor, neste tópico estamos a discutir e aprender com as opiniões de todos, mas hà comentários que são desnecessários.

Aqui no fórum sou apenas o Vinnie... ;)

caro amigo,

tens o mesmo direito que toda a gente a ter a tua opinião, sobre o material que vendes ou não vendes... e a tua opiniao é tao valida como todas as outras!

se compararmos o universo de bloqueios instalados, e se pensarmos que a arb tem quase de certeza a maioria do mercado, e os problemas são tão reduzidos, isso quer dizer algo!
Imagem
pavelyuri
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148

Mensagem por pavelyuri »

Jp,
eu pessoalmente so nao gosto de kam porque ja falei com o andrew e sinceramente nao gostei do gajo...

ja usei tambem detroit e gostei muito... so nao falei dele pq nao é o que esta em causa (abr vs kam).

nunca testei kam... acredito que seja bom... mas como disse nao gostei do homem... e sei de testes aos semi-eixos deles que nao deram bons resultados.
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

Mensagem por jpcme »

Sim sim Paulo, na boa

entendo e tambem tenho casos desses.

Sabes os semieixos que deram crises na Kam, foram as 1as series....

Mas Eu nem estava a falar de KAM, esqueçe la os KAM... ja os desmontei, montei e testei e não fiquei grande fan (Tu sabes aonde tive o contacto com eles, nos antigos representantes).

Dá muita lavoura, ARB mil vezes, dá 15 a zero ao KAM, facilidade de instalação, fiabilidade e preço.

EU ia nos do tipo Torsen com LSD com opção de 100%... mas isso já é outra louça.

Abraço
JP

pavelyuri Escreveu:Jp,
eu pessoalmente so nao gosto de kam porque ja falei com o andrew e sinceramente nao gostei do gajo...

ja usei tambem detroit e gostei muito... so nao falei dele pq nao é o que esta em causa (abr vs kam).

nunca testei kam... acredito que seja bom... mas como disse nao gostei do homem... e sei de testes aos semi-eixos deles que nao deram bons resultados.
Imagem
pavelyuri
master TT
master TT
Defender 90 TD5

Mensagem por pavelyuri »

sim... ai ja começamos a falar de outro tipo de bloqueio... para mim os melhores.. nunca testei e acho que ainda pouca gente tem, mas é o ideal ter um lsd bloqueavel a 100%. se tivesse €€€ para isso era por certo o proximo investimento
Vilas
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 jan 2010 23:25
Land Rover: Discovery 300 tdi de 94
Sócio LCP: 0

Mensagem por Vilas »

Boas.. :D
Olha eu também já estive na tua situação, queria bloqueio a 100% não sabia bem qual..
Acabei por montar Kam e estou muito satisfeito sem nada a apontar e cada vez que vou ao campo uso diversas vezes e tudo 5 estrelas.
Uma coisa a apontar, o bloqueio demora um pouco a desligar tenho de andar ali para traz e para a frente, não sei como é com os arb nos kam é assim.. :D abraço
PachecoTD5
master TT
master TT
Registado: 17 mar 2009 20:48
Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5
Sócio LCP: 1369

Mensagem por PachecoTD5 »

Tenho um RD128 com uns vedantes de melhor qualidade, quando o ARB foi montado, teve uma hora e tal a trabalhar e ficou tudo normal :)

Nao venho defender o ARB, apenas dizer que nao tive até a data problemas de vedantes :)
Imagem
pavelyuri
master TT
master TT
Defender 90 TD5

Mensagem por pavelyuri »

o problema nao esta nos vedantes em si, ou pelo menos nao so.. mas na forma como vedam. a maioria das pessoas monta aquilo porque vem assim embalado e ja esta, sem perder nenhum tempo a analisar se nao se pode melhorar um pouco. a alteração é bastante facil e reduz o risco de fugas. a neiva tt ja fez a operação em varios arb e todos sem problemas.
cblopes
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI

Mensagem por cblopes »

boas
1º lugar parabens a todos pois á algum tempo que aprendia pouco aqui no forum e aqui esta uma "discusão" bem bonita e SAUDAVEL onde tenho aprendido muito.

2 lugar e os AETON já alguem viu ou conhece?????

da conclusão que começo a chegar com todos os interessantes testemunhos que tenho lido começo cada vez mais a achar que a solução do filipe FLG é a melhor para quem faz um todo o terreno não trialeiro mas que não gosta de ficar em lado nenhum e pode gastar não muito que é truetrack frente e traz e um guincho e já esta que tal :ok: ;)
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
PachecoTD5
master TT
master TT
Registado: 17 mar 2009 20:48
Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5
Sócio LCP: 1369

Mensagem por PachecoTD5 »

pavelyuri Escreveu:o problema nao esta nos vedantes em si, ou pelo menos nao so.. mas na forma como vedam. a maioria das pessoas monta aquilo porque vem assim embalado e ja esta, sem perder nenhum tempo a analisar se nao se pode melhorar um pouco. a alteração é bastante facil e reduz o risco de fugas. a neiva tt ja fez a operação em varios arb e todos sem problemas.
Estas a falar de uma anilha ? Eu sei que no meu hove uma anilha que foi retirada :)
Imagem
Disco_300
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 20 nov 2008 22:23
Land Rover: Discovery 300 de 97

Mensagem por Disco_300 »

A EATON é uma empresa que faz vários produtos, uns dos quais diferenciais de nome:

Detroit,

com os modelos
tuetrac , locker, etc.

Os Truectrac são bons porque estão sempre em "modo de espera" e como são " progressivos" na maneira como actuam, poupam mais os diferenciais.

No entanto não são os mais eficazes para trialeira.
Disco_300
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Disco_300 »

Boas,

EDUARDO COELHO Escreveu:
Disco_300 Escreveu:Para exemplificar a situação,

Imaginemos uma rampa, em que temos as rodas da frente com menos tracção que as de trás.

Ligamos os bloqueios da frente e de trás obrigando as rodas do mesmo eixo a rodar á mesma velocidade. No entanto, como temos um diferencial autoblocante central não conseguimos ter o eixo da frente a rodar á mesma velocidade que o de trás e a potencia/binário "foge" para onde houver menos resistência ( nesta situação, as rodas da frente ).
O que o autoblocante vai fazer é limitar os 100% de rotação de um diferencial “normal” em por ex.40%, ficando o deslizamento das rodas que estão a patinar com mais facilidade (eixo da frente) a deslizar 60% e transmite o restante movimento (os restantes 40%) para o eixo de trás.
Ou seja, faz com que, por ex. as rodas/eixo da frente rodem 60 voltas enquanto as rodas/eixo de trás só rodam 40 voltas, quando o quereremos é que as rodas de trás façam mais trabalho que as da frente, uma vez que têm mais tracção.
Será mesmo assim, Disco 300? Com um Quaife ao centro? Não será o inverso?
Obrigado
Cumprimentos
Eduardo
EDUARDO COELHO, a unica coisa que te posso dizer é que na sua concepção o torson não é mais do que uma relação de transmissão de um eixo para o outro.

Tens o exemplo do Truetrac que deve ser encomendado com atenção, pois existem os para o eixo da frente e para o eixo de trás.

Poderás perguntar; Porque são diferentes? Porque têm relações de transmissão diferentes.

No da frente é necessário ter em conta as situações de trabalho em curva, em que o diferencial terá que dar mais liberdade á roda que está a girar a uma velocidade superior que a que está a girar a uma velocidade inferior, mantendo ainda assim, binário na roda que gira mais devagar.
Se montares um truetrac de trás no eixo da frente em curva terás problemas, uma vez que o diferencial limitará demasiado a roda que gira mais rápido e por inerencia de funcionamento forçará a roda que está a girar mais devagar a rodar mais rápidamente.
Corleone
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 mai 2010 11:18

Mensagem por Corleone »

Bom dia,

Congratulo-me por ter um tópico que aborda uma temática que me tem tirado alguma da minha (pouca) disponibilidade mental - bloqueio de diferencial traseiro.

Em primeiro lugar, importa (e na minha opinião), como aqui também já foi referido, conhecer-se o propósito do Off-Road (OR) que se pretende fazer: Extreme? Umas incursões fora de estrada? Troços que sugiram um maior cruzamento de eixos com rodas a girar livremente no ar? Esta parece-me ser a abordagem correcta e mais acertada.

Em segundo lugar, questionar quem sabe e quem já experimentou os vários diferenciais. Perceber como funcionam e de que forma irão de encontro às necessidades detectadas. Não fará muito sentido optar uma solução de diferencial de accionamento automático quando se pretende usufruir do máximo de conhecimento técnico na transposição de certos obstáculos. Há quem goste de accionar manualmente o diferencial. Há quem prefira uma acção "sempre presente" - automáticos.

Em terceiro e último lugar, a componente "custo/qualidade". É um factor a ter em conta, sendo que o mais barato pode nem sempre ser a melhor opção.

No meu caso, tenho um conjunto mola e amortecedor razoável (Kit Terrafirma + 2"). Retirei a barra estabilizadora traseira, o que permite um maior cruzamento de eixos, naturalmente. Pondero a instalação de um bloqueio de diferencial traseiro, como "Safe Button", assim sinta necessidade de usar o mesmo e o obstáculo assim o justifique (eg: roda gira livremente no ar). Na minha perspectiva deve tentar-se sempre a transposição do obstáculo, sem "ajudas". Posteriormente com o tal "botão". Mas accionado com a minha vontade e nunca manualmente. Estou a ponderar duas opções: truetrac (não faz bloqueio diferencial a 100%) e ARB (do qual tenho excelentes referências). Agradeço desde já todas as contribuições neste tópico que têm servido para que o meu conhecimente referente a esta matéria seja consolidado.

Cpts.,
Vinnie
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 set 2006 14:59
Land Rover: 96" Discovery 300 TDI
Sócio LCP: 2102

Mensagem por Vinnie »

Imaginemos uma rampa, em que temos as rodas da frente com menos tracção que as de trás.

Ligamos os bloqueios da frente e de trás obrigando as rodas do mesmo eixo a rodar á mesma velocidade. No entanto, como temos um diferencial autoblocante central não conseguimos ter o eixo da frente a rodar á mesma velocidade que o de trás e a potencia/binário "foge" para onde houver menos resistência ( nesta situação, as rodas da frente ).
O que o autoblocante vai fazer é limitar os 100% de rotação de um diferencial “normal” em por ex.40%, ficando o deslizamento das rodas que estão a patinar com mais facilidade (eixo da frente) a deslizar 60% e transmite o restante movimento (os restantes 40%) para o eixo de trás.
Ou seja, faz com que, por ex. as rodas/eixo da frente rodem 60 voltas enquanto as rodas/eixo de trás só rodam 40 voltas, quando o quereremos é que as rodas de trás façam mais trabalho que as da frente, uma vez que têm mais tracção.
Atenção que isso só acontece nos Land Rovers sem bloqueio central, no caso do defender e Discovery 1 que têm bloqueio central esse problema não existe.

Abraço,
Vinnie
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Vinnie, Boa Tarde

No Disco 1 (que é o meu caso) se ligar os dois ARB e não bloquear o Diferencial central, arrisco-me a por vezes ter tracção só às duas rodas da frente ou só às duas rodas de trás, certo?
Se bloquear o central e mantiver os dois ARB ligados, tenho 100% em cada roda, certo?
Se montar um Quaife ao centro acontece o que o Disco_300 diz ou o contrário?

É que se for como o o Disco_300 diz, não tem qualquer interesse para "a vida que o meu Disco leva" a montagem do Quaife; se for o inverso tem muito interesse.

Mais uma vez obrigadíssimo pelos Vossos ensinamentos.
Cumprimentos
Eduardo
Paulo Andrade
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 jan 2010 17:24
Land Rover: LAND ROVER,
Range Rover Classic 3P
300 TDI (Ex 2.5Td VM)
1991
Sócio LCP: 2170

Mensagem por Paulo Andrade »

Boas a todos,

Depois de muito aqui ter lido, decidi deixar a minha modesta opinião.
Iniciei-me no mundo do TT por influencia de um grande amigo meu, que é preparador de viaturas tt e que por sinal há alguns anos atrás (não muitos) foi campeão nacional de trial (aquele do tipo durinho) e ele utilizava bloqueios ARB (por algum motivo os devia utilizar). Quer eu quer o meu irmão já utilizamos ARBs já lá vão uns anitos e só agora tive problemas num dos ARB que penso ser desgas-te nos tão afamados vedantes.
Agora haverá melhor?? é provável que sim mas a que preço?? Os mais afamados pelo que me consta não são nenhuns dos que aqui foram referidos mas sim os "Jack McNamara", Australianos.

Abraços
Paulo Andrade
Vinnie
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 set 2006 14:59
Land Rover: 96" Discovery 300 TDI
Sócio LCP: 2102

Mensagem por Vinnie »

EDUARDO COELHO Escreveu:Vinnie, Boa Tarde

No Disco 1 (que é o meu caso) se ligar os dois ARB e não bloquear o Diferencial central, arrisco-me a por vezes ter tracção só às duas rodas da frente ou só às duas rodas de trás, certo?
Se bloquear o central e mantiver os dois ARB ligados, tenho 100% em cada roda, certo?
Se montar um Quaife ao centro acontece o que o Disco_300 diz ou o contrário?

É que se for como o o Disco_300 diz, não tem qualquer interesse para "a vida que o meu Disco leva" a montagem do Quaife; se for o inverso tem muito interesse.

Mais uma vez obrigadíssimo pelos Vossos ensinamentos.
Cumprimentos
Eduardo
Não, atenção que o Disco tem bloqueio central "manual" e não autoblocante, se estás a subir uma trialeira com o bloqueio da caixa desconectado e perderes tração numa roda o carro para, quando um eixo fica sem tração ou o outro deixa de puxar, se tiveres num Range Rover por exemplo que já tem autoblocante (viscoso) isso já não acontece... Para ser mais facil de perceber, o Discovery 1 tem um "ARB" na caixa e o Range Rover tem um "Quaife/TrueTrack, etc" na caixa.

Abraço,
Vinnie
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Mensagem por JotaJor »

Vinnie Escreveu:...Discovery 1 tem um "ARB" na caixa e o Range Rover tem um "Quaife/TrueTrack, etc" na caixa.
vai de encontro ao que eu disse... por algum motivo o pessoal dos RR troca as caixas pelas dos discos/def :)
Disco_300
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Disco_300 »

Vinnie Escreveu:

Atenção que isso só acontece nos Land Rovers sem bloqueio central, no caso do defender e Discovery 1 que têm bloqueio central esse problema não existe.

Abraço,
Vinnie
Boas,

Exactamente Vinnie,

Este exemplo foi para “visulizarmos” uma situação para o sistema que se estava a falar: um ARB(ou similar) no eixo da frente um Truetrac(ou similar) no diferencial centrale um ARB(ou similar) no eixo de trás.

Não tem nada a ver com os Discos ou Defenders com diferencial central original, de bloqueio a 100%
Disco_300
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Disco_300 »

Boas,

já agora para ajudar/baralhar com mais opções,

tendo o bloqueio central de origem 0%-100% :
configurações do menos para o mais despendioso:

- 1 truetrac para cada eixo
- 1 truetrac para a frente + 1 detroit locker com os respectivos semi-eixos e falanges para trás
- 1 truetrac para a frente + 1 ARB com os respectivos semi-eixos e falanges para trás
- 1 ARB , com respectivos semi-eixos e falanges na frente+ 1 Detroit locker para trás, com respectivos semi-eixos e falanges
- 1 ARB + semi-eixos e falanges para cada eixo

Um abraço