Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
mpblue Escreveu:
..... e trocar as borrachas de origem da barra estabilizadora por uns em poliuretano...
P38A, borracha!!!!
Nada de poliuretano
Boas:
Depende da dureza shore do poliuretano (ou mesma da borracha - porque se meteres da concorrencia não vai ser igual a original), e o poliuretano que meti é o confort, ou seja o mais macio...
Descobri entretanto que o relé adicional está a ir buscar o sinal a um fio Branco/Azul (WU) que vai a centralina do motor (ECM) e é o pino 4 da ficha C572, e que por sua vez vai a centralina geral (BECM) e é o pino 5 da ficha C114. Do lado da potencia, faz umas ligações a fiarada da caixa de fusíveis para potência...
Alguém sabe qual a função deste fio?
E já agora, que coisa é esta debaixo do deposito de água de arrefecimento?
Última edição por mpblue em 13 dez 2010 15:36, editado 1 vez no total.
Este fim de semana, ia passear com o RR, mas bateria nicles. Como já tinha previsto trocar a caixa de fusíveis por uma nova, aproveitei para o fazer.
Limpeza geral de todas as fichas eléctricas que encontrei pelo caminho, descobri 3 relés em mau estado (que ainda tenho que substituir), e depois de tudo montado no sitio, a quantidade de problemas com avarias no painel, aumentou, pelo que para já, urge liga-lo a maquina para limpar erros acumulados, para então fazer um ponto de situação.
Aproveitei para limpar o sensor de temperatura de ar do motor, colocar um tubo em silicone para a MAF, eliminar fugas de óleo entre a cabeça do motor e admissão (colocando uma borracha nova), e como não poderia deixar de ser umas voltas. De sábado para domingo, não notei diferença na bateria, e pegou bem.
Montei ainda os amortecedores atrás, e o comportamento esta diferente, mais macio a curvar, menos folgas na direcção, e já não sinto a direcção a flutuar quando se passa por uma sequência de buracos...
Nota a navegação: Pessoal que tenha colocado tubos de silicone nos tubos de retorno do gasoleo - já foi reportado na net problemas com os mesmos, que começam a inchar e a deformar-se devido ao gasoleo - recomenda-se a substituição por tubo proprio...
mpblue Escreveu:
Nota a navegação: Pessoal que tenha colocado tubos de silicone nos tubos de retorno do gasoleo - já foi reportado na net problemas com os mesmos, que começam a inchar e a deformar-se devido ao gasoleo - recomenda-se a substituição por tubo proprio...
ou por tubos mesmo de silicone... é que anda por ai muito tubo aldrabado (azul.... )
mpblue Escreveu:
ou por tubos mesmo de silicone... é que anda por ai muito tubo aldrabado (azul.... )
Continuo sem respostas para as perguntas que aqui vou fazendo por parte dos landmaniacos... Pelos vistos está é uma saga pioneira...
Os casquilhos colocados na barra estabilizadora...
Da colocação da caixa de fusíveis nova, deu para ver que alguns terminais estão mais sobrecarregados na alimentação (ver ficha azul, lado direito - este terminal se não me engano está ligado à alteração feita com o relé adicional...)
Mpblue, uma bateria em baixo num P38A, pode originar uma série de erros "falsos".
Que máquina é que leu isso?
Calma.
Boas:
Faultmate MSV-2...
Estranhei não conseguir apagar os erros do ABS, até porque em andamento, não tenho a luz de ABS ligada (só quando faço um pequeno cruzamento de eixos com o eixo da frente, ai acende a luz de ABS e fica ligada, mas soponho que seja folga nos casquilhos dos sensores de ABS, que quero substituir um destes dias)...
E na centralina do motor não tinha erros, nem na BECM, mas ele esta com o os erros de janelas não programadas em 3 delas (que não consigo fazer o set delas). Surgiu após a ultima descarga da bateria...
A bateria não tem um ano, mas tambem não acho que seja grande espingarda...
Prontos, lá ficou sem bateria outra vez... Acho que estou a exagerar na quantidade de WD40 que tenho colocado nas fichas todas que encontro, e agora deve estar cheio de passagens de corrente, para ficar assim sem bateria em 4 dias...
Pergunta: deve-se ou não colocar WD40 nas fichas e contactos das centralinas dos nossos meninos???
Supostamente sim, mas no Leroy Merlin existe uns produtos de lubrificação e limpeza que são diélectricos, esses sim podes por a vontade. São mesmo produtos com capacidades de limpeza que não afectam contactos eléctricos nem permitem a passagem entre circuitos. Aqui na minha zona esses produtos por norma estão ao pé das máquinas de soldar.
Abraços
Hugo
Range Rover P38 DT 1995
Volvo 945 B234F 1991
f#rd Fiesta 1.8D 1994
E não tenho mais porque a minha mulher não deixa!!!! Aliás
deixar até deixa.... Mas só da terra de Sua Magestade :)
Tens de esperar que a cogeração arranque...levas lá a bateria que eles deverao carregar isso num instante.. eheheheheh
Que bateria tens? A minha é LR original e nunca deu problemas...
(tirando o facto de uma vez por outra ela ir abaixo qd o carro teima em não pegar...deve ser das velas..penso eu de que..)
As janelas....começa com elas em cima de tudo. Desce o vidro todo e sempre a carregar no botão, deixa em baixo um ou dois segundos e depois sobe logo a seguir o vidro.
Por vezes tb me vejo à nora para programar uma ou outra...
Tens o faultmate?....huumm....um destes dias tenho de ir aí à vianalocals e ainda passo por tua casa ;-)
mpblue Escreveu:...Pergunta: deve-se ou não colocar WD40 nas fichas e contactos das centralinas dos nossos meninos???
Viva mpblue
O produto indicado é Spray para contactos e não WD40...
Boas:
Já foi agora a Wurth buscar o dito spray de limpeza de contactos electricos (caro...) e um spray para os bornes da bateria...
Será que posso aplicar o dito no interior da BECM (li algures que uma limpeza interior de vez enquando não faz muito mal, visto que ela tem tendencia a ganhar humidades (espcialmente após problemas do permutador do aquecimento (que no meu, já alguem mudou em tempos...
Vais abrir a becm?
..nunca me preocupei com a minha....
No leroy merlen acho que tem desses sprays...tenho de comprar um para borrifar a placa de circuitos da hevac que aquilo de vez em quando o display fica marado..
Acho que andas demasiado ocupado a borrifar o que está quieto.....
mpblue Escreveu:
Será que posso aplicar o dito no interior da BECM (li algures que uma limpeza interior de vez enquando não faz muito mal, visto que ela tem tendencia a ganhar humidades (espcialmente após problemas do permutador do aquecimento (que no meu, já alguem mudou em tempos...
Mpblue, transmito as sábias palavras que o FLG, me transmitiu quando comprei o meu P38A..... ".... Paulo, se funciona nao mexas..."
Se queres andar a "borrifar", lubrifica a fechaduras e tudo que possas lubrificar, cuidado com o WD40, ele não lubrifica.
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...