Viva a todos,
Em Maio de 2010 decidi mudar o conjunto da suspensão porque a fadiga do que estava montado já se fazia notar quer em curva quer em travagem e mesmo visualmente já se notava o tal desnível entre a traseira e a frente que o Sr. Teixeira menciona.
Depois de alguma pesquisa optei pelos TerraFirma com a altura standard na versão light-duty (que a AllMakes apelida de AllTerrain), que tem a mesma medida dos originais LR, como as molas são feitas com fio de aço de 18mm de espessura em vez dos 16 de origem, logo tem uma taragem diferente, ou seja, suporta maior peso/carga, mas, como não tenho intenção de montar guincho,
roof-rack,
snorkel, ou outros acessórios, o peso do carro não se alterou, o resultado foi que o carro “subiu” cerca 25mm a 30mm (medição a dedos entre a roda e aba da cava da roda).
Outra razão que me levou a optar pelos TerraFirma foi o facto de as molas terem dois "espaçamentos/enrolamento" diferentes que permite uma maior resistência ao adornar da carroçaria em curva, mas, por outro lado fica mais confortável fora de estrada. Este tipo de configuração (e corrijam-me se estou enganado) também permite de alguma maneira evitar o
bottom-up, que não é mais do que quando a base do amortecedor bate no topo porque se esgota o curso do mesmo.
E não foi necessário fazer qualquer alteração em tubos de travão, tirantes com correcção de ângulo, nem cones ou cintas guias ou qualquer outra alteração!
Resultados:
Em estrada: mais seguro em curva e firme em travagem, embora ao início se notasse algumas irregularidades de estrada como tampas de esgoto, bandas sonoras ou pequenos buracos, depois do conjunto “acamado” e com a pressão certa para 235/70 R16 se diluíram.
Fora de estrada: embora a utilização seja de 99% em alcatrão, noto mais flexibilidade no carro (se é que assim se pode dizer), ou pelo menos mais conforto (talvez porque o conjunto que tinha anteriormente já estava perto do fim de vida).
Esteticamente: sem parecer um “Range de calças arregaçadas”, ficou com as medidas certas (para mim), sem perder o aspecto intemporal de um Range Rover!
Desculpem-me o testamento, mas, estou a tentar responder a perguntas que eu próprio fazia, quando procurava a melhor solução para mim… (agora baseado na minha experiência pessoal), sim porque afinal de contas temos que procurar a melhor solução para o propósito/utilização que cada um dá ao seu LR!
Boa sorte e espero que encontre a melhor solução para si e para o seu LR, seja ela qual for!
E não, não tenho comissão da AllMakes – TerraFirma