Range sobe, sobe?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
panther667
master TT
master TT
Registado: 22 set 2010 22:09
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1992
Sócio LCP: 2395
RTI: 0

Re: Range sobe, sobe?

Mensagem por panther667 »

vascocostalopes Escreveu:Podes por uns tacos (+5) que com alguma habilidade até se fazem em casa. Mas não te esqueças de alterar também os tubos de travão (+5), senão no primeiro "cruzamento" estes partem...
É preciso alterar os tubos de travão?? :?2 :?2
Tenho o meu RR mais alto 4 cm e não troquei nada de tubos de travão...e até agora ainda não tive problemas...será que vou ter problemas? :yikes:
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Na minha opinião, e se queres 2 ou 3 cm, faz o que eu fiz e estou satisfeito.

Molas Bearmarch + 1,5" e amortecedores terrafirma...

Mandei vir da MM4x4 mandas para lá um mail, pois não têm as molas anunciadas nessa medida.

Abraço
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

panther667 Escreveu:...É preciso alterar os tubos de travão?? :?2 :?2
Tenho o meu RR mais alto 4 cm e não troquei nada de tubos de travão...
Boas panther667

+2" não obriga a substituição dos tubos de travão... no entanto se colocares uns maiores da Goodridge não fica nenhuma fortuna e ficas com uma travagem mais eficiente... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
panther667
master TT
master TT
Registado: 22 set 2010 22:09
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1992
Sócio LCP: 2395

Mensagem por panther667 »

FLGFLG Escreveu:
Boas panther667

+2" não obriga a substituição dos tubos de travão... no entanto se colocares uns maiores da Goodridge não fica nenhuma fortuna e ficas com uma travagem mais eficiente... ;)
Então...precisar não preciso de substituir. Realmente noto que ele ficou a travar um pouco pior, mas nada de mais!
Mas se vier a ter problemas, que tipo de problemas serão? Deixar de travar dum momento para o outro?
Agora não me estou a recordar se aumentei 4 cm ou se foram 4"... :ohnao:
Já o tenho assim há meio ano e ainda não fiquei sem travões :D
Imagem
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

panther667 Escreveu:...Agora não me estou a recordar se aumentei 4 cm ou se foram 4"... :ohnao:
Se foi +4" :yikes:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 fev 2009 23:44
Sócio LCP: 2088

Mensagem por carvalho »

panther667 Escreveu:
FLGFLG Escreveu:
Boas panther667

Então...precisar não preciso de substituir. Realmente noto que ele ficou a travar um pouco pior, mas nada de mais!
Mas se vier a ter problemas, que tipo de problemas serão? Deixar de travar dum momento para o outro?
Agora não me estou a recordar se aumentei 4 cm ou se foram 4"... :ohnao:
Já o tenho assim há meio ano e ainda não fiquei sem travões :D
Posso estar enganado mas não é por levantares o carro que passa a travar pior.
A mente tem destas coisas curiosas...

Ao colocares novas extensões dos tubos de travões vai melhorar a travagem. Em principio mas tb não é garantido e há quem não tenha notado melhorias.
Mas atenção que o aumento é feito para que os tubos de origem não partam qd existir um cruzamento mais "radical" e não para melhorar a travagem.

Dervido ao preço, é boa medida substituir as tubagens dos travões por precaução. Assim não ficas preocupado se, em caso de cruzamento de eixos violentos, deixares de ter travões porque pura e simplesmente os tubos esticam em demasia (são curtos) e acabam por ser arrancados. E adeus travagem...
RRGarcia
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 out 2010 13:13
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1993
Sócio LCP: 0

Mensagem por RRGarcia »

Viva a todos,

Em Maio de 2010 decidi mudar o conjunto da suspensão porque a fadiga do que estava montado já se fazia notar quer em curva quer em travagem e mesmo visualmente já se notava o tal desnível entre a traseira e a frente que o Sr. Teixeira menciona.
Depois de alguma pesquisa optei pelos TerraFirma com a altura standard na versão light-duty (que a AllMakes apelida de AllTerrain), que tem a mesma medida dos originais LR, como as molas são feitas com fio de aço de 18mm de espessura em vez dos 16 de origem, logo tem uma taragem diferente, ou seja, suporta maior peso/carga, mas, como não tenho intenção de montar guincho, roof-rack, snorkel, ou outros acessórios, o peso do carro não se alterou, o resultado foi que o carro “subiu” cerca 25mm a 30mm (medição a dedos entre a roda e aba da cava da roda).
Outra razão que me levou a optar pelos TerraFirma foi o facto de as molas terem dois "espaçamentos/enrolamento" diferentes que permite uma maior resistência ao adornar da carroçaria em curva, mas, por outro lado fica mais confortável fora de estrada. Este tipo de configuração (e corrijam-me se estou enganado) também permite de alguma maneira evitar o bottom-up, que não é mais do que quando a base do amortecedor bate no topo porque se esgota o curso do mesmo.
E não foi necessário fazer qualquer alteração em tubos de travão, tirantes com correcção de ângulo, nem cones ou cintas guias ou qualquer outra alteração!

Resultados:
Em estrada: mais seguro em curva e firme em travagem, embora ao início se notasse algumas irregularidades de estrada como tampas de esgoto, bandas sonoras ou pequenos buracos, depois do conjunto “acamado” e com a pressão certa para 235/70 R16 se diluíram.
Fora de estrada: embora a utilização seja de 99% em alcatrão, noto mais flexibilidade no carro (se é que assim se pode dizer), ou pelo menos mais conforto (talvez porque o conjunto que tinha anteriormente já estava perto do fim de vida).
Esteticamente: sem parecer um “Range de calças arregaçadas”, ficou com as medidas certas (para mim), sem perder o aspecto intemporal de um Range Rover!

Desculpem-me o testamento, mas, estou a tentar responder a perguntas que eu próprio fazia, quando procurava a melhor solução para mim… (agora baseado na minha experiência pessoal), sim porque afinal de contas temos que procurar a melhor solução para o propósito/utilização que cada um dá ao seu LR!

Boa sorte e espero que encontre a melhor solução para si e para o seu LR, seja ela qual for!

E não, não tenho comissão da AllMakes – TerraFirma ;)
teixeira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 05 jan 2011 17:49
Land Rover: ex Discovery tdi; Discovery td5; Range Rover Classic- actualmente Defender td5

Mensagem por teixeira »

Obrigado pela ajuda de todos ;) :driving: .
Este último testemunho é brilhante :ok: :rofl: .
Vou pensar e seguir "à risca" alguns destes comentários...Principalmente este último.
Caro RRGARCIA onde posso comprar este material que mencionou?
carvalho
júnior TT
júnior TT

Mensagem por carvalho »

Eu não quis falar em marcas mas o meu RRC tem à frente e atrás molas Terrfirma Medium Duty e amortecedores Terrafirma ProSport +2".
Combinação fantástica.
Tal como o RRGarcia comentou e muito bem!
RRGarcia
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 out 2010 13:13
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1993

Mensagem por RRGarcia »

Viva,

Caro Teixeira,
Em relação ao sítio onde pode adquirir os equipamentos TerraFirma pode sempre fazer contas para ver se compensa mandar vir de fora (encomenda via internet), mas, se comprar cá vai depender da sua localização.
Sem querer fazer publicidade, isto é o que diz na página da AllMakes - TerraFirma: http://www.terrafirma4x4.com/distributo ... y=Portugal

Ainda em relação aos tubos de travão penso que apenas será necessário fazer a alteração se optarmos por subir mais que 2'', ou seja 5,08cm!
E penso que o que o FLGFLG queria transmitir acerca dos tubos Goodridge é que em relação aos tubos de origem para além de não partirem aquando de um cruzamento mais "radical" por serem mais compridos e resistentes é que são construídos de forma a criarem menos atrito ao óleo que neles circula, logo, a resposta ao pedal é mais rápida e mais eficiente (penso que era isto).

P.S. - Caso seja o próprio Teixeira (ou outro landmaniaco) a "fazer isso em casa", não esquecer que as molas do lado esquerdo/condutor vêm marcadas para serem montadas apenas desse lado e a razão é a seguinte: como o carro (ainda) não anda sozinho e precisa de um condutor, e as molas estão já dimensionadas para esse peso constante que é o "motorista"!
Última edição por RRGarcia em 13 jan 2011 12:42, editado 1 vez no total.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Por acaso as de origem estavam dimensionadas mas as Bearmarch que coloquei são iguais dos 2 lados...

O carro SEMPRE teve uma LIGEIRA inclinação para a direita na traseira e já andou com 3 conjuntos de molas diferentes...

Abraço
carvalho
júnior TT
júnior TT

Mensagem por carvalho »

As molas Terrafirma que tenho são diferentes da esquerda para a direita e de trás para a frente.
Ou seja, tenho dois conjuntos diferentes (um por eixo) e em cada eixo a mola da esquerda é diferente da da direita.
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

RRGarcia Escreveu:...E penso que o que o FLGFLG queria transmitir acerca dos tubos Goodridge é que em relação aos tubos de origem para além de não partirem aquando de um cruzamento mais "radical" por serem mais compridos e resistentes é que são construídos de forma a criarem menos atrito ao óleo que neles circula, logo, a resposta ao pedal é mais rápida e mais eficiente (penso que era isto)...
Ora ai está... havendo tambem menos dilatação dos tipos ao travar... principalmente se nunca foram trocados... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
GNunes
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 21 out 2010 16:26
Land Rover: O Grande RR VM

Mensagem por GNunes »

Boas,

Também andei (e ando) a pensar mudar a suspensão do meu RR pois a minha já acusa a idade e já se nota o cansaço!
Andei a ver preços aqui em Portugal e em Inglaterra (tudo acima dos 400, 500€) mas deparei-me com este conjunto autenticamente low-cost.
Para ouvir opiniões sobre o conjunto mas também para partilhar este possível "achado" escrevi neste Post e aqui fica o link:
http://offroadprojects.com/loja/product ... roduct=127
O que acham? Eu sei que as molas Britpart não são grande espingarda mas o preço é aliciante e os portes são grátis!

Os melhores cumps,
GNunes
Imagem
pantunes
master TT
master TT
Registado: 24 abr 2007 23:32
Land Rover: Discovery 300Tdi 4p 97' PanTTuned
Ex Freelander XEDI 4p 99'
EX Range Rover 200 Tdi 1993
Ex RR P38 DT 98'
Sócio LCP: 2338

Mensagem por pantunes »

Excelente preço! :cool:
Mais barato ou pouco mais caro que o kit da Paddock e em Portugal... ajudamos os nossos!!!
Ainda bem que começam a aparecer pessoas que nos ouvem... em Portugal ;)
Quanto às molas vais ver que não te arrependes... tenho umas, Land está direitinho, ouseja não inclina para lado nenhum e em TT trabalham bem... para mim, claro! Temos que ver que pelo preço são imbatíveis :o
Custo do Kit da Paddock fica por 208,32€ sem portes nem IVA...
http://www.paddockspares.com/pp/KITS/Su ... mpers.html

Quanto à questão dos tubos dos travões, não tens que trocar( o meu tem os de origem e faz algum TT), mas técnicamente deves... compreendes? É a diferença entre ficar esticado ou ter folga ;) Ser em malha de aço tem todas as vantagens que o FLG já referiu, travar melhor acho que não, fica é mais reactivo já que não tem lugar a dilatação por pressão/temperatura, ficando a sensação de mais eficácia.
É certo que num cruzamento mais radical, a mola traseira salta fora... considera oucolocar as guias das molas ou então prende com uma abraçadeira de aço no topo superior para depois não andares com trabalhos a meter as molas no lugar. As chapas que prendem as molas no eixo normalmente estão partidas, se tiveres jeito ou um serralheiro perto é muito fácil fazer uns... é uma chapa com 2 furos!
cumprimenTTos do Pantunes; One life... LR it!
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero
GNunes
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por GNunes »

Já agora alguém sabe +- o preço que uma oficina leva a montar um kit destes? Quantas horas de trabalho serão necessárias?

Cumps,
GNunes
Imagem
pantunes
master TT
master TT
Ex RR P38 DT 98'

Mensagem por pantunes »

GNunes Escreveu:Já agora alguém sabe +- o preço que uma oficina leva a montar um kit destes? Quantas horas de trabalho serão necessárias?

Cumps,
GNunes
GNunes se fosses do Norte ou se quiseres vir ao Norte sei onde isso te fica baratinho ;)
Já o fiz para mim e para um colega e é coisa para 2 tipos sem jeito nenhum fazer numa tarde nas calmas e com tempo para umas minis :D
Um mecânico com elevador, macacos xpto e afins acho que 2 a 3 horas chega :?? digo eu...
Se fosse a tí arranjava um amigo e se precisares dicas manda-me PM que dou as que necessitares pois não é nada que não consigas fazer! ;)
GNunes
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por GNunes »

Eu já estive quase a mudar só as molas e eles cobravam mais de 3 horas.
Penso que me disseram também que pelo menos no eixo da frente não dava para fazer em casa pois era preciso uma máquina que comprimia a mola para tirar o amortecedor lá de dentro ou qualquer coisa do género. É verdade? Só tenho um macaco na norauto nada mais :p
Mas se for fácil como diz aventuro-me a fazer isso sozinho!
Imagem
pantunes
master TT
master TT
Ex RR P38 DT 98'

Mensagem por pantunes »

Realmente não sai sozinho... tens que arranjar um segundo macaco, baixas ao máximo o que suporta a ponte, colocando o outro entre a ponte e a longarina, obrigando o chassis a subir até a mola saltar. O amortecedor se for o original sai primeiro. Cuidado a colocar o novo pois se for a gás depois de tirar o arame que o segura cresce. .. cresce e fica mais complicado de meter. O conselho às frente é apontar em cima a fêmea e depois retirar o arame. Não fiz assim e aprendi. Liga se tiveres duvidas;-)
GNunes
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por GNunes »

Então o segundo macaco tem de ser enorme para fazer subir mais do que a altura da mola! De que altura é que tem de ser?
De qualquer maneira se for para a frente com isto será só daqui a algum tempo (Fev ou Março) e nessa altura peço ajuda mais pormenorizada antes de me aventurar... Mas agradeço-lhe imenso as dicas (em princípio vai-me fazer poupar quase 100€ da mão de obra) e quando a altura chegar chateio-o ainda mais com dúvidas..
Cumps
Imagem