Motor HS 2.8 Tgv

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
JMV
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 abr 2007 16:55
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Motor HS 2.8 Tgv

Mensagem por JMV »

Boas
Instalei há cerca de 20.000 kms o motor International HS 2.8 Tgv num Disco 300 tdi de 97, e apesar de satisfeito com o motor, o processo não correu sem alguns problemas, que foram sendo resolvidos apenas pela minha insistência :x pois a oficina que o instalou achava sempre tudo normal :sing:
De há uns tempos para cá tenho sentido uma vibração (que descreveria de alta frequência) na manete das mudanças, que me parece excessiva (que mais uma vez eles consideram normal) e irregular: em condições semelhantes, umas vezes vibra mais que outras, e por coincidência, ou não, o assobio do turbo também não me parece sempre o mesmo; será que uma deficiência qualquer no turbo pode provocar a tal vibração? Há alguma maneira de o testar sem ter que o desmontar? Como o motor está na garantia a oficina não o vai querer fazer, sem um argumento de força...
Agradeço :god: qualquer dica que me possam dar.
raul silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

É de verificar os apoios da caixa e motor. Esses motores têm um casquilho no volante, onde entra o veio primário da caixa de velocidades que por vezes dá problemas. Verifica também o estado das cruzetas
dos veios de transmissão.
Cumpts.
raul
JMV
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMV »

Raul

Obrigado pelas sugestões, mas devo dizer que os apoios do motor são novos, e os da caixa não foram substituidos por estarem bons; a embraiagem foi toda nova, com um disco reforçado, mas recentemente começou a patinar a baixa rotação, na zona de maior binário e teve que ser aberta e foi substituida a prensa (acho que é assim que se chama) por uma de um 110, tudo o resto estava em condições. A vibração também acontece com o carro parado, em ponto morto, e aumenta e diminui com a rotação o que me leva a pensar que é mesmo do motor; os meus conhecimentos de mecânica são limitados, e isto se calhar é um disparate.
De toda a maneira , mais uma vez obrigado.
Cumprimentos
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687

Mensagem por Artur Pinto »

Boas,

Esse foi um dos medos que eu tive quando pensei em recuperar um disco 300, pois uma das opções era a substituiação do motor. Quanto a isso, e adicionando ao que ja foi dito pelo raul, na altura tinham-me falado que a embraiagem teria de ser a da 130 por ser a mais reforçada de todos devido ao aumento do torque que o TGV tem. No entando, não tenho certezas absolutas, mas fica a ideia.. Ah, além do motor e as outras peças que referiste que foram aplicadas o kit de adaptação do motor também foi colocado certo?

Abraço
JMV
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMV »

Boas,

O motor foi instalado com um kit próprio para o Disco; e o kit da embraiagem foi o recomendado pelo importador do motor.
Chegaste a instalar este motor?

Um abraço
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687

Mensagem por Artur Pinto »

Boas JMV,

Não o instalei porque depois inclinei-me para o Discovery Td5 e deixei esse projecto para trás... Quem me falou sobre a embraiagem tambem foi um importador, agora terá sido o mesmo? :?? É que embora se pense o contrário, não existe apenas um importador do TGV para portugal...

Abraço
JMV
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMV »

Olá Artur

O fornecedor do meu motor foi a All4x4, indicado por um distribuidor holandês, a Prins Maasdijk, com quem falei, considerando uma importação directa;
Acabei de confirmar que a prensa da embraiagem que foi instalada agora é realmente a do 130; não percebo porque é que não foi instalada logo de inicio. Talvez para a próxima o façam...

Um abraço