correia alternador

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

correia alternador

Mensagem por cabinda »

boas pessoal,
este fds ao fazer a verificação semanal ao meu disco reparei que a correia do alternador começa a apresentar um certo desgaste e alguns rasgos (pequenos).
vou substitui-la e para isso pergunto:
será uma operação complicada?
é melhor leva-lo ao meu mecanico?
digo isto por ser muito curioso e gostar de saber como funciona a minha máquina mas se me desaconselharem vou imediatamente para o dr mecanico.
cumps
Filipe Braga
Avatar do Utilizador
luis coelho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 612
Registado: 05 out 2006 16:54
Land Rover: Range Rover 300tdi 96-5 portas; Range Rover V8 94-3 portas;
Ex-Discovery 300tdi 98-3 portas.
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Aljezur, Algarve - PORTUGAL

correia

Mensagem por luis coelho »

boas! eu como não pesco nada de mecânica não arriscava até pq não é um trabalho muito dispendioso! tem tb atenção ás restantes correias que necessitam de manutenção( distribuição) pq se danificam antes dos kms esperados!! :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool:
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

Mensagem por cabinda »

boas luis,
obrigado pela tua opinião :cool:
JMAlmeida
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 488
Registado: 15 nov 2006 19:27
Land Rover: Discovery 300Tdi
Sócio LCP: 1554
Localização: Oliveira de Azemeis

Mensagem por JMAlmeida »

Quantos km tem o Disco?
A mexer, se não faltarem muitos km para mudar a distribuição,mais vale mudar as correias todas.
Se calhar é preferivél ir ao mecanico,para que ele dê a devida tensão a correia
Jorge Almeida
914609035
http://lrsalette.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

Mensagem por cabinda »

boas jm almeida
o disco tem 200000kms, mas o tipo que mo vendeu disse-me que mudou a correia da distribuiçao aos 190 000. portanto supostamente a correia da distribuição terá 10 000 kms.
de qualquer das formas vou dizer ao mecanico para dar uma vista de olhos.
normalmente quanto tempo dura uma correia da distribuição?
cumps
Filipe
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por FLG »

Quanto tempo dura uma correia de distribuição?

Ora aí está uma boa pergunta que concerteza ninguem quererá tentar saber... pelo menos nos seus... :D

A muda da correia de distribuição e seus respectivos componentes deverá ser substituido em intervalos de 80.000 kms...

Conheço alguns que para falicitarem as contas mudam em intervalos de 100.000 kms... :sing:

Por enquanto nenhum deles teve problema algum com isso... Só que por vezes para se facilitar as contas de uma maneira, pode chegar a altura que possa vir a complicar um pouco mais outro tipo de contas (€€€).

Pelas informações que me foram transimitidas no caso de a correia de distribuição partir principalmente nos 200/300 tdi os estragos não costumam ser nada avultados... mesmo assim... :finger:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

Mensagem por cabinda »

boas
fui ao mecanico e ele mudou as correias do alternador e ar condicionado e ficou tudo bem.
eu tinha tambem pedido para ele me ver a correia da distribuição e qual é o meu espanto ele diz-me que o carro não tem correia mas sim corrente de metal, eu duvidei mas não respondi porque não entendo nada de mecanica.
isso é verdade ou será possivél???

cumps
Filipe
Avatar do Utilizador
Carrola
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 714
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360
Localização: Ermesinde/ Águas Santas

Mensagem por Carrola »

Cabinda não sei onde é o teu mecanico mas corrente acho que é o RR VM, o disco 300 é garantidamente uma correia em borracha com 2 cm de largo aprox e mais de 0.50 cm de diametro e como foi dito recomenda-se cada 80000 mil.
Abraços
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra

Mensagem por terracotta »

Boas!

Se o teu carro for um td5 é de corrente! ;)
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
JMAlmeida
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 488
Registado: 15 nov 2006 19:27
Land Rover: Discovery 300Tdi
Sócio LCP: 1554
Localização: Oliveira de Azemeis

Mensagem por JMAlmeida »

Boas
Exatamente os TD5 são de corrente,os TDI 200 ou 300 são de correia!
Jorge Almeida
914609035
http://lrsalette.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por FLG »

Boas Filipe,

o teu mecânico não foi pior do que um dos meus que afirmava que não tinha qualquer tipo de correia/corrente de distribuição... :bolas:

O 300 tdi é de correia, podes ver aqui o kit de distribuição:

http://www.lojaflr.com/catalog/product_ ... 398054dd73
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

Mensagem por cabinda »

:god: :god: :god:
acho que vou mudar de mecanico
:ohnao:
o meu disco é um 300 tdi
já agora como é que se pode ter acesso á dita correia?
fiquei curioso e queria ver com os meus próprios olhos de que material ela é feita!
fiquem bem !!!
Avatar do Utilizador
luis coelho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 612
Registado: 05 out 2006 16:54
Land Rover: Range Rover 300tdi 96-5 portas; Range Rover V8 94-3 portas;
Ex-Discovery 300tdi 98-3 portas.
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Aljezur, Algarve - PORTUGAL

correia

Mensagem por luis coelho »

boas! o acesso a essa correia penso que ja exige tempo e conhecimentos de mecanica!! :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: ! enquanto q a do alternador é visivel esta não!! :mad:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por FLG »

Distribuição 300 tdi com o tal malfamado desgaste prematuro:

Imagem

Kit de substituição de correia por sistema de "carretos":

Imagem
:roll:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

Mensagem por cabinda »

muito obrigado!

se calhar o antigo dono do carro substituiu pelo tal sistema de carretos
vou falar com ele e depois novamente com o mecanico e logo se vê.

cumprimentos

Filipe
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por FLG »

mmmm duvido muito... Até a data não conheço ninguem pessoalmente que o tivesse colocado...este kit custava cerca de 1.000€... :bolas:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
amarinho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 98
Registado: 11 ago 2005 16:30
Land Rover: Ex. Discovery I 300 Tdi 1994
Discovery II Td5 1999
Freelander Td4 2005
Sócio LCP: 786
Localização: Guimarães/Trofa/Esposende

Mensagem por amarinho »

Viva,

Muitos "mecânicos", acham que os 200 e 300 Tdi têm corrente, porque está completamente blindada por uma tampa em alumínio e o acesso não é fácil, como acontece com os motores de corrente. Noutros motores, a correia está bem mais acessível, através de uma tampa em chapa, normalmente pintada a preto. Mas isto não é de desculpa, porque para afirmar seja o que for, principalmente um componente tão importante como a correia, deve-se ter a certeza.
A 1ª vez que mudei a correia no meu foi aos 142000km :yikes: , porque o mecânico da treta :bolas: disse-me que tinha corrente. Mas depois de arranjar o manual do 300 Tdi, verifiquei que ele estava enganado.

PS.: Mude de mecânico
Artur Marinho
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

Mensagem por cabinda »

é ...parece-me que há mecanicos que falam demais...
muito obrigado pela vossa paciencia e sabedoria! :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool:
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

isto ainda não acabou...

Mensagem por cabinda »

Passados alguns dias de mudar a correia do alternador começei a ouvir uma chiadeira, fui ao mecanico e desmontamos a correia e ao rodar o suporte da correia que está acopolado á bomba de agua concluimos que a chiadeira vem dai.
agora eu pergunto:
será a bomba de água que está para dar o berro?
será a "roda" onde a correia engata que tem algum tipo de lubrificação?
help!!!! a chiadeira é infernal!

cumps

Filipe
Avatar do Utilizador
cabinda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 07 ago 2006 00:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: maia

chiadeiras insuportaveis

Mensagem por cabinda »

afinal tudo chiava...
a bomba de agua chiava e substitui-a, a chiadeira continuou, embora mais fraca, mudei a correia do alternador e a chiadeira parou.
exprimentamos 3 correias diferentes e só a da allmakes não chiava.
já fiz cerca de 200 kms e está tudo joia !

abraços
Filipe