para quem quiser espreitar, tenho mais umas no album online
http://www.flickr.com/photos/rpmarques/ ... 438319702/

Ó VaReTaS só mesmo tu para andar a contar as pessoas... deve ter sido da falta de oxigêneo...VaReTaS Escreveu:...estavam 1000 pessoas na fila à espera para subir)

Não foi preciso contar as pessoas pá... que aquilo tem bilhetes numerados e é fácil ver quantas estão à frente!!FLG Escreveu:Ó VaReTaS só mesmo tu para andar a contar as pessoas... deve ter sido da falta de oxigêneo...VaReTaS Escreveu:...estavam 1000 pessoas na fila à espera para subir )
Não haja duvida que as paisagens são![]()
Infelizmente tambem faço parte do Clube dos ap€rTTadinhos...
Isso da "hora deles" tem muito que se lhe diga. É a minha hora e eu gosto muitorpmarques Escreveu:... que como eles têm uma hora a mais que nós... eram 19:30h hora deles.
No regresso foi outro tanto... mais um bocadito porque parámos na Sanabria e fomos visitar o lago.

Podem contar comigoVaReTaS Escreveu:Para o final de Outubro/Novembro ou, em alternativa, para o ano que vem em Abril/Maio.

Este ano os dias de férias já foram, agora só no próximoR.Cardoso Escreveu:Podem contar comigoVaReTaS Escreveu:Para o final de Outubro/Novembro ou, em alternativa, para o ano que vem em Abril/Maio.

Viva!rpmarques Escreveu:Viva!
Pois eu estive lá uma semana em Abril (na semana antes da semana santa) e só posso dizer que aquilo é lindo!!
Deixo aqui alguns aspectos das minhas férias... e de facto aconselho a visitar.
Tomando Potes como ponto de referencia, fica a cerca de 520Km de Braga, é uma viagem que se faz relativamente bem, embora cansativa... auto-estradas com retas enormes e estradas de montanha (a partir de Riaño... os ultimos 54Km de viagem até Potes) muito estreita e com curvas dentro de curvas... durante todo o percurso as subidas e descidas são constantes, longas e com inclinações fortes... nas estradas de montanhas passam a inclinações muito fortes. Há várias zonas em que a inclinação é de 20% ou mais.
Uma vez lá, "perde-se" muito tempo em deslocações. Não por as coisas serem longe, mas porque são estradas muito lentas tendo em conta a inclinação, curvas e gado na estrada. A velocidade normal para circular lá é entre os 25 e os 35Km/h. Poucos são os sitios onde se consegue passar dos 50Km/h e mesmo assim nas curvas há sempre a possibilidade de aparecer um camião fora de mão para conseguir fazer a curva... ou um rebanho de ovelhas na estrada... ou umas cabras... ou umas vacas... por isso mesmo que se consiga andar mais depressa... não é muito aconselhável![]()
Fazer 50Km (Caín, ou Poncebos por exemplo) leva cerca de 1:30h... pelo menos.
Pareceu-me ser das melhores alturas para visitar... ainda paguei preços e promoções de epoca baixa, não havia confusão (turistas) e não havia acessos vedados como acontece nas alturas de maior afluxo de turistas. Estrada de Covadonga para os lagos, por exemplo... no verão é fechada e só se pode ir a pé ou de autocarros proprios para o efeito... quando lá estive a estrada estava aberta e pude ir no Range sem problemas.
Deu para apanhar chuva, sol (muito) e ainda para brincar com Neve.
Ir lá passar apenas um fim de semana penso ser impraticável... no minimo 5 dias disponíveis para essas "férias".
São muitas horas de viagem (partindo do principio que não vão a fazer ralie....)... eu fui sempre na casa dos 100 -120Km/h onde dava.
Eu saí de Braga as 9h da manhã e cheguei lá à casa onde fiquei por volta das 18:30h, que como eles têm uma hora a mais que nós... eram 19:30h hora deles.
No regresso foi outro tanto... mais um bocadito porque parámos na Sanabria e fomos visitar o lago.
Por isso contem sempre com um dia de viagem para cada lado... mais o tempo que é preciso para visitar o local... recomendo 5 dias... 2 de viagens mais 3 de estadia.
Fazer a caminhada que surge no video que já postaram (entre Caín e Poncebos), recomendo... mas é um dia só para isso... se fizerem ida e volta... se arranjarem forma de fazer só num sentido sempre é metade do tempo.
Pista de Espinama (lado sul da monanha) a Sotres (lado norte) tb aconselho, porque é bonito e porque é a maneira mais rápida de atravessar a montanha na "vertical"
É basicamente um estradão que atravessa a montanha na vertical. Cruza com vários trilhos pedonais e dá acesso no topo ao Hotel (refugio) de Áliva
Desculpem o testamento...![]()
Já ponho algumas fotos para abrir o apetite a quem ainda está indeciso

Aconteceu nos o mesmo... fizemos a pista em dois diasrochajc Escreveu: Viva!
A pista de Espinama é qualquer coisa!![]()
Tenho algumas fotos na minha apresentação! Almoço em Sotres foi fabuloso....
Completei-a em dois dias! A meio fiz inversão de marcha! Sem rede no telemóvel, a escurecer, e com alguma neve, decidi não arriscar tudo, pois eu e a minha "Maria" não estavamos muito dispostos a pernoitar junto do refúgio de Aliva onde o "RR me começou a dizer que eu teria de estar com a perícia no máximo"