O meu pistão furou (P38 2.5 Diesel DSE)

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
rfsimoes
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 fev 2010 01:26
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
https://sites.google.com/site/rangeroverp382/
Sócio LCP: 2538
RTI: 0

O meu pistão furou (P38 2.5 Diesel DSE)

Mensagem por rfsimoes »

Ia eu na A5 a uns bons 170km e a puxar, quando uma nuvem branca muito densa aparece no retrovisor. Pensei "TURBO!".
Como tenho o escape a acabar logo a seguir à primeira panela, tendo pela frente os tubos de travão e de ar da suspensão, estes esturricaram com o que raio saiu pelo escape fora. Eu acho que eram labaredas qual afterburner ligado...
Conclusão, travões, nada, desengato e o motor começa a acelerar sozinho "estás a desalvorar seu #$%&*", engato 5ª para não deixar desalvorar, mas travões nem abrandam...
Lá parou depois de muito rolar na berma com a suspensão arreada e com fogo em cima do colector de escape de óleo a arder. Extintor em cima e a coisa lá acabou... Bolas que já estou cansado outra vez só de reviver a experiência.
Ultrapassado o problema das "ferramentas especiais", retirada a cabeça, temos isto:

https://picasaweb.google.com/lh/photo/- ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/7 ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/7 ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/d ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/J ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/w ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/s ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/W ... directlink

A centralina está "chipada", andei a afinar a waste gate pois a pressão não chegava a 1bar.
A junta da cabeça foi trocada à 600km atrás pois tinha acabado de a queimar.

Opiniões? O que é que correu mal aqui?
Porque é que só um cilindro está assim?
Porque "derreteram" todas as velas menos a que estava no cilindro com pistão furado?

Cumprimentos
Imagem
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737

Re: O meu pistão furou (P38 2.5 Diesel DSE)

Mensagem por Corvo »

:yikes: :yikes: :yikes:
Fosga-se.......não quero fazer o papel de juiz,mas não achas que 170 Km/h é abusar um pouco desse motor??
Boa sorte para a reparação,e que gastes poucos €€€€€
Bichodumatu
master TT
master TT
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421

Mensagem por Bichodumatu »

Boas

Peço desculpa se estou a dizer alguma barbaridade...

Durante quanto tempo andaste a 170km/h ou a puxar?

O escape que falas a terminar por baixo do carro não terá ajudado a aumentar a temperatura ou aumentando a rotação do motor??

Pode ter sido pressão a mais na bomba injectora/injectores..... Demasiado gasóleo pode facilmente fazer isso (pistão furado)

Pressão a mais no turbo.....

Etc....

As melhoras :)

Cumprimentos,
Bruno
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Bichodumatu Escreveu:Boas

O escape que falas a terminar por baixo do carro não terá ajudado a aumentar a temperatura ou aumentando a rotação do motor??

Pode ter sido pressão a mais na bomba injectora/injectores..... Demasiado gasóleo pode facilmente fazer isso (pistão furado)

Etc....

Cumprimentos,
Bruno

Nem um minuto acho eu porque da curva da escola de hotelaria até Caparide é um tirinho: 4km~
A rotação do motor é controlada electronicamente pela centralina.
De qualquer maneira nunca vi um motor que se destroi simplesmente porque se anda com o pé na chapa.
Tem de haver algo mais...
Última edição por rfsimoes em 02 jun 2011 16:19, editado 1 vez no total.
Imagem
Bichodumatu
master TT
master TT
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421

Mensagem por Bichodumatu »

rfsimoes Escreveu:
Bichodumatu Escreveu:Boas

Etc....

Cumprimentos,
Bruno

Nem um minuto acho eu porque da curva da escola de hotelaria até Caparide é um tirinho: 4km~
De qualquer maneira nunca vi um motor que se destroi simplesmente porque se anda com o pé na chapa.
Tem de haver algo mais...
Pensando melhor... pressão a mais ou excesso de gasóleo.... quase de certeza.....

O pormenor do escape tb pode ajudar......
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

O manómetro nunca marcou mais de 1.1BAR. Será que o manómetro está errado? Realmente nunca o "aferi"...
Com estas alterações devia de monitorizar quer IAT quer EGT (temperaturas de ar na admissão e gases de escape), mas que valores são admissíveis?

Por outro lado, se é gasóleo a mais não deviam estar todos marcados?
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Bem, por partes, quantos kms tem o teu motor? 170km supostamente não é muito, o RR de origem "reais" deveria dar 177km/h isto quando eram novos..
De qualquer forma, voltando ao que se conhece... junta de cabeça trocada á 600kms e a andares a 170 não me parece que desses muita saude ao motor, mesmo que não derretesse tens a questão do equilibrio das peças moveis que pode ainda não estar a ponto (acamado), depois escape desmontado a seguir á panela central em autoestrada (qual foi a ideia??) é certinho que fazes estragos, se o motor não tivesse derretido tinhas derretido outra coisa qualquer, como o balão (com o respectivo estoiro e capotanço), o deposito de combustivel que fica ao lado, parachoques de trás.. linhas de ar e travões como te aconteceu... acho que no fundo podes te dar por feliz de não ter ardido todo até ao osso ou te teres aleijado a serio...
Quanto ás velas, é estranho, muito estranho, foram metidas novas? ou ainda são as antigas? O cilindro furado e picado é "normal", foi o injector que pifou e inves de pulverizar começou a mandar jacto, (pode ter sido do manuseamento aquando desmontaste para trocar a junta) isto aliado ao upgrade deu tragedia, tens chip ou box?
Quanto á pressão do turbo, de origem vêm com 1.1/1.2, se o teu vinha abaixo disso, ou o turbo tinha avaria, ou o manometro não estava calibrado (ou tinhas fuga na admissão algures).
Duvidas pergunta :)
Abc
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Muito obrigado a todos,

Este carro já tem história... Nos manómetros marca 300.000Km mas uma inspecção cuidada mostra que este motor já foi trocado anteriormente...
Quanto ao escape está a terminar numa união que fica pouco antes do diferencial porque, quando o comprei já não tinha a panela final. Percebe-se que o escape engatou em alguma coisa ao fazer marcha atrás e o tipo cortou o tubo por cima do diferencial +/- apontado para a roda do lado direito. Como vi que o resto dessa ponta de tubo de escape também estava torcida ao ponto de começar a estrangular tipo 1/3 do diâmetro, tirei-a ficando assim.
Com o tubo a largar oleo e labaredeas para cima da roda é que era capaz de ser mais emocionante ainda... :rofl:
As velas são as antigas e não tinha problemas a pegar. Presumo que estivessem inteiras...
Injector pifado... :?? Isto relembra-me a conversa que ouvi na CR motor, pois pedi na altura de trocar a junta da cabeça para testar os injectores. A resposta foi que foram testados a custo zero porque o tipo é porreiro e que embora não estivessem com os valores certinhos, não estavam maus.
Quer dizer então que se medir agora os injectores aquele dará um valor de pressão completamente diferente?

Tenho chip.
O turbo, agora que o "apalpo", tem uma folga do caraças mas antes deste episódio não me parecia ter tanto.
O que se pode fazer para tentar prever um injector avariado? É sequer possível?

Cumprimentos
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,
O que te aconselho é a levares os injectores á bosch e verificares tu como estão..
Se as velas estavam boas quando foram montadas e agora estão destruidas tudo se passou em 600kms, :eek3: algo ficou muito mal pois velas derretidas é a primeira vez que oiço, tens a box para o hot start?... O chip foi instalado antes ou depois da reparação?
Quanto ao turbo e agora que falas nisso o meu deve estar igual, já leva 317k em cima... tenho que o sacar para ver como está :??
Quanto aos injectores, a unica maneira que tens é preventiva, mandares verificar de x em x mil kms mas ninguem faz isso (ou quase ninguem)

Posta lá foto das velas.
Abc
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

177km/h era a velocidade em novo......mas mesmo assim 170 km\h acho um bocado puxado para um motor com 15 anos, num veiculo com 2.5 toneladas...Como quero manter o meu durante uns bons anos dp da recontrução do motor, nao passo dos 160km e mesmo assim só esporadicamente lá vou durante muito pouco tempo......quando saio com o Gigantone, normalmente no fds, nao tenho pressa :D

O meu mecanico anterior já me tinha falado na importancia da revisao dos injectores pq podia acontecer precisamente o que te aconteceu....o bico do injector sair disparado para dentro do cilindro....esse já devia estar em mau estado........

Boa sorte na reparação....
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Boas!!!

Antes de mais, boa sorte para a reparação.

Um conselho que te dou, é de removeres o CATALISADOR, pois 96 e 300K Kms.... :??
Em relação ao pistão furado, acontece muito em outros carros e mais recentes... nomeadamente common rail.

Em relação ao que fizestes, acho que fizestes muitas "alterações"de uma só vez, (eu tb não o fiz); devias primeiro ter começado pela limpeza do IC; remoção do catalisador, manutenção ao turbo (inclui valores correctos da Wastegate) e só após é que reprogramavas...

De resto, eu tb sou mais de por o cruise nos 100-120 kms, e "relax", quando quero "voar" baixinho, troco pela T5 do meu irmão... ;)

Mais uma vez boa sorte na reparação, já agora já sabes o que vais fazer? vais reparar ou por um motor "novo"?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Boas,

T5... É engraçado falares numa Vespa uma vez que uma 50 S passou a ser o meu meio de transporte...
Eu "apertei" com ele uma vez, e pareceu logo o lançamento do space shutle...
Provavelmente vou comprar usado no ebay e carregá-lo para cá.
A Provmec faz-me 2100€+IVA por um usado com bomba e turbo e com uns maravilhosos 89.000Km e 6meses de garantia. Também têm um bloco e cabeça armados e reconstruidos por 3800+IVA com 2 anos de garantia.
Portanto, para mim e pelas garantias e preços que por cá se arranjam vou ao ebay e tenho:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... 562wt_1139
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... 500wt_1156

Reconstruido:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... 043wt_1139

Sendo que consigo 100€ de transporte de Inglaterra para cá não tenho muitas dúvidas.
Conhecem algum sitio de deva visitar?

Cumprimentos agradecidos
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Acho que o Paulo se estava a referir a uma Volvo T5 (225 ou 245cv de pura adrenalina em estrada eheheh) s:)

Voltando ao motor, não consegues reconstruir esse? os cilindros estão picados? Só tens 1 pistão danificado.. podes por novo, segmentos novos, bronzes da cambota, a cabeça está estalada?

Motores "reconstruidos" podem ser uma solução mas nunca sabes o que levaram novo.. nem que problema tinham anteriormente..

Tendo em conta que parado e meio desarmado já ele está agora continuava em frente, e fazia eu, este tipo de trabalho só tens garantia se fores tu a fazer... (se te ajeitares com a coisa que já percebi que sim)

Por 3800€ quase que compras outro e ficas com esse para peças, ou vais buscar um inteiro a rolar da inglaterra e ainda ganhas dinheiro...

Abc
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Boas,

Vespa :ohnao: ...

O 6º cilindro está arruinado, (faltam as fotos). Vou rectificar só esse ? Compro pistão e segmentos só para um cilindro? :?? Não será um bocado tosco?
Com capas, retentores, juntas, pistão, segmentos etc. Não sei quanto fica mas tenho ideia que fica mais barato outro usado.

Eu também acho que só sei o que foi feito se for eu a fazer. Cada vez mais prefiro fazer mal eu, do que pagar para fazerem mal por mim e que normalmente sai-me mais caro do que as minhas asneiras.
Quando um gajo não tem dinheiro e é teimoso o suficiente para querer ter as coisas à mesma tem que arregaçar as mangas, aprender e fazer.

cumps
Imagem
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

SERSANRR Escreveu:Boas,

Acho que o Paulo se estava a referir a uma Volvo T5 (225 ou 245cv de pura adrenalina em estrada eheheh) s:)

Abc
É isso mesmo Sérgio, uma Volvo ;)

Sei de um motor que veio da inglaterra, ainda está na palete, o dono não o quer, pois o RR dele é de colector de plástico....
Se quiseres envia-me PM, estão a pedir 750€.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Eu aposto que o manómetro que usaste para afinar o turbo está marado. Não é daqueles do tunning dos chineses, pois não ?
Se fosse eu, começava por aí.

Digo isto porque tenho um desses manómetros (do tuninng, dos chineses) instalado no meu. Quando o montei, media 0.8bar em esforço. Passado umas horas, já media 0.9 e hoje em dia, mede à volta dos 1.0bar. Se me tivesse posto a "afinar" a wastegate com base nesta informação, tinha-me metido numa grande alhada.
Já agora, se descobrires quais são os valores aceitáveis para a temperatura do EGT, posta, porque também tenho interesse nessa info :)
Imagem
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Boas,

Obrigado tomcat, contudo acho que consigo um bocadinho melhor que esse preço e para já ainda não há €€€.
O que é que tém ser de plástico ou não ou ter EGR ou não? Tudo isso são acessórios ao bloco! Porque não trocar?
A bomba injectora, essa sim pede ser um problema mas nada de preocupante. Usar a antiga ou trocar a electronica parecem ser soluções para ultrapassar esse problema.

cumps
Imagem
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

mcapinha Escreveu:Eu aposto que o manómetro que usaste para afinar o turbo está marado. Não é daqueles do tunning dos chineses, pois não ?
Se fosse eu, começava por aí.

Digo isto porque tenho um desses manómetros (do tuninng, dos chineses) instalado no meu. Quando o montei, media 0.8bar em esforço. Passado umas horas, já media 0.9 e hoje em dia, mede à volta dos 1.0bar. Se me tivesse posto a "afinar" a wastegate com base nesta informação, tinha-me metido numa grande alhada.
Já agora, se descobrires quais são os valores aceitáveis para a temperatura do EGT, posta, porque também tenho interesse nessa info :)

sim, é. :bolas: :cry:
Imagem
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

O meu foi reconstruido por 2000€. Na minha opinião é sempre melhor a reconstrução desde que seja feita por um mecanico que perceba do assunto...Arranja um bom mecanico BMW.

Sabes como estava,o que avariou, o que foi substituido, e o que te espera no futuro. Um motor usado nunca sabes o estado, e por mais que te deem garantia, normalmente é após a garantia q dá problemas...

Na provmec e outras empresas do genero que vendem motores reconstruidos, levam-te couro e cabelo......
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Boas,

Conforme prometido aqui ficam as fotos em falta.

https://picasaweb.google.com/lh/photo/z ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/z ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/h ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/w ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/a ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/2 ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/u ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/A ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/0 ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/i ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/P ... directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/y ... directlink