Circular fora de estrada - Parque natural Peneda Gerês?
- nuno.1
- maníaco TT

- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
Circular fora de estrada - Parque natural Peneda Gerês?
Estava a pensar no mês de Agosto, ir passar uns dias ao Gerês.
No entanto, não sei se é normalmente permitido circular, fora de estrada, neste parque natural (apenas 1 veiculo e não um passeio organizado).
Desde já obrigado pelas vossas dicas.
No entanto, não sei se é normalmente permitido circular, fora de estrada, neste parque natural (apenas 1 veiculo e não um passeio organizado).
- JCRibeiro
- master TT

- Registado: 06 dez 2006 12:52
- Land Rover: Defender 90 td5 - 2001
ex 110-300 tdi hcpu - 1997 - Sócio LCP: 1260
Re: Circular fora de estrada - Parque natural Peneda Gerês?
Nuno ... Agosto ? Gerês ? fora de estrada ?nuno.1 Escreveu:Estava a pensar no mês de Agosto, ir passar uns dias ao Gerês.
altamente desaconselhável,
estas numa reserva natural e se já há proibições para os "pedantes" imagina para jipes,
ha alguns estradões mas esses também tem barreiras de acesso,
ser apanhado num estradão fechado é candidatar-se a uma boa multa.
poderás ir em alguns estradões mas somente até que te apareça sinalização,
a vida é dura para quem é mole
apresentação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 83#p200483
jcr1717@gmail.com
apresentação:
jcr1717@gmail.com
- nuno.1
- maníaco TT

Pois...
Mas haverá por lá percursos que se possam fazer?
- JCRibeiro
- master TT

poderás fazer estradões .... até que encontres uma barreira ou sinalização de proibição,nuno.1 Escreveu:Pois...
no entanto a parque do gerês não é só o cliché da Portela do Homen ou a mata de Albegaria e a zona circundante,
existe muitas outras zonas que estarão menos condicionadas no verão.
fora de estrada, mais propriamente fora de estradões é que será totalmente desaconselhado.
(sugiro que contactes o ABarros
apresentação:
jcr1717@gmail.com
apresentação:
jcr1717@gmail.com
- pesudo
- master TT

- Registado: 09 set 2009 15:30
- Land Rover: Discovery 200Tdi 1994
- Sócio LCP: 2212
Bom conselho!
Nada melhor que falar com quem sabe...
Hoje às 9:00, hora da partida para o passeio tinhamos lá 3 fardados á nossa espera, motivo: denuncia anónima
Mas como o Barros é um expert, tinha tudo ali á mão, autorização da Cãmara Municipal...
Nada melhor que falar com quem sabe...
Hoje às 9:00, hora da partida para o passeio tinhamos lá 3 fardados á nossa espera, motivo: denuncia anónima
Mas como o Barros é um expert, tinha tudo ali á mão, autorização da Cãmara Municipal...

Pedro Brasão
Para lá do Marão.........é só caminhos!!!!
- rudoland
- júnior TT

- Registado: 17 mar 2011 19:34
- Land Rover: SERIE III
RR DSE - Sócio LCP: 0
e nao leves material inflamavel no carro senao ainda te acusao de incendiario 
TODOS OS DIAS CONDUZO UM PEDAÇO DE HISTORIA
SERIE III (O BEBE) :P
RR DSE (O CONFORTO) :P
SMART FORTWO (A CAIXINHA DE FOSFOROS UTILITARIA) =D
SERIE III (O BEBE) :P
RR DSE (O CONFORTO) :P
SMART FORTWO (A CAIXINHA DE FOSFOROS UTILITARIA) =D
- nmcabecadas
- master TT

- Registado: 04 ago 2005 19:43
- Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999 - Sócio LCP: 604
Ou falas com a câmara ou com os bombeiros, perguntas onde podes circular e comprometes-te a alertar caso surja algum foco de incêndio e pedes uma credencial.
Nuno M. Cabeçadas
nmcabecadas@veraoverde.org
http://www.veraoverde.org
http://veraoverdeorg.blogspot.com
GSM: 966445896

nmcabecadas@veraoverde.org
http://www.veraoverde.org
http://veraoverdeorg.blogspot.com
GSM: 966445896

- nuno.1
- maníaco TT

Obrigado pelas dicas!
Pois, se calhar a melhor opção é tentar apreciar as paisagens de sítios que não sejam mesmo dentro da reserva natural e tentar as zonas circundantes.
Vou mandar vir cartas militares da zona e logo vemos.
Pois, se calhar a melhor opção é tentar apreciar as paisagens de sítios que não sejam mesmo dentro da reserva natural e tentar as zonas circundantes.
Vou mandar vir cartas militares da zona e logo vemos.
- CarlosOliveira
- júnior TT

- Registado: 03 ago 2005 23:57
- Land Rover: Range Rover V8
Freelander 2.0 - Sócio LCP: 465
Boas Nuno
Sem duvida que é um belo local para visitares, o nosso unico Parque Nacional em Portugal.
Contudo, e devido aos incendios que teem existido nos ultimos anos e demais alteraçoes as leis do parque,
pois como exemplo, se vais fazer uma caminhada, deves fazer pedido por escrito,pagar uma taxa a volta dos 150 euros ( esta correcto o valor ) e nem sempre pode ser aceito esse pedido nao avendo devoluçao desse valor, ja podes ter uma ideia de como funciona o parque
E como costumo dizer, o parque nacional visita-se a pé a nao de carro... o carro serve somente para nos deslocarmos de um local para outro dentro do parque
Nao sou apologista de andar a fazer trilhos dentro do parque e muito menos dentro dos locais de reserva natural, onde podes encontrar as zonas mais bonitas do PNPG.
Tudo depende do que quiseres visitar... os locais mais turisticos ou por exemplo, aquelas lagoas em que nao precisas de molhar a roupa
que tipo de alojamento pretendes, campismo, turismo rural, pensao, hotel etc, tudo isso demontra o quanto pretendes conhecer o parque, que vai desde castro laboreiro, Melgaço a pitoes das junias,montalegre
um forte abraço
Podes sempre contar com a minha ajuda no que precisares... os mapas posso mandar por email... e ate mesmo o meu contacto de tel...
Sem duvida que é um belo local para visitares, o nosso unico Parque Nacional em Portugal.
Contudo, e devido aos incendios que teem existido nos ultimos anos e demais alteraçoes as leis do parque,
pois como exemplo, se vais fazer uma caminhada, deves fazer pedido por escrito,pagar uma taxa a volta dos 150 euros ( esta correcto o valor ) e nem sempre pode ser aceito esse pedido nao avendo devoluçao desse valor, ja podes ter uma ideia de como funciona o parque
E como costumo dizer, o parque nacional visita-se a pé a nao de carro... o carro serve somente para nos deslocarmos de um local para outro dentro do parque
Nao sou apologista de andar a fazer trilhos dentro do parque e muito menos dentro dos locais de reserva natural, onde podes encontrar as zonas mais bonitas do PNPG.
Tudo depende do que quiseres visitar... os locais mais turisticos ou por exemplo, aquelas lagoas em que nao precisas de molhar a roupa
que tipo de alojamento pretendes, campismo, turismo rural, pensao, hotel etc, tudo isso demontra o quanto pretendes conhecer o parque, que vai desde castro laboreiro, Melgaço a pitoes das junias,montalegre
um forte abraço
Podes sempre contar com a minha ajuda no que precisares... os mapas posso mandar por email... e ate mesmo o meu contacto de tel...
- Corvo
- master TT

- Registado: 25 abr 2006 02:12
- Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
- Sócio LCP: 1737
Boas carlos,eu vou passar uns dias ao Gerês,se me pudesses enviar esses mapas....
Podes-me enviar para jpedrovalente@hotmail.com
Obrigado,e um abraço,
Pedro Valente
Podes-me enviar para jpedrovalente@hotmail.com
Obrigado,e um abraço,
Pedro Valente
- BGomes
- master TT

- Registado: 25 jan 2008 19:36
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999 - Sócio LCP: 1922
- RTI: 805
Eu estive no Gerês uns dias e fiquei desiludido com o facto de haver Postos de Turismo fechados ao Domingo e Segunda. Também fiquei admirado ter que pagar para trazer os panfletos sobre o Parque.
Já fiz caminhadas nos Picos de Europa, Pirenéus e Alpes e nunca paguei o quer que fosse muito menos essas licenças de 150€ para percorrer trilhos... uma vergonha!
Já fiz caminhadas nos Picos de Europa, Pirenéus e Alpes e nunca paguei o quer que fosse muito menos essas licenças de 150€ para percorrer trilhos... uma vergonha!
Bruno Gomes
http://www.levantapo.blogspot.com
-
alvaro.caridade
- iniciante TT

- Registado: 29 set 2009 18:48
- Land Rover: RR 2.5DSE 2000
- Sócio LCP: 2079
Viva.
Há de facto grandes restrições à circulação pedonal e de veiculos, desde 1 de Junho a 30 de Setembro, incluindo a aberrante taxa de 150€ prevista na Portaria de Março de 2010 para pedidos de circulação pedonal em zona de protecção total.
No entanto, há algumas soluções, atendendo a que o PNPG é muito extenso. Aponto 3:
Se o teu interesse é centrado na Vila do Gerês, há um percurso interessante mas não muito longo desde a estrada nacional até à Pedra Bela, local de belas vistas e com zona de laser para pic-nic, perto das lagoas do rio Arado, para as quais não podes usar os estradões que estão vedados.
Se o teu interesse é a Serra Amarela e o seu topo (com vistas lindissimas para o vale do rio Homem - desde a Portela do Homem até ao Pico da Nevosa - ponto mais alto do norte de Portugal com cerca de 1500 metros de altitute), tens um trilho interessante desde Aboim da Nobrega, São António Mexioes da Serra, Germil, Ermida, Serra Amarela com saida para Lindoso, sempre com zonas verdes, sitio para pic-nic e, na saida vistas lindissimas para o espelho de agua da barragem.
Se o teu interesse é centrado na Peneda, há um longo trilho desde o Mezio até Castro Laboreiro, terra lindissima mesmo na fronteira com Espanha, passando pela nascente do rio Vez, com vistas muito interessantes.
Conforme já aqui foi dito o António Barros é o melhor recurso. Inclusive já organizou um passeio em parte da 2ª proposta.
Fico, no entanto, ao dispor.
Há de facto grandes restrições à circulação pedonal e de veiculos, desde 1 de Junho a 30 de Setembro, incluindo a aberrante taxa de 150€ prevista na Portaria de Março de 2010 para pedidos de circulação pedonal em zona de protecção total.
No entanto, há algumas soluções, atendendo a que o PNPG é muito extenso. Aponto 3:
Se o teu interesse é centrado na Vila do Gerês, há um percurso interessante mas não muito longo desde a estrada nacional até à Pedra Bela, local de belas vistas e com zona de laser para pic-nic, perto das lagoas do rio Arado, para as quais não podes usar os estradões que estão vedados.
Se o teu interesse é a Serra Amarela e o seu topo (com vistas lindissimas para o vale do rio Homem - desde a Portela do Homem até ao Pico da Nevosa - ponto mais alto do norte de Portugal com cerca de 1500 metros de altitute), tens um trilho interessante desde Aboim da Nobrega, São António Mexioes da Serra, Germil, Ermida, Serra Amarela com saida para Lindoso, sempre com zonas verdes, sitio para pic-nic e, na saida vistas lindissimas para o espelho de agua da barragem.
Se o teu interesse é centrado na Peneda, há um longo trilho desde o Mezio até Castro Laboreiro, terra lindissima mesmo na fronteira com Espanha, passando pela nascente do rio Vez, com vistas muito interessantes.
Conforme já aqui foi dito o António Barros é o melhor recurso. Inclusive já organizou um passeio em parte da 2ª proposta.
faço meu o lema da "ttlanhoso":
voltamos sujos mas de alma lavada!
voltamos sujos mas de alma lavada!
- JCRibeiro
- master TT

... eu ai nem sei se é propositado,BGomes Escreveu:Eu estive no Gerês uns dias e fiquei desiludido com o facto de haver Postos de Turismo fechados ao Domingo e Segunda. Também fiquei admirado ter que pagar para trazer os panfletos sobre o Parque.
a verdade é que conheço os picos, o gerês, alpes e pireneus, e digo que ficaria mais decansado se o gerês fosse totalmente vedado e proibido ao publico,
digo isso porque simplesmente, em Portugal vê-se uma total falta de civismo, e em nenhum dos outros casos se vê tanto lixo espalhado como em portugal,
não começou ainda o verão "em grande" e é só subir até a portela do homen para se aperceber do que estou a falar, é sacos pendurados nas arvores, lixo na beira da estrada, basta fazer um percurso pedestre e é garrafas de agua, embalagens de barrinhas de cereais a colorir as bermas.
incrivel, é que lá fora o tuga vai com maneirismos e cá porta-se como um animal,
e aqui será bem capaz de queixar-se que cá ninguém limpa .... porque lá fora, pensa o tuga, existem fadinhas a noite a limpar, ora mais surprendente é que lá fora não se vê caixotes de lixo, ou pelo menos não se vê mais caixotes que cogumelos.
as vezes digo que não merecemos o gerês.
e Gomes, claro que quem padece são pessoas como nós, e é injusto ser quem respeita a pagar as favas,
e aí o que mais há a criticar na gestão do PNG é a falta de capacidade em fazer respeitar as regras, ou tambem já desistiram porque a justiça neste país é o que se sabe ?? onde o zé povo pode fazer o que quer porque sabe que não vai dar em nada, e o quim policia já está farto de mijar contra ao vento e deixa rolar.
vais ao alpes, tens zonas fechadas porque tem lá uma especie de ortiga de não sei quantos que obriga alguns hectares a não ver povo durante um ano se for preciso, alguém vai lá ? não porque lá eles levam as coisas a sério.
daí lembro, começou a triste época de incêndios ....
todos os anos é o mesmo circo, as mesmas noticias, bombeiros a perder a vida e incêndiários a solta, já é rotina, estamos a ficar habituados a isso.
(bem, resta-me a esperar que a maior atracção do parque este ano seja a casa do Reinaldo, e que a plebe lhe acampe à porta)
apresentação:
jcr1717@gmail.com
apresentação:
jcr1717@gmail.com
- nuno.1
- maníaco TT

É isso que quero fazer. Usar o veiculo para chegar a sítios estratégicos e depois explorar a pé. Mas claro, estou a contar fazer o gostinho ao vicio e andar em alguns estradões, que não sejam mesmo dentro do parque natural.CarlosOliveira Escreveu:Boas Nuno
Em principio vou ficar alojado na zona de castro laboreiro. Mas ainda tenho de ver bem.CarlosOliveira Escreveu:
Tudo depende do que quiseres visitar... os locais mais turisticos ou por exemplo, aquelas lagoas em que nao precisas de molhar a roupa![]()
um forte abraço
Obrigado! Sim, se quiseres enviar os mapas podes enviar para o email que te envio em PM.CarlosOliveira Escreveu:
Tão porreiro como ir a esta zona explorar vai ser esta fase de estudo, planificação e definição dos trilhos e zonas a visitar.
- nuno.1
- maníaco TT

Obrigado pelas dicas!
É mesmo isto que eu pretendo, saber os pontos estratégicos interessantes para definir o plano de ataque!
É mesmo isto que eu pretendo, saber os pontos estratégicos interessantes para definir o plano de ataque!
alvaro.caridade Escreveu:Viva.
- JCRibeiro
- master TT

alvaro.caridade Escreveu:Viva.
(...)
(...)
esse é altamente recomendável e tem poucas limitações,
é um pouco mais afastado, no entanto muito menos frequentado e tens-se lá perto pequenas aldeias como Lamas de Mouro que merecem o desvio,
além de teres a vantagem de poder regressar ao Gerês pela portela do homen e vindo de Espanha, deverão ser menos de 30km por terras de nuestros hermanos.
(depois conta como foi o teu passeio)
apresentação:
jcr1717@gmail.com
apresentação:
jcr1717@gmail.com
- BGomes
- master TT

- Registado: 25 jan 2008 19:36
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999 - Sócio LCP: 1922
- RTI: 805
No Posto de Turismo não me falaram em taxas nenhumas, essa taxa de 150€ deve ser aplicada a caminhadas de grandes grupos e organizadas.
Nuno, o melhor é pedir informações no local, Postos de Turismo de certeza que te informam de tudo e os pontos de interesse
Nuno, o melhor é pedir informações no local, Postos de Turismo de certeza que te informam de tudo e os pontos de interesse
Bruno Gomes
- nuno_fpinto
- júnior TT

- Registado: 29 nov 2010 22:14
- Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
- Sócio LCP: 2562
Boas Malta,
aproveitando o tópico..
para a semana vou para o Gerês passar uma semaninha.....a minha base vai ser soutelo, perto de vieira do minho. Vou com a familia....Mulher, filha e cão
.....e estamos a pensar fazer umas caminhadas e tomar uns banhinhos de barragem e numas lagoazitas que por la há....já encontrei alguns sitios para ir, mas é tanta coisa que preciso filtrar os que valem mais a pena....portanto todas as opinioes sao bem vindas, principalmente da malta que já conhece.. Se puder levar o range por umas estradinhas de terra batida, coisa soft....(ele ta mais habituado ao asfalto) era ouro sobre azul. A minha mulher tb fica com medo que fiquemos empanados no meio do nada
, portanto gosta pouco de aventuras lol..
Tracks, dicas, destinos aceitam-se.....
Cumprimentos,
aproveitando o tópico..
para a semana vou para o Gerês passar uma semaninha.....a minha base vai ser soutelo, perto de vieira do minho. Vou com a familia....Mulher, filha e cão
Tracks, dicas, destinos aceitam-se.....
Cumprimentos,
- nuno.1
- maníaco TT

O que eu fiz foi comprar cartas militares da zona e depois vou explorar.
Também não conheço nada e vou la estar a próxima semana.
Envio-te o meu contacto telefónico por PM.
Também não conheço nada e vou la estar a próxima semana.
Envio-te o meu contacto telefónico por PM.
- CesarAraujo
- júnior TT

- Registado: 15 mar 2007 20:48
- Land Rover: Dicovery 300tdi 1996
- Sócio LCP: 2718
Uma vistinha de olhos por aqui para começar... para quem não conheçe já dá para ficar com água na boca e voltar mais tarde.
http://clientes.netvisao.pt/ga013928/geres.htm
Abraços
http://clientes.netvisao.pt/ga013928/geres.htm
Abraços