pera la que agora é que eu vi que me baralhei todo e posso ter gerado alguma confusão e peço desculpa por isso...
respondi duas vezes a este topico a ler que era problema do conta rotações e velocimetro....
agora que estou com o copito é que li isto direito...
a informação para o conta km e para o velocímetro vem do mesmo sitio sim... têm toda a razão!
vem do speed transducer que esta ligado ao carreto na caixa de transferências.
eu estou com o mesmo problema desde que comprei o meu... mas o velocimetro funciona... muito abaixo da velocidade real mas funciona.
No meu caso a bixa esta boa e o quadrante tb... o problema no meu caso penso que seja o speed transducer que esta avariado... ja estou a espera de outro para trocar e ver se o problema esta realmente ali.
no teu caso se o velocimetro morreu mesmo... a agulha não mexe... pode por exemplo ter partido a bixa... isso consegues confirmar sem ferramentas.
Basta deitares-te debaixo do carro e a rosca que aperta a bixa ao speed transducer é rosca de mão. Facilmente a desapertas e ficas com o espigão da bixa a sair fora do cabo. Se ela rodar livrmente, está partida e precisa de uma nova.
se o problema não for esse... com uma chave 10, tiras a porca que segura a bixa à caixa de tansferencias e com uma chave de fendas tiras o carreto