Apesar de já andar aqui há alguns anos, ainda não tinha tópico a apresentar a minha montada, um belo Range Rover 300 Tdi.
Escolheu-me para dono dele em 2006, mais precisamente no dia 18 de Março, após uma curta visita a Braga para lhe fazer um test-drive. O carro confiou tanto em mim, que o teste não foi mais do que dar a volta a um largo no centro de Braga.
Quando chegou, tinha este aspecto:

Nesta altura, tinha 188000 km e notavam-se bem. Uma das minhas primeiras tarefas foi uma recuperação do interior:
O meu objectivo para este carro sempre foi manter o interior nas melhores condições possíveis e não ligar ao exterior, pois a ideia era fazer passeios sem me preocupar com os riscos e como tal, uma das minhas tarefas foi a limpeza do interior que já acusava os 188000km.
O aspecto geral de algumas zonas no interior era este:

As partes a "bege" tinham muitas frinchas onde havia sujidade incrustada. Comprei um produto chamado Einszett Universal Cleaner & Odor Remover e estava muito céptico em relação à sua eficácia, mas bastou uma aplicação para ficar rendido.

Nesse mesmo ano, levou pneus BF Muf 235/70R16 (após ter recebido a cartinha da LR com a homologação das medidas) e quase 60.000 km depois ainda cá estão (apesar de a sua substituição estar programada para este ano).
A nível de material, não tenho nada de especial:
- Molas Mabilsa Heavy Duty (já vinham com o carro quando comprei).
- Amortecedores Koni Special 4x4 (já vinham com o carro quando comprei e foram recondicionados há uns 2 ou 3 anos).
- EGR anulada.
- Protecção da barra de direcção D6.
- Protecção do depósito de combustível.
- Protecções dos faróis.
- Barra do amortecedor de direcção reforçada (após um empeno).
- ARB traseiro (o meu upgrade mais caro. Não uso muitas vezes, mas é bom saber que está lá).
- Discos de travão EBC, ventilados e perfurados + Pastilhas Green Stuff.
- Kit de aumento de potência (LTA?? É uma pecinha que se substitui e que dá mais uns cv).
- Filtro de ar K&N (por acaso, actualmente não está montado).
- Rocksliders D6.
- Segunda bateria montada na mala (para usar com o frigorífico).
- Rádio CB Alan 42 + Santiago 1200.
- Levou faróis novos há pouco tempo.
- Sensor de nível do líquido de refrigeração.
- Veio transmissão traseiro sem rotoflex.
- Extintor MEGA-XPTO de última geração.
E acho que é tudo.
O carro, felizmente tem-se revelado muito fiável. Só numa situação em Bragança é que tive de utilizar os serviços de reboque, mas foi por causa de uma invenção de um mecânico, que achou de montar uma polie XPTO e depois deu barraca.
Já me levou a Marrocos 3 vezes, tendo-se portado muito bem em todas viagens, sem qualquer tipo de avaria. Nem sequer aquece (cheguei a pensar que o termostato podia estar avariado).
Sim, é um poço sem fundo, no que diz respeito a dinheiro gasto, mas o retorno em diversão e em fiabilidade é incomparavelmente superior. Graças a ele, já conheci muita gente e muitas terras espalhadas por Portugal e arredores que de outro modo não seria possível conhecer.
Investimentos previstos para um futuro próximo:
- Tirantes traseiros reforçados.
- Pneus 235/85 (e respectiva homologação).
Com quase 266000km, muitas amolgadelas, riscos e cantos dos párachoques partidos ou deixados no monte depois, actualmente, o carro está com este aspecto (sem o pneu no tejadilho):

Grande abraço!
Marco