P38 - Que amortecedores?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: P38 - Que amortecedores?

Mensagem por FLG »

carvalho Escreveu:...Se calhar é mais Plug & Pray... ;)
Isso só se fossem Amstrong & Cª.... ;)

O RR DSE rola com uns com jante 18" e pneus 255 e são :cool:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Boas!

Meti a semana passada BOGE e recomendo, tendo em conta o preço.

Já não sinto o "estrondo" da roda a descer um passeio(p.e.), a curvar já não parece um contra-torpedeiro em manobras evasivas :D

Algo que tinha mesmo novo com os Britshit.
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562
RTI: 0

Mensagem por nuno_fpinto »

Tomcat,

os BOGE, mandas-te vir de fora ou compras-te cá ? Alguém sabe quanto custam cá ? a diferença para Uk é muito grande ?

Em inglaterra o mais barato que consigo são 17 libras e qq coisa x4 + 20% IVa + 25 libras de portes.....o q é muitoooo atractivo....
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Eu também mandei vir de UK e ficaram-me à volta desse preço, na Island 4x4.
Ainda esta semana pedi preço para comprar um cá e pediram-me 54€+IVA.... :S
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

uiiii :eek3: ...pois ....por essas e por outras os meus tb virao de fora ....island ou rjs....:sing:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

nuno_fpinto Escreveu:Tomcat,

os BOGE, mandas-te vir de fora ou compras-te cá ? Alguém sabe quanto custam cá ? a diferença para Uk é muito grande ?

Em inglaterra o mais barato que consigo são 17 libras e qq coisa x4 + 20% IVa + 25 libras de portes.....o q é muitoooo atractivo....
Olá Nuno, mandei vir juntamente com outras coisas da Island.
Aproveitei (entre outras coisas) para mandar vir filtros do habitáculo e os amortecedores da mala.
Por má experiencia do passado filtro de óleo e gasóleo, compro cá de marcas conceituadas.
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Ja mandei vir os BOGE.....mandei vir tudo do Site da RJS, ficava no total com portes, 10 £ mais barato que na Island......como tinha de mandar vir os 2 baloes de trás, desta vez vieram os amortecedores tb......(4 amortecedores, 2 baloes, as molas de fixaçao dos baloes, uma Ball Joint da frente de baixo que tá marada, vá se lá saber as outras estao todas boas, esta esta praticamente desfeita....a borracha, e duas borrachas da Antiroll bar...)...

Tudo pelo preço de Balao de origem aqui :dance: :sing:

A ball joint, vai ao mecanico, pq ele tem o extractor e nao me aventuro a mexer ali.......upa upa...

Agora para os baloes e para os amortecedores, estou tentado a experimentar.......tenho duas perguiças e um macaco de garagem.....chega para me meter em aventuras?

Medos.....que o jipe me caia em cima ou me entale uma mao :ohnao:

O mais complicado que já fiz, para além de trocar a bomba de gasoleo do depósito, conjuntamente com o meu mecanico, foi trocar o radiador do óleo e os tubos.....

Advices for a rookie anyone ?? Ou deixo para o mecanico....nada nada poupava uns troquitos e aprendia algumas coisas.....

Os amortecedores, como não sei quanto tempo tinham no antigo dono, até podem ser os de origem sei lá....., e como nunca andei noutro, nao posso precisar se estao bons ou nao, mas sinto principalmente ao passar por lombas pequenas, que batem muito, .......por buracos nao se sente nada. Como num peugeot 206 que tive passava por lombas dessas e nao sentia nada, pensei que com o Range seria o mesmo. A minha skoda octavia bate, mas tem suspensao desportiva, logo é normal, agora o Range, está longe de ser o sofa que pensei neste aspecto..Tb pode ser da ball joint que tá marada....
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463

Mensagem por jomadimasilva »

Boas Nuno

Bem parece que eu também no fim da "época" (esta foi dura) também vou ter de trocar os amortecedores do Range, também estaria inclinado para os BOGE, por quanto é que te ficaram?

Em relação a trocar penso ser um trabalho simples, no meu caso garantidamente que vou ser eu a trocar, se necessitares de ajuda apita , em relação da ball joit deves ter razão ando a 1 ano a ganhar coragem para trocar uma.

Se quiseres para comparar dar uma volta no meu, tas a vontade (tem é mais um pedal)

Cumprimentos
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Boas,

os amortecedores ficaram em

Frente 2x £17,49 = £34.98
Tras 2x £17,55 = £35,10
Portes £ 25

No total £ 95,08 + IVA (20%) = £ 114,10 = +- 129 € dependendo da taxa de cambio para a libra.

Mandei vir mais coisas portanto diluí melhor os portes :P..... Mesmo assim ficou muitooo barato.

A minha irma pagou isso por cada amortecedor para o corsa dela de 2001....

A ball Joint penso que não é mesmo pera doce....nem para sair nem para entrar....e sem o extrator é mesmo complicado.

Os amortecedores também acho que é simples....supostamente sao duas porcas.....tenho de ganhar coragem....

Obrigado ;)
mcapinha
júnior TT
júnior TT
1998 Range Rover 2.5 DSE

Mensagem por mcapinha »

Os amortecedores são triviais de trocar. É só mesmo desapertar um parafuso em cima e uma porca em baixo :)
Dá uma olhadela na página do RR.net (http://www.rangerovers.net/repairdetail ... ange4.html) e vais ver que é simples. Duas dicas:
Para os de trás podes evitar tirar a protecção da cava da roda e a roda, se tiveres um conjunto de extensões suficientemente comprido. Basta levantar um pouco o plástico da cava e consegues encaixar uma chave de caixa no parafuso.
Para os da frente, vais ver que o do lado do pendura não tem mesmo nada de que saber. O acesso ao parafuso é pelo compartimento do motor e é fácil. Para o do lado do condutor, eu tive que tirar a bomba do ABS do sitio. Bastava desaparafusar 3 porcas e dá-se-lhe um jeitinho para conseguir chegar com uma chave ao parafuso do amortecedor.

Agora, eu tive um problema com os Boge: as porcas que são fornecidas são nyloc. Em todos os amortecedores, nenhuma das porcas chegou ao fim da rosca e passaram-se antes de lhe conseguir dar o aperto definido no RAVE. Para remediar a situação coloquei em cada um deles uma segunda porca, para servir de contra-porca e impedir que se desapertassem. Passados uns bons kms, descobri que a rosca do amortecedor da frente do lado do condutor estava completamente passada e acabaram por me cair as porcas e as anilhas durante a condução. Voltei a abrir rosca no amortecedor, apliquei novamente duas porcas novas e uma gota de loctite e, até agora, está-se a aguentar.
Não faço ideia do que é que possa ter acontecido.
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Yep, já revi varias vezes o procedimento.....O meu problema mesmo é esse, não conseguir aceder a algum dos parafusos e fazer merd...e dp ficar com o trabalho a meio...mas nao ha-de ser nada....Quando foi para trocar os tubos do radiador do óleo vi-me à rasca para desapertar os tubos do lado do Filtro......tenho de me certificar que tenho o material (Chaves) indicado para o serviço e para as emergencias...

Quando troquei o radiador do oleo, cairam-me tres vezes.....sim tres vezes um dos parafusos, para cima do prato por baixo do radiador de agua....ou seja, tive de desmontar tudo so para tirar um parafuso, 3 vezes.....já nao estava a acreditar.....se tivesse um daqueles chaves flexiveis com iman na ponta tinha o problema resolvido....

Dp de saber essa das porcas estou com mais medo ......lol

Espero que nao me aconteça isso.......
mcapinha
júnior TT
júnior TT
1998 Range Rover 2.5 DSE

Mensagem por mcapinha »

Nuno, só para te descansar, não encontrei mais nenhum caso na net em que isto tenha acontecido :)
Trocar os amortecedores ou os balões é bastante fácil, se te orientas com outras operações de manutenção mecânica, esta não é nada de especial.
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

E tb tenho de trocar os baloes de tras ;)

Cada dia que passa estou mais inspirado.....e só de pensar nos trocos que vou poupar mais inspirado fico :). É esperar que chegue o material e maos à obra....
Johnny.Str
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 25 jan 2012 13:49
Land Rover: RR P38 2.5 DSE

Mensagem por Johnny.Str »

. Estou a precisar de mudar os amortecedores da frente do meu P38. Os balões foram mudados à pouco tempo, mas os amortecedores, já entregaram a alma.
-Para ter o comportamento tipico de RR, e fazer TT não agressivo: qual a recomendação. Ou seja, qual o ponto da situação 2 anos após o tópico abrir.
Obrigado
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva Johnny.Str

depois desse tempo mantenho a minha recomendação... ;)
FLG Escreveu:...a minha preferência vaí para os Bilstein B6...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

FLG Escreveu:Viva Johnny.Str

depois desse tempo mantenho a minha recomendação... ;)
FLG Escreveu:...a minha preferência vaí para os Bilstein B6...
Aconselho o mesmo do FLG, ou então original
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Eu acabei por mandar vir do UK amortecedores Boge, e balões....e troquei tudo sozinho ...espetaculo...:).....até agora 5 estrelas...
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rhymes »

Boas a todos,

dando aqui uma achega em jeito de "colherada"...

o Josecamorim já disse mal deste amortecedores, não digo que não possa ter alguma razão, mas também digo que serem os amortecedores a fazer de batente em cruzamento de eixos leva a que o olhal vergue....

falo dos big bore da terrafirma !

Tenho um amigo com 1 Disco 300 Tdi SEM barras estabilizadoras, e com esses 4 amortecedores o jipe tem uma estabilidade incrível !!!!

e para o peso do P38 se eu tivesse que meter, apostava nestes, podem crer !!

(Já deixei a malta baralhada, LOL)

Cumps a todos. ;)
CHARRUA
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mar 2011 23:52
Land Rover: Range Rover Vm 1991
Sócio LCP: 2477

Mensagem por CHARRUA »

FLG Escreveu:Viva tomcat

a minha preferência vaí para os Bilstein B6... fica um pouco mais firme... mas na minha opinião mantem um excelente compromisso entre a estabilidade/conforto... :cool:

se passar por estes lados poderás comprovar isso... ;)

P.S: não esquecer que a qualidade dos pneus e a correcta pressão ajuda muito a manter o conforto...

Boas tomcat

Digo as palavras do FLG, pois coloquei 4 no meu RR Vm e feiquei muito satisfeito. ;)
Cumprimentos,

Miguel Amaral
http://www.livromedica.pt

Imagem
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Rhymes Escreveu:Boas a todos,

dando aqui uma achega em jeito de "colherada"...

o Josecamorim já disse mal deste amortecedores, não digo que não possa ter alguma razão, mas também digo que serem os amortecedores a fazer de batente em cruzamento de eixos leva a que o olhal vergue....

falo dos big bore da terrafirma !

Tenho um amigo com 1 Disco 300 Tdi SEM barras estabilizadoras, e com esses 4 amortecedores o jipe tem uma estabilidade incrível !!!!

e para o peso do P38 se eu tivesse que meter, apostava nestes, podem crer !!

(Já deixei a malta baralhada, LOL)

Cumps a todos. ;)

a terrafirma nao faz bigbore para o p38,, so para o classic... :shh:
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem