Filtro de Ar do Habitáculo
- claudiozarcos
- júnior TT

- Registado: 24 ago 2010 10:00
- Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Discovery 300tdi TGV 1996
Defender 300tdi 1988 - Sócio LCP: 2454
- RTI: 0
Re: Filtro de Ar do Habitáculo
Isto está a tomar um rumo óptimo.. finalmente arranjei (espero eu) uma solução!!
- Miguel Cício
- iniciante TT

- Registado: 27 ago 2011 22:57
- Land Rover: Discovery II TD5 2001
Boa noite!
Apesar de todas as dicas aqui colocadas, ainda não encontrei no meu DISCO as entradas de ar para o habitáculo. A grelha que apareceu aqui ilustrada no inicio é uma entrada de ar para o compartimento do motor...
Mas, e por onde vai o ar que segue pelo sistema da ventilação, para o habitáculo?
Miguel
Apesar de todas as dicas aqui colocadas, ainda não encontrei no meu DISCO as entradas de ar para o habitáculo. A grelha que apareceu aqui ilustrada no inicio é uma entrada de ar para o compartimento do motor...
Mas, e por onde vai o ar que segue pelo sistema da ventilação, para o habitáculo?
Miguel
- SquareWheels
- master TT

- Registado: 03 set 2008 10:51
- Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
- Sócio LCP: 1953
Aquilo vem em rolo, são tipo os dos extractores das nossas cozinhas.
Pequei numa tesoura e fui cortando à medida, é simples.
- claudiozarcos
- júnior TT

E onde os arranjaste?! CumprimenTTosSquareWheels Escreveu:Aquilo vem em rolo, são tipo os dos extractores das nossas cozinhas.
- SquareWheels
- master TT

Se fosses de cá de perto até te arranjava isso de borla.claudiozarcos Escreveu:E onde os arranjaste?! CumprimenTTosSquareWheels Escreveu:Aquilo vem em rolo, são tipo os dos extractores das nossas cozinhas.
Arranjei um pedaço da oficina onde trabalha o meu velhote.
Mas deves arranjar disso por aí, fala com algum pintor
- claudiozarcos
- júnior TT

Ver se consigo isso.. mas diz-me uma coisa.. entre o filtro do exaustor de cozinha e da sala de pintura, qual é o que consegue filtrar melhor em consonância com durabilidade?
Obrigado
Obrigado
- SquareWheels
- master TT

Não sou entendido na matéria, mas ia mais para os filtros das cabines de pintura, pois o "calibre" é profissional, e o outro é doméstico.
Mais não te posso ajudar...
Mais não te posso ajudar...
- vascocostalopes
- maníaco TT

- Registado: 12 jul 2010 16:44
- Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99 - Sócio LCP: 2419
Eu iria para este!claudiozarcos Escreveu: ...filtro do exaustor de cozinha ...
Mas de momento, ando sem nada
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /

Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /

Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
- Miguel Cício
- iniciante TT

Bom, ainda que ninguém me consiga dizer onde colocar o dito filtro, permito-me opinar o seguinte:
Os vulgares filtros das cozinhas, tem por objectivo reter as partículas de gordura suspensas no vapor de água que é aspirado pelos sistemas de extracção.
Os filtros das salas de pintura, tem por objectivo reter as micro-partículas e poeiras em suspensão no ar. Estas podem ser de muito menor dimensão que as partículas de gordura das cozinhas.
Acho portanto obvio que os filtros das salas de pintura, são mais eficientes que os filtros das cozinhas, na retenção de poeiras para o sistema de ventilação.
No entanto, devido à "malha" mais apertada, ficam mais fácilmente saturados, ou seja, penso ser necessário substitui-los com maior frequência.
Miguel
Os vulgares filtros das cozinhas, tem por objectivo reter as partículas de gordura suspensas no vapor de água que é aspirado pelos sistemas de extracção.
Os filtros das salas de pintura, tem por objectivo reter as micro-partículas e poeiras em suspensão no ar. Estas podem ser de muito menor dimensão que as partículas de gordura das cozinhas.
Acho portanto obvio que os filtros das salas de pintura, são mais eficientes que os filtros das cozinhas, na retenção de poeiras para o sistema de ventilação.
No entanto, devido à "malha" mais apertada, ficam mais fácilmente saturados, ou seja, penso ser necessário substitui-los com maior frequência.
Miguel
- abiper
- júnior TT

- Registado: 17 fev 2010 20:02
- Land Rover: Discovery 200 TDI 1992
EILR2010 Nr. 135 - Sócio LCP: 2164
Boas Miguel Cício

A única diferença é que o filtro do 200 e 300 é em 4 partes e a do Td5 é de ponta a ponta.
Já agora quanto ao tipo de filtro eu fiz a adaptação porque não encontrei original e pelo preço não vale a pena andar com bricolage.
Referencia do filtro JZL100120
http://www.landroverclassicparts.com.au ... uct=127533
É só seguir a seta vermelhaMiguel Cício Escreveu:Bom, ainda que ninguém me consiga dizer onde colocar o dito filtro, permito-me opinar o seguinte:
A foto é do 300 , aqui vai a do Td5FLG Escreveu:Boas a todos
aqui vai:
Filtro Polen/Filtro habitaculo Ref. STC738
http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=93601

A única diferença é que o filtro do 200 e 300 é em 4 partes e a do Td5 é de ponta a ponta.
Já agora quanto ao tipo de filtro eu fiz a adaptação porque não encontrei original e pelo preço não vale a pena andar com bricolage.
Referencia do filtro JZL100120
http://www.landroverclassicparts.com.au ... uct=127533
Saudações Landrovistas
Abílio Pereira

Abílio Pereira

- Miguel Cício
- iniciante TT

Bom, ok... vamos lá ver uma coisa!... A zona assinalada, e ilustrada nas fotos acima, é uma pequena grelha (cerca de 3 cm de altura) que fica logo abaixo do pára-brisas e "comunica" com o compartimento do motor!... certo?... e é aí que supostamente fica o filtro de ar para o habitáculo???
Quer dizer que o ar que entra para o habitáculo, é "aspirado" directamente do compartimento do motor???
Será que isto faz algum sentido???
Eu entendo que esse filtro, é para minimizar a entrada de poeiras para o motor...
Mas nunca poderá ser o filtro de ar para o habitáculo...
Desculpem-me a insistência!...
Miguel
Quer dizer que o ar que entra para o habitáculo, é "aspirado" directamente do compartimento do motor???
Eu entendo que esse filtro, é para minimizar a entrada de poeiras para o motor...
Miguel
- MT TD5
- pleno TT

- Registado: 30 mar 2011 22:13
- Land Rover: disco td5 1999
- Sócio LCP: 2446
tambem tenho esta duvida!!!Miguel Cício Escreveu:Bom, ok... vamos lá ver uma coisa!... A zona assinalada, e ilustrada nas fotos acima, é uma pequena grelha (cerca de 3 cm de altura) que fica logo abaixo do pára-brisas e "comunica" com o compartimento do motor!... certo?... e é aí que supostamente fica o filtro de ar para o habitáculo???
Miguel
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 6629_n.jpg
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
- SquareWheels
- master TT

Sim, quer dizer, poderá haver outro (não sei), mas o ar entra por aí para o habitáculo.Miguel Cício Escreveu: A zona assinalada, e ilustrada nas fotos acima, é uma pequena grelha (cerca de 3 cm de altura) que fica logo abaixo do pára-brisas e "comunica" com o compartimento do motor!... certo?... e é aí que supostamente fica o filtro de ar para o habitáculo???
SimMiguel Cício Escreveu: Quer dizer que o ar que entra para o habitáculo, é "aspirado" directamente do compartimento do motor???
FazMiguel Cício Escreveu: Será que isto faz algum sentido???
Não, o ar entra no comportamento motor pela grelha, por baixo e até pelas torres de suspensão. E entram poeiras, lama, gravilha!!!Miguel Cício Escreveu: Eu entendo que esse filtro, é para minimizar a entrada de poeiras para o motor...
É.Miguel Cício Escreveu: Mas nunca poderá ser o filtro de ar para o habitáculo...
Estás desculpadoMiguel Cício Escreveu: Desculpem-me a insistência!...
- SquareWheels
- master TT

- MT TD5
- pleno TT

- Registado: 30 mar 2011 22:13
- Land Rover: disco td5 1999
- Sócio LCP: 2446
hoje estive a ver o meu, e o ar nao vem diretamente do motor,porque tem uma borracha á frente do filtro que quando o capot está fechado nao deixa passar ar,pelo que percebi o ar vem diretamente de fora!!!!
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 6629_n.jpg
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
- 1183
- pleno TT

- Registado: 04 set 2005 20:08
- Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero) - Sócio LCP: 1183
Exactamente...
Eu no 200 não tinha ar condicinado auto. e como tal quase não ligava a ventoinha para o habitáculo, mas substitui pela espuma original e durou uns anos..
Quando comprei o Td5, há 1 ano e meio, troquei pela original porque a que tinha ainda devia ser a original e já estava saturada, até agora ainda não notei que estivesse a saturar, mas quando começar a querer desfazer-se é sinal que está pronta a sair.
Pode não ser tão eficiente como as espumas com carvão activado que ficam embutidas dentro do tablier, mas retém uma parte da poeira e não tem tendência a ganhar cheiros ou a entupir como acontece nos outros.
Quando começa a sair com cheiro a lama, é necessário limpar as condutas de ventilação, porque ficam lá retidas poeiras e com a humidade pode ganhar fungos, e outras coisas esquisitas, para isso costumo passar um produto que o meu irmão venda da BLINKER, passo a publicidade, que resulta.
Espero ter ajudado...
Eu no 200 não tinha ar condicinado auto. e como tal quase não ligava a ventoinha para o habitáculo, mas substitui pela espuma original e durou uns anos..
Quando comprei o Td5, há 1 ano e meio, troquei pela original porque a que tinha ainda devia ser a original e já estava saturada, até agora ainda não notei que estivesse a saturar, mas quando começar a querer desfazer-se é sinal que está pronta a sair.
Pode não ser tão eficiente como as espumas com carvão activado que ficam embutidas dentro do tablier, mas retém uma parte da poeira e não tem tendência a ganhar cheiros ou a entupir como acontece nos outros.
Quando começa a sair com cheiro a lama, é necessário limpar as condutas de ventilação, porque ficam lá retidas poeiras e com a humidade pode ganhar fungos, e outras coisas esquisitas, para isso costumo passar um produto que o meu irmão venda da BLINKER, passo a publicidade, que resulta.
Espero ter ajudado...
-
RMaricato
- júnior TT

- Registado: 26 fev 2008 11:31
- Land Rover: Modelo:Discovery Tipo:Discreto(!) Motor:300 TDI Ano:1995
- Sócio LCP: 0
Boas.
Não querendo desfazer do que foi dito anteriormente,a maneira mais simples é a que vi feita pelo "meu" mecânico no Disco dele.
Presumo que a maioria nunca tenha retirado os plásticos na zona que fica por cima de onde estão a apontar para os filtros,onde se vê um "disco/rodela" de plástico.

Se retirarem isso - sim, eu sei, dá algum trabalho! Tem que se tirar escovas,etc. Infelizmente(ou não!),já poucas são as coisas que ainda não desmontei no meu...
- verão que do lado do passageiro há uma abertura de entrada de ar.
O que ele fez foi cortar uma aba que existe na parte superior e arranjar um suporte metálico para colocar um filtro de habitáculo de um Mazda 3 na admissão de ar - filtro próprio (sem -e desculpem o termo- "invenções"),que funciona lindamente.De tempos a tempos tem que se trocar,lógico.
Não tenho fotos (para já), mas como até andava com ideias de fazer isso ao meu, tiro nessa altura.
Espero ter ajudado.
Abraço
Não querendo desfazer do que foi dito anteriormente,a maneira mais simples é a que vi feita pelo "meu" mecânico no Disco dele.
Presumo que a maioria nunca tenha retirado os plásticos na zona que fica por cima de onde estão a apontar para os filtros,onde se vê um "disco/rodela" de plástico.

Se retirarem isso - sim, eu sei, dá algum trabalho! Tem que se tirar escovas,etc. Infelizmente(ou não!),já poucas são as coisas que ainda não desmontei no meu...
O que ele fez foi cortar uma aba que existe na parte superior e arranjar um suporte metálico para colocar um filtro de habitáculo de um Mazda 3 na admissão de ar - filtro próprio (sem -e desculpem o termo- "invenções"),que funciona lindamente.De tempos a tempos tem que se trocar,lógico.
Não tenho fotos (para já), mas como até andava com ideias de fazer isso ao meu, tiro nessa altura.
Espero ter ajudado.
Abraço
- Miguel Cício
- iniciante TT

Olá!
Obrigado pelo seu testemunho... acho que agora estamos a chegar a algum lado...
Miguel
Obrigado pelo seu testemunho... acho que agora estamos a chegar a algum lado...
Miguel
- Azimutte
- júnior TT

- Registado: 01 ago 2011 22:58
- Land Rover: Discovery 300 de 1997
- Sócio LCP: 2543
Boas, Ora aqui esta mais uma foto do Filtro de habitaculo/Polen, comprado na LandCar (Av Oscar Monteiro Torres- Lisboa)
Custo cerca de 14 Euros e é o original.
Penso que por este valor não vale a pena andar a "inventar"
Agora o que eu questiono é o seguinte: Será que é eficaz?????

O isqueiro serve de #escala de comparação"
Saudações
Agora o que eu questiono é o seguinte: Será que é eficaz?????

Saudações
- jaws
- júnior TT

- Registado: 31 out 2008 12:39
- Land Rover: Discovery TD5 07/1999
- Sócio LCP: 1976
Oi. O que comprei na Forportil (LAND ROVER em Portimão) além de ser mais barato, era completa. Fostes tu que cortastes ou veio assim?Azimutte Escreveu:Boas, Ora aqui esta mais uma foto do Filtro de habitaculo/Polen, comprado na LandCar (Av Oscar Monteiro Torres- Lisboa)
Agora o que eu questiono é o seguinte: Será que é eficaz?????![]()
Saudações