OPINIÕES SFF: Billstein VS Terrafirma VS ...

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
zix
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 18 jun 2011 21:22
Land Rover: Defender 110 TD5 1998
Sócio LCP: 2439
RTI: 0

OPINIÕES SFF: Billstein VS Terrafirma VS ...

Mensagem por zix »

Boa noite,

Antes de mais dêem-me um desconto os defensores de Billstein (eu sei que os há por aí) pela comparação com Terrafirma mas, sinceramente, sempre me pareceu ter uma óptima relação qualidade-preço e eu não percebo NADA disto!
Procomp e afins estão fora de questão porque já tive e não gosto. São soft demais e parece que estou a andar de barco e não num bruto Def TD5inside! :)

O problema: Os amortecedores da minha 110 estão a entregar a alma ao criador, que por acaso são Terrafirma Pro-Sport +2'' com molas Terrafirma medium +2''.

O meu tipo de condução: Faço muita estrada e gosto de curvar depressa mas, por outro lado e aí o dilema, ADORO, quando estou no TT, que a 110 abra a perna até não poder mais (a 110 nunca abriu.. mas o meu 90 abria e eu adorava!) Desculpem-me os ferranhos dos ARB's VS Curso de suspenção. Não sou muito de andar a abrir em estradões, talvez por nunca ter tido suspenção que me desse a segurança suficiente mas... não sei. Sou tudo menos um pro do TT embora vá a todas, gosto de fazer as coisas devagar e, quem me conhece, sabe que ficou f%d#do quando alguma coisa se estraga por isso a qualidade é um factor ao qual dou muita importância!

Possíveis soluções (para as quais gostava de ouvir o maior número de opiniões possíveis pois infelizmente não tenho dinheiro para experimentar todas e saber as configurações que mais gosto):

- Billstein B6 com apoios rebaixados atrás e à frente (esta a solução mais barata e com menos curso)

- Terrafirma Remote Reservoir +5'' atrás (http://www.terrafirma4x4.com/products_p ... 43&grp=259) e uns Pro-Sport +2'' novos para a frente.

- Koni, Heavy Track ou não, +2'' com apoios rebaixados

- Às vezes, passam-me umas loucuras pela cabeça e fico muito, mas mesmo muito, tempo a pensar até que ponto um investimento nuns Billstein 7100 é justificável ou não... dado o preço!!! Só oiço dizer maravilhas mas, lá está, tenho medo que não se adequem ao meu estilo de condução.

Espero que me possam ajudar. É que estou mesmo indeciso e tenho medo de estragar dinheiro.

Aguardo respostas e sugestões!

Abraço,

Zix
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Re: OPINIÕES SFF: Billstein VS Terrafirma VS ...

Mensagem por pelicano »

O que te posso dizer, é que um amigo trocou os terrafirma por Bilstein...e está muito satisfeito.
Imagem
tomcoe
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 fev 2010 22:59
Land Rover: Defender TD5
Sócio LCP: 2329

Mensagem por tomcoe »

Eu troquei os meus amortecedores terrafirma pro sport traseiros por uns bilstein 7100 e agora pergunto se realmente tinha amortecedores atrás..
Infelizmente um dos amortecedores terrafirma que tinha à frente começou a babar oleo com apenas 8mil km de uso "suave", optei por tirá-los da frente e estou a usar uns tough dog provisoriamente enquanto não há possibilidad€ de meter uns 7100.
Seja qual for o seu tipo de condução, não tenha dúvidas que os 7100 são superiores. quanto aos b6 nunca experimentei, mas acredito que sejam bem melhores que os tf pro sport.

Contudo continuo a usar as molas terrafirma medium duty e outros acessórios da mesma marca e estou satisfeito.

Recentemente foi o meu amortecedor de direcção terrafirma que perdeu a eficácia com apenas 12mil km de uso..

Espero que ajude.
Tomás
zix
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por zix »

tomcoe Escreveu:Eu troquei os meus amortecedores terrafirma pro sport traseiros por uns bilstein 7100 e agora pergunto se realmente tinha amortecedores atrás..
Infelizmente um dos amortecedores terrafirma que tinha à frente começou a babar oleo com apenas 8mil km de uso "suave", optei por tirá-los da frente e estou a usar uns tough dog provisoriamente enquanto não há possibilidad€ de meter uns 7100.
Seja qual for o seu tipo de condução, não tenha dúvidas que os 7100 são superiores. quanto aos b6 nunca experimentei, mas acredito que sejam bem melhores que os tf pro sport.

Contudo continuo a usar as molas terrafirma medium duty e outros acessórios da mesma marca e estou satisfeito.

Recentemente foi o meu amortecedor de direcção terrafirma que perdeu a eficácia com apenas 12mil km de uso..

Espero que ajude.
Tomás

Ajuda claro! Tudo ajuda eheh.
E quais são os 7100 que tem? Com ou sem reservatório?
Em relação a cruzamento de eixos? Cumprem bem?

Desculpe tantas perguntas.. :)

Eu pelo que vi no offroadprojects.com (o único site com alguma informação dos billstein 7100 em Portugal.. pelo menos que eu tenha conseguido encontrar), há várias medidas de 7100. Medidas essas que eu não percebo muito bem porque estou habituado ao comum +2'' ou +4''... Se alguém me pudesse dar uma luzinha ajudava.

Obrigado e cumprimentos,

Zix
Actual:
2000 Discovery II TD5

Ex:
2000' Defender 90 TD5 -> Major Mola
1998' Defender 110 TD5 - > Major Van
1994' Range Rover 300TDi on steroids
1997' Range Rover P38 4.6 HSE
zix
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por zix »

pelicano Escreveu:O que te posso dizer, é que um amigo trocou os terrafirma por Bilstein...e está muito satisfeito.

Boas Pelicano,

Obrigado pela resposta. Mas trocou por quais Billstein? 7100? Ou uns B6?

Cumprimentos,

Zix
Actual:
2000 Discovery II TD5

Ex:
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

Montou os B6, os que referes na questão.
E está muito satisfeito, ele anda por aí:) poderá te dar a opinião dele.
Imagem
tomcoe
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 fev 2010 22:59
Land Rover: Defender TD5
Sócio LCP: 2329

Mensagem por tomcoe »

Zix,

Tenho os 7100 com reservatório, com 12" de curso o que corresponde aproximadamente a mais 6cm de curso de amortecedor em relação aos tf pro sport, o que se traduz num maior cruzamento de eixos. :)
zix
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por zix »

tomcoe Escreveu:Zix,

Tenho os 7100 com reservatório, com 12" de curso o que corresponde aproximadamente a mais 6cm de curso de amortecedor em relação aos tf pro sport, o que se traduz num maior cruzamento de eixos. :)
Obrigado Tomás.

269€/Amortecedor já é um investimento à "Home"... Se bem que devem durar bem mais do que uns mais baratos...

Vou ponderar essa hipótese!

Entretanto espero que alguém saiba alguma coisa dos Terrafirma Remote Reservoir... não são muito falados e parecem ser bons!

Cumprimentos,

Zix
Actual:
2000 Discovery II TD5

Ex:
cadete
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jan 2008 18:27
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 617

Mensagem por cadete »

Boas !

Também eu digo que são duas marcas sem comparação, tanto em qualidade como em custo de compra, já tive bilstein montados com reservatório piggy-back, a qualidade de construção é excelente, os detalhes, o comportamento, etc... tenho um Bilstein como amortecedor de direcção e até esse tem uma qualidade de construção irrepreensivél.

No entanto, tenho já há uns meses, montados na traseira do discovery, uns terrafima remote reservoisr com com mais 5", têem sofrido uns bons abusos, em compressão, extensão, em muitos quilometros de estradão a dar gás, em trialadas valentes e até agora estão 5*****, a única coisa que lhe fiz foi aumentar a pressão para 130 bar, eles vêm de origem com 100 e podem ir até 200, não têem babadelas e a tinta está lá toda, seja no corpo do amortecedor seja no depósito.

Se quiseres vêr umas imagens dos meus montados e qual o tipo de articulação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 7&start=60

CumprimenTTos Marafados
zix
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por zix »

cadete Escreveu:Boas !

Também eu digo que são duas marcas sem comparação, tanto em qualidade como em custo de compra, já tive bilstein montados com reservatório piggy-back, a qualidade de construção é excelente, os detalhes, o comportamento, etc... tenho um Bilstein como amortecedor de direcção e até esse tem uma qualidade de construção irrepreensivél.

No entanto, tenho já há uns meses, montados na traseira do discovery, uns terrafima remote reservoisr com com mais 5", têem sofrido uns bons abusos, em compressão, extensão, em muitos quilometros de estradão a dar gás, em trialadas valentes e até agora estão 5*****, a única coisa que lhe fiz foi aumentar a pressão para 130 bar, eles vêm de origem com 100 e podem ir até 200, não têem babadelas e a tinta está lá toda, seja no corpo do amortecedor seja no depósito.

Se quiseres vêr umas imagens dos meus montados e qual o tipo de articulação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 7&start=60

CumprimenTTos Marafados

Boas cadete,

Obrigado pela ajuda. Já estou a ver que os terrafirma remote reservoir são de boa qualidade. O que faz com que tenham, então, uma óptima relação qualidade/preço.
No teu tópico dizes que já não tens um cruzamento tão bom comparado com o que tinhas antes, mas não consegui descobrir que amortecedores tinhas montados atrás. Eram os billstein 5150 piggy-back?

Entretanto sabes me explicar que medida é esta de +5'' nos remote reservoir? Não é como nos amortecedores normais pois não? Onde se fala em +2'' ou +4''.... É que eu no meu 90 tive procomp +4'' atrás e parece-me que cruzava um pouco mais do que o teu está a cruzar com os terrafirma +5'' (se bem que acho que o que o teu Disco está a cruzar mais do que chega para o meu tipo de condução)... Se calhar é por ser Defender e parece que cruza mais. Os pneus eram 255/85 por isso não é daí a "ilusão".

Outra pergunta: Em estrada? Como é que se comportam os Remote Reservoir? Eu sei que varia da pressão que se queira pôr, mas por exemplo com essa que tu tens. 130psi

Cumprimentos,

Zix

PS: Eu estive no LandAlgarve e acho que tirei umas fotografias ao teu disco de perna aberta! Ver se as encontro e mando-te.
Actual:
2000 Discovery II TD5

Ex:
cadete
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jan 2008 18:27
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 617

Mensagem por cadete »

Boas !

A carroçaria do defender está montada um pouco mais acima que a do Discovery e do range, o efeito visual é sempre outro, os que tinha montados atrás antes foram uma experiência, cruzavam cerca de 3 cm mais, eram olhal-olhal mas não prestavam, eram uns rancho 9000, mesmo na regulação de dureza máxima não se aguentavam mais de 30 minutos até aquecerem demais e perderem a eficácia.
Vê o site da gwinlewis 4x4, tens lá imagens que ilustra o defender a cruzar com este setup, os amortecedores que lá vens são old man emu com o mesmo tamanho do TF.

O comportamento em estrada é bom, rijos quanto baste, o movimento de inêrcia entre o adornar e o endireitar da carroçaria é bastante bom, seguram bem as molas, não dão aquele efeito de "sacudidela".

Em relação ás medidas, são o normal como nos outros, mais 5 polegadas significa + 12,5cm
Fastandfurious
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 dez 2010 18:51
Land Rover: Defender90 Td5 2002
Sócio LCP: 0
RTI: 980

Mensagem por Fastandfurious »

E claro tb tens os famosos FOX ;)
Eduardo A.
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 out 2010 13:38
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300TDI 94
Sócio LCP: 2378

Mensagem por Eduardo A. »

Boas

Enviei MP
nm_mendes
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 19 out 2010 14:19
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por nm_mendes »

Só tenho a dizer que para quem quer trocar de amortecedores e que queira uma coisa a sua medida, existe uma casa aqui bem perto de mim que tem o que o pessoal procura, é a APV, ou seja é uma casa que faz os amortecedores a medida e que por acaso até é quem fabrica os amortecedores para o Camião da Elisabete Jacinto.

Eu não tenho montados esses no meu carro pois não sabia da existência dessa casa quando fui montar os meus amortecedores, mas do pessoal que tenho ouvido falar só ouço dizer maravilhas.. Daí estar a aconselhar, até porque em conversa com o pessoal lá da APV se pode chegar ao melhor amortecedor para cada caso.

Fica aqui o testemunho da Elisabete:
http://www.elisabetejacinto.com/ej/inde ... 61&lang=pt

Aqui está mais um relato desta vez para um defender:

http://www.forum-tt.com/index.php?optio ... &Itemid=69

Pelo que me parece eles não têm site, mas ficam os contactos telefónicos:

A P V - Amortecedor Português p/ Veículos, Lda.
Qta. Figueira 18 - A Sobralinho, SOBRALINHO, LISBOA 2615-682
Vila Franca de Xira
p: 219502928 f: 219502931
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2009 22:46
Land Rover: Range Rover
Sócio LCP: 2046

Mensagem por mikeRANGErover »

Eu meti os Bilstein B6 e estou bastante satisfeito. Em termos de comportamento está muuuuiiinnnnnnnto melhor.
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Mensagem por JotaJor »

boas!
nao sei se já viste a minha 110 no tópico... por ser defender e ainda por cima 110, podes ver como fica o resultado final do meu setup.
tenho bilstein 7100 sem reservatorio de 10" a frente e atras.
estas 10", sao diferentes das 5" dos terrafirma. os terrafirma sao amortecedores de prateleira(como alguem diria :) ), uma vez que estao construidos para um certo carro tendo em conta as medidas dos amortecedores originais desse carro. nesse caso, as 5", significam +5" em relaçao ao tamanho dos de origem.

no caso dos bilstein, é um amortecedor totalmente ajustavel e "universal", e por isso já nao se pode falar em tamanho para carro X. por isso, fala-se em cursos. 10" de curso, 12" de curso, etc...

Imagem
Imagem

para veres mais fotos passa pelo meu topico ;)
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

nm_mendes Escreveu:Só tenho a dizer que para quem quer trocar de amortecedores e que queira uma coisa a sua medida, existe uma casa aqui bem perto de mim que tem o que o pessoal procura, é a APV, ou seja é uma casa que faz os amortecedores a medida e que por acaso até é quem fabrica os amortecedores para o Camião da Elisabete Jacinto.

Eu não tenho montados esses no meu carro pois não sabia da existência dessa casa quando fui montar os meus amortecedores, mas do pessoal que tenho ouvido falar só ouço dizer maravilhas.. Daí estar a aconselhar, até porque em conversa com o pessoal lá da APV se pode chegar ao melhor amortecedor para cada caso.

Fica aqui o testemunho da Elisabete:
http://www.elisabetejacinto.com/ej/inde ... 61&lang=pt

Aqui está mais um relato desta vez para um defender:

http://www.forum-tt.com/index.php?optio ... &Itemid=69

Pelo que me parece eles não têm site, mas ficam os contactos telefónicos:

A P V - Amortecedor Português p/ Veículos, Lda.
Qta. Figueira 18 - A Sobralinho, SOBRALINHO, LISBOA 2615-682
Vila Franca de Xira
p: 219502928 f: 219502931
O Moreira é de facto uma pessoa cinco estrelas e faz uns amortecedores bem "porreiros", dá excelente assistência! Agora a questão passa por saber se compensa....
Corro num pajero que tem 4 apv com reservatório dois deles reguláveis e desde que os tem já fizeram várias visitas a Vila Franca para tratar de babadelas, perdas de ar e etc. Estamos a falar de 2 amortecedores que custaram 370 euros cada um e mais dois que custaram 200 cada. Além disso estão ajudados por mais 4 amortecedores com coilover, ou seja são 8 no total para o carro. Não quer dizer que isso não possa suceder Na minha opinião pelo preço dos APV compra-se outras opções no mercado de igual ou superior qualidade.

Só para fazer uma achega relativamente aos Terrafirma com reservatório. Para mim são ainda piores que os que não tem reservatório, simplesmente porque tem mais uma coisa de má qualidade, ou seja não chegava ter uma coisa má, como ainda acrescenta mais :)... Há relatos aqui no forum de vários desses amortecedores "babados" e com meia dúzia de kms (Pgil, Gangsta, etc)

Quando à discussão que deu o nome ao tópico, o Zix, que até me conhece, perceberá se eu não comentar de tão disparatada que é a pergunta do título :) Seria quase como perguntar como é o zé tone do alguidares de baixo a ponta de lança comparado com o Ibrahimovic :)

Abraço,
zix
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por zix »

Boas,

Obrigado a todos pelas respostas! Foram todas esclarecedoras. :ok:

Porém, continuo indeciso.. Os €uros são sempre um problema tão chaaaato! Mas acho que já consegui reduzir a minha indecisão para dois setups:

- Billstein 7100 12'' atrás (aqui não sei se com reservatório ou não) e Billstein B6 à frente com torres rebaixadas (não há dinheiro para 4 7100 acho eu...)

- Terrafirma Remote Reservoir +5'' atrás e Billstein B6 à frente com torres rebaixadas

Pergunta(s) para contas finais e a Grande decisão:

- 12'' nos billstein 7100 atrás parece-me ser mais do que suficiente. A questão é com ou sem reservatório (a diferença é de +-50€ cada amortecedor...)

- No caso de optar pelo primeiro setup com 7100 atrás, é estúpido pôr B6 à frente? Em termos de diferenças de performance... Se isso tem alguma consequência notória. Se sim, soluções please

- Os Billstein 7100 precisam de acessórios específicos para puderem funcionar na 110? Ou é só "plug&play"? Pergunto isto porque por exemplo os TF +5'' precisam.. e isso custa moedinhas que, se calhar, fazem comp€nsar os 7100.

JotaJor

Já vi, durante muito tempo mesmo, o teu tópico. De trás para a frente e de frente para trás. :D . A tua 110 é uma das razões para eu ponderar seriamente os 7100!!!!!!!!! Se eu por acaso puser Billstein 7100 mando-te metade da conta para tua casa. eheh
Uma pergunta: Porque é que optaste pelos 7100 sem reservatório? O investimento não compensava?

Amorim

Eu sei que és aficcionado dos Billstein. És aficcionado com total razão e conhecimento. E esse conhecimento acho que está largamente comprovado por todo o lado, aqui no forúm, noutros sítios e até pelo que se fala de ti no mundo LR. Por isso a tua opinião, pelo menos para mim, é sempre importante e alvo de reflexão. Porém, eu neste momento ainda não tenho capacidade emocional (€uros felizmente tenho, o problema é a minha definição de prioridades) para, sem qualquer dúvida, investir no que é claramente de melhor qualidade, os Billstein 7100. Daí ter criado este disparatado tópico. Para ter a certeza que, depois de ponderar os prós e contras das minhas propostas, não faço um mau investimento (ou o óptimo, dadas as condições) e acho que percebes isso. Por isso, obrigado pelo teu, contrariado :D ,comentário em relação aos Terrafirma Remote Reservoir +5'', o que ajuda mesmo são exemplos concretos como os do Pgil e Gangsta! :ok:
E já agora dá aí uma ajudinha nas minhas novas perguntas. :D

Cumprimentos a todos e obrigado!

Zix
Actual:
2000 Discovery II TD5

Ex:
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Boas,

A minha sugestão é se não consegues agora comprar todos, compra só 2 e depois quando puderes compras os outros 2. Não adianta atalhar caminho. Como falei contigo na altura que programamos o teu 90, eu já tentei essa via algumas vezes e acabou sempre por me sair mais caro. Ainda há pouco passei por isso.

De qualquer forma, Não é descabido colocar os 7100 sem reservatório atrás e os B6 na frente. Quando comprares os 7100, quem os vender vai concerteza dar-te assistência e afinar-te os ditos de forma a que o carro não fique descomsado....

P.S- Ainda há pouco andavam aí 6 bilstein 7100 com reservatório revisionados e vendidos como novos ao preço da chuva.... :) 4 foram substituir terrafirma no carro do Duarte Rosa e outros 2 no carro do gangsta :)

Abraço
Norferreira
pleno TT
pleno TT
Registado: 11 out 2006 00:01
Land Rover: Discovery Td5
LR 109 Santana 6cyl 3.5cc D
Sócio LCP: 1680

Mensagem por Norferreira »

iap, eu ando com dois bilstein 7100 com reservatório à frente e dois terrafirme com reservatorio atrás :D
ImagemImagemImagemImagem
LAND ROVER 109 Santana Cazorla
"Lemmy" Discovery II Td5
ex "Minotauro II" Defender Td5
ex "Minotauro I" Defender 90td 1990
ex "El Bicho" Serie III 1979