P38-DT - INST. BANCOS ELECTRICOS?!?
- faria
- pleno TT

- Registado: 03 ago 2005 13:34
- Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95 - RTI: 0
P38-DT - INST. BANCOS ELECTRICOS?!?
bOAS,
Pretendo comprar bancos em pele para colocar no meu P38 DT de 95.
O problema é que só encontro bancos eléctricos...
a duvida é se os consigo instalar num DT... claro que fisicamente eles cabem lá, o que me preocupa são os comandos eléctricos.
Já sei (penso eu) que o aquecimento não vai funcionar nem a memoria! mas a parte dos comandos eléctricos? se puxar 12 volts e ligar directamente nos bancos, eles vão funcionar, já que os comandos estão nos próprios bancos? Ou apesar disso os bancos terão que ser ligados á centralina?
Alguém já fez esta alteração?
Obrigado!
Pretendo comprar bancos em pele para colocar no meu P38 DT de 95.
O problema é que só encontro bancos eléctricos...
a duvida é se os consigo instalar num DT... claro que fisicamente eles cabem lá, o que me preocupa são os comandos eléctricos.
Já sei (penso eu) que o aquecimento não vai funcionar nem a memoria! mas a parte dos comandos eléctricos? se puxar 12 volts e ligar directamente nos bancos, eles vão funcionar, já que os comandos estão nos próprios bancos? Ou apesar disso os bancos terão que ser ligados á centralina?
Alguém já fez esta alteração?
Obrigado!
- mpblue
- master TT

- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
- RTI: 0
Re: P38-DT - INST. BANCOS ELECTRICOS?!?
Boas:
Se bem me recordo, os bancos e suas funções são controlados pela BECM (motorização) e pelo HEVAC (aquecimento), pelo que alimentar directamente com 12V é capaz de fritar aquilo...
Se bem me recordo, os bancos e suas funções são controlados pela BECM (motorização) e pelo HEVAC (aquecimento), pelo que alimentar directamente com 12V é capaz de fritar aquilo...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
- jonasserra
- júnior TT

- Registado: 04 ago 2005 11:17
- Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998 - Sócio LCP: 19
Isso tb é uma alteração que está na minha lista!!
Tenho visto no ebay conjunto de bancos ate cerca 300libras (mas ainda faltam os portes). Cá, numa sucata para os lados de Grijo, pediram-me 600euros pelo conjunto completo de uns bancos em...vá lá, estado duvidoso...
Mas surgem-me duas questoes:
1 - os comandos estão trocados (o do condutor tem memoria -qd tem- mas para nós fica no lugar do pendura) - será que poderá originar conflitos com a BECM?
2 - a BECM dos DSE's (e DT's) funcionarão com bancos electricos? Pois parece que existem varios "niveis" de BECM's - low-line...high-line. E os nosos quase de certeza são low-line..
Tenho visto no ebay conjunto de bancos ate cerca 300libras (mas ainda faltam os portes). Cá, numa sucata para os lados de Grijo, pediram-me 600euros pelo conjunto completo de uns bancos em...vá lá, estado duvidoso...
Mas surgem-me duas questoes:
1 - os comandos estão trocados (o do condutor tem memoria -qd tem- mas para nós fica no lugar do pendura) - será que poderá originar conflitos com a BECM?
2 - a BECM dos DSE's (e DT's) funcionarão com bancos electricos? Pois parece que existem varios "niveis" de BECM's - low-line...high-line. E os nosos quase de certeza são low-line..
- faria
- pleno TT

Boas,
penso eu que as becm dos Dt não aceitam os bancos electricos, porque não tinham esse equipamento de origem... Tal como a Hevac tb não tem o botão para aquecimento de bancos nas versões DT.
Não percebo é porque razão os bancos tem que ser ligados á becm se os motores e os comandos estão no próprio banco! Julguei que bastava levar corrente aos motores dos bancos e estavam a funcionar...
Assim sendo, o projecto já se torna mais dificil ou mesmo impossivel de concretizar!
Tenho que arranjar uns manuais...
penso eu que as becm dos Dt não aceitam os bancos electricos, porque não tinham esse equipamento de origem... Tal como a Hevac tb não tem o botão para aquecimento de bancos nas versões DT.
Não percebo é porque razão os bancos tem que ser ligados á becm se os motores e os comandos estão no próprio banco! Julguei que bastava levar corrente aos motores dos bancos e estavam a funcionar...
Assim sendo, o projecto já se torna mais dificil ou mesmo impossivel de concretizar!
Tenho que arranjar uns manuais...
- jonasserra
- júnior TT

Creio que a tua ideia pode-se concretizar....
Com os esquemas electricos, ligas a alimentação dos motores, mas inibes o aquecimento dos bancos. Para quem perceba (eu não!!) de electronica não deve ser nada transcendente levar energia a uns motores..."penso eu de que.."
O Rave deve trazer os esquemas dos bancos e alimentação e tudo o que necessites..
Os bancos ligados à becm permite activar o aquecimento e a função de memoria dos bancos bem como está de certa maneira ligado aos espelhos retrovisores tb, álem da becm ser a unidade que controla toda a electronica do carro...
Mas tudo isto poderá ser porventura by-passado...
Ainda não fiz esta alteração no meu pois quero fazer uma instalação o mais original possivel (nova becm?) e os bancos são caros...
Com os esquemas electricos, ligas a alimentação dos motores, mas inibes o aquecimento dos bancos. Para quem perceba (eu não!!) de electronica não deve ser nada transcendente levar energia a uns motores..."penso eu de que.."
O Rave deve trazer os esquemas dos bancos e alimentação e tudo o que necessites..
Os bancos ligados à becm permite activar o aquecimento e a função de memoria dos bancos bem como está de certa maneira ligado aos espelhos retrovisores tb, álem da becm ser a unidade que controla toda a electronica do carro...
Mas tudo isto poderá ser porventura by-passado...
Ainda não fiz esta alteração no meu pois quero fazer uma instalação o mais original possivel (nova becm?) e os bancos são caros...
- faria
- pleno TT

Poix, o pior é que eu tb não percebo nadinha de electronica, e para mandar fazer o serviço vai ficar muito caro! Mas olha que trocar de BECM ainda deve ser mais complicado!!! A questão do aquecimento e memoria para mim não é muito importante!
Os bancos no ebay ficarão por umas 400 libras já com portes (se o vendedor enviar para PT, eu dispensava a parte electrica, o pior é que em Uk não se encontram manuais, e mesmo que se encontrem, ficam trocados e o do pendura não tem regulação de altura!
Vou estudar o assunto... O ideal era ter um para testes, pq comprar os bancos e dp chegar á conclusão que não servem é d€sagradav€l
Mas os teus bancos não são em pele?
Os bancos no ebay ficarão por umas 400 libras já com portes (se o vendedor enviar para PT, eu dispensava a parte electrica, o pior é que em Uk não se encontram manuais, e mesmo que se encontrem, ficam trocados e o do pendura não tem regulação de altura!
Vou estudar o assunto... O ideal era ter um para testes, pq comprar os bancos e dp chegar á conclusão que não servem é d€sagradav€l
Mas os teus bancos não são em pele?
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
os comandos electricos ficam disponiveis mas não terás a memoria bem como o aquecimento tambem pode ficar disponivel mas nunca ira passar pelo circuito original do range.
fica tudo indepentente.
fica tudo indepentente.
- faria
- pleno TT

Boas, Sim, isso eu entendo e já estava a contar com isso! Mas a corrente dos bancos é 12V ou será inferior?paulo jorge Escreveu:os comandos electricos ficam disponiveis mas não terás a memoria bem como o aquecimento tambem pode ficar disponivel mas nunca ira passar pelo circuito original do range.
fica tudo indepentente.
Podes confirmar essa info?
Se forem 12V é tudo muito simples, se for inferior já se torna (para mim) mais complicado... nem me atrevo a ir inventar puxadas de corrente da BECM (ou seja o que for com a BECM)
Obrigado!
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
- faria
- pleno TT

Ok, obrigado!
Assim sendo parece-me relativamente pacifico por os motores a funcionar...
Alguém me pode dar um link para o RAV? para ver as ligações?
Assim sendo parece-me relativamente pacifico por os motores a funcionar...
Alguém me pode dar um link para o RAV? para ver as ligações?
- jonasserra
- júnior TT

Os meus bancos são em pele aquecidos (é um DSE).
Mas gostaria de lhe por a estrutura electrica....
Se for caso de só alimentar os motores com 12v...começo a pensar seriamente no assunto, mt embora prefira manter uma instalação original..
Se quiseres, posso-te enviar o Rave em cd com o relogio...
Mas gostaria de lhe por a estrutura electrica....
Se for caso de só alimentar os motores com 12v...começo a pensar seriamente no assunto, mt embora prefira manter uma instalação original..
Se quiseres, posso-te enviar o Rave em cd com o relogio...
- faria
- pleno TT

boas,
Isso era 5*! Obrigado
Quanto aos bancos, ainda podiamos ponderar uma troca, eu compro uns eléctricos e troco pelos teus manuais
(era uma ideia)
Os teus são de que cor?
Isso era 5*! Obrigado
Quanto aos bancos, ainda podiamos ponderar uma troca, eu compro uns eléctricos e troco pelos teus manuais
Os teus são de que cor?
- jonasserra
- júnior TT

Lighstone .... creio que "beige claro" em portugues...
Apanhei este "post" no rangerover.net
http://www.rangerovers.net/forum/viewto ... at#p230820
(ultimo post..)
e este, que diz que uma becm high-line tem um "H" álem de explicar como se instala bancos electricos
http://www.rangerovers.net/forum/viewto ... =3&t=23699
(post do membro wills, aí o 6ºpost)
Apanhei este "post" no rangerover.net
http://www.rangerovers.net/forum/viewto ... at#p230820
(ultimo post..)
e este, que diz que uma becm high-line tem um "H" álem de explicar como se instala bancos electricos
http://www.rangerovers.net/forum/viewto ... =3&t=23699
(post do membro wills, aí o 6ºpost)
- faria
- pleno TT

bOAS,
Para mim tem que ser em castanho!
Já tinha olhado para um desses Posts, mas a minha BECM não é H de certeza (visto ser um DT), a tua poderá ser ou não...
Para mim a solução mais viável é puxar 12V directos ou em alternativa trocar as capas e esponjas do meu pelos de pele, ficando na mesma manuais... dp posso sempre vender a carcaça e os motores dos bancos eléctricos, já que a mim só me interessa a Pele e dispenso a parte electrica.
Dito assim parece fácil, mas não será assim tão fácil trocar as forras, até pq teria que as furar para passar a regulação das costas, etc...
De qualquer forma vou avançar com a compra dos bancos e, de uma maneira ou de outra, hei-de conseguir instala-los!
Já tinha olhado para um desses Posts, mas a minha BECM não é H de certeza (visto ser um DT), a tua poderá ser ou não...
Para mim a solução mais viável é puxar 12V directos ou em alternativa trocar as capas e esponjas do meu pelos de pele, ficando na mesma manuais... dp posso sempre vender a carcaça e os motores dos bancos eléctricos, já que a mim só me interessa a Pele e dispenso a parte electrica.
Dito assim parece fácil, mas não será assim tão fácil trocar as forras, até pq teria que as furar para passar a regulação das costas, etc...
De qualquer forma vou avançar com a compra dos bancos e, de uma maneira ou de outra, hei-de conseguir instala-los!
- mpblue
- master TT

- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
Boas:faria Escreveu:bOAS,
se a ideia é ficar com os de pele, compra só as forras, que ficam mais baratas...
http://cgi.ebay.co.uk/RANGE-ROVER-P38-I ... 45fb5f6b6e
E vai dai, talvez não...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
- faria
- pleno TT

>Boas,
Só para "rematar" o Topico informo que já coloquei os bancos em pele no meu P38 Dt (que está cada x mais um DSE)(agora sim, é um P38)
Acabei por arranjar os interiores completos em Beje, com bancos manuais, e assim evitei a "tourada" de andar a ligar motores e afins.
O Carro era Inglês por isso o banco com regulação de altura estava do lado do pendura... O que fiz foi aproveitar os carris do meu antigo banco do condutor e meter o novo banco de pele em cima, o resultado final é que fiquei com os 2 bancos com regulação em altura (deve haver poucos assim
)
Já agora, se alguem quiser comprar forras das portas, plasticos interiores ou mesmo os bancos em tecido, tudo em castanho, eu tenho para venda (agora com as novas regras n sei bem se posso falar disso aqui, mas já falei
)
AbRRaço!!!
Só para "rematar" o Topico informo que já coloquei os bancos em pele no meu P38 Dt (que está cada x mais um DSE)(agora sim, é um P38)
Acabei por arranjar os interiores completos em Beje, com bancos manuais, e assim evitei a "tourada" de andar a ligar motores e afins.
O Carro era Inglês por isso o banco com regulação de altura estava do lado do pendura... O que fiz foi aproveitar os carris do meu antigo banco do condutor e meter o novo banco de pele em cima, o resultado final é que fiquei com os 2 bancos com regulação em altura (deve haver poucos assim
Já agora, se alguem quiser comprar forras das portas, plasticos interiores ou mesmo os bancos em tecido, tudo em castanho, eu tenho para venda (agora com as novas regras n sei bem se posso falar disso aqui, mas já falei
AbRRaço!!!
- jonasserra
- júnior TT

Eu ainda estou à procura dos electricos....
Arranjava em Inglaterra, mas no final ficaria por volta das 400GBP (bancos mais portes). Na Alemanha vi uns, cada por cerca de 250GBP e ainda faltariam os portes...
Não há ninguem que vá a Inglaterra e me traga os bancos?.....a troco de umas bejecas?
Arranjava em Inglaterra, mas no final ficaria por volta das 400GBP (bancos mais portes). Na Alemanha vi uns, cada por cerca de 250GBP e ainda faltariam os portes...
Não há ninguem que vá a Inglaterra e me traga os bancos?.....a troco de umas bejecas?
- rumavil
- júnior TT

- Registado: 13 jul 2011 11:35
- Land Rover: Discovery 200Tdi | 1992
- jonasserra
- júnior TT

Graças ao colega Rui, o projecto tá a andar!!!
Obrigado Rui.
Fotos em breve...
UPDATE 18/11
Bancos instalados, a funcionar na perfeição.
Instalação toda original, foi só ligar a cablagem (original) da BECM aos bancos...e tá feito!!
Creio que é imperativo ter uma BECM high-line. Tem um "H" inscrito na parte de cima da caixa de fusiveis que está junta à BECM.
E os conectores C907 (memoria) e C912, bem como os fusiveis 10 e 20.
Tenho bancos regulação electrica, com memoria (ambos).
Para o conjunto ficar completo faltam os retrovisores com memoria (10pinos).
Obrigado Rui.
Fotos em breve...
UPDATE 18/11
Bancos instalados, a funcionar na perfeição.
Instalação toda original, foi só ligar a cablagem (original) da BECM aos bancos...e tá feito!!
Creio que é imperativo ter uma BECM high-line. Tem um "H" inscrito na parte de cima da caixa de fusiveis que está junta à BECM.
E os conectores C907 (memoria) e C912, bem como os fusiveis 10 e 20.
Tenho bancos regulação electrica, com memoria (ambos).
Para o conjunto ficar completo faltam os retrovisores com memoria (10pinos).
- rumavil
- júnior TT

- Registado: 13 jul 2011 11:35
- Land Rover: Discovery 200Tdi | 1992
Fico satisfeito por tudo ter corrido bem! Ainda bem que ficaste satisfeito!
Gostava de ver fotos disso!
Malta, já sabem, se quiserem os bancos do P38 em estado impecável, ainda estão para venda, completos!
Podem confirmar o excelente estado com este companheiro!
Rui
Gostava de ver fotos disso!
Malta, já sabem, se quiserem os bancos do P38 em estado impecável, ainda estão para venda, completos!
Podem confirmar o excelente estado com este companheiro!
Rui