Onde? Fixemaxibom Escreveu:
Valia 15euros o litro, consegui a 10euros
Questão sobre lubrificante motor TD5
- jaws
- júnior TT
- Mensagens: 152
- Registado: 31 out 2008 12:39
- Land Rover: Discovery TD5 07/1999
- Sócio LCP: 1976
- Localização: Lagoa (Algarve)
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
- luis mateus
- master TT
- Mensagens: 1028
- Registado: 26 jan 2008 20:45
- Land Rover: Modelo: Defender 110 Tipo: 9 lugares Motor: Td5 Ano: 2000
- Sócio LCP: 1893
- Localização: Pombal
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas.
O que me dizem deste óleo para a minha 110 Td5 de 2000?
É um bom óleo?
Reparei que as especificações não diz que é A1 nem B2, tem alguma importância?
Castrol Edge Professional LLIII 5w30
El nuevo lubricante incorpora Fluid Strength Technology, un sistema dinámico que activa la tecnología y refuerza el aceite cuando lo necesita, e incorpora como componente exclusivo el microfiltrado, que le permite cumplir con los niveles requeridos por los fabricantes de coches en su primer llenado. Cabe destacar también que el lubricante tiene un color fluorescente, lo que permite a los profesionales de la reparación y sus clientes verificar que están usando el aceite adecuado para cada coche. Nuevo producto es el 40% más eficaz a la hora de reducir el contacto entre metales en el motor que sus competidores. Además, mejora la eficiencia del motor y optimiza su rendimiento a corto y largo plazo.
Castrol Edge Professional LLIII (AUDI / VW) 5w30 cumple las siguientes especificaciones:
•ACEA C3
•VW 504.00 / 507.00
•Porsche C30
Abraços
O que me dizem deste óleo para a minha 110 Td5 de 2000?
É um bom óleo?
Reparei que as especificações não diz que é A1 nem B2, tem alguma importância?
Castrol Edge Professional LLIII 5w30
El nuevo lubricante incorpora Fluid Strength Technology, un sistema dinámico que activa la tecnología y refuerza el aceite cuando lo necesita, e incorpora como componente exclusivo el microfiltrado, que le permite cumplir con los niveles requeridos por los fabricantes de coches en su primer llenado. Cabe destacar también que el lubricante tiene un color fluorescente, lo que permite a los profesionales de la reparación y sus clientes verificar que están usando el aceite adecuado para cada coche. Nuevo producto es el 40% más eficaz a la hora de reducir el contacto entre metales en el motor que sus competidores. Además, mejora la eficiencia del motor y optimiza su rendimiento a corto y largo plazo.
Castrol Edge Professional LLIII (AUDI / VW) 5w30 cumple las siguientes especificaciones:
•ACEA C3
•VW 504.00 / 507.00
•Porsche C30
Abraços
- VaReTaS
- master TT
- Mensagens: 2563
- Registado: 23 mai 2010 10:05
- Land Rover: Discovery 300TDi 1995
- Sócio LCP: 2404
- RTI: 0
- Localização: Madrid
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas Luis,luis mateus Escreveu:Boas.
O que me dizem deste óleo para a minha 110 Td5 de 2000?
É um bom óleo?
Reparei que as especificações não diz que é A1 nem B2, tem alguma importância?
Castrol Edge Professional LLIII 5w30
(...)
Castrol Edge Professional LLIII (AUDI / VW) 5w30 cumple las siguientes especificaciones:
•ACEA C3
•VW 504.00 / 507.00
•Porsche C30
Segundo a nomenclatura ACEA os óleos C3, são indicados e compatíveis com veículos equipados com catalizador. Sendo que em teoria o que indicam para os C3 é isto:
The CLASS indicates oil intended for a general type of engine - currently A / B = gasoline and light duty diesel engines; C = catalyst compatible oils for gasoline and diesel engines with after treatment devices.
Fonte: http://www.acea.be/images/uploads/files ... uences.pdfC3 Stable, stay-in-grade oil intended for use as catalyst compatible oil in vehicles with DPF and TWC in high performance car and light van diesel and gasoline engines, with a minimum HTHS viscosity of 3.5mPa.s. These oils will increase the DPF and TWC life.
Warning: these oils are unsuitable for use in some engines. Consult owner manual or handbook if in doubt.
Não sei se o manual de utilizador do Defender diz alguma coisa, mas nada como dar uma vista de olhos.
De qualquer forma, com base nas características do óleo e, sobretudo, do motor, penso que não haverá nenhum problema em utilizar esse Castrol... e pode ser uma mais valia para o carro.
Mas, dá também uma espreitadela aqui: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=36&t=18945
- luis mateus
- master TT
- Mensagens: 1028
- Registado: 26 jan 2008 20:45
- Land Rover: Modelo: Defender 110 Tipo: 9 lugares Motor: Td5 Ano: 2000
- Sócio LCP: 1893
- Localização: Pombal
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas Vareta.
Epá, o meu problema é mesmo andar para aqui a ler estes tópicos, porque nunca andei com estas dúvidas, de que óleo meter, antes...
Resumindo estas páginas todas, qual é o óleo indicado para o Defender Td5? Sei que é o 5w30, mas qual a melhor compra para que não tenha problemas?
Obrigado
Epá, o meu problema é mesmo andar para aqui a ler estes tópicos, porque nunca andei com estas dúvidas, de que óleo meter, antes...
Resumindo estas páginas todas, qual é o óleo indicado para o Defender Td5? Sei que é o 5w30, mas qual a melhor compra para que não tenha problemas?
Obrigado
- VaReTaS
- master TT
- Mensagens: 2563
- Registado: 23 mai 2010 10:05
- Land Rover: Discovery 300TDi 1995
- Sócio LCP: 2404
- RTI: 0
- Localização: Madrid
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas Luís,
Pois, sinceramente não sei.
Eu tenho ouvido falar bem do Fuchs (ainda não experimentei, mas já não falta tudo )
Já experimentei o Castrol Magnatec e estou satisfeito, por isso acho que o Edge (teoricamente melhor) será igualmente bom.
Por outro lado, há muita gente satisfeita com os Shell Helix ou com os Mobil
É sempre uma questão de veres mais ou menos as características do óleo e qual o recomendado para os Td5, tentando adequar a coisa e, mais que tudo, os €€€.
Pois, sinceramente não sei.
Eu tenho ouvido falar bem do Fuchs (ainda não experimentei, mas já não falta tudo )
Já experimentei o Castrol Magnatec e estou satisfeito, por isso acho que o Edge (teoricamente melhor) será igualmente bom.
Por outro lado, há muita gente satisfeita com os Shell Helix ou com os Mobil
É sempre uma questão de veres mais ou menos as características do óleo e qual o recomendado para os Td5, tentando adequar a coisa e, mais que tudo, os €€€.
- JotaJor
- master TT
- Mensagens: 1392
- Registado: 21 ago 2006 12:41
- Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
- Sócio LCP: 2060
- RTI: 0
- Localização: Portel
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas!
eu recentemente meti o castrol Edge 5w40... pelo topico que ai anda e pelo que diz no manual, foi o que achei mais indicado, e cumpre todas as normas para motores injector-bomba.
Cumprimentos
eu recentemente meti o castrol Edge 5w40... pelo topico que ai anda e pelo que diz no manual, foi o que achei mais indicado, e cumpre todas as normas para motores injector-bomba.
Cumprimentos
- jaws
- júnior TT
- Mensagens: 152
- Registado: 31 out 2008 12:39
- Land Rover: Discovery TD5 07/1999
- Sócio LCP: 1976
- Localização: Lagoa (Algarve)
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Saudações,
tenho um Disco 2 TD5 de 1999 e a ultima vez que trocou oleo, coloquei um oleo da f#rd (Mobil) sintentico 5w30 A1/B1 (norma referida no manual) que comprei na Feuvert em Portimão.
Cumps
tenho um Disco 2 TD5 de 1999 e a ultima vez que trocou oleo, coloquei um oleo da f#rd (Mobil) sintentico 5w30 A1/B1 (norma referida no manual) que comprei na Feuvert em Portimão.
Cumps
- Quintaos
- master TT
- Mensagens: 1481
- Registado: 14 jun 2006 11:14
- Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960 - Sócio LCP: 1470
- RTI: 0
- Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas,
Tanto no Defender como no Disco, ando com BP Visco sport 7000 5w40..Como estao reprogramados é melhor um 5w40 do que um 5w30, segundo os entendidos
Na altura era o que estava em promocao na Feuvert
Antes dissom andava com Shell Helix 10w40, durante muita dezenas de milhares de Km.
Abraco
Tanto no Defender como no Disco, ando com BP Visco sport 7000 5w40..Como estao reprogramados é melhor um 5w40 do que um 5w30, segundo os entendidos
Na altura era o que estava em promocao na Feuvert
Antes dissom andava com Shell Helix 10w40, durante muita dezenas de milhares de Km.
Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
- jaws
- júnior TT
- Mensagens: 152
- Registado: 31 out 2008 12:39
- Land Rover: Discovery TD5 07/1999
- Sócio LCP: 1976
- Localização: Lagoa (Algarve)
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Antes de utilizar este 5w30, utilizava o BP Visco 7000 sport 5w40. Bastante bom. Na mudança o óleo estava 5 estrelas. Sempre comprei em promoção na Norauto ou Feuvert. Agora quis esperimentar estes ate agora tudo ok.Quintaos Escreveu:Boas,
Tanto no Defender como no Disco, ando com BP Visco sport 7000 5w40..Como estao reprogramados é melhor um 5w40 do que um 5w30, segundo os entendidos
Na altura era o que estava em promocao na Feuvert
Antes dissom andava com Shell Helix 10w40, durante muita dezenas de milhares de Km.
Abraco
- luis mateus
- master TT
- Mensagens: 1028
- Registado: 26 jan 2008 20:45
- Land Rover: Modelo: Defender 110 Tipo: 9 lugares Motor: Td5 Ano: 2000
- Sócio LCP: 1893
- Localização: Pombal
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
E esse tem as especificações A1, B1 como diz o manual?JotaJor Escreveu:Boas!
eu recentemente meti o castrol Edge 5w40... pelo topico que ai anda e pelo que diz no manual, foi o que achei mais indicado, e cumpre todas as normas para motores injector-bomba.
Cumprimentos
- VaReTaS
- master TT
- Mensagens: 2563
- Registado: 23 mai 2010 10:05
- Land Rover: Discovery 300TDi 1995
- Sócio LCP: 2404
- RTI: 0
- Localização: Madrid
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas,luis mateus Escreveu:E esse tem as especificações A1, B1 como diz o manual?JotaJor Escreveu:Boas!
eu recentemente meti o castrol Edge 5w40... pelo topico que ai anda e pelo que diz no manual, foi o que achei mais indicado, e cumpre todas as normas para motores injector-bomba.
Cumprimentos
Acho que qualquer óleo, hoje em dia, supera essas características A1/B1.
Eu acho que o mais "indicado" hoje em dia é mais A4/B3 ou B4
- Quintaos
- master TT
- Mensagens: 1481
- Registado: 14 jun 2006 11:14
- Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960 - Sócio LCP: 1470
- RTI: 0
- Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas Luis,
A que manual te referes? é que tenho um manual de oficina (Disco TD5) onde diz que podes usar B2 ou B3
Abraco
A que manual te referes? é que tenho um manual de oficina (Disco TD5) onde diz que podes usar B2 ou B3
Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
- jaws
- júnior TT
- Mensagens: 152
- Registado: 31 out 2008 12:39
- Land Rover: Discovery TD5 07/1999
- Sócio LCP: 1976
- Localização: Lagoa (Algarve)
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
No manual do meu, falam em A1/B1, mas o meu disco é de 1999, e o teu é de 2003. No caso do TD5 o que interessa é o B, porque o A é para gasolina.
De qualquer formas os b's significam:
B1: Óleos de motor com economia de combustível (“Fuel economy”), de extrema baixa viscosidade (“High-Temperature-High Shear”) (Corresponde a A1).
B2: Óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação.
B3: Óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade.
B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa (TDI).
B5: Corresponde à ACEA B4, com viscosidade inferior (HTHS). Num motor de teste tem de ser comprovada uma economia de combustível > a 2,5%, em comparação com um óleo 15W40 de referência.
De qualquer formas os b's significam:
B1: Óleos de motor com economia de combustível (“Fuel economy”), de extrema baixa viscosidade (“High-Temperature-High Shear”) (Corresponde a A1).
B2: Óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação.
B3: Óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade.
B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa (TDI).
B5: Corresponde à ACEA B4, com viscosidade inferior (HTHS). Num motor de teste tem de ser comprovada uma economia de combustível > a 2,5%, em comparação com um óleo 15W40 de referência.
- JotaJor
- master TT
- Mensagens: 1392
- Registado: 21 ago 2006 12:41
- Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
- Sócio LCP: 2060
- RTI: 0
- Localização: Portel
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
meti este:
a especificaçao para motores injector-bomba é o numero "505-01". e é B3, B4.
pode-se meter com uma norma acima do exigido. nao pode é ser abaixo
Cumprimentos
a especificaçao para motores injector-bomba é o numero "505-01". e é B3, B4.
pode-se meter com uma norma acima do exigido. nao pode é ser abaixo
Cumprimentos
- jaws
- júnior TT
- Mensagens: 152
- Registado: 31 out 2008 12:39
- Land Rover: Discovery TD5 07/1999
- Sócio LCP: 1976
- Localização: Lagoa (Algarve)
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Imagem do manual Workshop no RAVEQuintaos Escreveu:Boas Luis,
A que manual te referes? é que tenho um manual de oficina (Disco TD5) onde diz que podes usar B2 ou B3
Abraco
Uploaded with ImageShack.us
- Quintaos
- master TT
- Mensagens: 1481
- Registado: 14 jun 2006 11:14
- Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960 - Sócio LCP: 1470
- RTI: 0
- Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
O que eu digo esta no manual de oficina:
"Discovery Series II - Workshop manual 1999MY on"
Publication Part No. VDR 100330
na seccao 09 pag. 3 diz o seguinte:
Engine oil - Td5
Use 5W/30, 5W/40, 5W/50, 10W/30, 10W/40, 10W/
50 or 10W/60 oil to specifications ACEA A1/B1,
having a viscosity band suitable for the temperature
range of your locality.
Note: Where oils to these specifications are not
available, oils to specifications ACEA A3/B3 or A2/
B2 may be used but use of these oils may have an
adverse effect on fuel economy.
Note: Where oils to these European specifications
are not available, well known brands of oil meeting
specifications API SH or SJ may be used.
Abraco
"Discovery Series II - Workshop manual 1999MY on"
Publication Part No. VDR 100330
na seccao 09 pag. 3 diz o seguinte:
Engine oil - Td5
Use 5W/30, 5W/40, 5W/50, 10W/30, 10W/40, 10W/
50 or 10W/60 oil to specifications ACEA A1/B1,
having a viscosity band suitable for the temperature
range of your locality.
Note: Where oils to these specifications are not
available, oils to specifications ACEA A3/B3 or A2/
B2 may be used but use of these oils may have an
adverse effect on fuel economy.
Note: Where oils to these European specifications
are not available, well known brands of oil meeting
specifications API SH or SJ may be used.
Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
- jaws
- júnior TT
- Mensagens: 152
- Registado: 31 out 2008 12:39
- Land Rover: Discovery TD5 07/1999
- Sócio LCP: 1976
- Localização: Lagoa (Algarve)
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Tens razão. "Where oils to these specifications are not available", ou seja, onde essas especificações não estejam disponiveis/existam.Quintaos Escreveu:O que eu digo esta no manual de oficina:
"Discovery Series II - Workshop manual 1999MY on"
Publication Part No. VDR 100330
na seccao 09 pag. 3 diz o seguinte:
Engine oil - Td5
Use 5W/30, 5W/40, 5W/50, 10W/30, 10W/40, 10W/
50 or 10W/60 oil to specifications ACEA A1/B1,
having a viscosity band suitable for the temperature
range of your locality.
Note: Where oils to these specifications are not
available, oils to specifications ACEA A3/B3 or A2/
B2 may be used but use of these oils may have an
adverse effect on fuel economy.
Note: Where oils to these European specifications
are not available, well known brands of oil meeting
specifications API SH or SJ may be used.
Abraco
- luis mateus
- master TT
- Mensagens: 1028
- Registado: 26 jan 2008 20:45
- Land Rover: Modelo: Defender 110 Tipo: 9 lugares Motor: Td5 Ano: 2000
- Sócio LCP: 1893
- Localização: Pombal
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas Quintaos,Quintaos Escreveu:Boas Luis,
A que manual te referes? é que tenho um manual de oficina (Disco TD5) onde diz que podes usar B2 ou B3
Abraco
O manual a que me referia era ao manual do carro.
Já arranjei óleo Mobil 5w30 a 8€ e uns cêntimos (já com IVA )
Abraços
- HRibeiro
- iniciante TT
- Mensagens: 37
- Registado: 11 jan 2015 19:47
- Land Rover: Discovery 2 Td5 1998
- RTI: 0
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas,
Desenterrando este tópico pois preciso da vossa ajuda neste sentido.
Pondero fazer eu algumas manutenções do meu Disco Td5, sendo troca de filtros e óleo uma delas. Após pesquisar deparei-me com umas duvidas que gostaria de esclarecer a ver se não faço asneira.
O óleo recomendado no manual é o 5w30 A1/B1 no entanto pelo que li poderá ser também o 5w30 A5/B5 (será?).
O problema é que depois de ler isto "However, if you have any performance enhancements fitted (superchips, bigger intercooler etc) then you need an oil with a higher upper viscosity and a fully synthetic formulation to cope with the higher temperatures and stresses encountered in boosted engines.
Therefore, for performance enhanced TD5s, you should opt for a fully synthetic oil of 5W40 viscosity and ACEA grade A3/B3 and B4. From our range the perfect lube would be our 5W40 Fully Synthetic Engine Oil and will ensure that those higher running temperatures and stresses don't lead to accelerated wear. " sendo que tenho o meu Discovery reprogramado pelo José Amorim, será que devo procurar mesmo o 5w40 A3/B3 ou B4?
Aguardo e agradeço a vossa opinião.
CumprimenTTos.
Hélder Ribeiro
Desenterrando este tópico pois preciso da vossa ajuda neste sentido.
Pondero fazer eu algumas manutenções do meu Disco Td5, sendo troca de filtros e óleo uma delas. Após pesquisar deparei-me com umas duvidas que gostaria de esclarecer a ver se não faço asneira.
O óleo recomendado no manual é o 5w30 A1/B1 no entanto pelo que li poderá ser também o 5w30 A5/B5 (será?).
O problema é que depois de ler isto "However, if you have any performance enhancements fitted (superchips, bigger intercooler etc) then you need an oil with a higher upper viscosity and a fully synthetic formulation to cope with the higher temperatures and stresses encountered in boosted engines.
Therefore, for performance enhanced TD5s, you should opt for a fully synthetic oil of 5W40 viscosity and ACEA grade A3/B3 and B4. From our range the perfect lube would be our 5W40 Fully Synthetic Engine Oil and will ensure that those higher running temperatures and stresses don't lead to accelerated wear. " sendo que tenho o meu Discovery reprogramado pelo José Amorim, será que devo procurar mesmo o 5w40 A3/B3 ou B4?
Aguardo e agradeço a vossa opinião.
CumprimenTTos.
Hélder Ribeiro
- Quintaos
- master TT
- Mensagens: 1481
- Registado: 14 jun 2006 11:14
- Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960 - Sócio LCP: 1470
- RTI: 0
- Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães
Re: Questão sobre lubrificante motor TD5
Boas, é esse que uso nos meus TD5s reprogramados. Tenho usado lubrificantes da Liqui Molly ...
Abraço
Abraço
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos