Finalmente mais um SIII

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por cmerces »

Boas
O oleo que está no interior do capot é derivado de a tampa estar sem o vedante, entretanto já a substitui e está ok.
A frio, o fumo é branco, não sei se é bom ou mau sinal. Digam-me os entendidos.

1.ª surpresa - vinha sem o termoestato :o caramba, num carro com quase 30 anos é mau.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

agora começa o processo de mexidas lentas mas com o objectivo de em Maio estarem prontas:
entre uma revisão geral de mecânica, quero tirar a capota, mudar jantes e pneus e pintar.

Já tenho a meia porta traseira, mas agora não consigo encontrar um esquema ou foto interior e exterior para ver como vai ficar.
O mal, é como já li aqui no forum, entrar no mundo "já agora..."
enfim... amanhã já me chegam os espelhos laterais do SIII para colocação nas portas.

Alguem tem ou conhece como consigo arranjar aqueles parafusos e peças para agarrar a roda ao capot?
segundo me disseram essas peças já não se fazem, só indo a um torneiro. Alguem me pode ajudar neste sentido. Eu até ia mas não tenho uma base para ser copiada.

obrigado
NSMP
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 153
Registado: 25 mar 2011 10:23
Land Rover: Série III 109 1977

Navegadora AKA Pendura
Disco 200 Réplica Camel Trophy '93
Série III 88 1981
Sócio LCP: 2416
RTI: 0
Localização: Benedita

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por NSMP »

Só para que não restem duvidas...

Por onde é que deita óleo?

Imagem

Na tampa da esquerda ou na tampa das válvulas onde está pintado meio a azul?

(peço desculpa ao autor da fotografia , usei apenas para exemplificar)
CumprimenTTos
Natacha PinTTo
http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt

Imagem
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por cmerces »

Deitava na tampa da esquerda.
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por TAG »

Sou de Faro e se quiseres posso indicar-te onde comprar peças usadas para Series, cá em baixo. Com sorte, ainda se encontram disponíveis uns pneus 7.00 ou 7.5.
Como tenho um S2A, talvez seja interessante o pessoal encontrar-se.
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por cmerces »

Olá TAG
Pois eu vi no outro post que havia mais um utilizador cá em Faro. Porreiro, porque tirando as ilhas, o resto do pessoal é tudo centro/norte.
Mas por onda esse SIIA que ainda não o vi? Faro cidade? :)
e eu a pensar que era o único cá por baixo, temos que nos encontrar talvez para a semana e beber um café. costumo estar perto do tribunal/baixa e tu?.
em relação aos pneus vou preferir andar descansado e colocar uns 205/80R16, depois averbar. agora a dúvida é se coloco umas jantes 16'' com offset negativo, (não sei se dará), ou se vou manter a linha retro do SIII, mas ainda tenho tempo/€ para pensar até ao verão, já com a cor é a mesma coisa verde ou camel? com tempo chego lá :)
abraço
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por TAG »

O meu Serie está «escondido» para os lados de Olhão, a preparar-se para ir à inspecção, coisa que não faço a mínima ideia de quando seja.
Moro mesmo em Faro e trabalho no Rio Seco, ao lado da Galp. Até há pouco tempo tive o Serie aqui e ia-me entretendo com ele mas agora precisou de um especialista.
Seja como for, é só combinar.
É verdade, comprei o meu 2A em Olhão!! Quem diria!?
NSMP
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 153
Registado: 25 mar 2011 10:23
Land Rover: Série III 109 1977

Navegadora AKA Pendura
Disco 200 Réplica Camel Trophy '93
Série III 88 1981
Sócio LCP: 2416
RTI: 0
Localização: Benedita

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por NSMP »

Boas!

Do que pouco que já fui aprendendo sobre séries, o facto de ter isolado a tampa e já não deitar óleo para fora, resolve apenas o problema de não lhe sujar o compartimento do motor. Já que está com ideias de ir restaurando o Série e a ler à distância o sintoma que indica ( e quero apenas ajudar, nada mais), seria bom pedir a alguém que lhe meça a compressão do motor. Se fosse eu, não queria estar a investir muito dinheiro num jipe e no fim de estar pronto a rolar ficar empanado com problemas de coração. Talvez fosse bom começar por aí.....

O sintoma que indica aponta para que os segmentos estejam demasiado folgados e deixam passar a compressão para o cárter do motor, fazendo com que o óleo espirre cá em cima, ou seja o motor tem um desgaste muito grande. Poderão até já lhe ter substituído apenas os segmentos o que na ,maior parte das vezes não resolve o caso e ainda o agrava. Agora, o motor pode rolar assim ainda por muito anos sem que nada aconteça mas...não inspira confiança.

O facto de andar sem termostato poderá indicar problemas de aquecimento, será bom rever o circuito da água.

Já vi motores de Séries a trabalhar aparentemente normais e que depois de abertos é de ficar de boca aberta... como é que isto ainda trabalhava nestas condições??? Mas a verdade é que trabalham!!! E claro está.. muitas vezes depende da utilização que se vai dar à máquina.. se fizer 100 ou 200 Km por ano... é deixar andar até se aguentar! E ir juntando algum para o dia em que o pior possa acontecer!!!

Qual é o óleo que o motor está a usar?
Pode sempre experimentar este óleo ou equivalente

Castrol Tection Medium Duty
15W-40 Lubrificante mineral recomendado para motores a lubrificação de motores Diesel mais antigos de viaturas comerciais que operam em condições leves e moderadas. Pode ser utilizado em motores de pesados, autocarros, veículos comerciais ligeiros, equipamento de estaleiro e agrícola equipados com motores aspirados ou turbo.

Especificações: ACEA E2; API CG-4; MB-Approval 228.1; MAN 271; Volvo VDS

É o que usamos no nosso (que tem tem um ligeiro consumo de óleo) e desde que mudámos para este melhorou bastante. Este óleo permite ter mais "carvão" o que ajuda à compressão. Óleos mais recentes têm "detergentes" que não saõ recomendados para motores mais antigos.

Muitas outras opiniões poderão surgir, só espero poder ajudar!
CumprimenTTos
Natacha PinTTo
http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt

Imagem
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por cmerces »

Ele para a semana vai a um entendido, vamos ver o que se passa.
Obrigado desde já pela ajuda, isto mais vale ir estando atento às coisas do que depois remediar. Sai caro.
vou recomendar que coloquem esse oleo, vamos ver como se comporta.
vou dando noticias
Avatar do Utilizador
tiagoc_s3
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 211
Registado: 28 abr 2011 22:55
Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
Sócio LCP: 2544
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por tiagoc_s3 »

NSMP Escreveu:Do que pouco que já fui aprendendo sobre séries, o facto de ter isolado a tampa e já não deitar óleo para fora, resolve apenas o problema de não lhe sujar o compartimento do motor. Já que está com ideias de ir restaurando o Série e a ler à distância o sintoma que indica ( e quero apenas ajudar, nada mais), seria bom pedir a alguém que lhe meça a compressão do motor. Se fosse eu, não queria estar a investir muito dinheiro num jipe e no fim de estar pronto a rolar ficar empanado com problemas de coração. Talvez fosse bom começar por aí.....
Grande sugestão. Concordo que é melhor aproveitar já para ver o que se passa, se tem esses indícios de desgaste.

PS - Natacha: manda um abraço ao Luis! :) Apareçam!!!
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por cmerces »

O meu finalmente já está no médico: Virgilio Barros (Algarve)
tenho muito boas referências dele nesta área.
a máquina à primeira impressão não mostra cuidados de maior, mas... vamos ver.
Obrigado pelos conselhos NSMP :ok:
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por TAG »

No Virgílio, está em belíssimas mãos.
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por cmerces »

Sim, pelo que já tenho ouvido é dos entendidos.
Falei com ele umas duas ou três vezes e convenceu-me.
O teu também andou por lá?
ele falou-me de 3 ou 4 series que lá vão e um deles a gasolina, é o teu?
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por TAG »

Não, o meu está perto de Olhão.
O Virgílio é bastante entendido nos LR e profissional. Ao que parece, o único problema é o tempo em que os carros lá ficam, por ter tanto trabalho.
Avatar do Utilizador
hugocvaz
master TT
master TT
Mensagens: 2739
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627
Localização: Aveiro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por hugocvaz »

Ja viste se o oleo está a sair pelo vedante da cambota?
O meu Começou a perder oleo por ai ... depois algo mais grave aconteceu ... começou a sair fumo pela vareta do oleo .
e começou a beber 4 litros de oleo em 50km.
Ve se não tens a junta queimada e ou segmentos partidos . o fumo branco não é bom sinal ao contrario do que se passa no vaticano :P
Boa sorte com a maquina
NSMP
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 153
Registado: 25 mar 2011 10:23
Land Rover: Série III 109 1977

Navegadora AKA Pendura
Disco 200 Réplica Camel Trophy '93
Série III 88 1981
Sócio LCP: 2416
RTI: 0
Localização: Benedita

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por NSMP »

Olá Mercês!

Boa sorte no diagnóstico, esperemos não ser tão grave quanto suspeito!!! Vai actualizando, ficarei atenta!

Tiago, os cumprimentos já foram entregues!!! O Luís envia-te um grande abraço também! O trabalho não nos tem deixado grandes folgas! Tenho de dar mais uma volta às revistas antigas, penso ter lá mais artigos que te interessam!!! ;)
CumprimenTTos
Natacha PinTTo
http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt

Imagem
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por cmerces »

Devagar chego lá: "El Matador" está a ganhar forma!

Deixo-vos alguns avanços no trabalho do meu serie depois de ter vindo do mecânico que para alêm das fugas "normais" não diagonistou nada de preocupante, agora com o andamento da máquina é que vamos ver o que vai acontecer.

levou para alèm de verificar e substituir níveis de oleos, valvulina e filtros:
para choques da frente,
amortecedores 4x,
termostato,
correia do alternador,
limpeza do radiador e montagem do deposito de expansão
IPO - 100% OK

depois disso ainda passou no electricista para substituir uma vela que tinha ido desta para melhor, daí custar bastante a pegar logo pela manhã. Agora está impecável.
e ainda depois disso, antes de chegar a casa, ainda foi dar um esticãozito às molas. Endireitar a fera.

proxima fase Março: :)
mudar jantes para onde ton (que recebo amanha vindas directamente do rudoland :ok: )
trocar pneus para 235/85R16 (ainda não sei quais, aceito sugestões)
montar direcção assistida (sim eu sei... já não há homens como antigamente)
montar cubos roda livre AVM
colocar meia porta traseira

proxima fase Abril: :D
pintura: Olive Drab Matt

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por TAG »

Está a ficar com bom aspecto.
O meu também já está inspeccionado, quando quiseres fazer um teste pelo Ludo, apita.
Que pneus é que tens agora?
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por cmerces »

Eu olho para o serie e ainda vejo tanta coisa para mexer ou substituir :( Está a ir devagar, mas vai lá :) sempre disse que o meu objectivo seria Maio (bela prenda de aniversário que vou ter), até agora está a ir dentro das previsões.

Os pneus que tenho agora são 6.00R16, mas gosto de uma imagem mais musculada, dai os 235 ou mesmo os 7.50, o mal é conseguir averbar isto. que eu saiba o posto mais proximo que temos é em Santarém para conseguir legalizar esta situação. vai andar assim e como já me foi dito num outro post: na altura da IPO, tira-se as ferrugem das porcas e troca-se para as jantes e pneus de origem.

A IPO foi o Virgílio que o levou :D , aproveitou já que lá estava.

hoje foi-me sugerido colocar bancos atrás mas só tenho 3no livrete. fiquei a pensar no assunto.

O ludo ainda vai ter de esperar, tenho-o em Tavira, mas estou desejando fazer uns passeios.
Até vou colocar um cinto de segurança no banco do meio para a minha pequena de 4 anos poder ir comigo. A mãe é que não acha muita piada à conversa. enfim... é a vida
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por TAG »

Eu tenho os bancos para a traseira, só que já os desmontei porque só tenho averbado, 2 lugares. E não convém arriscar.

Se precisares de alguma coisa, apita.
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: Finalmente mais um SIII

Mensagem por JBorges »

Na frente - troca os piscas com os minimos.
Imagem