O Mabeco

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
eliocoelho
pleno TT
pleno TT
Registado: 19 ago 2010 08:47
Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei
Sócio LCP: 1702
RTI: 0

Re: O Mabeco

Mensagem por eliocoelho »

essa foto dos bancos traseiros está top :clap: :clap:
Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho

fiães - santa maria da feira

ImagemImagemImagem
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999

Re: O Mabeco - Diário de uma revisão prolongada.

Mensagem por Mabeco »

Viva

Estes bancos traseiros foi a solução que encontrei para a estória das cadeirinhas e cintos ventrais, depois de ler a lei. Ainda assim tenho dúvidas que seja a solução mais correcta. Uma outra interpretação, menos directa da lei não obrigaria a usar cadeirinhas, porque elas existem, sobretudo, para reter e enquadrar os putos no sistema de cintos de 3 apoios, especialmente na parte que toca à passagem pela zona do pescoço. Ora se não existe o 3º ponto não faz sentido a cadeira neste caso, ainda por cima a sua montagem no defender é manhosa, se repararem prendi as costas da cadeira às costas dos bancos para aquilo não andar a baloiçar. Por outro lado a montagem da cadeirinha com as almofadas de baixo fica uma treta, daí não estarem presentes. Mas fiz isto tudo para evitar chatisses com a polícia, assim veêm as cadeirinhas e pronto, caso contrário já me imaginava a argumentar o bom senso da coisa, não estou é livre que embirrem com a ausência das almofadas... qualquer dia escrevo para a autoridade da segurança rodoviária a pedir esclarecimentos.

Ontem "abriram-se as hostilidades" na revisão e reparação do Mabeco. O dia correu mal! Comecei por desmontar os resguardos, tampa de motor, tampa traseira, limpar tudo preparando a montagem do regulador de pressão. Esbarrei na desmontagem do resguardo térmico do turbo!!!! (Queria verificar se tinha fuga no colector de escape e a tubagem de refrigeração, metálica e borracha, que liga ao radiador do óleo) Os dois parafusos por cima do colector de escape foi sempre a andar, o outro, que aperta a chapa de suporte quinada directamente ao corpo do turbo estava calcinadíssimo! Rost-off, pancadinhas, abanos, nada, moeu a cabeça! Solução: rebentar com os rebites que seguram o resguardo à dita chapinha quinada para o retirar e ter melhor acesso ao parafuso. Claro que o resguardo sofreu com isso mas depois rearranjei tudo, rebitei de novo e está pronto para ir para o sítio, o parafuso saiu, mas a tarde tinha passado.

Agora ando aqui como o bêbado em cima da ponte, substituir ou não o radiador? a fuga é mínima, o nível desce muito lentamente, nos últimos cento e tal quilómetros, pequenas deslocações é certo, desceu 3 ou 4 mm de uma marca que lá fiz para referência. Ainda que apareça sempre húmido! Que me dizem? as reparações de radiadores valem a pena e são seguras, ou meto já um novo para os próximos 13 anos?

A junta da tampa do motor é outra que me anda a deixar fulo! foi substituída há 5000 km (peça de origem LR), já baba como gente grande. Aquilo tem truque ou elas são mesmo assim e temos que viver com isso? Se calhar não ajudou o facto de ter colocado um niquinho mais de óleo :shh: (2mm acima do máx) quando o mudei da última vez, mas o respiro devia aliviar a pressão naquela zona e não stressar a junta.

A EGR está toda babada por fora com óleo, deve ser o que coloquei a mais e que saiu pelo respiro :D , saiu por um pequeno orifício que tem na lateral, mas funciona, apliquei uma chupadela no tubinho e ela vai bem para cima e para baixo. Ando a pensar eliminá-la, ou pelo menos desligar-lhe o tubinho do vácuo. Isso tem influência na medição dos gases de escape na IPO, ou é sempre a andar? (Claro que o intercooler vai ser todo limpinho por estes dias)

Os respiros das caixas e diferenciais que aparecem na traseira do motor foram todos testados, é importante para evitar pressões elevadas e stress nos retentores, depois de uma boa sopradela com a boca todos me devolveram o sabor e cheiro acre das valvulinas.... :yawn:

Abraço e até já.

Nuno
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

A junta têm forças de aperto e formas de apertar especificas. Se não for feito pela ordem prevista e se for com menos força podem surgir fugas. O meu 300 com 260.000 pouco babava mas pedi para ser trocada. O mecânico disse não ser necessário e reapertou tudo. Nunca mais houve babadela.

Quanto aos parafusos, há um Spray de gelo que é impecável. Colocas o spray e desapertas qualquer parafuso... Não sei o nome mas já usei em parafusos de escapes e transmissões e aconselho!

Abraço
Mabeco
júnior TT
júnior TT

Re: O Mabeco - Diário de uma revisão prolongada

Mensagem por Mabeco »

Viva

Carlos, eu já apertei a junta com o binário certo e ficou na mesma. Acho que é um defeito de concepção desta junta/ligação no motor Td5. A junta tem uma meia lua maciça de borracha na traseira e muito dificilmente ficará bem apertada entre a tampa e o bloco, só por sorte... enfim, desta vez vai levar novo reaperto, duvido é que vá gastar dinheiro numa nova, esta tem 5000 km e se é para babar que seja a baixo custo :D

Mas os trabalhos já avançaram, a frente já foi toda desmontada, quando tirava um parafuso pensava para comigo, vão sobrar peças... :shh: Mas acho que não, foi tudo guardado com critério.

Imagem

Agora estou em fase de aprovisionamento de peças, o radiador vai ser novo mas da concorrência que o de origem é um abuso! As polies da correia devem ficar as mesma substituindo apenas os rolamentos, as 3 são uma "dor" muito grande.

Fiquei muito agradado com o estado geral do interior dos circuitos, os tubos do líquido de refrigeração e o próprio líquido estavam impecáveis, sem pinga de ferrugem ou depósitos calcários, os do ar muito íntegros e limpos tal como o intercooler que tem pouquíssimo óleo, a EGR, mais suja mas sem resíduos sólidos no seu miolo.

To be continued...

Cumprimentos

Nuno
Mabeco
júnior TT
júnior TT

Re: O Mabeco (Defender 90 + 75)

Mensagem por Mabeco »

Continuando...

Das reparações anteriores já quase não reza a história! Tudo a funcionar às mil maravilhas, foi e veio a Marrocos em Abril/Maio, decidido à última hora, e portou-se lindamente! ZERO avarias. Na verdade está a tornar-se um "case study" para os meus grandes amigos dos t#y#t@, já falam em sorte extrema, idas a Fátima com mais dinheiro gasto em velas que em manutenção, etc. etc. etc.. Na verdade, 3 idas a Marrocos sem uma única avaria é um feito histórico e as viagens da Leirivida TT não são passeios aos morangos!!!! É duro, dunas a sério e muita pista de furar amortecedores!!!! Além disso, não posso continuar sem deixar uma palavra de enorme apreço pelos grandes Amigos que fiz naquele clube. Obrigado.

Mas o motivo deste reply é outro, a nova configuração do Mabeco, quem leu para trás sabe que existe o modo Portugal (levar putos à escola todos os dias), o modo Marrocos (preparado para expedições com duas pessoas) e agora o modo "férias em família", um fantástico Defender 90+75 SW, 6 confortáveis lugares e..... uma fantástica "bagageira", de fazer inveja a muitas carrinhas de topo, com uns bombásticos 457 litros, mais coisa menos coisa :o

Uma versatilidade a toda a prova... adoro este carro! :vergonha:

Imagem

Imagem

Imagem
vperes
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 jul 2012 09:26
Land Rover: Range Rover P38A
Ex LR Freelander TD4
Ex LR Discovery 300
Sócio LCP: 2601

Mensagem por vperes »

Parabens pela tua apresentação/historial e pela imaginação/versatilidade do Mabeco !!!
Da próxima vez que alguem me disser que o Defender "só" é bom para TT, tenho que lhe mostrar a apresentação do Mabeco !!
Mabeco
júnior TT
júnior TT

Re: O Mabeco Defender 90 + 75

Mensagem por Mabeco »

Obrigado vperes pelas tuas palavras.

Outras actualizações:

Depois de mais de 1000 km percorridos com os novos BF A/T 265/75 R16 impõe-se um balanço - Espetaculares! :clap: Comportamento em curva muito melhor, travagem fora de série e a cereja no topo do bolo, mas uma cereja com tamanho de melancia... consumo de 8,6L/100km com a família toda e o "babylandrover (+75)" sempre atrás, em nacionais a andar entre os 80 e 100 km/h, obviamente. Ainda assim muito :cool:

Nuno
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: O Mabeco Defender 90 + 75

Mensagem por FLG »

Mabeco Escreveu:...Depois de mais de 1000 km percorridos com os novos BF A/T 265/75 R16 impõe-se um balanço - Espetaculares! :clap:..mas uma cereja com tamanho de melancia... consumo de 8,6L/100km...
Muito bom mesmo Mabeco

um contra: eficiência em lama... mais um pró: durabilidade... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem